Trabalho elaborado por: Alexandre Silva nº 30455 Diogo Silva nº 35460 Manuel Brito nº Nelson Serra nº32244 Tiago Freitas nº 39314.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJECTO IGUALITAS Plano para a Igualdade na rede Cáritas em Portugal
Advertisements

SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO REGIONAL
Prevenção Rodoviária Portuguesa
CENTRO DE RECURSOS TIC PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL MIRANDELA
Avaliação Ambiental Estratégica
Um milhão de hectares no noroeste da Península Ibérica Um milhão de hectares no noroeste da Península Ibérica no norte de Portugal no norte.
Propostas para São Luiz do Paraitinga
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
FORMAÇÃO EM SHST Natália Carvalho.
M. de Fátima Oliveira Workshop CERNAS QREN/PO do Centro Observatório das industrias de transformação dos produtos agrícolas e florestais Área.
ordenamento do território e urbanismo
SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal
A Lei nº 75/2013 e os novos instrumentos de delegação de competências nas freguesias História e evolução.
Reforma Estrutural do Sector Florestal
Trás-os-Montes - Alto Douro
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
Associação Florestal Vale do Sousa
Associação DESENVOLVIMENTO DE UM “CLUSTER” DAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS NA REGIÃO DO NORTE 15.Setembro.2008.
EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA
O Homem * A Agricultura * O Ambiente
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Plano Estratégico Regional de Turismo
| 29 de Outubro 2013 | INCUBADORA de ECONOMIA SOLIDÁRIA E
As políticas florestais para o desenvolvimento sustentável devem reflectir um conhecimento aprofundado das consequências das alterações climáticas Medidas.
1.ª REUNIÃO DO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO DO Angra do Heroísmo 25 de Fevereiro de 2008 Secretaria Regional da Agricultura e Florestas Governo dos Açores.
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
Associação Comercial e Industrial de Vila Real
CONTRIBUTOS PARA O DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA
Escola Secundária Morgado de Mateus
ASSOCIAÇÕES.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
United Nations Development Programme
Planos de Comunicação Realçar o papel dos Fundos Dar a conhecer ao grande público as oportunidades dos Fundos Aumentar o grau de utilização e a transparência.
Serviço de Aconselhamento Agrícola. O Serviço de Aconselhamento Agrícola da ARAAM é um serviço que a Associação Regional dos Agricultores do Alto.
Alto Trás-os-Montes Boticas Chaves Montalegre Murça Valpaços Vila Pouca de Aguiar Douro Alijó Mesão Frio Peso da Régua Sabrosa Santa Marta de Penaguião.
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
Com som… Vá clicando… Alto Trás-os-Montes Boticas Chaves Montalegre Murça Valpaços Vila Pouca de Aguiar Douro Alijó Mesão Frio Peso da Régua Sabrosa.
ADEGA COOPERATIVA DE VILA REAL
A ENTIDADE REGULADORA PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL
By Búzios Slides VILA REAL Automático.
Faça clique para editar o estilo Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Desenvolvimento Rural Estudo de caso Trabalho realizado por: César.
PROMOÇÃO DA INTER-ACÇÃO ECONÓMICA-SOCIAL DO TERRITÓRIO “Empreendedorismo Social e Comissões Sociais de Freguesia no Caminho para o Desenvolvimento Local”
Associação Florestal Vale do Sousa.  AFVS - associação privada sem fins lucrativos  Fundação : 30 de Março de 1994  1ª associação de nível sub-regional.
Associação Florestal Vale do Sousa
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Estudo de Caso: EAPN Portugal no distrito de Vila Real Docentes: Artur Cristóvão e José Portela Discentes:
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
Apoio institucional: Organização: PRÉMIO EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO CRÉDITO AGRÍCOLA AGRICULTURA, AGRO-INDÚSTRIA, FLORESTA E MAR.
Sessão de Informação PAC Bolsa Nacional de Terras – Potenciar o Território Rural Caldas da Rainha, 26 março 2015.
 Incêndios Florestais COORDENADOR
A importância do conceito KM ZERO para a sustentabilidade da atividade pesqueira Promotor: Equipa Técnica: Apoio: Co-Financiamento: 1.
Í NDICE 1. Antecedentes 2.A Pista Antes e Depois 3.Localização 4.A Pista em Números 5.Principais intervenções já executadas 6.Montante investido
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Maria Oliveira Apresentação do serviço Reitoria, 24 de Novembro de 2008 ID & Inovação UPIN – Universidade do Porto Inovação.
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
Estratégia Nacional para as Florestas Documento Final
Estudo de Caso GT 3 – “Os Rurais”.  Freguesias de Telões e Gouvães da Serra;  Concelho de Vila Pouca de Aguiar;  Distrito de Vila Real.
1. 2  Pretende-se com esta apresentação completar alguns dados apresentados no Orçamento da Junta de Freguesia de Alvorninha para o ano de 2013  Alguns.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988
1 Apresentação de : Luís Mourão Silva – Administrador do IRSE Praia – 7 Julho 09.
Gerês Parque Natural. Localização O Parque Natural de Peneda–Gerês, situa-se no Norte de Portugal, no extremo nordeste do Minho, numa área compreendida.
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL Audiência Pública 25/setembro/2015.
Projeto Conjunto Modernização do Centro Urbano de Vila Meã 16 de Outubro de 2015 Promotor: Projeto com o Apoio:
Transcrição da apresentação:

Trabalho elaborado por: Alexandre Silva nº Diogo Silva nº Manuel Brito nº Nelson Serra nº32244 Tiago Freitas nº 39314

ÍNDICE

Associação Em 1997, foi fundada a associação, pelo sócio fundador Sr. Manuel Maria, juntamente com outros proprietários florestais. A primeira sede situava-se em Sabrosa, sede cedida pelos fundadores, em 2000 transferiram-se para Murça, para o edifício da câmara de Murça em Junho de 2001 foram para a actual sede.

ASSEMBLEIA GERAL DIRECÇÃOSABROSASAPADORESMURÇATÉCNICOSADMINISTRATIVA CONSELHO FÍSCAL ORGÃOS SOCIAIS

ASSOCIADOS A AFLODOUNORTE admite como associados pessoas singulares ou colectivas, públicas ou privadas, quer sejam proprietários, rendeiros ou compartes de explorações florestais, quer estejam relacionadas com a problemática da silvicultura ou da caça. Actualmente a Associação conta com 576 Associados.

ÁREA DE INFLUÊNCIA A área social da AFLODOUNORTE abrange os concelhos de Murça, Vila Real, Sabrosa, Alijó, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Mesão Frio e Valpaços.

EQUIPA DE SAPADORES A Aflodounorte tem uma equipa de Sapadores Florestais, é constituída por cinco elementos, uma viatura, duas motorroçadoras e uma motosserra. Em 2001 foi a criação da equipa de sapadores em Murça Em 2003 houve a criação do núcleo de Sabrosa e a equipa de sapadores florestais. A equipa de sapadores florestais de Murça foi extinta em 2004.

EQUIPA DE SAPADORES ACÇÕES DE SILVICULTURA PREVENTIVA ACÇÕES DE VIGILÂNCIA ACÇÕES DE COMBATE ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Aconselhamento Técnico Prestação de informações aos associados: - Informações relativas a incentivos financeiros à produção florestal; - Informações de carácter técnico; - Informações técnicas e económicas úteis; - Informações sobre prestadores de serviços;

- Informações legais; - Apoio aos Associados na contratação e relacionamento com os prestadores de serviços; - Aconselhamento sobre valorização e comercialização de produtos florestais; - Visitas técnicas às propriedades florestais dos seus associados. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Avaliação de material lenhoso De forma a permitir um correcto aproveitamento comercial do material lenhoso das propriedades, a AFLODOUNORTE providencia aos produtores e proprietários florestais a possibilidade de fazer avaliações de material lenhoso com equipamento adequado e de mantê-los informados sobre os preços actuais deste material no mercado nacional. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Levantamento de GPS/Cartografia Digital : - Levantamentos de GPS dos prédios rústicos para a rectificação de áreas nas finanças e para a divisão de heranças. - Elaboração de cartografia temática ao nível da ocupação do solo, infra-estruturas, ordenamento do território, hidrografia, etc. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Execução de Trabalhos Silvícolas -Limpeza de matos -Preparação do Terreno -(Re) Arborização -Podas de formação, limpeza de povoamento, desramações e desbastes -Abertura, beneficiação e limpeza de caminhos florestais PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Projectos Florestais - Projectos de ordenamento cinegético e piscícola - Planos de gestão florestal (PGF) - Projectos de arborização e beneficiação florestal - Planos e execução de fogo controlado (para gestão de matos) - Planos de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PDFCI) - Projectos de Zonas de Caça - Planos de utilização de Baldios (PUB) - Planos Específicos de Intervenção Florestal (PEIF) PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Formação: - Cursos de formação, jornadas técnicas e seminários; - Campanhas e acções de sensibilização florestal. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

ZONAS DE INTREVENÇÃO FLORESTAL (ZIF´S) – ZIF Alijó Norte – ZIF Sabrosa – ZIF Jou e Valongo de Milhais (O processo de constituição desta ZIF foi cancelado )

Constituída em Junho de 2009 Área: 2.967,78 ha N.º Aderentes: 215 N.º prédios Rústicos: 1490 N.º de baldios abrangidos:3 1 Freguesias Abrangidas: Vila Chã e Vilar de Maçada (Concelho de Alijó) ZIF Alijó Norte 1 São baldios praticamente das juntas de freguesia ou conselho directivo, não estão em co-gestão com o estado

Constituída em Março de 2010 Área: ha N.º Aderentes: 212 N.º prédios rústicos: 1630 N.º de baldios abrangidos: 4 1 Freguesias abrangidas: S. Lourenço de Ribapinhão, Souto Maior, Sabrosa, Paços, Provesende, Vilarinho de S. Romão do concelho de Sabrosa ZIF Sabrosa 1 São baldios praticamente das juntas de freguesia ou conselho directivo, não estão em co-gestão com o estado

ZONA DE CAÇA MUNICIPAL A Associação Florestal do Vale do Douro Norte é a entidade gestora da Zona de Caça Municipal de Jou e Valongo de Milhais, sendo esta criada no ano de 2003 na Direcção Geral dos Recursos Florestais (DGRF). A ZCM JOU-VALONGO tem uma área de 5362,61 ha e está inserida nas freguesias de Jou e Valongo de Milhais no concelho de Murça.

ESPÉCIES CINEGÉTICAS ABUNDANTES Espécies sedentárias (caça menor): – coelho bravo – perdiz – lebre – raposa Espécies sedentárias (caça maior): – javali Espécies Migradoras: – Tordo – Pombos

ACÇÕES DESENVOLVIDAS NA ZONA DE CAÇA Colocação da sinalização Limpeza de bebedouros naturais Colocação de bebedouros em zonas de cota mais elevada Sementeiras Repovoamentos com perdiz

PROJECTOS Executados  Líder do Projecto AGRO Med.8 N.º388 “ Valorização da Resina” sendo parceiros a Estação Florestal Nacional (EFN), Direcção Geral dos Recursos Florestais (DGRF), a Direcção Geral de Agricultura de Trás-os-Montes e Alto Douro, a empresa Socer (indústria de resina) e o Instituto Superior de Agronomia (ISA).  Este projecto pretendeu por em prática um novo modelo de desenvolvimento económico baseado na melhoria das condições de trabalho e no aumento da produção e da qualidade da resina.

Em execução: - Sust-Forest; - Refcast. PROJECTOS

CURIOSIDADES Única associação sediada numa “Casa do Guarda Florestal”

Foi esta associação que criou a 1º feira florestal a nível nacional, em 2001 no parque florestal de Murça. Esta associação está prestes a tornar-se uma ONGA* * * Organizações Não-governamentais de Ambiente desempenham um papel fundamental e relevante no domínio da promoção, protecção e valorização do ambiente, desenvolvendo uma acção de interesse público. CURIOSIDADES

OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO Fim!!! Questões?