Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas eSocial Paulo Machado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União
Advertisements

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA - SEAP
REUNIÃO DE TRABALHO AGEOS / 2013
ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL SOCIAL
Mão-obra ... afinal, o que é isto?
DEMANDA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
19º Congresso Brasileiro de Contabilidade
Aluno: Monica de Brito Figueiredo 2009
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
REMUNERAÇÃO E SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO
DA CONTRIBUIÇÃO DA UNIÃO
Módulo 3 Revisando.
Abertura eSocial É necessário informar a jornada de trabalho para empregados isentos da marcação de ponto? Informa-se quando o contrato de experiência.
Sistemas Integrados InterDigit
Sped e-Social.
Cachoeiro do Itapemirim, 19/11/2013
Nota Fiscal Paulista, NFe e NFe Serviço
A Visão dos Representantes Empresariais:
Sua empresa está preparada para o eSOCIAL?
Uma nova era nas relações entre Empregados, Empregadores e Governo
Experiências Municipais: Projeto Feira Popular – Implantação Conafor Cooperativa Eraldo R. Consorte Advogado - Consultor Trabalhista/Previdenciário
CURSO eSOCIAL – O que deve ser observado na Teoria e na Prática (Software) Prof. Edison Garcia Junior.
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
SPED – Apresentação Instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) faz parte do Programa.
1 Brasília, 03 de junho de 2013 Cadastros de Informações Previdenciárias.
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
ANFIP Rio de Janeiro 25/02/
FIRJAN 05/11/2013 Por José Alberto Maia e Adilson Dias 1 Público Alvo:
Mudanças trazidas pelo eSocial
Dra. Ildiko A. Teixeira Médica do Trabalho.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
1- Acessar o site: 2- Realizar o cadastro.
ARRECADAÇÃO E RECOLHIMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES DESTINADAS À SEGURIDADE SOCIAL → Decreto nº 3.048: arts. 216 à 218; → Arrecadação e recolhimento: estão.
ESocial São Paulo, 06 de junho de 2013.
Fiscal – Informações sobre o SPED Fiscal 2013 IdentificaçãoFIS_016 Data Revisão22/10/2013.
Financeiro – Despesas Fixas e Variáveis
Angela Lucia Rachid Gerente de Produtos de Folha Pagamento
eSocial – Impacto de uma nova era entre empregado, empregador e governo.
Uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. FIESC – JARAGUÁ DO SUL – /11/2013 Por Marcos Salustiano.
ORIENTAÇÕES PARA O FINAL DO ANO. FÉRIAS PRAZO LIMITE PARA ENVIO DO PERÍODO DE FÉRIAS DOS EMPREGADOS – 10/11/2014; DATA DE ENTREGA DOS AVISOS / RECIBOS.
MINI CURRÍCULO – CARLA SOARES
Análise da Arrecadação Abril de 2014
Análise da Arrecadação Agosto de Desempenho da Arrecadação das Receitas Federais Evolução Janeiro a Agosto – 2014/2013 (A preços de agosto/14 –
Análise da Arrecadação Setembro de Desempenho da Arrecadação das Receitas Federais Evolução Janeiro a Setembro – 2014/2013 (A preços de setembro/14.
Análise da Arrecadação Outubro de Desempenho da Arrecadação das Receitas Federais Evolução Janeiro a Outubro – 2014/2013 (A preços de outubro/14.
Apresenta... e-SOCIAL O QUE ISTO SIGNIFICA? Por: Ana Beatriz Abido Gestora de RH.
RETENÇÕES SERVIÇOS AUTÔNOMOS
EFD – SPED PIS/COFINS.
Evento eSOCIAL Prof. Edison Garcia Junior.
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
Projeto eSocial Protheus RH
Alterações no SPED para 2015 João Pessoa – 09 de Novembro de 2013.
Agenda Equipes Custo Pessoal.
EFD-PIS/COFINS.
Contratação de Empregados Desafios de sua empresa.
Rotinas de Departamento de Pessoal
Antes de falarmos sobre o tema, imagine que neste momento você esteja participando do processo seletivo da Edoc2015, uma empresa de pesquisa e desenvolvimento.
Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas Palestrante: Alan Carlo Lopes.
 Projeto:  SESCAP INTERIOR  e-SOCIAL - INFORMAÇÕES  Facilitador:  JOSÉ ROSENVALDO E. RIOS 
Uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. Angelo Márcio Leandro da Costa 1.
O eSocial enquanto ferramenta de gestão para o SAT
Qualificação dos Identificadores
eSocial – Uma nova forma de registro dos eventos trabalhistas
É o sistema público de escrituração digital. De modo geral, consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas.
eSocial – Uma nova forma de registro dos eventos trabalhistas
Fechamento Fiscal. Objetivo Atendimento completo de todas as obrigações federais, estaduais e municipais, bem como manter os dados fiscais em conformidade.
Multicon Assessoria Contábil
O que é isso? O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor.
Preocupações e Desafios para os Empregadores Roberto Martins Santos/SP. Agosto/2014.
ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL (EFD) Tadeu de Souza Lourenço Ferreira 26/11/2010.
Transcrição da apresentação:

Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas eSocial Paulo Machado

Qual a sua finalidade? O e-Social tem por finalidade: Prestar informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra onerosa, com ou sem vínculo empregatício. Maior controle da RFB na fiscalização das empresas – contribuições e obrigações provenientes do trabalho (com e sem vínculo empregatício).

Qual a sua finalidade? Armazenamento de informação no ambiente nacional do eSocial, possibilitando aos órgãos participantes do projeto, sua efetiva utilização para fins previdenciários, fiscais e de apuração de tributos e do FGTS. Extinguir várias obrigações acessórias trabalhistas/previdenciárias?

Quais mudanças esse sistema traz? eSocial vai mudar a forma como todas as empresas do Brasil lidam com as obrigações fiscais, tributárias, previdenciárias e trabalhistas. Quando estiver em pleno funcionamento, o sistema vai unificar o envio dos dados sobre trabalhadores para o governo federal e permitir que as empresas prestem as informações uma única vez. MUDA A FORMA DE TRABALHAR NO RH E DE SER FISCALIZADO

O eSocial será obrigatório? Sim, o eSocial será obrigatório para todas as empresas do Brasil, qualquer que seja o porte - do Microempreendedor Individual (MEI), passando por pequenas, médias e grandes empresas. INCLUSIVE, pessoas físicas empregadores!

Quais as empresas abrangidas? Conforme o Ato Declaratório Executivo Sufis 15/2013, as empresas empregadores e equiparados, deverão transmitir em meio eletrônico a Escrituração Digital Social (eSocial)

Quais órgãos do governo estão envolvidos no projeto?

Quais são os benefícios esperados? O governo espera reduzir a burocracia para os empregadores e facilitar a fiscalização das obrigações fiscais, tributárias, previdenciárias e trabalhistas. Nove obrigações feitas mensalmente e anualmente pelas empresas para diversos órgãos (como o Caged, a Rais, a Dirf e a Gfip) serão substituídas por um único envio, diretamente para o sistema do eSocial. Nesse ambiente digital, os órgãos envolvidos acessarão as informações de seu interesse.

Quais são os benefícios esperados? Como o eSocial irá integrar todas as informações sobre os funcionários, a análise e cruzamento de dados ficará mais fácil para o governo. Em outras palavras, haverá mais fiscalização.

Quais atividades serão afetadas? São exemplos: cadastramento de trabalhadores, eventos trabalhistas diversos (como admissão, demissão, afastamento, aviso prévio, férias, comunicação de acidente de trabalho, mudança de salário, obrigações de medicina do trabalho, folha de pagamento, ações judiciais trabalhistas, retenções de contribuições previdenciárias), imposto de renda retido na fonte, informações sobre FGTS. Ou seja, tudo relacionado à mão-de-obra.

Como o eSocial vai funcionar? O empregador poderá acessar o site www.esocial.gov.br para enviar os dados ou fazer uma conexão direta entre o software usado pela empresa com o sistema do eSocial. Após a verificação da integridade das informações, a Receita vai emitir um protocolo de recebimento e o enviará ao empregador.

Como o eSocial vai funcionar?

Qual o prazo para envio das informações? O eSocial não muda a lei atual. O envio dos dados obedecerá aos prazos determinados na legislação atual referente a cada evento trabalhista. A admissão ou demissão de um empregado, por exemplo, deverá ser informada assim que ocorrer. O trabalhador não poderá começar a trabalhar antes de o arquivo com a respectiva informação ser transmitido. Já a folha de pagamento deverá ter envio mensal, até o dia 20 do mês subsequente

Quais são as novidades do eSocial? CPF NIS MPS INSS MTE RFB CEF

Quais são as novidades do eSocial?

Quais são as novidades do eSocial?

Como será a classificação e o registro das informações prestados no e-Social? As informações podem ser classificadas em três tipos, a saber: a) Eventos trabalhistas: é uma ação ou situação advinda da relação entre empregador e trabalhador, como por exemplo, a admissão de empregado, alteração de salário, exposição do trabalhador a agentes nocivos, etc. b) Folha de Pagamento: detalhamento das informações constantes na folha de pagamento. c) Outras informações tributárias, trabalhistas e previdenciárias: são aquelas previstas na lei no 8.212, de 1991, e em Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

Composição do eSocial eSocial Eventos Diários Tabelas Permanentes Folha de Pagamento Tabelas Permanentes Eventos Diários

Sequenciamento lógico da transmissão dos arquivos Eventos Iniciais Eventos Trabalhistas Folha de Pagamento Encerramento

Arquivos que serão enviados - Mensal S-1000 - Informações do Empregador S-1010 - Tabela de Rubricas S-1020 - Tabela de Lotações S-1030 - Tabela de Cargos S-1040 - Tabela de Funções S-1050 - Tabela de Horários/Turnos de Trabalho S-1060 - Tabela de Estabelecimentos S-1070 - Tabela de Processos S-1080 - Tabela de Operadores Portuários S-1100 - eSocial Mensal - Abertura S-1200 - eSocial Mensal - Remuneração S-1310 - eSocial Mensal - Outras Informações - Serv. Tomados (Cessão de Mão de Obra) S-1320 - eSocial Mensal - Outras Informações - Serv. Prestados (Cessão de Mão de Obra) S-1330 - eSocial Mensal - Outras Informações - Serv. Tomados de Coop. de Trabalho S-1340 - eSocial Mensal - Outras Informações - Serv. Prestados pela Coop. de Trabalho S-1350 - eSocial Mensal - Outras Informações - Aquisição de Produção S-1360 - eSocial Mensal - Outras Informações - Comercialização da Produção S-1370 - eSocial Mensal - Outras Informações - Rec. Recebidos ou Repassados p/ Clube de Futebol S-1400 - eSocial Mensal - Bases de Cálculo, Retenção, Deduções e Contribuições

Arquivos que serão enviados - Diários S-2100 - Evento Cadastramento Inicial do Vínculo S-2200 - Evento Admissão S-2220 - Alteração de Dados Cadastrais S-2240 - Alteração Contratual S-2260 - Comunicação de Acidente de Trabalho S-2280 - Atestado de Saúde Ocupacional S-2300 - Aviso de Férias S-2320 - Afastamento Temporário S-2325 - Alteração do Motivo do Afastamento S-2330 - Retorno do Afastamento S-2340 - Estabilidade - Início S-2345 - Estabilidade - Término S-2360 - Condição Diferenciada de Trabalho - Início S-2365 - Condição Diferenciada de Trabalho - Término S-2400 - Aviso Prévio S-2405 - Cancelamento de Aviso Prévio S-2420 - Atividades Desempenhadas S-2440 - Comunicação Fato Relevante S-2600 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego - Início S-2620 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego - Alteração Contratual S-2680 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego - Término S-2800 - Desligamento S-2820 - Reintegração S-2900 - Exclusão de Eventos

Folha de Pagamento Cadastros Acordos, Dissídios, Convenções Contribuição Sindical Folha Outras Informações Processos Resumo da Folha Contribuições Previdenciárias e Terceiros Encerramento