FIGURAS DE LINGUAGEM.

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Transcrição da apresentação:

FIGURAS DE LINGUAGEM

O que são? Recursos estilísticos usados no âmbito sonoro, das palavras e das estruturas sintáticas ou do seu significado Qual a função Dar maior valor expressivo à linguagem

ONOMATOPEIA ALITERAÇAO ASSONÂNCIA PARONOMÁSIA Quais são? PALAVRA SONORAS METONÍMIA ANTONOMÁSIA SINÉDOQUE COMPARAÇÃO METÁFORA CATACRESE SINESTESIA ONOMATOPEIA ALITERAÇAO ASSONÂNCIA PARONOMÁSIA

SINTAXE PENSAMENTO ELIPSE ZEUGMA ANACOLUTO ANÁFORA HIPÉRBATO (CONSTRUÇÃO) PENSAMENTO ELIPSE ZEUGMA ANACOLUTO ANÁFORA HIPÉRBATO POLISSÍNDETO PLEONASMO HIPÉRBOLE EUFEMISMO PROSOPOPEIA ANTÍTESE PARADOXO GRADAÇÃO APÓSTROFE

FIGURAS SONORAS

Onomatopeia  representação de sons específicos Onomatopeia  representação de sons específicos. Vozes de animais, ruídos associados a determinadas emoções, sons da natureza.

Aliteração  repetição de um mesmo som consonantal, criando um efeito sonoro.

A boiada seca Na enxurrada seca A trovoada seca Na enxada seca Segue o seco sem sacar que o caminho é seco sem sacar que o espinho é seco sem sacar que seco é o Ser Sol Sem sacar que algum espinho seco secará E a água que sacar será um tiro seco E secará o seu destino seca Marisa Monte e Carlinhos Brown

Assonância  repetição de sons vocálicos.

Sugas Cane Fields Forever - Caetano Veloso [ Sugas Cane Fields Forever - Caetano Veloso [...] Sou um mulato nato No sentido lato Mulato democrático do litoral

Paronomásia  semelhança sonora e gráfica intencional, resaltando as diferenças de sentido Parônimos  palavras de significados diferentes que apresentam grafia e pronuncia muito semelhantes

Menina, amanhã de manhã - Tom Zé [ Menina, amanhã de manhã - Tom Zé [...] Menina a felicidade é cheia de graça é cheia de lata é cheia de praça é cheia de traça. Menina, a felicidade é cheia de pano, é cheia de pena é cheia de sino é cheia de sono. Menina, a felicidade é cheia de ano é cheia de Eno é cheia de hino é cheia de ONU.

FIGURAS DE PALAVRA

Metonímia  palavra usada no lugar de outra, mantendo uma proximidade com a palavra substituída

Bebi Coca-cola. Ficaram sem teto. Respeite-lhe os cabelos brancos. A suástica ainda paira sobre a Europa. Li Machado de Assis Comeu um prato de macarrão

Comparação  aproximação de elementos de universo diferente, usando conectores específicos, tais como: como, feito, tal qual, qual, assim como, etc.

Esse homem é bravo como uma fera Esse homem é bravo como uma fera! Todos os tiranos têm coração duro assim como um pedra! João é tal qual um touro! Minha filha é como um anjo!

Metáfora  mais conhecida, criada a partir de uma relação semelhante, parece uma comparação, mas sem os conectores. Metáfora vem do grego: METAPHORA  TRANSPORTE  palavra assume o sentido não usual

“O samba é o pai do prazer O samba é filho da dor”. (Caetano Veloso) “Pelos vales de teus olhos de claras águas antigas meus sonhos passando vão” (Cecília Meireles) “Sua boca é um cadeado E meu corpo é uma fogueira”. (Chico Buarque)

Catacrese  uso de uma palavra específica para designar determinado objeto. Uso no sentido figurado (conotativo) a partir de uma semelhança conceitual.

O pé da mesa estava quebrado. Não deixe de colocar dois dentes de alho na comida. A cabeça do prego está torta. A asa da xícara quebrou-se. Sentou-se no braço da poltrona para descansar. Ele já compôs a cabeça do samba.

Sinestesia  uso das palavras que provocam várias sensações no leitor que são percebidas pelos órgãos de sentidos (visão, olfato, tato...). Mistura dos sentidos humanos

"Vamos respirar o ar verde do outono" (respirar = olfato / verde = visão, no sentido das cores) "Sempre havia, ao amanhecer, uma cor estridente no horizonte" (Giuliano Fratin) (cor = visão / estridente = audição) "Era uma sonoridade aveludada como a superfície de uma flor" (Giuliano Fratin) (sonoridade = audição / aveludada = tato) "Ele costumava sentir um odor agridoce durante as manhãs" (Giuliano Fratin) (odor = olfato / agridoce = paladar) "Por lá, até o som tinha a cor do bronze" (Giuliano Fratin) (som = audição / cor do bronze = visão) "Como era áspero o aroma daquela fruta exótica" (Giuliano Fratin) (áspero = tato / aroma = olfato)

FIGURAS DE SINTAXE

Elipse  omissão de um termo da oração que pode ser identificado a partir do contexto Quando chegou, encontrou o filho dormindo. No mar, tanta tormenta e tanto dano. (Camões) Na sala, apenas quatro ou cinco convidados (M. Assis)

Zeugma  é uma forma de Elipse, mas o termo omitido é aquele que já apareceu anteriormente na frase. Poupa tempo, dinheiro e algo igualmente precioso: sua paciência. João estava com pressa. Preferiu não entrar

Anacoluto  inesperada mudança de rumo na construção da frase, muito comum na fala. Eu, só porque sou mole, você fica abusando. O filme que assisti ontem, eu acho que vocês iam adorar. O relógio da parede eu estou acostumado com ele, mas você precisa mais dele do que eu. Quem ama o feio, bonito lhe parece.

Anáfora  repetição de palavras no início de versos ou no início de orações

E se o oceano incendiar E se o Arapiraca for campeão E se à meia-noite o sol raiar E se meu país for um jardim E seu eu convidá-la pra dançar E se ela ficar assim assim E se eu lhe entregar meu coração E se meu coração for um quindim E se o meu amor gostar então De mim Francis Hime e Chico Buarque de Holanda

Hipérbato  inversão da ordem da frase. Das minhas coisas cuido eu. Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heroico o brado retumbante Escura, sombria e assustadora noite.

FIGURAS DE PENSAMENTO