Prof. Rafael Seidel Estado Mundial: Responsabilidade Íntima do Intermissivista.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO CURRÍCULO GLOBAL PARA SUSTENTABILIDADE
Advertisements

Jean-Jacques Rousseau
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
Interassistencialidade e Proéxis
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
DIREITO INTERNACIONAL IJUÍ 22/09/2008
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
RENASCIMENTO.
JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
Programa III Roteiro 01.
ORIGEM DA SOCIEDADE Profª: Fernanda Silva Borges adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
Educação, Saúde e Cidadania “Tecendo saberes no cotidiano”
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
Ciência Geográfica.
Revisão para Avaliação I
O ESTADO E A ORDEM INTERNACIONAL
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
Direitos e Deveres da Pessoa
CIDADANIA.
Cícero paulino dos santos costa
Educação.
Curso Direito à Memória e à Verdade
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
ASSUNÇÃO PROEXOLÓGICA Prof. Wildenilson Sinhorini Wildenilson Sinhorini, Administrador e especialista em Gestão Acadêmica, atua como Consultor. Voluntário.
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
As relações entre Estados
Escola Padre Carmelo Perrone
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
Brincando e aprendendo a viver
TARES em Larga Escala para Expansão da Conscienciologia
O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais
JÁ ASSUMIU SEU PAPEL NESTA VIDA?
O Estado Qual é a sua função.
O Estado Qual é a sua função.
Conceito de TEMPO SCHIMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004.
Espaço Geográfico, Paisagem e Território
IMPORTÂNCIA DA INTROPOLOGIA
POLÍTICAS SUPRANACIONAIS DE INFORMAÇÃO: Resultados e Perspectivas das Conferências Mundiais V CINFORM – UFBA Marta Pinheiro Aun - UFMG.
Tema 1 A HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ELEMENTOS HISTÓRICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL.
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
 A ordem internacional que se inicia após a II Guerra Mundial  O sistema que se procurou edificar em 1945, na Conferência de S. Francisco, apresentava.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
A GLOBALIZAÇÃO.
DEMOCRACIA Tradução literal: “governo do povo”. Ao longo da História, o conceito foi utilizado ideologicamente como “governo do povo, pelo povo e para.
Cap. 2.
Contexto As três últimas décadas do século XX marcadas por mais uma crise cíclica do capitalismo. Recoloca-se em cena o debate sobre globalização. A globalização.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
Democracia.
Pré-Intermissiologia e Autoproexologia Filipe Colpo Conferência Online – Apex 01/02/2014.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Relações Internacionais Noções básicas Fonte: ELÍBIO JÚNIOR; MATOS, 2006.
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
HERZ e HOFFMANN Capítulos 1 e 2 Isabela Ottoni Penna do Nascimento graduanda em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília.
História do Brasil republicano
As Concepções Pedagógicas.
O mundo dividido na era da Globalização
Filosofia e Política.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
SUJEITO DE DIREITO INTERNACIONAL AULA 3 18/08/2014 Prof. Associado Wagner Menezes Salas 21 a 24 DIP I.
1 INTRODUÇÃO ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS - RI (a) Conceituação, Histórico, Sistema de Estados, Política Interna e Externa, Bipolaridade e Multipolaridade,
Transcrição da apresentação:

Prof. Rafael Seidel Estado Mundial: Responsabilidade Íntima do Intermissivista

I) Conceitos gerais: Estado e Historia; II) Evidências, prenúncios de um Estado Mundial hoje; III) Curso Intermissivo, maxiproéxis e Estado Mundial

 Tema muitas vezes considerado como utópico, distante da realidade imediata do pesquisador;  Necessidade de manter a discussão sobre o Estado Mundial em pauta;

 Multidimensionalidade;  Holossomática;  Bioernegética;  Pluriexistencialidade;

O Estado é uma sociedade natural, no sentido de que decorre naturalmente do fato de os homens viverem necessariamente em sociedade e aspirarem realizar o bem geral que lhes é próprio, isto é, o BEM COMUM. Por isso e para isso a sociedade se organiza em Estado (Lopes, André Luiz. 2010)

 Aristóteles (IV a. C) em sua obra denominada “a Política” já escrevia sobre o Estado, começando pela organização política de Atenas e Esparta, os órgãos de governo dessas cidades, chegando a uma classificação de todas as formas de governos então existentes, podendo ser considerado o fundador da ciência do Estado. (Lopes, 2010).

 Território;  Povo;  Soberania;

 Cidades- Estados (polis)  Estados Absolutistas (ab legibus solutos)*  Estados Liberais (Rev. Fr.) * livre das leis

 O Estado Mundial é a política de cooperação, intercâmbio e integração universalista entre as Nações, conquista possível devido aos avanços tecnológicos, sendo inevitável o consenso ou a homogeneização gradual das leis e regras regendo este regime, respeitando os direitos individuais ou culturais de determinada população. (Vieira, Waldo.)

 Integração Universalista;  Cooperação, consenso.  Homogeneização gradual das Leis;  Respeito aos direitos individuais e culturais;  Avanços Tecnológicos

 “é a convergência de todas as Nações em um sistema consensual de governo universal pacífico, democrático, humanizador, resultante da evolução da sociedade humana”  (Pereira, Jayme)

 Prenúncios de um Estado Mundial

 Quais fatos já evidenciam a possibilidade futura de um Estado de Mundial?

 Tratado de Vestfalia: Tratado marco no sistema moderno de Relações Internacionais;  1648, Münster;  Conjunto de tratados que encerrou a Guerra dos 30 anos;  Transição entre o sistema feudalista e o sistema moderno de Estado;

 Por essa razão, a Paz de Vestfália costuma ser o marco inicial nos currículos dos estudos de Relações Internacionais.

 Fundada em 1945, substituiu a Liga das Nações;  Atualmente conta com 193 Estados membros;  Dentre seus objetivos institucionais encontram- se a paz mundial, a defesa dos direitos humanos e a intercooperação entre as nações.

 Bloco econômico mais avançado existente na atualidade;  Supranacionalidade; (Laboratório para um Estado Mundial)  Associação voluntária de 28 Estados Soberanos;  23 Idiomas Oficiais;

 “A União Europeia é importante na condição de ponte ou protótipo para implantação, em futuro próximo, do Estado Mundial, condição invevitável dentro do progresso natural das Socins deste planeta e da atual Organização das Nações Unidas” (vieira, 2003, p.233)

 Direito Internacional;  Criação de corpo de regras internacionais, transnacionais e até supranacionais que ultrapassam o controle dos Estados  Pluralidade de Tribunais e organismos internacionais;

 Supercomunicação, internet;  Nanotecnologia;  Astronáutica;

 1977 – 2014;  Objeto mais distante que o homem conseguiu colocar no espaço;  Desde o verão passado, o equipamento explora território virgem, onde é possível sentir os efeitos do espaço interestelar  Já percorreu cerca de 19 bilhões de kilômetros;

 Melhoria para melhor de ambientes extrafísicos degradados;  Iniciada no continente Europeu na segunda metade do século XX e em contínua expansão para outros continentes;

 Parafato com influência direta em fatos como a criação da União Europeia, ONU e outros.  Serenão reurbanizador.  As reurbanizações extrafísicas preparam o planeta para o surgimento futuro do Estado Mundial.

 Por que o Estado Mundial não é uma realidade hoje?

Você considera possível trabalhar de forma prática aqui e agora a favor de um Estado Mundial?

 Lucidez: Matéria prima para um Estado Mundial;  Necessidade de expansão da lucidez “per capita”das populações terrestres; .Frente de atuação ao intermissivista lúcido às realidades multidimensionais.

 O Estado Mundial antes de ser um estado político é um estado de lucidez, de maturidade, de discernimento

 A Conscienciologia enquanto neociência da Consciência possibilita a ampliação dos níveis de lucidez e maturidade integrada da consciência interessada e autesforçada.

 “Quando munida de autoconsciência multidimensional, a conscin passa a ser cidadã construtora do Estado Mundial Cosmoético” (Pereira, Jayme.)

Necessidade de ampliação e expansão dos próprios níveis de consciencialidade, lucidez e maturidade integrada.

 Qual o papel do intermissivista lúcido na construção de um Estado Mundial?

Necessidade de transformar o “Planeta Hospital em Planeta Escola”

 “O intermissivista enquanto agente expansor da consciencialidade de conscins e consciexes, através da tares, contribui diretamente para formação gradual de uma atmosfera holopensênica planetária propícia ao desenvolvimento e consolidação de um Estado Mundial”

Q uais os traços a serem desenvolvidos ou superados para que eu possa me considerar desde já um cidadão apto a vivenciar um Estado Mundial?

 “É megadesafio da consciência em sua trajetória multimilenar de ressomas romper os casulos do restringimento cultural, impositores de condicionamentos, rótulos, segregações e particularismos para adquirir o senso universalista”  (Pereira, Jayme)

 Que solução você vem apresentando ao desafio intrapessoal da cidadania temporária versus o senso permanente de Para- humanidade?  ( Waldo Vieira, Conscienciograma )

 A maxiproéxis (maxi + pro + exis) é a programação existencial máxima, por atacado, maior, avançada, doadora, dedicada conscientemente ao bem da coletividade, objetivando a consecução da tarefa do esclarecimento (tares), na vivência do universalismo, da maxifraternidade e da Paradireitologia, com bases evolutivas policármicas.

 Quais os gargalos grupais prioritários a serem superados para que as Cognópolis possam ser verdadeiras células do Estado Mundial?

Muito Obrigado! Thank You Muchas Gracias