INTRODUÇÃO À LITERATURA BRASILEIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

Prof. Valdenir Araújo Pessôa
CONCEITOS DE LITERATURA
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
Significação das palavras
Elisabeth Scaramussa Correia
Interpretação dos gêneros bíblicos
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
  ORGANIZAÇÕES.
LINGUAGEM TEXTO GÊNERO TIPOLOGIA
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE. 1 - DIMENSÃO HISTÓRICA Levantamento de como o ensino de Arte se constituiu no Brasil e no Paraná.
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
Argumentação e Comunicação
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Funções intrínsecas do texto
ENTENDIMENTO DO TEXTO AULAS 19 A 22.
Arte e representação.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E LIMITES DA COMUNICAÇÃO
LINGUAGEM LITERÁRIA E NÃO LITERÁRIA
Formação de Equipe e Comunicação
Linguística, Semântica e Terminologia
Imagem Linguagem Visual
CRôNICA.
PET / 1o. BIMESTRE OBJETIVO: Tomar conhecimento do programa a ser cumprido, localizando as fontes de consulta e identificando as competências e habilidades.
Programação do dia Linguagem poética e suas características – Miriam Mermelstein Intervalo Retomada do “Violino e o Cigano” - Maria José Nobrega e Alfredina.
Professora: Aíla Rodrigues
Professsora: Aíla Rodrigues
A Plurissignificação da Linguagem Literária
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
As funções da linguagem
NATAL!.
Conotação de Denotação
Técnicas de Comunicação e Expressão
Funções da Linguagem.
O Poder Leonino Ao “desejar” ou “temer”, o “Eu” age de acordo com a força natural do instinto.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
O livro mais importante do mundo
Profa. Karen Neves Olivan
Funções da Linguagem.
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Estratégias de leitura
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
Teoria filosófica da arte.
Ponto de partida Capítulo 3
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Comunicação.
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Leitura e interpretação de texto
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
A arte e a literatura Prof.ª Jéssica gravino.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Crônica Professora Raysa.
Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto. Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto.
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
O que é Arte? Qual a sua utilidade? Como é representada a arte?
Profa. Ms. Gabriela Azeredo
Literatura Visual II Fernanda Machado.
Denotação e Conotação.
Língua a c b PORTUGUESA 103.
CULTURA.
A Linguagem E seus termos.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais,
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
A literatura é uma linguagem Prof. Marcel Matias.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À LITERATURA BRASILEIRA PROFESSORA PATRÍCIA FERNANDES

O QUE É LITERATURA??? A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então, a viver outra vida, autônoma, independente do autor e da experiência de realidade de onde proveio. (Afrânio Coutinho). Não esqueça: não existe um único conceito para denominar o que é Literatura.

Por que estudar Literatura ??? A palavra serve para comunicar e interagir e também para criar literatura, isto é, criar arte, provocar emoções. Ao estudarmos literatura nos apropriamos de alguns de seus conceitos básicos. Através a literatura conhecemos pessoas e lugares que muitas vezes não poderíamos conhecer pessoalmente.

Afinal, para que serve literatura? Para descrever a sociedade ao longo dos tempos; Para provocar sentimentos (amor, compaixão, alegria, medo...); Serve para denunciar a realidade; Para divertir; Para desenvolve a capacidade crítica do leitor

LINGUAGEM CONOTATIVA E DENOTATIVA Denotação: Significado restrito, objetivo,exato. Sentido do dicionário. Conotação: Significado amplo, expressivo, criativo. Sentido figurado. Ex: a palavra Voar está sendo usada no sentido conotativo.

TEXTO LITERÁRIO Há maior ênfase na expressão do que no conteúdo. Há predomínio da linguagem conotativa (figurativa). A linguagem é mais pessoal, carregada de emoções e impressões de seu emissor. A realidade pode ser recriada, traduzida. A ambigüidade é utilizada como um recurso criativo.

DIA DO ÍNDIO Os dias que têm Os seus dias contados. PAES, José Paulo. Os melhores poemas. São Paulo: Global, 1998, p. 155.

TEXTO NÃO-LITERÁRIO Há mais ênfase no conteúdo que na expressão. Há predomínio da linguagem denotativa (sentido próprio) A linguagem é mais impessoal, objetiva, visando preferencialmente a informação. A realidade é apenas traduzida Como há um predomínio da objetividade não deixa margens á dupla interpretações

TEXTO NÃO-LITERÁRIO Comemora-se, no dia 19 de abril, o Dia do Índio. A FUNAI prepara a festa de comemoração desta data. Manchete no dia 19 de Abril

BEM -VINDOS AO ENSINO MÉDIO!! SUCESSO NO ANO QUE INICIA!!!