IDENTIDADES Conceito de identidade Prof. Augusto Mugnai.

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Transcrição da apresentação:

IDENTIDADES Conceito de identidade Prof. Augusto Mugnai

Identidade Antes de conceituar identidade, é importante falar da história de controvérsias que há por trás desse conceito. Identidade é um conceito que não comporta uma definição única, como se acreditava inicialmente.

Aristóteles criou a teoria de que identidade é a "unidade da substância.“ Em sentido essencial, as coisas são idênticas do mesmo modo em que são unidade. já que são idênticas quando é uma só em sua matéria acontece quando se diz que a coisa é idêntica a si mesma." (ARISTÓTELES - primeira definição) Leibniz é autor da segunda definição do conceito de identidade seria: “aquele que o aproxima, aquele de igualdade“

Terceira definição de identidade (admite que "a própria identidade pode ser estabelecida ou reconhecida com base em qualquer critério convencional). Esse conceito explica o caráter de construção da identidade, uma vez que os critérios precisam ser "estabelecidos" e "reconhecidos”. O conceito de identidade se trata de uma construção também simbólica. A construção da identidade também diz respeito à apreensão e interpretação da realidade, uma vez que é um processo de representação simbólica, uma tentativa de compreensão de sua própria posição no mundo. Essa construção se dá através de esquemas classificatórios, que permite separar em "nós" e "outros" a partir de critérios dados.

Como interpretação, a representação social da identidade não pode ser tomada como algo definido também. Identidade social é a posição da pessoa, em relação à posição dos demais dentro da sociedade. Ao escolher uma profissão, religião, estado civil, etc., o individuo está definindo a sua identidade social.

A identidade social está relacionada com a atribuição de valores. E quais são as medidas para se atribuir estes valores? Uma destas medidas é a riqueza, que é o acúmulo de bens materiais, dinheiro, etc. Exemplo: Se alguém tem mais dinheiro, tem mais valor social. É claro que para toda regra, tem exceção. Uma outra medida é o poder, ou seja, a possibilidade maior ou menor de dar ordem em nome do Estado. Exemplo: O Governador tem mais poder do que o Vereador para dar ordem no Estado. Uma outra medida é a capacidade, ou seja, a possibilidade de alguém ser mais eficiente do que o outro, na mesma profissão. Exemplo: Um médico cardiologista pode ser mais eficiente do que o outro.

Assim, a identidade social pode ser atribuída e adquirida. É atribuída: quando não se pode fugir dela. Exemplo: A identidade social do homem branco que não pode se tornar negro ou do negro que não pode se fazer branco. É adquirida: quando é conseguida pelo esforço próprio, com vontade, inteligência e talento. Enfim, identidade é um conjunto de elementos que permitem saber quem “uma pessoa é.”(dentro daquilo que é estabelecido e reconhecido a partir da posição da mesma na sociedade.

Outros conceitos de identidade Identidade é o conjunto de caracteres próprios e exclusivos com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes. Para a Antropologia o conceito de Identidade consiste na soma nunca concluída de um aglomerado de signos, referências e influências que definem o entendimento relacional de determinada entidade, humana ou não-humana, percebida por contraste, ou seja, pela diferença ante as outras, por si ou por outrem. Portanto, Identidade está sempre relacionada a idéia de alteridade ou seja, é necessário existir o outro e seus caracteres para definir por comparação e diferença com os caracteres pelos quais me identifico. Enfim, identidade é um conjunto de elementos que permitem saber quem uma pessoa é.

Referências Bibliográficas ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Tradução de Alfredo Bosi. São Paulo: Mestre Jou, 1970. LEIBNIZ, G.W. Novos Ensaios sobre o Entendimento Humano. Lisboa.Colibri.1993. ________ .Princípios da Filosofia ou Monodologia. Lisboa.IN-CM. OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Um conceito antropológico de identidade. In: Identidade, etnia e estrutura social. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1976.