Ana Paula Pereira Cleber Silveira Conrado Berger Diogo Souza

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exercício Físico no Diabetes Mellitus
Advertisements

Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Contagem Carboidratos
Queda do nível de glicose circulante no sangue. menor que 50 mg/dl
Álcool Ano Lectivo 2006\2007 Escola Básica E B 2,3 de São Gonçalo
Atividade Física e Qualidade de Vida
Entendendo o Diabetes.
DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DISCIPLINA DE OBSTETRÍCIA
O que é que acontece a quem tem diabetes?
Dicas sobre alimentação para pacientes com Porfirias agudas
Tópicos Especiais em Farmácia
Prevenindo a Hipertensão
COMBATE A FOME 6°B.
Diabetes.
Colesterol (LDL x HDL).
“Uma empresa que é uma ótima idéia”...
Diabetes.
O que é a doença renal crónica?
Exercícios Físicos.
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
Matemática e Hábitos Saudáveis
Diabetes Informações preciosas Com o Dr. Sergio Braga de Mello
Fonte: Redação Meia Fina
DICA DE SAÚDE – Setembro 2011
DIA MUNDIAL DO DIABETES
DIABETES HIPERTENSÃO.
E seus Tratamentos Alternativos e Complementares.
Diabete Melito (Diabetes Mellitus)
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
DIABETES Thamirys Marinho.
UNISUL Bromatologia dos Alimentos
DICA DE SAÚDE – novembro 2010 COMO COMBATER O DIABETES (03/ 11)
Como manter uma Boa Postura?
Como contribuir para atender as necessidades do aluno com Diabetes
Atividade Física na Terceira Idade
Benefícios do Exercício
OPÇÕES QUE INTERFEREM NO EQUILÍBRIO DO ORGANISMO
Desmaios os síncopes.
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
HIPERTENSÃO.
DIABETES Projecto "Educar para a Saúde".
PRESSÃO ARTERIAL Automático.
Quais são as funções do rim?
O Peso da Obesidade. O Peso da Obesidade Milhares lutam contra: Doenças cardíacas; Cânceres; Doenças respiratórias; e Diabetes.
Diabetes.
Programa Gestante A gestação compreende um período especial na vida da mulher, uma vez que seu organismo passa por várias modificações a fim de permitir.
Daniela Silva Erica Rodrigues Francielly Sabino Karina Alves Paula Priscila Priscila Queiros Talita Oliveira.
Saúde e Desporto Curso Profissional Técnico de Multimédia | 10ºM
EXAMES LABORATORIAIS GLICEMIA
SÍNDROME METABÓLICA Esta síndrome é um grupo de alterações clínicas, que podem decorrer de uma dieta inadequada, atividade física insuficiente e uma evidente.
Colesterol alto (Hipercolesterolemia)
TRIGLICERÍDEOS MONITORES:
Diabetes Méllitus Diabetes Mellitus Monitora: Libina Edriana.
ÍNDICE Diabetes Sintomas Tipos de diabetes Prevenção Tratamento
Diabetes Mellitus Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Diabetes - A criança na Escola -
MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS.
Diabetes Vívian Coura.
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
HIPERTENSÃO ARTERIAL E ATIVIDADE FÍSICA
Interferências clínicas envolvendo dosagem de glicose
DIABETES CEEJA JEANETE MARTINS Coordenadora: Adriana Vitorino Rossi
DIABETES MELLITUS E EXERCÍCIO FÍSICO
Margarida Ferreira 3º Ano da Turma 5 Em qualquer idade, o exercício físico tem um papel importante na saúde, no bem estar e na criação de estilos de.
Atividade Física e Qualidade de Vida
8 SINTOMAS DA DIABETES - DESCUBRA AGORA Mais Informações Acesse:
HIPERGLICEMIA E HIPOGLICEMIA
Transcrição da apresentação:

Ana Paula Pereira Cleber Silveira Conrado Berger Diogo Souza Fernando Lawisch Leandro Winck Renata Caure Viviane Franco

O QUE É DIABETES? A Diabetes é uma alteração nos níveis de açúcar no organismo, afetando todas as áreas do corpo, química e fisicamente. Uma pessoa é diabética quando o pâncreas não fabrica a insulina, ou fabrica insulina “defeituosa”, que não consegue exercer sua finalidade biológica. As altas taxas de glicose podem, com o passar do tempo, afetar vários órgãos.

SINTOMAS DA DIABETES Um dos principais problemas do diabetes é que ele pode se desenvolver de forma assintomática; O ideal é não esperar os sintomas surgirem para procurar um médico; Casos de diabetes na família são sinais de que o acompanhamento periódico é recomendável.

SINTOMAS DA DIABETES Micção frequente; - Nervosismo; Fome frequente; - Mudanças de humor; Sede constante; - Náusea; Perda de peso; - Vômito; Fraqueza; - Fadiga;

DIAGNÓSTICO DA DIABETES Glicemia em jejum: mede o nível de glicose no sangue depois de um jejum de 8 horas; Resultado Normal:  70 até 110 mg/dl. Teste de tolerância à glicose ou curva glicêmica: o laboratório, a pessoa ingere 75 g de glicose diluída em água. Após duas horas é feita a coleta de sangue para medir a taxa. Superior a 200 mg/dl indica diabetes

DIAGNÓSTICO DA DIABETES Teste oral para gestantes: mulheres grávidas acima de 25 anos, não obesas e sem histórico de diabetes na família, devem fazer o teste entre a 24ª e a 28ª semanas de gestação; O sangue é colhido antes da ingestão de 50g de glicose e depois de uma hora. Valores normais: 80 mg/dl a 40 mg/dl. Hemoglobina glicada (A1C):  se for maior que 7%, há chances muito maiores de sofrer as consequências da doença. Serve como controle do tratamento.

DIABETES

DIABETES TIPO I Quando o organismo deixa de produzir insulina ou produz apenas uma quantidade mínima; Insulino-dependente; Ocorre com maior frequência em pessoas com menos de 30 anos, mas pode surgir em qualquer idade.

http://www.em.com.br/

CAUSAS DA DIABETES TIPO I Alguns nascem com genes que predispõem à doença; A maioria tem grandes quantidades de anticorpos que circulam na corrente sanguínea algum tempo antes de a doença ser diagnosticada.

TRATAMENTO DA DIABETES TIPO I Tomar insulina; Seguir dieta alimentar saudável; Praticar atividade física; Fazer autotestes frequentemente; Acompanhamento médico;

EXERCÍCIOS PARA DIABÉTICOS TIPO I Atividades físicas regulares; Cargas de trabalho: de 60 a 70% do VO2máx ou Fcmáx; Periodicidade: de 5 a 7 vezes por semana; Duração: de 20 a 30 minutos.

DIABETES

DIABETES TIPO II Está relacionada a resistência à insulina, que dificulta a entrada da glicose nas células; Diabetes não insulinodependente ou diabetes do adulto; Corresponde a 90% dos casos de diabetes; Ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade embora na atualidade se vê com maior frequencia em jovens;

CAUSAS DA DIABETES TIPO II - Hereditariedade; - Obesidade; - Sedentarismo; - Má alimentação (consumo excessivo de carboidratos e açúcar).

TRATAMENTO DA DIABETES TIPO II Muitos utilizam medicamentos; Perder peso (obesos) Seguir dieta alimentar saudável; Praticar atividade física; Fazer autotestes frequentemente; Acompanhamento médico;

EXERCÍCIOS PARA DIABÉTICOS TIPO II Atividades físicas regulares; Cargas de trabalho: de 50 a 60% do VO2máx ou Fcmáx; Periodicidade: 4 vezes por semana; Duração: de 40 a 50 minutos.

EXERCÍCIOS PARA DIABÉTICOS Os exercícios anaeróbicos, também contribuem para um bom controle do diabetes, apesar do exercício aeróbico ser o mais indicado nesse caso. Devemos ter alguns cuidados na hora da aplicação desses exercícios: No caso da musculação, os pesos devem ser aumentados de forma gradativa, evitando exercícios isométricos;

CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES ANTES DOS EXERCÍCIOS Iniciar a sessão com exercícios de alongamento e movimentos articulares; Se o paciente nunca praticou atividade física programada, começar aumentar a atividades diárias que faz habitualmente, como caminhar e subir e descer escadas; Interromper o exercício caso aja sinais de hipoglicemia, dor no peito ou respiração sibilante; O tênis utilizado deve ser confortável e as meias de algodão. Examine diariamente os seus pés;

CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES ANTES DOS EXERCÍCIOS Beber uma quantidade maior de líquido sem calorias nem cafeína, como água, antes, durante e após a atividade física; Se quiser conhecer a intensidade do esforço realizado, controlar a freqüência cardíaca imediatamente após o fim do exercício; Levar açúcar para a sessão de atividade física; Se já caminha, corre ou anda de bicicleta, evitar as interrupções durante o tempo proposto.

HIPOGLICEMIA Hipoglicemia é um problema que ocorre quando o nível de açúcar no sangue (glicose) encontra-se muito baixo. Ocorre quando: A hipoglicemia ocorre quando o açúcar do seu corpo (glicose) é usado muito rapidamente; A glicose é liberada para a corrente sanguínea muito lentamente; É liberada insulina em excesso na corrente sanguínea; A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas em resposta a níveis aumentados de glicose, reduz o nível de açúcar no sangue.

SINTOMAS DE HIPOGLICEMIA Possíveis sintomas quando o nível de açúcar está muito baixo incluem: Visão dupla ou turva; Frequência cardíaca rápida ou palpitante; Mau humor ou agressividade; Nervosismo; Dor de cabeça; Fome; Agitação ou tremores; Problemas para dormir;

SINTOMAS DE HIPOGLICEMIA Formigamento ou dormência na pele; Cansaço ou fraqueza; Às vezes, o nível de açúcar pode estar muito baixo mesmo sem apresentar sintomas. Se o nível de açúcar do sangue ficar muito baixo, podem ocorrer: Desmaio; Convulsão; Coma.

TRATAMENTO/ RECOMENDAÇÕES O tratamento de Hipoglicemia está diretamente associado à causa do distúrbio, portanto busque sempre orientação médica; Refeições menores e mais próximas umas das outras ajudam a prevenir a queda da glicose no sangue; Refeição leve, à base de carboidratos e proteínas, antes de dormir ajuda a prevenir crises noturnas de hipoglicemia; A prática de exercícios físicos pode exigir o consumo de carboidratos para evitar a queda brusca dos níveis de glicose no sangue.

DIABETES GESTACIONAL Durante a gravidez ocorrem adaptações na produção hormonal materna para permitir o desenvolvimento do bebê. A placenta é uma fonte importante de hormônios que reduzem a ação da insulina. - Ocorre somente nesse período - Mulheres não diabéticas; - Maioria dos bebês não herdam; - 24ª semana de gestação;

TRATAMENTO DA DIABETES GESTACIONAL Dieta, que é ajustada a cada período; A atividade deve ser feita somente depois de avaliada se existe alguma contra-indicação, como por exemplo, risco de trabalho de parto prematuro; O uso de insulina é seguro durante a gestação; 6 semanas após o parto deve realizar um novo teste de tolerância a glicose, sem estar em uso de medicamentos antidiabéticos. Diabetes Gestacional =importante fator de risco para Diabetes tipo II

REFERÊNCIAS American Diabetes Association. Diabetes de A a Z.. Anima, 2006. BAZOTTE, Roberto. Paciente diabético, cuidados farmacêuticos. Medbook, 2010. Revista Viva Saúde. Diabetes, testes de avaliação. Disponível em: http://revistavivasaude.uol.com.br/ SBD, Sociedade Brasileira de Diabetes. Tudo sobre diabetes. Disponível em: http://www.diabetes.org.br/ SOUZA, Clarisse. Diabetes tipo I. Disponível em: www.em.com.br Minha Vida: saúde, alimentação e bem-estar. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/hipoglicemia