GABINETE DOS CENSOS 2001 1. O QUE SÃO OS CENSOS? Os Censos são tradicionalmente a contagem da população de um país a que, em época mais recente, se acrescentou.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
5 de Junho - DIA MUNDIAL DO AMBIENTE
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA Alexandre Godoy Dotta
Realização: Meta Instituto de Pesquisa de Opinião
SISTEMA ESTATÍSTICO NACIONAL DE MOÇAMBIQUE
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
Levantamento, construção e diagnóstico
ordenamento do território e urbanismo
Os Jovens e a Política Grupo Rosa.
Recenseamentos Habitações e População
Motivos mais frequentes de enviesamento de diagnósticos
RECURSOS HUMANOS PLANEAMENTO DE RH’S.
Quadro geral das Ciências da Educação.
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
Vice Reitoria Acadêmica - Assessoria de Pesquisa Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil Versão Assessoria de Pesquisa Vice-Reitoria Acadêmica.
Matéria Métodos e técnicas da pesquisa científica Prof
FAPAN 2014 Prof° Marco Aurélio (Material cedido pelo Prof. Ivã)
Olhar os Censos 2011 Ensino Secundário
Quem somos O que fazemos Slide 1
As mudanças na dinâmica econômica, social e urbana dos municípios paulistas, nas últimas décadas, exigiram a abordagem de novos temas de investigação,
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
OBESP Observatório da Economia Social em Portugal
Entre a habitação social e o mercado: que lugar para o acesso à propriedade? Paulo Conceição CITTA – Centro de Investigação do Território, Transportes.
1 Novas Famílias. 2 A pessoa independente que ocupa uma parte ou a totalidade de um alojamento ou o conjunto de pessoas que residem no mesmo alojamento.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA ESTADUAL DE HABITAÇÃO PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO PEH-SP.
FACULDADE DE ARQUITECTURA _ Arquitectura de Gestão Urbanística 2006/2007 Sistemas de Informação Geografia Ângela Reis_6350 Carolina Fontes_6348 Teresa.
PREPARAÇÃO DO CENSO GERAL DE ANGOLA. 1. Introdução Em Angola, o primeiro recenseamento geral da população teve lugar em 1940 e até 1970 realizou-se um.
Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 5 Conhecendo Grandes Bancos de Dados Públicos.
Gestão de Negócios Aula 6 Haroldo Andrade.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
2 Operação estatística obrigatória em todos os Estados- membros da União Europeia É um inquérito que se realiza de 10 em 10 anos através de entrevista.
A Relação dos Portugueses com o Dinheiro e o Crédito 2 de Abril de 2008.
Tarefas - Censos 2011 Ensino Secundário
IV SIMPÓSIO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE ESTATÍSTICA EM ÁFRICA PREPARAÇÃO DOS CENSOS DA POPULAÇÃO E DA HABITAÇÃO DA RONDA – 13 de Fevereiro de 2009.
Forma mais antiga e directa de conhecer o número de pessoas que habitam num território. Contagem através da observação exaustiva dos indivíduos. Caracterização.
Diagnóstico Sócio-Demográfico Participativo da População Sateré-Mawé.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro
ESTATÍSTICA 1.
CENSOS 2001 Evolução da população residente 1991 – 2001 Ana Filipa Jorge Esc.Secundária S.Pedro da Cova.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Introdução a Avaliação de Risco de Comunidade (CRA)
1. Para viver em sociedade, todo indivíduo precisa internalizar determinados conjuntos de normas sociais e transformá-los em sua vida prática em comportamentos.
Sugestão de Atividade:
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
CONCITIBA Advogada Sheila Branco Coordenadora Administrativa do CONCITIBA 1ª REUNIÃO CÂMARA TEMÁTICA DE HABITAÇÃO – CTHAB 26/março/2014 Sala Redonda.
História nas atuais propostas curriculares
Actividades Interactivas. A forma mais antiga e mais directa de conhecer o número de pessoas que habitam num determinado território. Um referendo que.
Comissão Social da Freguesia de Moscavide Comissão Social da Freguesia de Moscavide Reunião CLAS 23 de Fevereiro de 2006.
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
Comissão Permanente de Acessibilidade - CPA
Teoria Geral dos Sistemas
Análise de Dados Ciências Contábeis.
1 Fundamentos de SIG (2ª aula). - Sistemas de Informação
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Metodologia da Pesquisa
26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho.
Ciências Naturais 9.º ano
Universidade de Brasília Centro de Desenvolvimento Sustentável Disciplina: Indicadores de Desenvolvimento Sustentável Professores: Saulo Rodrigues Filho.
BASE TERRITORIAL MESA REDONDA UM INSTRUMENTO PARA ORGANIZAÇÃO E
Atualmente, não se concebe uma Educação Profissional identificada como simples instrumento de política assistencialista ou linear ajustamento às demandas.
Campanha de Sensibilização Participar Já é Reciclar DMAU/DSESA/GPIC.
Fontes de Dados Demográficos São José dos Campos 7 de maio de 2007 Ricardo Ojima Conceitos fundamentais e formas de acesso.
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
Áreas “gémeas” de Competências-Chave:
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS PESQUISA CENSITÁRIA DA POPULAÇÃO.
1. O QUE SÃO OS CENSOS? Os Censos são tradicionalmente a contagem da população de um país a que, em época mais recente, se acrescentou a sua melhor caracterização.
Transcrição da apresentação:

GABINETE DOS CENSOS O QUE SÃO OS CENSOS? Os Censos são tradicionalmente a contagem da população de um país a que, em época mais recente, se acrescentou a sua melhor caracterização e um levantamento do parque habitacional. Os Censos são tradicionalmente a contagem da população de um país a que, em época mais recente, se acrescentou a sua melhor caracterização e um levantamento do parque habitacional. Censo é uma operação estatística destinada a recolher, de forma exaustiva, dados sobre todas as unidades estatísticas incluídas num universo a estudar.

GABINETE DOS CENSOS O QUE SÃO OS CENSOS? É exactamente através dos Censos que o país fica a saber : - Quantos somos? - Como somos? - Onde vivemos? - Como vivemos? edifícioalojamentofamíliaindivíduo As unidades estatísticas a caracterizar são: edifício, alojamento, família e indivíduo.

GABINETE DOS CENSOS PARA QUE SERVEM OS CENSOS? para cada nível geográfico, uma “fotografia” dos indivíduos e das suas condições de habitabilidade. para cada nível geográfico, uma “fotografia” dos indivíduos e das suas condições de habitabilidade. valioso instrumento de diagnóstico, planeamento e intervenção, em vários domínios: valioso instrumento de diagnóstico, planeamento e intervenção, em vários domínios: Na definição de objectivos e prioridades para as políticas globais de desenvolvimento; No planeamento regional e urbano; Nos estudos de mercado e sondagens de opinião; Na investigação em ciências sociais e políticas. Os censos, sobre a população e a habitação, são fundamentais para informar o governo e as autarquias locais e para o planeamento económico e físico.

GABINETE DOS CENSOS PARA QUE SERVEM OS CENSOS? análise da estrutura social e económica do país comparação com outros países A comparação com dados dos recenseamentos anteriores permite analisar as transformações da sociedade portuguesa em termos demográficos e sócio-económicos. Os dados censitários são, portanto, fundamentais para a análise da estrutura social e económica do país, da sua evolução e tendências, permitindo ainda a comparação com outros países.

GABINETE DOS CENSOS QUANDO SE FAZEM OS CENSOS 2001 ? recolha de dados através do método clássico de entrega e recolha de questionários à população. Assim, num recenseamento, todos os alojamentos serão observados e todas as pessoas residentes serão contadas e caracterizadas através de questionários que terão de ser preenchidos para cada uma dessas unidades. recolha de dados através do método clássico de entrega e recolha de questionários à população. Assim, num recenseamento, todos os alojamentos serão observados e todas as pessoas residentes serão contadas e caracterizadas através de questionários que terão de ser preenchidos para cada uma dessas unidades.

GABINETE DOS CENSOS QUEM FAZ OS CENSOS? Instituto Nacional de Estatística (INE)O Instituto Nacional de Estatística (INE) é o organismo encarregue da preparação, execução e apuramento dos dados dos Censos autarquias locaisDada a complexidade da operação estatística Censos 2001, o INE tem a colaboração das autarquias locais. câmaras municipaisAssim, as câmaras municipais responsabilizam-se pela organização, coordenação e controlo das tarefas do recenseamento na área da respectiva jurisdição; juntas de freguesiaenquanto as juntas de freguesia asseguram a execução das operações dos Censos 2001 nas respectivas áreas.

GABINETE DOS CENSOS QUEM É QUEM NOS CENSOS 2001?

GABINETE DOS CENSOS 2001 O recenseamento é uma operação estatística exaustiva abrangendo todo o território nacional, que está dividido em pequenas áreas para fins estatísticos (secções e subsecções estatísticas). O recenseamento é uma operação estatística exaustiva abrangendo todo o território nacional, que está dividido em pequenas áreas para fins estatísticos (secções e subsecções estatísticas). Recenseador secção estatística A cada Recenseador é atribuída uma determinada área de trabalho (secção estatística) dentro da qual nenhuma habitação ou pessoa pode ficar por recensear.

GABINETE DOS CENSOS 2001 A recolha de dados é realizada através do método clássico de entrega/recolha de questionários à população. Neste caso, recruta- se um conjunto de indivíduos (recenseadores) que vão de porta em porta entregar os questionários, e instruções de preenchimento dos mesmos, passando mais tarde para os recolher após terem sido preenchidos pelos indivíduos. A recolha de dados é realizada através do método clássico de entrega/recolha de questionários à população. Neste caso, recruta- se um conjunto de indivíduos (recenseadores) que vão de porta em porta entregar os questionários, e instruções de preenchimento dos mesmos, passando mais tarde para os recolher após terem sido preenchidos pelos indivíduos. A informação recolhida refere-se às 0 horas do dia 12 de Março de “momento censitário”, que corresponde ao dia e hora em relação aos quais se recolhem todos os dados. A referência a este momento é absolutamente fundamental para evitar duplicações ou omissões de contagens provocadas pela deslocação das pessoas. A informação recolhida refere-se às 0 horas do dia 12 de Março de “momento censitário”, que corresponde ao dia e hora em relação aos quais se recolhem todos os dados. A referência a este momento é absolutamente fundamental para evitar duplicações ou omissões de contagens provocadas pela deslocação das pessoas. 6. COMO SE FAZEM OS CENSOS ?

GABINETE DOS CENSOS COMO SE FAZEM OS CENSOS ? Nos Censos 2001 vão ser utilizados vários tipos de questionários, segundo a natureza da unidade estatística, a saber: Nos Censos 2001 vão ser utilizados vários tipos de questionários, segundo a natureza da unidade estatística, a saber: Edifício – Este modelo de questionário será utilizado para todos os edifícios, de natureza permanente ou não, que contenham pelo menos um alojamento (ocupado ou não). Edifício – Este modelo de questionário será utilizado para todos os edifícios, de natureza permanente ou não, que contenham pelo menos um alojamento (ocupado ou não). Alojamento – Este questionário será utilizado para todos os tipos de alojamento, situados ou não em edifícios de tipo clássico. Alojamento – Este questionário será utilizado para todos os tipos de alojamento, situados ou não em edifícios de tipo clássico. Família Clássica – Este modelo de questionário está concebido de forma a listar todas as pessoas da família ou que com ela convivam, assim como as relações de parentesco entre elas. Família Clássica – Este modelo de questionário está concebido de forma a listar todas as pessoas da família ou que com ela convivam, assim como as relações de parentesco entre elas. Família Institucional – Este modelo de questionário está concebido de forma a listar todas as pessoas de uma família institucional. Família Institucional – Este modelo de questionário está concebido de forma a listar todas as pessoas de uma família institucional. Individual - Este questionário terá de ser preenchido para cada pessoa da família clássica e também em relação àquelas pessoas que estejam temporariamente presentes no alojamento no momento censitário. Individual - Este questionário terá de ser preenchido para cada pessoa da família clássica e também em relação àquelas pessoas que estejam temporariamente presentes no alojamento no momento censitário. Questionário Colectivo Questionário Colectivo - Este questionário será utilizado para listar todos os indivíduos presentes não residentes nos alojamentos colectivos

GABINETE DOS CENSOS PARA SABER MAIS? Boletins Informativos dos Censos 2001 Boletins Informativos dos Censos 2001 Na tua escola Na tua escola Página dos Censos na Internet: Página dos Censos na Internet: