Escrita Científica (artigo científico)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teste de Significância & P-valor Faculdade de Odontologia
Advertisements

O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
“A beleza do Trabalho” de Sônia Fernandes
Sérgio Elias Vieira Cury
Redação de textos técnicos recomendações
BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Discilpina: Nutrição de Plantas
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Orientação do Artigo Interdisciplinar
Desenvolvimento de PROJETOS.
Análise e discussão dos resultados
Trabalho Científico Elaboração do Resumo 2003.
J. Landeira-Fernandez Ética e Ciência
Apresentação de Resultados de Pesquisa
Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE 2012
A técnica (arte?) da escrita científica Osvaldo N. Oliveira Jr.
Como fazer sua dissertação/ tese em formato de artigo
Importante: A proposta desse “modelo” constitui apenas uma referência para a apresentação do Trabalho de Conclusão, podendo ser adaptada de comum acordo.
ARTIGO CIENTIFICO.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Numerar todos e o último é o professor n vai depender de cada grupo
Metodologia Científica e Tecnológica
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Nome do Curso – Área de Pesquisa
Fernando OLIVEIRA1; Murilo ALBUQUERQUE2
TÍTULO: Subtítulo RESUMO 1. INTRODUÇÃO 4. CONCLUSÃO
EFFECT OF FATIGUE RECOVERY OF TRUNK EXTENSOR MUSCLES IN BALANCE MEASURES Rubens da Silva; Rodolfo Parreira; Lucas M. Rabello; Marcela C. Boer; Camila Kazuma;
Artigo Científico Funções Básicas:
Sugestão de organização dos slides para apresentações de TCC (2010)
COMPONENTES DO TCC: DISCUSSÃO E CONCLUSÃO
COMPONENTES DO TCC: RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
AVALIAÇÃO LONGITUDINAL DOS NÍVEIS DE MERCÚRIO PROVENIENTES DO AMÁLGAMA DENTAL, EM ESTUDANTES DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNISUL Prof. Marcelo Tomás de OLIVEIRA.
Itens para avaliação do artigo
Paradoxo da Internet Comentado por Joseph M. Newcomer In
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
Procedimentos Técnicos de Elaboração de Artigos Científico-Acadêmicos
Especialização em Pesquisa Clínica Módulo 3 – Epidemiologia e Bioestatística Daniel Kashiwamura Scheffer 1o. Semestre – 2009.
Seção de Métodos Seção de Métodos Metodologia e Divulgação do Artigo Científico Outubro de 2014 Ivan França Junior Faculdade de Saúde Pública Universidade.
XML Namespaces XML Namespaces provê um método para evitar conflito de nomes de elementos.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
The material was supported by an educational grant from Ferring Como Escrever um Artigo Científico Nikolaos P. Polyzos M.D. PhD.
Metodologia Científica
O ARTIGO.
TÍTULO DO TRABALHO SOBRENOME, Nome do autor1; SOBRENOME, Nome do autor 2; SOBRENOME, Nome do autor 3 ;SOBRENOME, Nome do autor 4 1Titulação, Instituição,
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Introdução: a introdução é a apresentação.
Rosana Santos OLIVEIRA 1 ; Sandro Sampaio ALBUQUERQUE 1 ; Thiago Augusto de Sousa CASTRO 2 1. Alunos do curso de Geografia da faculdade Castelo Branco,
Summary title Arial 72pt Bold body can be reduced to body 60 Introduction O pôster deverá conter no máximo 7000 caracteres (com espaço), os quais deverão.
Joel Miranda Lima 2, Vanessa Araújo de Paula 3, Carlos Rogério de Paula 4 1 Trabalho executado com recursos CNPq, CAPES, FAPEMIG....O nome do apresentador.
Orientações para escrever um Artigo Científico
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
DISCIPLINA/PROFESSOR
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-PSICOLOGIA
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
Profa. Dra. Renata Medici Metodologia Científica e Tecnológica RESUMO E CRONOGRAMA.
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
TIPOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA “[...] a comunicação científica é a forma de estabelecer o diálogo com o público da.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Método Lógico de Redação Científica. As decisões na construção do texto científico decorrem das bases lógicas e filosóficas da ciência e de elementos.
Metodologia e Divulgação do Artigo Científico Metodologia e Divulgação do Artigo Científico2015 Seção de resultados em um artigo Seção de resultados em.
AULA 2 Estudos de intervenção
Conclusões Professores: Angela Cuenca Cassia Buchalla Cassia Buchalla Ivan França Junior Ivan França Junior SCS Metodologia e Divulgação do Artigo.
Conclusões. O que são conclusões? Afirmativas teóricas, com caráter de generalização, obtidas a partir de base empírica; A conclusão é a novidade de um.
Projeto Integrador PASSO A PASSO Roberto Akitoshi Komatsu.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Técnicas de Pesquisa em Economia Prof. Sergio Almeida Aula 6.
Metodologia para Divulgação do Artigo Científico Metodologia para Divulgação do Artigo Científico2014 Seção de Discussão Seção de Discussão Ivan França.
Transcrição da apresentação:

Escrita Científica (artigo científico)

Sequência para escrever qualquer artigo: - conclusão - resultados - metodologia - discussão - introdução - resumo - título

título + objetivo + delineamento experimental + conclusão devem dizer a mesma coisa

EXCLUSIVAS TIPOS DE PESQUISA - sem hipótese  pesquisa descritiva - com hipótese  testa relação entre duas ou mais variáveis  relações de “associação”  relações de “causa e efeito” (associação com interferência) EXCLUSIVAS

SITUANDO-SE NO CONTEXTO - proteína de rúmen bovino X proteína concentrada de soja extrusada - TEM DIFERENÇA GERAL?  teste triangular de similaridade - A ACEITAÇÃO É DIFERENTE?  teste de aceitação por meio de escala hedônica estruturada de nove pontos

CONCLUSÃO  centralizar na  descrição ou associação ou causa  enumerar as conclusões e fazer uma mais geral, englobando as demais  pode aparecer ao longo da discussão ou em um item separado  verbo no passado  enfatiza a amostra, não a população  verbo no presente  generalização  concluir no presente

rúmen foi tão aceito quanto à soja o rúmen bovino pode ser usado como substituto da proteína de soja e seu efeito depende do produto no qual for incorporado rúmen cru foi mais frequentemente detectado do que o extrusado de rúmen (para este depende do produto) rúmen foi tão aceito quanto à soja efeito do rúmen nos atributos sensoriais dependeu do produto rúmen cru aumentou a aceitação global dependendo do produto quando rúmen prejudicou algum atributo, não afetou aceitação global 2 1 triangular aceitação

CONCLUSÃO INICIAL TPA parameters were lower for extruded bovine rumen and all three raw materials presented differences in colour values, although two extruded materials were characterized with the same colour. Substitution of extruded soy protein concentrate for raw bovine rumen was perceived by panelists in all meat products, but when extruded bovine rumen was the substitute, less than 30% of population (95% confidence) could perceive differences in changes of formulations of sausages and chicken hamburgers. Raw bovine rumen improved appearance, texture and overall acceptance of kibbe, but damaged aroma and flavour of sausage. Moreover, extruded bovine rumen provided a better flavour of sausage than extruded soy protein concentrate, but damaged texture of chicken hamburger. Concluding, the use of one or another type of bovine rumen material will depend on the meat product, but substitution of extruded soy protein concentrate for bovine rumen was completely feasible and possible at sensory view-point.

CONCLUSÃO FINAL Raw bovine rumen protein can be detected by the general population independent of the type of meat product, but detection of extruded bovine rumen protein depends on the product type. The effect of rumen protein type (raw or extruded) on sensory attributes depends on the meat product. Raw bovine rumen protein improve the overall acceptability of kibbes, and when bovine rumen impairs the sensory attributes of products, the overall acceptance is not affected. Replacement of soy protein by bovine rumen protein does not severely compromise sensory acceptability of meat products, but the change in acceptability is dependent upon rumen protein form and the type of meat product to which it is added.

RESULTADOS  a comunidade científica não quer saber o que você fez, mas sim o que você pode concluir a partir do que fez  resultados essenciais, que sustentam as conclusões apresentadas  não colocar: “os dados estão na Tabela 1”  deve direcionar o leitor sobre o que precisa ser visto na tabela/figura

RESULTADOS  texto  informações não contidas em figuras e tabelas  referência às figuras ou tabelas  formas de apresentação: o contexto vai determinar o tipo de apresentação  figura: comparar informações e enaltecer o resultado  tabela: melhor para descrever dados

RESULTADOS  se tem valores médios, precisa ter o desvio-padrão  título - antes da tabela - depois da figura

VER FIGURA

METODOLOGIA  com estes organismos  usamos esta estratégia de pesquisa  quantificamos os dados com estas técnicas  analisamos esses dados desta forma  obtivemos estes resultados (resultados)  os quais interpretamos desta forma (discussão)  onde estão os dados de descrição do sujeito, de descrição do delineamento  delineamento experimental

DELINEAMENTO EXPERIMENTAL Sensory similarity and acceptance of bovine rumen protein in pork sausage, chicken hamburger and kibbe were evaluated using triangle test and a nine-point hedonic scale, respectively. Both tests were conducted within each meat product type in complete blocks, with one meat product containing rumen protein (raw or extruded) and another one containing extruded soy protein concentrate. Each block was performed once, totaling six blocks. Fifty-one panelists participated of each block, except for one block when only forty-two panelists were available to participate.

METODOLOGIA 2.1 Experimental design 2.2 Raw materials 2.2.1 Bovine rumen 2.2.2 Soy protein concentrate 2.3 Meat products 2.3.1 Pork sausage 2.3.2 Chicken hamburger 2.3.3 Kibbe 2.4 Sensory analysis 2.5 Statistical analysis

DISCUSSÃO - dados do trabalho + literatura - mostrar porque o leitor precisa aceitar as conclusões a partir do que foi feito  convencer o leitor a aceitar as conclusões - precisa chegar, no mínimo, no objetivo - a discussão é um texto argumentativo, livre - pode separar dos resultados ou não

DISCUSSÃO - discussão x tipo de pesquisa  descritiva = validar o método de descrição e amostragem; validar os resultados da descrição; comparar com a literatura para validar os resultados  associação = validar a sincronia da coleta dos dados; validar a associação obtida (buscar algum fator que associe as duas variáveis)  causa e efeito = validar a relação entre a causa e o efeito; apresentar ao menos um mecanismo válido

DISCUSSÃO  fugir da discussão fofoca  deve ser um texto argumentativo, em que o autor valida as conclusões  validar a metodologia  mostrar que a metodologia foi adequada  validar os resultados  basal = literatura; próprios resultados  validar as conclusões  explicar porque é igual à literatura, explicar porque é diferente da literatura

DISCUSSÃO  técnica do “e daí?”  não pode deixar as frases desconectadas  cada parágrafo deve ter uma idéia completa, fechada  uma das frases do parágrafo deve ter a idéia central  as demais vão sustentar essa idéia, vão validá-la  colocar “e daí?” no final de cada frase do parágrafo  a frase seguinte deve responder esse “e daí?” ou pelo menos começar a explicar

VER DISCUSSÃO DISCUSSÃO  limitações do estudo devem ficar na discussão  limitações não são inviabilizações

INTRODUÇÃO - estrutura pode conter  o problema, justificativas, objetivo, definição de termos, importância (os 3 primeiros são essenciais) - problema + justificativa  o leitor deve deduzir o objetivo - equívoco comum  aumento de temperatura  reduz ingestão E?  é fundamental dizer porque se espera que a temperatura reduza a ingestão

 tipos de pesquisa  todos vão direcionar para a argumentação - descritiva  mostrar a necessidade de descrever X  importância da técnica de descrição

- associação  o objetivo é avaliar se os animais maiores são mais agressivos  por que é importante identificar a agressividade nessa espécie?  por que espera que haja associação com o tamanho?  por que espera que os maiores sejam mais agressivos?

- causa e efeito  problema  reduzir LDL-c em mamíferos  objetivo  testar se extrato de capim gordura reduz LDL-c no sangue em ratos  por que reduzir LDL-c no sangue de mamíferos?  por que extrato de plantas?  por que extrato de capim gordura?  por que se espera que reduza?

- dispor a introdução em itens  problema  utilização de subproduto animal  objetivo  verificar a viabilidade de aplicação do rúmen bovino na alimentação humana  por que o RB?  como melhorar o aproveitamento do RB?  por que substituir proteína de soja?

OBJETIVO - pesquisa descritiva  descrever..., caracterizar... - pesquisa com hipótese - associação  avaliar se A está associado com B..., testar se... - causa e efeito  avaliar se A causa B..., testar se A aumenta B..., testar se A é necessário para a ocorrência de B... - identificar as variáveis - escrever primeiro a causa, depois o efeito - evitar colocar o local

OBJETIVO We evaluated the sensory feasibility of this replacement by testing the effect of bovine rumen protein form (raw or extruded) on the sensory attributes of meat products, and whether this effect can be modulated according to product type.

RESUMO - qual o delineamento?  é o desenho da pesquisa - delineamento X tipo de pesquisa  descritiva  amostragem é o mais importante (perfil da amostra e tamanho da amostra)  associação  como foi feito o pareamento dos dados (mesmo indivíduo/mesmo momento)

RESUMO  causa e efeito - variar a causa e quantificar o efeito (os dados do efeito vão para resultados, mas a medição do efeito, ou seja, a medição da causa, vai para metodologia) - causa (presença/ausência; intensidades)

RESUMO  estrutura básica  objetivo  não usar palavras desnecessárias; se não tiver jeito, colocar uma justificativa antes; usar a causa antes do efeito  delineamento  incluir tratamentos (variáveis independentes), o que foi quantificado (variáveis dependentes); não incluir detalhes técnicos  principais resultados  colocar o que sustenta as principais conclusões; dizer o que ocorreu (aumentou, inibiu, reduziu,...); evitar “afetou”; não precisa incluir valores estatísticos

RESUMO  estrutura básica  conclusões  ressaltar a novidade do estudo e a generalização do estudo  uso de 1a pessoa do plural (We evaluated..., Nosso trabalho teve por objetivo...)

RESUMO INICIAL This work compared meat products prepared with different raw materials in sensory aspects. Texture Profile Analysis (TPA) and colour of raw materials were also evaluated. Sausage, chicken hamburger and kibbe were produced with raw bovine rumen (RBR) or extruded bovine rumen (EBR) or extruded soy protein concentrate (ESPC), and triangle test for similarity and acceptance test were applied to evaluate meat products. All TPA parameters and colour values of raw materials were different (p < 0.05), except hue value for extruded products. Less than 30% of population (95% confidence) could perceive differences between sausages and chicken hamburgers with EBR and ESPC. RBR provided a better appearance, texture and overall acceptance of kibbe than ESPC, but damaged aroma and flavour of sausage, and EBR improved flavour of sausage, but damaged texture of chicken hamburger. Results showed that substitution of ESPC by bovine rumen (raw or extruded) was feasible at sensory view-point.

RESUMO FINAL The use of bovine rumen protein (raw and extruded) as a replacement for extruded soy protein concentrate in three meat products (pork sausage, chicken hamburger, kibbe) was investigated. Similarity between rumen and soy protein meat products was assessed using triangle tests and sensory acceptability evaluated by consumer panelists using a nine-point hedonic scale.  The addition of raw rumen protein was detected in all meat product types tested, while extruded rumen protein was only detected in kibbe.  The addition of raw rumen protein decreased the acceptability of pork sausage aroma and flavor, but improved kibbe appearance, texture and overall acceptability.  The addition of extruded rumen protein reduced the acceptability of chicken hamburger texture, but improved pork sausage flavor. Replacement of soy protein by bovine rumen protein is feasible based upon sensory results, but it depends upon its form and the type of meat product to which it was added.

TÍTULO  conciso  pode indicar os resultados e conclusão Sensory acceptability of raw and extruded bovine rumen protein in processed meat products

CITAÇÃO  citação direta X citação indireta One way to recovery bovine rumen is through thermoplastic extrusion, because this process uses high temperature and high shear rates for a short time, thereby restructuring the material into a fiberlike product and making it feasible to use it as foodstuff for humans (Arêas, 1992; Reifsteck and Jeon, 2000).

REDAÇÃO - sintético  provocou aumento em... = aumentou o... (1 verbo + 1 substantivo = 1 ação = 1 verbo)  ordem direta  causa antes do efeito  voz ativa  frases curtas  usar uma idéia em cada frase, de preferência (evitar frases com mais de 25 palavras) - pontuação

- estilo científico  use construções lógicas e objetivas  sustente as conclusões com evidências empíricas  não diga...  demonstre  baseie-se no suporte estatístico  use palavras simples

 seja conciso, sintético  use frases curtas e claras  não dê chances de dupla interpretação  não repita informações  evite digressões (mantenha-se no foco)  não inclua adjetivos desnecessários ou não objetivos

 use tempos verbais consistentes - objetivo no passado ou presente - conclusão no presente - a citação na introdução e discussão também pode ser no presente, mesmo tendo sendo realizada no passado  valoriza a informação e indica que aquela informação ainda está válida  use palavras exatas  use voz ativa

 use construções afirmativas, e não negativas  evite o uso do indefinido (isso, this)  redija de forma argumentativa  use conjunções  evite jargões