Cronograma Motivação Competidores Objetivos Referências.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Portuguesa de Atletismo
Advertisements

SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União
Programação em Java Prof. Maurício Braga
Como podemos comunicar melhor o amor nos relacionamentos
Noções de Sistemas Operacionais
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Acompanhamento e atendimento ao cliente
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
1 Fonte das imagens em 18/02/ FORMATAÇÃO E PESQUISA: PROFESSOR PEDRO TRINCAUS COLÉGIO ESTADUAL.
João Carlos Porto Orientadora: Prof.ª Dr.ª Junia Coutinho Anacleto 26/03/2010 Projeto de interceo.
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Estatística Básica Utilizando o Excel
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
Estruturas de Dados II Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
ONDE SUA FRANQUIA PODE CHEGAR? QUAL O SEU LIMITE?.
Técnicas de Negociação
Análise da Oferta de Mercado
Questões sobre quatro quadrados
Logística Interna.
Software para prevenir o Mal de Alzheimer.
Inscrição GDAE Equipe de Atribuição de Aulas - CELP/DRHU/SE 2011.
MANUAL CAF – CONTROLE ACADÊMICO FINANCEIRO
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
A força da duplicação Ganhos através da organização Tempo Ganhos através da organização A força da duplicação Ganhos por indicações pessoais.
Semana de Informática 2011 – IFAM Parintins
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
Módulo Financeiro Centro de Custo.
Cadastro de produtos por referência
Impressão de etiquetas
Como controlar o caixa Supermercados.
Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas - Faculdade de Tecnologia SENAC De Roger Ferreira Memórias e suas características,
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Análise e Projeto de Sistemas para a Internet
Object Oriented Software Construction (MEYER, Bertrand)
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO DE 10 MINUTOS
Salas de Matemática.
4 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Inserir crédito para cliente
Entrada de Produtos Posto de Combustível.
Abrindo o Jogo Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais.
Projeto de Banco de Dados
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
45 Lições Que A Vida Me Ensinou..
PERFEIÇÃO MORAL O BEM E O MAL
PASSO A PASSO DE ACESSO - GESTOR RECURSOS HUMANOS.
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Somatório e Produtório
Diagramas de Venn e de Carroll Não se chamam propriamente ferramentas/instrumentos estatísticos mas ajudam a organizar de uma forma simples alguns tipos.
Uma lição de matemática... Já pensou naquelas pessoas que dizem que estão dando mais que 100% delas mesmas?
Projeto Esperança Cintia Dener Juari Marcela
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
EBSCOhost Pesquisa avançada.
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
VISÃO E VALORES DA COLFAX
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
Identificando Oportunidades
Cadastro de Contas a Pagar
Financeiro – Contas a Receber
Compras – Planejamento de Estoque
Contagem Sequencial do Estoque
Contagem Sequencial do Estoque
Modelo para Design de Interfaces
Transcrição da apresentação:

Cronograma Motivação Competidores Objetivos Referências

Motivação Segundo o IBGE a população brasileira com mais de 60 anos dobrou nos últimos 50 anos. A pirâmide populacional no Brasil vai progressivamente adotando a forma de barril característica dos países desenvolvidos:

Motivação Pirâmide Etária Pirâmide Etária

Motivação A "Expectativa de Vida" aumenta: Esperança de Vida ao Nascer

Motivação Projeções indicam que em 2025 o Brasil terá: cerca de 34 milhões de pessoas acima de 60 anos, 10% de sua população; a sexta maior população de idosos em todo o mundo. Os números apresentados tornam-se ainda mais expressivos quando tomamos consciência da relação diretamente proporcional que a doença de Alzheimer mantém com o aumento da idade.

Motivação Porque está me falando sobre isso eu não conheço ninguém que tenha esta doença, sem falar que eu nunca terei ela. Conhecer alguém que sofre deste treco é feito conhecer alguém que foi morto por um raio.

Motivação Na verdade as estatísticas provam que “Beavis” está redondamente enganado.

Motivação Principais características da doença: É a forma mais comum de demência; Degenerativa; Até o momento incurável e terminal; Afeta geralmente pessoas acima dos 65 anos. Sintomas perda de memória; Agressividade; falhas na linguagem; Etc.

Motivação A utilização de recursos computacionais aliados ao tratamento usual junto a especialistas ligados ao tratamento do doente de Alzheimer vem fazendo com que os efeitos desta doença sejam desacelerados. Pacientes com DA moderada que participaram de um programa de Reabilitação Cognitiva (RC) obtiveram: 170% de melhoria em média na sua capacidade de reconhecimento de faces e nomes; 71% de melhoria na capacidade de fazer compras adequadamente.

Motivação Baseado em casos de sucesso com a utilização de computadores e sistemas computacionais para auxiliar o tratamento do Mal de Alzheimer, pretendemos desenvolver aplicativos baseados em atividades que já vem sendo utilizadas por especialistas e que sejam adaptáveis para o meio digital. A utilização destas atividades em meio digital vai trazer ao paciente mais uma forma de ajuda no seu tratamento e para os especialistas mais um meio de ajudar seus pacientes na luta contra esta doença.

Competidores Competidores diretos SmartBrain Competidores indiretos Consoles portáteis Jogos de tabuleiros Revistas de exercício vendidas em bancas

SmartBrain O principal competidor da nossa proposta é o SmartBrain da empresa educamigos. O SmartBrain tem interface simples e amigável. Todos os controles são simples e reduzidos. A tela é limpa e com poucos botões.

SmartBrain Vantagens Ele é intuitivo Simples Permite que se teste uma demonstração antes de comprar Contras Tem de se pagar para usar

Jogos de raciocínio são desenvolvidos para plataformas moveis, porém não atinge nosso publico alvo. Alguns deles são os jogos desenvolvidos para o console da Nintendo nomeado NitendoDS. Consoles portáteis

Vantagens É pequeno e permite se levar para todos os lugares Usa tecnologia touch screen assim sendo mais intuitivo Desvantagem Devido o fato de ser desenvolvido para o público infanto-juvenil ele é dotado de uma tela minúscula

Jogos de tabuleiro Jogos clássicos de tabuleiros também podem ser considerados competidores do nosso projeto.

Vantagem Estão consolidados no mercado São baratos São divertidos Desvantagem Não se pode jogar sozinho Jogos de tabuleiro

Revistas de exercício vendidas em bancas O maior competidor que existe para o nosso software é justamente os jogos de sudoku e palavra cruzada que são vendidas em bandas.

Revistas de exercício vendidas em bancas Vantagem São baratas E são fáceis de achar Todo mundo sabe usar Desvantagem São repetitivas

SmartbrainNintendo DS Jogos de Tabuleiro Revistas de Raciocínio Drag’n’drop SS-- Opções de Linguagens SS/N-- Dificuldade Progressiva SSNS Portabilidade S*SSS Independência de outras pessoas SSNS Mudança de Dificuldade sutil NS/NNS Preço acessível NNSS Facilidade para se interagir(Ver, Tocar, Utilizar...) SNSS/N

Objetivos Objetivos Gerais Objetivos Específicos

Objetivos Gerais Criar aplicativos computacionais web que auxiliem os especialistas envolvidos no tratamento do Mal de Alzheimer, fazendo com que os mesmos tenham mais uma ferramenta para a luta contra esta doença.

Objetivos Específicos Estudar formas de como ajudar computacionalmente os especialistas no tratamento do Mal de Alzheimer. Desenvolver formas de ajuda na área de informática para estes especialistas. Desenvolver aplicativos em conjunto com os especialistas que ajudem os pacientes no tratamento da doença. Manter e desenvolver a independência e autonomia de idosos, doentes de Alzheimer em grupos e individualmente, por meio da Inclusão Digital. Promover o contato dos idosos com tecnologias digitais; Reconceituar o fenômeno de demência a partir da interação humano-computador.

Análise Nossa pesquisa neste trabalho, devido ao software a ser desenvolvido se tratar não somente de um jogo, mas sim uma solução de saúde para pessoas de idade avançada, teve de ser de forma muito rigorosa e com o máximo de seriedade. Primeiro separamos nossa pesquisa em três vertentes: Uma delas ficou responsável pelo levantamento de dados sobre a doença, como ela age sobre o cérebro humano e quais são as suas consequências. Outra ficou responsável por realizar um levantamento de atividades que pudessem auxiliar no combate à doença. A última e talvez a mais importante ficou de pesquisar como fazer a interface ser o mais amigável possível.

Como as análises influenciaram o produto O estudo da doença foi de suma importância para o bom entendimento e direcionamento do projeto, pois não há como desenvolver um aplicativo para ajudar no tratamento de Alzheimer sem saber quais áreas cognitivas que ela afeta. Certos sintomas da doença podem ser amenizados através de atividades, por exemplo: se for exercitada a memória através de jogos e outras atividades o impacto da doença nesse quesito poderá ser menor.

Como as análises influenciaram o produto Pesquisas envolvendo o auxílio ao combate da doença, em geral, convergiram para um mesmo ponto: a necessidade de realizar atividades que exigem o esforço de diferentes partes do cérebro, e foi com base nisso que os diferentes jogos presentes em nosso sistema foram escolhidos. As pesquisas acerca da interface foram essenciais para a construção de uma interação acessível ao público alvo. Certas características simples, como evitar a utilização de fontes vazadas e utilizar cores com matizes diferentes passaram a ser consideradas na elaboração e evolução do protótipo.

ALZTEC Conhecimento dos tratamentos Interface Amigável Conhecimento da Enfermidade

X

Instruções Voltar

v O objetivo do sudoku é preencher os quadrados vazios com números entre 1 e 9 de acordo com as seguintes regras: Um número não pode aparecer mais de uma vez em cada linha Um número não pode aparecer mais de uma vez em cada coluna Um número não pode aparecer mais de uma vez em cada quadrante Como jogar: 1. Para iniciar uma partida escolha um nível entre os permitidos para você. A medida que você for vencendo, poderá passar para níveis maiores. 2. Selecione com o mouse os campos vazios e digite sobre eles o número desejado. 3. Quando todas as células estiverem corretamente preenchidas, você vencerá a partida. Voltar

Reiniciar Voltar 00:02:24

Instruções Voltar

00:02:24

Voltar

Instruções Voltar

Instruções Voltar

Referências [1] Lowenstein A. et cols, “Cognitive rehabilitation of mildly impaired Alzheimer disease patients on cholinesterase inhibitors”. Am. J. Geriatr. Psychiatry : [2] Cindy Lustig, Buckner R., Preserved Neural Correlates of Priming in Old Age and Dementia June 10, 2004, issue of Neuron. [3] [4] [5] Adams et al., Principles of Neurology, 6th ed, pp ), [