Elementos do jornalismo digital

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Transcrição da apresentação:

Elementos do jornalismo digital Pauta, Reportagem e redação III Elementos do jornalismo digital

Ponto de partida - Popularização da internet

Popularização da Internet - A antiga Arpanet, 1957 - Término da Guerra Fria - Em 1971, foram criados os microcomputadores - 1977, já era possível a transferência de informações via rede telefônica. - No Brasil, em 1981, os primeiros microcomputadores pessoais com processador digital tornaram-se mais acessíveis - 1990 que a Arpanet deixa de existir totalmente - Desde o início da década de 90 o interesse comercial atraiu um outro tipo de usuário para rede. - A internet já aparece como possibilidade de negociações de capital. Ela é autofinanciável desde sua origem.

Popularização da Internet - Possibilidade de interatividade, multiprogramação, gravação e download de qualidade de áudio e vídeo digital. - Um dos diferenciais é a possibilidade de acesso a conteúdos específicos. - barreiras para a difusão do televisual online é a baixa velocidade de conexão

Popularização da Internet

Popularização da Internet

segundo medição do o IBOPE no terceiro trimestre de 2012 Somos   94,2 milhões de brasileiros com acesso a internet. segundo medição do o IBOPE no terceiro trimestre de 2012

94,2 milhões 8,8% a mais que 2011

Popularização da Internet Internautas domiciliares ativos e horas navegadas - 2000   Set. Out. Nov. Dez. Internautas (em milhões) 5,1 5,2 5,0 4,9 Tempo (em horas) 07:50 07:34 07:22 07:06 Internautas domiciliares ativos e horas navegadas - 2010   Jan. Fev. Mar. Abr. Mai. Internautas (em milhões) 24,5 28,6 29,1 28,5 Tempo (em horas) 24:48 29:11 32:34 31:21 31:20 Fonte: IBOPE. Netview: Net Ratings. Disponível em: <http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=6&proj=PortalIBOPE&pub=T&db=caldb&comp=pesquisa_leitura&nivel=Análises e Índices&docid=4A523F443A26120283256E89004674F6>

Popularização da Internet Atividades desenvolvidas na internet 2009 Percentual % Participar de ambientes de simulação ou realidade virtual (ex. Second Life) Jogar jogos online (conectados à Internet) Assistir a filmes ou vídeos (como os do YouTube) Fazer o download de filmes, músicas ou softwares Total 7 43 53 39 Ouvir rádio (em tempo real) Ler jornais e revistas Fazer download de jogos Divulgar filmes ou Vídeo (em sites como YouTube) 40 44 20 12 Fazer/ atualizar blog ou fotoblog na Internet Assistir televisão Fazer o download de softwares Não utilizou a Internet para lazer 14 1 CENTRO DE ESTUDOS SOBRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO. Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil 2009. Disponível em: <http://cetic.br/tic/2009/index.htm

Popularização da Internet Atividades desenvolvidas por brasileiros na Internet Fonte: IBOPE. Netview: Net Ratings. Disponível em: <http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=6&proj=PortalIBOPE&pub=T&db=caldb&comp=pesquisa_leitura&nivel=Análises e Índices&docid=4A523F443A26120283256E89004674F6>

Convergência de mídias

Mercado de mídias e convergências

entre setembro de 2011 e setembro de 2012 ​O CONSUMO DE VÍDEOS POR CRIANÇAS E JOVENS Aumentou 46% entre setembro de 2011 e setembro de 2012 As crianças e jovens, que antes consumiam sites de vídeos de compartilhamento entre usuários, como o YouTube, agora assistem a mais vídeos de páginas de distribuidores oficiais e de TVs online. FONTE: http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Paginas/Criancas-e-jovens-estimulam-aumento-do-consumo-de-videos-online-no-Brasil.aspx

​Além das crianças... Mulheres 41% Donas de casa 54% Aposentados 64% entre 35 a 49 anos Donas de casa 54% Aposentados 64%  FONTE: http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Paginas/Criancas-e-jovens-estimulam-aumento-do-consumo-de-videos-online-no-Brasil.aspx

37% da população lê jornal diariamente desses, 11% fazem leitura online Dos que leem online 70% participam postando conteúdos na internet E 19% leem outros sites, blogs, comunidades etc  FONTE: http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Paginas/70-dos-leitores-de-jornais-online-postam-conteudo-na-internet.aspx

Apontamentos e reflexões sobre um universo de convergência... 1) O que você compraria primeiro, um computador mais potente, uma televisão digital ou uma assinaturas de jornal/revista? 2) Para onde vai o mercado de comunicação? 3) E o jornalismo? 4) Onde o público ganha com essa convergência? 5) E os negócios? (Publicidade, propaganda, vendas...)

Características do jornalismo online - Instantaneidade. - Interatividade. - Perenidade (memória, capacidade de armazenamento de informação) Convergência - Hipertextualidade. - Personalização de conteúdo, customização.

Como fazer jornalismo para web ?

O que muda para os jornalistas? - A internet está aí... Não é possível negá-la - Hiperlinks - Dificuldade de “esconder” erros - Pensar em muitas possibilidades e plataformas - Aceitar a participação e se utilizar dela.

Possíveis caminhos... “Quem é capaz de mexer em várias mídias ao mesmo tempo e, além disso, escreve corretamente e em português culto, tem grandes chances de tornar-se um ciberjornalista. (...) É preciso ter background cultural para conseguir contextualizar a informação e empacotá-la de um jeito diferente a cada necessidade editorial” (FERRARI, 2003, p. 42).

Possíveis caminhos... 1- Para o TEXTO na Web TEXTO LINEAR – aquele em que a leitura é continuada e seguida. Exemplo clássico: leitura de um livro, de um jornal, de uma revista. TEXTO NÃO LINEAR – aquele que faz uso do hipertexto como ferramenta de associação de idéias. Exemplo: os hiperlinks dentro de um texto no ciberespaço.

Possíveis caminhos... Possíveis caminhos... 1- Para o TEXTO na Web Apesar das críticas ao modelo de pirâmide invertida a técnica renasceu na internet e ainda ganhou um upgrade com a possibilidades, do Hipertexto.

Primeiras palavras com impacto Possíveis caminhos... 1- Para o TEXTO na Web Dicas: Primeiras palavras com impacto Não utilizar metáforas, elas confundem os usuários e também os buscadores Ex.: Dar pau: Na Colômbia, significa castigar. Em outras partes da América Latina, pode ter conotação sexual. No Brasil, pode indicar falha técnica. .

Primeiras palavras com impacto Possíveis caminhos... 1- Para o TEXTO na Web Dicas: Primeiras palavras com impacto Ex.: Papa Bento 16 pede renovação à Igreja e menos egoísmo a fiéis Ex.: Parlamentar do Brasil é o segundo mais caro do mundo, diz estudo da ONU

O uso de numerais Dicas: Possíveis caminhos... 1- Para o TEXTO na Web Quinze mortos em atentado com carro-bomba no Iraque. 15 mortos em atentado com carro-bomba no Iraque.

O uso de palavras-chave Possíveis caminhos... 1- Para o TEXTO na Web O uso de palavras-chave “É importante usar o conjunto de palavras (digitadas no mecanismo de busca) por meio da página onde tem sentido. À medida que os buscadores se tornam mais sofisticados, não é só o conjunto de palavras que conta, mas a mescla de todas as palavras na página que ajuda a determinar sobre o que ela trata”, Scottie Claiborne.

Títulos: Possíveis caminhos... 1- Para o TEXTO na Web Os artigos (o, a, os, as, um, um, uns, uma, umas…) estão na categoria das piores palavras para começar frases, em especial títulos Não começar com expressões de ligação, como: além disso, a saber, agora, ainda que, aliás, ao menos, aparentemente, apesar disso, assim, até certo ponto, certamente, com efeito, contudo, de fato, de toda forma, depois de tudo, dito isto, em troca, em consequência, em uma palavra, enfim, em princípio, ou seja, isto é, finalmente, mais ainda, mas, melhor dizendo, na verdade, não obstante, ou seja, por conseguinte, portanto, por exemplo, por ora, por outro lado, por último, pois bem, porém, vale dizer.

Muitos “que”, “onde”, “o qual”; Possíveis caminhos... 1- Para o TEXTO na Web Parágrafos Faça frases curtas Ou Frase longa + frase curta Frases longas causam: Excesso de vírgula; Muitos “que”, “onde”, “o qual”; Problemas de concordância por distanciamento

Muitos “que”, “onde”, “o qual”; Possíveis caminhos... 1- Para o TEXTO na Web Parágrafos Faça frases curtas Ou Frase longa + frase curta Frases longas causam: Excesso de vírgula; Muitos “que”, “onde”, “o qual”; Problemas de concordância por distanciamento

O texto jornalístico para a internet. AULA 2 O texto jornalístico para a internet.

Aprofundando o escaneamento Analisando textos AULA 2 Retomando conceitos Aprofundando o escaneamento Analisando textos Praticando o texto para internet

Título, subtítulo e Lide Possíveis caminhos... 1- Para o TEXTO na Web Pirâmide Invertida Título, subtítulo e Lide Ampliação do Lead Contextualização Complementos

Vídeos, fotos, inforgráficos etc Possíveis caminhos... 1- Para o TEXTO na Web Modernizando a pirâmide Estratificação Narrando o fato (Factual) Contextualizando O fato Vídeos, fotos, inforgráficos etc Complementando O fato Depoimentos Do fato

Palavras curtas, conhecidas e precisas Possíveis caminhos... 1- Para o TEXTO na Web Dicas: Palavras curtas, conhecidas e precisas O Verbo deve ser direto; Ex.: Verificando; verificou. Advérbios e adjetivos não devem ser valorativos, mas descritivos Linguagem coloquial Palavras com mais impacto na frente

Quando se tem um texto não-linear é preciso cuidado com as abreviações Possíveis caminhos... 1- Para o TEXTO na Web Dicas: Quando se tem um texto não-linear é preciso cuidado com as abreviações

F Acompanhando o padrão de leitura Leitura em F, L, E = escaneável Possíveis caminhos... 1- Para o TEXTO na Web Acompanhando o padrão de leitura F Leitura em F, L, E = escaneável Jakob Nielsen

Possíveis caminhos... 1- Para o TEXTO na Web Dicas:

Sobre pesquisas de usabilidade

- Sede em Fremont na Califórnia EUA Sobre pesquisas de usabilidade Nielsen Norman Group - Instituto de pesquisa fundado em 1998 que trabalha com usabilidade da internet e é referência no mundo inteiro nessa área. - Sede em Fremont na Califórnia EUA - Tem como clientes os principais jornais e sites de notícia para internet.

17 pesquisadores, entre eles: Sobre pesquisas de usabilidade 17 pesquisadores, entre eles: Jacob Nielsen Detentor de 79 patentes nos EUA referentes a usabilidade de internet; tem um Ph.D. na interação humano-computador http://www.nngroup.com/people/jakob-nielsen/

17 pesquisadores, entre eles: Sobre pesquisas de usabilidade 17 pesquisadores, entre eles: Don Norman Co-fundador do instituto Foi vice-presidente da Apple e executivo da HP Foi professor da Universidade da Califórnia, em San Diego (onde fundou o departamento de Ciência Cognitiva) professor da Northwestern University, onde foi professor de Ciência da Computação e Design, FONTE: http://www.jnd.org/about.html

17 pesquisadores, entre eles: Sobre pesquisas de usabilidade 17 pesquisadores, entre eles: Bruce "Tog" Tognazzini Especializada em interação humano-computador. Trabalhou 14 anos na Aplle ( fundou a Apple Grupo Interface Humana ) 56 patentes http://www.nngroup.com/people/bruce-tognazzini/

Acompanhando o padrão de leitura Possíveis caminhos... 1- Para o TEXTO na Web Acompanhando o padrão de leitura

Outros autores... Lev Manovich; Pierre Lévy; Henry Jenkins; Manuel Castells; Lúcia Santaella; Raquel Recuero; Magaly Prado; Marcos Palacios; Elias Machado; André Lemos;

Rompa a uniformidade do texto Blocos de texto “assustam” o usuário Dicas: Parágrafos Rompa a uniformidade do texto Blocos de texto “assustam” o usuário Intertítulos Enumere - Utilize cor para romper a monotonia

Utilize o recurso de hiperlink Dicas: Parágrafos Utilize o recurso de hiperlink

Exemplos: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2013/02/quadrilha-usa-comboio-para-assaltar-condominio-logistico-em-campinas.html http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1232081-ataques-avancam-em-sc-mesmo-com-barreiras-e-reforco-policial.shtml http://noticias.r7.com/brasil/marina-silva-diz-que-novo-partido-nao-fara-recrutamento-de-parlamentares-16022013 http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/02/governo-de-sc-divulga-video-com-cenas-da-transferencia-de-presos.html

Exercício 1: Reescreva a notícia com as seguintes características: Pirâmide invertida com estratificação; Leitura em F Demais características do texto para Web, ou seja: Não utilizar trocadilhos; Fazer uso do hiperlink, intertítulos e/ou enumeração, quando necessário; Cuidar abreviações; Usar verbo direto; Não utilizar adjetivos e advérbios valorativos.