ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professora Angela Biazi
Advertisements

Oficina de redação COESÃO E COERÊNCIA.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 3
Sérgio Elias Vieira Cury
O QUE É ESTA TAL REDAÇÃO? Prof. Leila Pryjma.
CONVIDE O AMOR PARA INVADIR SUA CASA.
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
Coesão e coerência textual: o que é isso?
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
ENTRE.
ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão para a AV1.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
CONVIDE O AMOR PARA INVADIR SUA CASA.
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL
A Turma da Mônica apresenta: Os Pronomes Demonstrativos e Possessivos!
Ligue as colunas do computador e concentre-se
A Canoa.
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Uma pergunta, uma senhora resposta... Pergunta:
CONVIDE O AMOR PARA INVADIR SUA CASA.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Leitura de Textos Científicos
Autor do texto : Charlie Chaplin
Verbo Língua Portuguesa.
Conhecimento de mundo.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 3: Textualidade. Articulações sintáticas e relações semânticas.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Textualidade e coerência
A tradução como retextualização
Informações implícitas
ANÁLISE TEXTUAL AULA 4 – TIPOS E FATORES DE COERÊNCIA
NOÇÕES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO
COERÊNCIA Profª. Valéria
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
A TURMA DO MERCADINHO DA ESQUINA
" Louvai ao Senhor porque Ele é bom" (Salmo 117,1)
Universidade Castelo Branco - UCB
a)Se constrói numa relação entre um eu e um tu;
Capítulo 9 Inferências.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
Flávia Guerra Pinto Coelho Völker
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
PROVA BRASIL 2015.
VELOCIDADE OU ACELERAÇÃO?
Venha conhecer a felicidade
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Qualidades do texto.
Como redigir um bom texto?
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
Correção do 1ª exame do vestibular UERJ (Português) Diego Domingues Polo SJM.
COERÊNCIA e COESÃO TEXTUAL
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
Fala e escrita KOCH, INGEDORE V.; ELIAS, VANDA MARIA. LER E ESCREVER: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2009.
{ Coerência textual Mecanismos para estabelecer a coerência.
ANALISE TEXTUAL Aula 9 - Produção e efeito de sentidos – Metáfora e Metonímia.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
Introdução à sintaxe Estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e que as orações da língua estabelecem entre si nos períodos.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Tipos e mecanismos de coesão textual
ESTILÍSTICA Estudo do estilo que é o resultado da escolha dos recursos expressivos capazes de produzir os efeitos de sentido motivados pela emoção e afetividade.
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência

Conteúdo Programático desta aula Reconhecer os tipos de articulação semântica na construção de mensagens Estabelecer relações entre segmentos do texto Identificar elos de continuidade do texto no processo de leitura.

POR QUE DEVEMOS ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE OS SEGMENTOS DO TEXTO?

COERÊNCIA SEMÂNTICA - É ESTABELECIDA ENTRE OS SIGNIFICADOS DOS ELEMENTOS DO TEXTO ATRAVÉS DE UMA RELEÇÃO POSSÍVEL. - A CASA QUE DESEJO COMPRAR É BASTANTE JOVEM . PODEMOS DIZER QUE A FRASE É INCOERENTE ? A PARTIR DE QUE INFORMAÇÃO?

COERÊNCIA SINTÁTICA - ADEQUAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM A FRASE, O QUE INCLUI TAMBÉM ATENÇÃO ÀS REGRAS DE CONCORDÂNCIA E DE REGÊNCIA.   NOSSO TIME GANHOU A COMPETIÇÃO PARA TINHA BONS JOGADORES. O QUE ACONTECE COM ESTE EXEMPLO EM TERMOS DE COERÊNCIA ?

NESTA SITUAÇÃO, O QUE HÁ COM ESTA FALA ? COERÊNCIA ESTILÍSTICA - UTILIZAÇÃO DE LINGUAGEM ADEQUADA ÀS POSSÍVEIS VARIAÇÕES DO CONTEXTO. - O ILUSTRE ADVOGADO TEM CONSCIÊNCIA DE QUE SUA PETIÇÃO NÃO VAI PROSPERAR, POIS O CLIENTE ENFIOU O PÉ NA JACA ?   NESTA SITUAÇÃO, O QUE HÁ COM ESTA FALA ?

COERÊNCIA PRAGMÁTICA - PODEMOS DIZER QUE ESSE TIPO DE COERÊNCIA É VERIFICADO ATRAVÉS DO CONHECIMENTO QUE POSSUÍMOS DA REALIDADE SOCIOCULTURAL, QUE INCLUI TAMBÉM UM COMPORTAMENTO ADEQUADO À CONVERSA.   DUAS PESSOAS CONVERSANDO EM UMA FESTA: - VOCÊ VIU COM QUEM O PAULO CHEGOU ? - QUERO MAIS UM PEDAÇO DE TORTA DE AMORAS SILVESTRES.   O QUE ACONTECE COM A SEQUÊNCIA DESTA CONVERSA?

TER TEXTUALIDADE, TER COERÊNCIA, PRODUZIR SENTIDO NA MENSAGEM:   “Ter textualidade ou textura é o que faz de uma sequência lingüística um texto um texto e não uma sequência ou um amontoado aleatório de frases ou palavras. A sequência é percebida como texto quando aquele que a recebe é capaz de percebê-la como uma unidade significativa global. Portanto, tendo em vista o conceito que se tem de coerência, podemos dizer que é ela que dá origem à textualidade.” (KOCH, Ingedore G. Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e coerência, 9ª Ed., São Paulo: Cortez, 2003, p. 26-27)

FATORES REPONSÁVEIS PELA COERÊNCIA: CONHECIMENTO DE MUNDO AQUELE PROVENIENTE DE NOSSAS EXPERIÊNCIAS COM O MUNDO, CONHECIMENTO SOCIOCULTURAL. ATRAVÉS DESSA INTERAÇÃO ARMAZENAMOS ESSE CONHECIMENTO, CONSTITUINDO MODELOS COGNITIVOS.

  POR EXEMPLO, AO CHEGAR EM UM FUNERAL, SEI O COMPORTAMENTO QUE DEVO TER EM UM EVENTO COMO ESSE, COMO CUMPRIMENTAR AS PESSOAS, USAR O TRAJE ADEQUADO ETC, ASSIM COMO NUM EVENTO COMO UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO.

CONHECIMENTO PARTILHADO CONHECIMENTO COMPARTILHADO ENTRE AS PESSOAS, ENTRE QUEM ESTABELECE UMA INTERAÇÃO. ESSA INTERAÇÃO SE TORNA POSSÍVEL GRAÇAS À EXPERIÊNCIA COMUM DOS ENVOLVIDOS.

INFERÊNCIAS SÃO AS REFLEXÕES QUE FAZEMOS A PARTIR DE ALGUMA IDEIA, A PARTIR DE DETERMINADO TEXTO. INCLUEM AS DEDUÇÕES, CONCLUSÕES QUE CONSTRUÍMOS JUNTAMENTE COM QUEM CONTA OU ESCREVE UMA HISTÓRIA, UM FATO ETC.

COMO ENTENDEMOS O TEXTO A SEGUIR COMO ENTENDEMOS O TEXTO A SEGUIR ? O motorista entra num bar de beira de estrada e pergunta: - Quanto custa um cafezinho?- R$ 0,50 - responde o balconista.- E o açúcar?- Ah, o açúcar é de graça!- Então me vê 3 quilos.

FATORES DE CONTEXTUALIZAÇÃO SÃO ELEMENTOS QUE COMPÕEM UMA HISTÓRIA, UM TEXTO: DATA, LOCAL, ELEMENTOS GRÁFICOS ETC.

SITUACIONALIDADE CONHECIMENTO DE ONDE A HISTÓRIA SE SITUA, COM TODOS OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS. INFORMATIVIDADE Trata da própria sequência do texto, da história. As informações antigas que devem ser recuperadas pelo ouvinte/leitor. FOCALIZAÇÃO Constitui-se no próprio foco do texto, no assunto a ser tratado.

INTERTEXTUALIDADE INTERAÇÃO COM OUTROS TEXTOS, MECANISMO IMPORTANTE PARA ENTENDIMENTO DE DETERMINADAS MENSAGENS.O TEXTO FAZ ALUSÃO A OUTROS TEXTOS, EXIGINDO DO LEITOR UMA BUSCA DE INFORMAÇÕES FORA DO UNIVERSO DO TEXTO EM QUESTÃO.

VAMOS UTILIZAR TODOS ESSES FATORES RESPONSÁVEIS PELA COERÊNCIA NO ENTENDIMENTO DO TEXTO A SEGUIR ? O policial do 190 atendeu o telefone e foi anotando o pedido de socorro: - Por favor, mandem alguém urgente, entrou um gato em casa !! - Mas como assim? Um gato em casa? - Um gato!!! Ele invadiu minha casa e está caminhando em minha direção!!! - Mas como assim? Você quer dizer um ladrão? - NÃO ! Estou falando de um gato mesmo, desse que faz 'miau, miau', e ele está vindo em minha direção!!! - Vocês têm que vir agora !!!! - Mas o que tem de mais um gato ir na sua direção ? - Ele vai me matar, ora bolas !!! E vocês serão os culpados !!! - Quem está falando? - O papagaio.

Resumindo Analisamos os tipos de articulação semântica nas mensagens Analisamos as relações entre segmentos do texto Exercitamos a construção do sentido através de relações semânticas.

OBRIGADA! ATÉ A PRÓXIMA AULA!