Aplicações de SMA em Smart Grids

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

Aumento da competitividade e inclusão digital do País
Sistemas distribuídos Metas de Projeto Prof. Diovani Milhorim
Qualidade de Produto de Software
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
Sistemas Distribuídos:Definições e Caracteristicas
PETI Planejamento Estratégico de TI
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Peer to Peer Referência:
Introdução à Informática
DESIGN PATTERNS FOR DECENTRALISED COORDINATION IN SELF- ORGANISING EMERGENT SYSTEMS Tom De Wolf e Tom Holvoet.
Os Sistemas Multi-agente Viviane Torres da Silva
Redes de Sensores Sem Fio
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
Cognitive Wireless Mesh Networks with Dynamic Spectrum Access IEEE Journal on Selected Area in Communication, Jan issue 1 Kaushik R. Chowdhury Ian.
QoS para Realidade Virtual
Redes para Automação Industrial
Sistemas de Monitoração aplicados ao Smart Grid
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Prefeitura de Santo André
Bruno Pinto Hilber Silva Renan Gomes
Capacitores para Sistemas de Potência
Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação
Agentes inteligentes e sistemas multiagentes
Autores: Jean Suellen Silva de Almeida Victor Hugo Cunha de Melo
EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA JPAN-2008 Distribuição e Logística.
Maria Tereza Nagel Junho 2004 Grids de Agentes Processadores para Gerência de Redes de Computadores e Telecomunicações Orientador: Prof. Dr. Carlos Becker.
1 Programa de Engenharia Elétrica - PEE/COPPE/UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Extending OpenFlow for Unified Management and Control of Cloud.
Smart Grid Lívia Pimentel Ribeiro Professores
Software para Distribuição
Sistemas Distribuídos
Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação
2º Seminário Veículos Elétricos & Rede Elétrica
TRANSFORMADORES.
Dos Mapas ao GIS “Como Acelerar a Excelência Operacional na Distribuição de Energia Elétrica”
IFSul – Campus Venâncio Aires
V SUPRE Belo Horizonte, 27 de junho de 2012.
Arquitetura Cliente /Servidor
INVERSOR PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO
Aplicações de SMA em Smart Grids
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelApresentação Projeto META | Mar-2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica 14/05/2012 Projeto META TR.
Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação Seminário Interno de Preparação para o Colóquio de Madri 2007 Rio de Janeiro, outubro/07.
Eduardo Sampaio SMART GRID Piloto do IBAMETRO no âmbito do Governo do Estado da Bahia 29 de novembro de 2012.
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Sistemas de Informações Gerenciais
Marcelo Paulino, Agosto, 2005 CIGRÉ/BRASIL – COMITÊ NACIONAL BRASILEIRO CE-B5 – PROTEÇÃO E AUTOMAÇÃO SEMINÁRIO INTERNO DE 2005.
Motivação Projeto Esplanada Sustentável (PES), que tem por objetivo principal a promoção da sustentabilidade ambiental e socioeconômica na Administração.
Treinamento do SINERCOM
OpenModeller. Three Laboratories involved: –LAA (Laboratório de Automação Agrícola) Architecture: protocols and standards for the system integration.
Aluno: João Ferreira Orientador: Paulo Maciel A Power Load Distribution Algorithm to Optimize Data Center Electrical Flow.
Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação Seminário Interno de Preparação para o Colóquio de Madri 2007 Rio de Janeiro, outubro/07.
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 5
CIGRÉ/BRASIL - COMITÊ NACIONAL BRASILEIRO CE-B5 - PROTEÇÃO E AUTOMAÇÃO
Sebnem Rusitschka, Kolja Eger, Christoph Gerdes
MOTIVAÇÃO: Os conversores de potência DC-DC são utilizados em muitos sistemas de alimentação de energia elétrica na indústria do petróleo e gás natural,
DIMAp/UFRN Modelos Baseados em Agentes Prof. André Campos Aula #6 AgentesHíbridos.
Conceitos de Monitoramento
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelApresentação Projeto META | Mar-2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica 14/05/2012 Projeto META TR.
EMPRESA DE SUCESSO NO MUNDO ATUAL, É A ORGANIZAÇÃO QUE TEM CAPACIDADE
Divisão de Telecomunicações DESENVOLVIMENTO DE MODELO MATEMATICO PARA REDES DE MÉDIA TENSÃO EM APLICAÇÕES PLC (POWER LINE CARRIER) MAIO DE 2007 Diogo da.
Projeto P&D em AMI Eletrobrás. Agenda Motivações Redução de perdas globais (técnicas e comerciais); Melhoria da eficiência operacional; Maior proteção.
O PLANEJAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO FERNANDO ANTONIO GRUPPELLI JR.
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
SmartIFSC – Desenvolvimento de uma plataforma computacional de monitoramento em tempo real do consumo de energia elétrica Autores: Jaicimara Weber, Eduardo.
Aplicação dos padrões da norma IEC em projetos de subestações
FUNDAMENTOS TEÓRICOS Patrícia Teixeira Davet Pelotas, 22 de junho de 2012.
Projeto de transformadores pelo método de elementos finitos.
Transcrição da apresentação:

Aplicações de SMA em Smart Grids Fausto Augusto de Souza

Smart Grids Conceito de smart grid, ou “redes elétricas inteligentes”, este conceito é muito amplo, que reuni aplicações nas mais diversas áreas do setor elétrico, como: Eficiência energética; Integração de geração distribuída; Controle de demanda; Medição eletrônica; Automação No segmento de automação se encontram os principais desafios e as oportunidades de implantação deste novo conceito dentro do sistema elétrico

Smart Grids O que é, ou o que consiste a rede elétrica?

Smart Grids O conceito de smart grid incorpora as tecnologias de monitoramento, informática e telecomunicações para prover o melhor desempenho da rede, identificando mais rapidamente suas falhas e capacitando a rede de distribuição a recompor mais rapidamente antes que os eventos afetem o desempenho do sistema de distribuição. Esta capacidade do sistema se recompor é conhecido como self healing ou “auto recuperação”.

Aplicações de SMA em Smart Grids Entre estas, destacam-se (BROWN, 2008; WEI; YU-HUI; JIE-LIN, 2009): Auto recuperação do sistema; Alta qualidade da energia entregue; Resistência a ataques cibernéticos; Possibilidade de utilização em larga escala de geração distribuída; Acomodação de equipamentos para estoque de energia; Controle e acompanhamento pormenorizado do consumo por parte do usuário; Maior acompanhamento da demanda dos usuários pelas empresas de distribuição; Reconfiguração do sistema de distribuição a partir de medições observadas “on-line”; Minimização dos custos de operação e manutenção.

Aplicações de SMA em Smart Grids Smart grid estão dividido em camadas:

Algumas aplicações de SMA em Smart Grids Paper:“MULTI-AGENT BASED FAULT LOCATION ALGORITHM FOR SMART DISTRIBUTION GRID” Autores: Qingle Pang, Houlei Gao, Xian Min Jiang Localização da falta Baseados em multiagentes Cada unidade de distribuição inteligente é considerada como um agente. Cada agente detecta de forma síncrona a informações alimentador correspondente em tempo real. Quando um alimentador detecta falha, cada agente obtém transiente de tensão zero e corrente e potência reativa calcula transiente zero especial bandas de frequência. Através de comunicação e colaboração entre os agentes, todas as informações culpa são compartilhadas. Comparando a amplitude e a direção potência reativa transitória zero entre nós vizinhos, a seção de falha é localizado.

Algumas aplicações de SMA em Smart Grids Paper:“MULTI-AGENT BASED FAULT LOCATION ALGORITHM FOR SMART DISTRIBUTION GRID” Autores: Qingle Pang, Houlei Gao, Xian Min Jiang Estrutura do SMA Comunicação entre os agentes “nós” É o IEC 61850 sobre TCP IP

Algumas aplicações de SMA em Smart Grids Paper:“MULTI-AGENT BASED FAULT LOCATION ALGORITHM FOR SMART DISTRIBUTION GRID” Autores: Qingle Pang, Houlei Gao, Xian Min Jiang Estrutura do SMA

Algumas aplicações de SMA em Smart Grids Paper:“Market-Oriented Operation in Microgrids Using Multi-Agent Systems” Autores: M.A. López, S. Martín, J.A. Aguado, S. de la Torre Estrutura do SMA Neste trabalho, a implementação Sistemas Multiagentes (MAS) se propõe a abordar uma operação descentralizada. Este Sistema Multiagentes são usados para modelar a interação entre os agentes, considerando uma operação orientada para o mercado dentro de um MG (micro geração) impulsionado por problemas de otimização específicas que interagem entre si através de um leilão original.

Algumas aplicações de SMA em Smart Grids Paper:“Market-Oriented Operation in Microgrids Using Multi-Agent Systems” Autores: M.A. López, S. Martín, J.A. Aguado, S. de la Torre Agentes, objetivos e comportamentos neste artigo, foram definidos três tipos de agentes: Agentes de demanda: eles possuem cargas que consomem energia elétrica, mas eles não têm fontes de energia. Agentes Geração: eles possuem cargas e fontes de energia não renováveis. Agentes Renováveis​​: eles possuem cargas, fontes renováveis ​​de energia e baterias

Algumas aplicações de SMA em Smart Grids Paper:“Market-Oriented Operation in Microgrids Using Multi-Agent Systems” Autores: M.A. López, S. Martín, J.A. Aguado, S. de la Torre Resultados

Algumas aplicações de SMA em Smart Grids Paper:“Multi-Agent System for Demand Side Management in Smart Grid” Autores: T. Logenthiran, Dipti Srinivasan, Tan Zong Shun Este artigo apresenta um sistema multiagentes (MAS) para a gestão da procura (DSM) em smart grid, que usa um mercado de energia para a alocação de recursos. O sistema multiagentes contém Agentes de Carga, Gerador Agentes e DSM Agent, que fornece uma plataforma de leilões eletrônicos. A automação da gestão da procura através do sistema multiagentes é equipado com uma estratégia inteligente que permite que os dispositivos controláveis ​​para reagir dinamicamente às mudanças do mercado e adaptar os seus comportamentos de licitação em conformidade. Os agentes são capazes de mudar a demanda de energia dentro de certos limites de horas de pico de horas offpeak para minimizar o custo operacional do sistema.

Algumas aplicações de SMA em Smart Grids Proposta da Arquitetura do SMA A arquitetura do sistema multiagentes descentralizado proposto contém agente de carga previsão, agentes de carga, agente de Mercado, Distribuição agente do Sistema de Gestão, DSM (Demanda Side Management) agente, e módulo de estratégia de lance.

Algumas aplicações de SMA em Smart Grids Paper:“Multi-Agent System for Demand Side Management in Smart Grid” Autores: T. Logenthiran, Dipti Srinivasan, Tan Zong Shun Proposta do algoritmo As principais tarefas da proposta de gestão da procura pode ser resolvida através de dois algoritmos de controle de carga diferentes. Shifting algorithm; 2. Curtailment algorithm;

Algumas aplicações de SMA em Smart Grids Paper:“Multi-Agent System for Demand Side Management in Smart Grid” Autores: T. Logenthiran, Dipti Srinivasan, Tan Zong Shun Simulações resultados

Algumas aplicações de SMA em Smart Grids Paper:“Multi-Agent System for Demand Side Management in Smart Grid” Autores: T. Logenthiran, Dipti Srinivasan, Tan Zong Shun Simulações resultados

Algumas aplicações de SMA em Smart Grids Paper:“Multi-Agent System for Demand Side Management in Smart Grid” Autores: T. Logenthiran, Dipti Srinivasan, Tan Zong Shun Simulações resultados

Algumas aplicações de SMA em Smart Grids Paper:“Multi-Agent System for Demand Side Management in Smart Grid” Autores: T. Logenthiran, Dipti Srinivasan, Tan Zong Shun Simulações resultados

Algumas aplicações de SMA em Smart Grids Paper:“Demonstration of a Multi-Agent-Based Control System for Active Electric Power Distribution Grids” Autores: Alexander Prostejovsky, Munir Merdan and Georg Schitter, Aris Dimeas Utilizando uma abordagem genérica apresentam a seguinte proposta: A utilização do framwork JADE; A arquitetura dos componentes em sistema de automação

Algumas aplicações de SMA em Smart Grids Paper:“Demonstration of a Multi-Agent-Based Control System for Active Electric Power Distribution Grids” Autores: Alexander Prostejovsky, Munir Merdan and Georg Schitter, Aris Dimeas

Algumas aplicações de SMA em Smart Grids Paper:“Demonstration of a Multi-Agent-Based Control System for Active Electric Power Distribution Grids” Autores: Alexander Prostejovsky, Munir Merdan and Georg Schitter, Aris Dimeas A aplicação da ontologia permite a integração sistemática das diferentes funcionalidades e atividades em sistemas de energia elétrica.

Algumas aplicações de SMA em Smart Grids Durante a fase de concepção dos sistemas de controle de sete tipos AA distintos foram definidos para a interface dos dispositivos de energia de acordo com: • Bus Agent (BAG): Um agente que pode conter os elementos de carga e geração; • Linha Agent (LNAG): Este agente monitora o fluxo de energia e condições físicas ao longo de uma linha de distribuição. • Fornecimento Agent (SAG): Um dispositivo que atua apenas como uma fonte de energia elétrica é coberto por um SAG. • Load Agent (LAG): Similar ao SAG, o GAL é responsável por um consumo de energia elétrica. • Agente de Armazenamento (STAG): Um dispositivo que é capaz de produzir, consumir e armazenar energia elétrica recebe um STAG atribuído. • Rede ou Subestação Agent (GAG): Este agente abrange transformadores ou subestações inteiros e também é usado para marcar a interseção entre a grade de cobertura do sistema de controle e um baixo externo ou rede de média tensão. • Mudar Agent (SWAG): Um interruptor ou disjuntor é tratado por um SWAG

Algumas aplicações de SMA em Smart Grids Paper:“Demonstration of a Multi-Agent-Based Control System for Active Electric Power Distribution Grids” Autores: Alexander Prostejovsky, Munir Merdan and Georg Schitter, Aris Dimeas Teste do caso

Algumas aplicações de SMA em Smart Grids Paper:“Demonstration of a Multi-Agent-Based Control System for Active Electric Power Distribution Grids” Autores: Alexander Prostejovsky, Munir Merdan and Georg Schitter, Aris Dimeas Teste do caso

Algumas aplicações de SMA em Smart Grids Teste do caso

Algumas aplicações de SMA em Smart Grids Teste do caso -Simulação

Algumas aplicações de SMA em Smart Grids Teste do caso - Simulação

Algumas aplicações de SMA em Smart Grids Teste do caso - Simulações e Resultados