Relatório Monitoria CTRN

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Transcrição da apresentação:

Relatório Monitoria CTRN 2011.1 Profª Selma Maria de Araújo Assessora de Monitoria do Centro Campina Grande, julho de 2011

CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1 INTRODUÇÃO Esta apresentação consta de um resumo do Relatório das atividades desenvolvidas no período letivo 2011.1, no Projeto de Ensino intitulado ‘FORTALECIMENTO DO ENSINO DA GRADUAÇÃO NO CTRN – ANO 3’, integrante do Programa Institucional de Monitoria da CPE/PRE. CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1

CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1 PROJETO 2011 Foram inscritos 26 Projetos de Monitoria para 2011  solicitados 64 monitores  sendo 38 monitorias remuneradas e 26 não remuneradas; Foram disponibilizadas 24 bolsas, resultando num deficit de 37%; Para a seleção foram disponibilizadas 55 vagas sendo 24 bolsistas e 31 voluntários e foram preenchidas 31 vagas  24 bolsistas e 7 voluntários (4 ao término do 2011.1). CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1

IDENTIFICAÇÃO ‘FORTALECIMENTO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO NO CTRN – ANO 3’ TÍTULO DO PROJETO PERÍODO DE AVALIAÇÃO Fevereiro a julho de 2011 UACA – Profº José Ivaldo Brito UAEAg – Profª Ana Paula t. Rocha UAEC – Profº Gilson A. de Miranda UAMG – Profª Maridete C. Saraiva UNIDADES ACADÊMICAS / COORDENADORES CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1

CONSTRUÇÃO DO RELATÓRIO 2011.1 20 QUESTION. DE AVALIAÇÃO 22 RELATÓRIOS 28 MONITORES (24 BOL. + 4 VOL.) 22 RELATÓRIOS + 20 QUESTION. + DADOS DO SCA DAS 20 DISCIPLINAS RELATÓRIO DA MONITORIA 2011.1 / CTRN DISCIPLINAS atendidas = 20 PROFESSORES ORIENTADORES = 22 CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1

Construção do Relatório 2011.1 RELATÓRIOS DOS MONITORES QUESTIONÁRIOS DE AVALIAÇÃO DOS MONITORES DADOS DO SCA RELATÓRIO DA MONITORIA / CTRN NO 2011.1 AVALIAÇÃO QUALITATIVA AVALIAÇÃO QUANTITATIVA CONSIDERAÇÕES FINAIS CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1

CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1 QUADRO 1: Percentual de professores envolvidos com o Programa de Monitoria no período 2011.1, por UA. Unidades Acadêmicas Total de Professores % Profº Orient. A B C Ciências Atmosféricas 14 13 2 15,4% Engenharia Agrícola 30 6 20,0% Engenharia Civil 33 31 11 35,5% Mineração e Geologia 16 3 18,8% Total 93 90 22 24,4% Legenda: A = total de profº da UA; B = total de profº envolvidos com o ensino de Graduação; C = total profº orientadores. CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1

QUADRO 2: Demonstrativo do total de Monitores 2011.1, por UA. Unidade Acadêmica Bolsista Voluntário Total Ciências Atmosféricas 01 02 Engenharia Agrícola 06 07 Engenharia Civil 13 00 Mineração e Geologia 04 24 28 CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1

Nº alunos / profº orient. CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1 QUADRO 9: Avaliação da Monitoria no CTRN-2011.1, por UA, com base nos indicadores alunos/professor orientador e alunos/monitor. Unidade Acadêmica Nº Disciplinas Nº Profº Orientadores Nº Monit. Total de alunos 2011.1 Nº alunos / profº orient. Nº alunos / monit. Bol Vol UACA 2 1 5 2,5 UAEAg 6 121 20,2 17,3 UAEC 8 11 13 583 53,0 44,8 UAMG 3 4 164 54,7 32,8 Total 20 22 24 873 39,7 31,2 CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1

CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1 QUADRO 7: Percentual de aprovação, por disciplina da UACA, no período 2011.1. Nº Disciplina / Código Nº de Alunos Nº de Monit. % de Aprov. Matric. Aprov. 1. Instrum. Meteor. e Téc. de Obs. de Superf. / 2101045 1 100% 2. Meteorologia Básica / 2101036 4 3 75% CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1

CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1 QUADRO 7: Percentual de aprovação, por disciplina da UAEAg, no período 2011.1. Nº Disciplina / Código Nº Alunos Nº de Monit. % de Aprov. Matric. Aprov. 1. Manejo dos Recursos Naturais / 2102147 6 4 2 66,7% 2. Microbiologia Ambiental / 2102180 27 20 74,1% 3. Sistemas de Produção Vegetal / 2102149 14 9 1 64,3% 4. Química Analítica / 2102178 48 34 70,8% 5. Topografia / 2102143 26 53,8% CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1

CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1 QUADRO 7: Percentual de aprovação, por disciplina da UAEC, no período 2011.1. Nº Disciplina / Código Nº Alunos Nº de Monit. % de Aprov. Matric. Aprov. 1. Ciências do Ambiente / 2103038 e 2103070 252* 193 3 76,6% 2. Estradas / 2103077 23 1 100% 3. Fenômenos de Transporte / 2103034 e 2103069 77 58 75,3% 4. Hidráulica Experimental / 2103073 24 2 95,8% CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1

CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1 QUADRO 7: Percentual de aprovação, por disciplina da UAEC, no período 2011.1. Nº Disciplina / Código Nº Alunos Nº de Monit. % de Aprov. Matric. Aprov. 5. Materiais de Construção Exp. / 2103076 14 1 100% 6. Planejamento de Transportes / 2103078 41 34 82,9% 7. Resistência dos Materiais I / 2103048 110 44 2 40% 8. Topografia / 2103014 42 36 85,7% CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1

CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1 QUADRO 7: Percentual de aprovação, por disciplina da UAMG, no período 2011.1. Nº Disciplina / Código Nº Alunos Nº de Monit. % de Aprov. Matric. Aprov. 1. Controle Ambiental na Mineração / 2110072 1 2 100% 2. Geologia Básica / 2110020 65 41 (1) 63,1% 3. Geologia Geral / 2100106 29 16 55,2% 4. Introdução à Eng. de Minas / 2110105 46 38 82,6% 5. Topografia Aplic. à Mine-ração / 2110092 – 0113 23 69,6% CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1

Avaliação Qualitativa SE O GRUPO ALVO FÊZ USO DO PROGRAMA DE MONITORIA (pergunta 2) SE HOUVE PERCEPÇÃO DE MELHORIA NO GRAU DE DESEMPENHO DA TURMA E DO ALUNO COM A MONITORIA (perg. 1 e 3) SE HOUVE PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM (perg. 4) O GRAU DE SATISFAÇÃO QUANTO AOS HORÁRIOS DISPONIBILIZADOS (perg. 5) OS INDICADORES DO QUESTIONÁRIO PERMITEM AVALIAR: SE HOUVE PERCEPÇÃO QUANTO À PREPARAÇÃO DOS MONITORES (perg. 6) CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1

Avaliação Qualitativa CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1 SE O GRUPO ALVO FEZ USO DO PROGRAMA DE MONITORIA – observa-se que a maioria dos alunos fez uso do Programa de Monitoria - a média de 59,4% (o SIM variou de 2,6 a 100%); Pergunta 2 SE HOUVE PERCEPÇÃO DE MELHORIA NO GRAU DE DESEMPENHO DA TURMA E DO ALUNO COM A MONITORIA – observa-se que houve uma boa percepção da melhoria do desempenho da turma e do desempenho individual com a monitoria, posto que a maioria dos alunos assinalou BOM nas duas perguntas (64,3% perg. nº 1 e 54,4% perg. Nº 3); Perg. 1 e 3 SE HOUVE PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA DO ENSINO -APRENDIZAGEM - na maioria das disciplinas avaliadas, a maior parte dos alunos respondeu SIM (52,8%) ficando claro a importância da monitoria para melhoria do ensino-aprendizagem; Pergunta 4 CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1

Avaliação Qualitativa CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1 SE OS HORÁRIOS DE ATENDIMENTO FORAM ADEQUADOS OU O GRAU DE SATISFAÇÃO QUANTO AOS HORÁRIOS DISPONIBILIZADOS – observa-se que a maioria dos alunos ficou satisfeita com os horários disponibilizados, uma vez que o percentual de respostas foi: ADEQUADOS - 51,6%, RAZOAVELMENTE ADEQUADOS - 42,7% e INADEQUADOS - 5,7%; Pergunta 5 SE HOUVE PERCEPÇÃO QUANTO À PREPARAÇÃO OU AO TREINAMENTO DOS MONITORES – observa-se que a percepção dos alunos é de que a maioria (22 monitores avaliados) estava bem preparada para a atividade (81,6% - BEM PREPARADOS, 17,8% - RAZOAVELMENTE PREPARADOS e apenas 1,6% DESPREPARADOS). Pergunta 6 CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1

Avaliação Qualitativa Se o Monitor conhece o Plano de Ensino e o Projeto de Monitoria da disciplina. Se a infra-estrutura disponibilizada estava adequada ao exercício da monitoria . Se as atividades desenvolvidas estão coerentes com as atribuições do monitor. A percepção do monitor quanto ao desempenho da turma. OS INDICADORES DO RELATÓRIO INDIVIDUAL PERMITEM AVALIAR: A percepção do monitor quanto ao seu desempenho, que pode ser confirmado pela avaliação do professor. CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1

Avaliação Qualitativa CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1 SE O MONITOR CONHECE O PLANO DE ENSINO E O PROJETO DA DISCIPLINA - A maioria dos monitores não anexou o Plano de Ensino da disciplina e parecem desconhecer o Projeto de Monitoria da mesma. Itens III.1 e .2 SE A INFRAESTRUTURA DISPONIBILIZADA ESTAVA ADEQUADA AO EXERCÍCIO DA MONITORIA - Apesar da melhoria apresentada, em alguns setores continua ser exceção a disponibilidade de ambiente específico. Também foram apontados problemas com relação aos equipamentos/materiais disponibilizados para as aulas práticas. Item III.3 SE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ESTÃO COERENTES COM AS ATRIBUIÇÕES DO MONITOR - De um mondo geral, as atividades descritas pelos monitores estão coerentes com as suas atribuições. Item III.4 CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1

Avaliação Qualitativa CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1 A PERCEPÇÃO DO MONITOR QUANTO AO DESEMPENHO DA TURMA – Alguns citaram que o desempenho do Programa poderia ter sido melhor se os alunos tivessem um maior comprometimento com a monitoria; se melhorassem os equipamentos e os materiais laboratório; e se tivessem um local específico para atendimento de alunos. Item IV A PERCEPÇÃO DO MONITOR QUANTO AO SEU DESEMPENHO - 22,2% dos monitores se autoavaliaram como ÓTIMOS e 77,8% como BONS (Quadro 8). Avaliação confirmada por seus orientadores no item VI.3 do mesmo Relatório, e pelos alunos na pergunta nº 6 do Questionário. Item V e VI.3 CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1

QUADRO 8: Resumo da Autoavaliação dos Monitores 2011.1. Características do Monitor % Péssimo % Ruim % Regular % Bom % Ótimo Motivação 0% 3,7% 55,6% 40,7% Disponibilidade 11,1% 33,3% Iniciativa Relacionamento com os alunos Resposta ao treinamento / orientação 70,4% 25,9% No geral, considera-se um monitor 77,8% 22,2% CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1

Avaliação Quantitativa CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1 a. Do total de 93 professores das UA do Centro, 24,4% participou do Projeto de Monitoria nesse período, o maior percentual desde 2009.1(início da avaliação), apesar de duas disciplinas não terem tido candidatos à monitoria; b. Do total de aproximadamente 160 disciplinas oferecidas no período, 12,5% participaram do Projeto de Monitoria; c. A média de alunos por professor orientador no Centro foi de 39,7 (42,3 no 2010.2). Quando consideramos a UA, a relação variou de 2,5 (5,0 no 2010.2) na UACA a 54,7 (72,6 no 2010.2 na UAEC) na UAMG; d. A média de alunos por monitor, bolsista e/ou voluntário, no Centro foi de 31,2 (28,2 no 2010.2). Quando consideramos a UA, a relação variou de 2,5 (5,0 no 2010.2) na UACA a 44,8 (50,8 no 2010.2) na UAEC; CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1

Avaliação Quantitativa e. O % de aprovação nas disciplinas monitoradas variou de 40% a 100% (47,5% a 100% no 2010.2). Porém, o limite inferior cai para 18% quando considera-se a turma isoladamente; f. 65% (52,4% no 2010.2) das disciplinas apresentou % de aprovação superior a 70%, sendo que apenas 25% (28,6% no 2010.2) teve percentual de aprovação superior a 90%; g. 22,2% dos monitores se autoavaliou como ÓTIMO e 77,8% como BOM; h. Na avaliação dos alunos 81,6% dos monitores estavam BEM PREPARADOS, 17,8% RAZOAVELMENTE PREPARADOS e 1,6% DESPREPARADOS. CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1

CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1 Considerações Finais Como instrumento para melhoria do ensino de Graduação no CTRN, o projeto atingiu os seus objetivos, promovendo a cooperação mútua entre alunos e professores e conseqüente melhoria do processo de ensino- aprendizagem. No período letivo 2011.1 foi dado continuidade ao processo da avaliação dos Monitores pelos alunos e todas as informações foram disponibilizadas em tempo real na web (www.ctrn.ufcg.edu.br > Monitoria). Apesar do incremento de três novas bolsas, o número de bolsas ofertado ficou aquém do solicitado. O Projeto teve uma boa avaliação por parte dos monitores, professores orientadores, Coordenadores de Monitoria e dessa Assessoria de Monitoria. CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1

CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1 Considerações Finais No tocante ao desempenho das Coordenações nas UA, houve melhoras, mas poderia ter maior agilidade no atendimento aos requerimentos da CPE e dessa Assessoria de Monitoria, o que resultaria num melhor desempenho do Projeto como um todo. Finalizando, os resultados registrados neste Relatório mostram a importância do Programa de Monitoria para o CTRN, bem como a necessidade da sua continuidade e ampliação, de modo a propiciar uma maior participação de alunos e professores, reduzindo assim a demanda reprimida, com benefícios para todos envolvidos, principalmente pelo fortalecimento dos Cursos de Graduação do CTRN. CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1

Obrigada pela paciência e um bom dia a todos. Contato: saraujo@dec.ufcg.edu.br CTRN - Relatório de Monitoria 2011.1