HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CAMPO MOURÃO AUDIÊNCIA PÚBLICA DO DIA 15/07/2013
Pronto atendimento/Urgência/Emergência SERVIÇOS OFERECIDOS Pronto atendimento/Urgência/Emergência Clínica geral Clínica cirúrgica Clínica obstétrica Tráumato ortopedia Neurologia Cirurgia vascular Urologia Oncologia Quimioterapia Radioterapia
SERVIÇOS OFERECIDOS Maternidade Setor de imagem Risco habitual Risco intermediário Alto risco Setor de imagem Tomografia Ultrassonografia Mamografia Raio X
Laboratório de análises clínicas Banco de sangue Serviços de apoio SERVIÇOS OFERECIDOS UTI Adulto Neonatal Laboratório de análises clínicas Banco de sangue Serviços de apoio Nutrição dietética, nutrologia, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e assistência social.
QUADRO FUNCIONAL ATUAL - CELETISTAS Setores Quant. Custo (JUN/2013) RH/RECEPÇÃO 6 10.697,00 SEGURANÇA DO TRABALHO 2 4.865,00 FATURAMENTO 13 24.910,00 CAPTAÇÃO DE RECURSOS 6.278,00 CONTABILIDADE 3 10.410,00 COMPRAS 4.483,00 FINANCEIRO 4 8.440,00 SAME 1 1.569,00 SUPERINTENDÊNCIA 10.670,00 COZINHA 26 34.142,00 LIMPEZA 35.454,00 LAVANDERIA 16 21.233,00 MANUTENÇÃO 7 13.100,00 RECEPÇÃO 30 44.830,00
QUADRO FUNCIONAL ATUAL - CELETISTAS Setores Quant. Custo (JUN/2013) FARMÁCIA 25 43.100,00 SETOR IMAGEM 12 30.650,00 ENFERMAGEM 218 448.000,00 MULTIDISCIPLINAR 3 9.550,00 FISIOTERAPIA 4 12.950,00 MÉDICOS 25.140,00 INFORMÁTICA 1 2.272,00 OUVIDORIA 1.832,00 DEMITIDOS NO MÊS (reposição) 23.780,54 LICENÇA 7 13.871,98 TOTAL 425 842.227,52 REAJUSTE SALARIAL 7,00% 901.183,45
QUADRO FUNCIONAL ATUAL - MÉDICOS Esporádicos não contemplados Especialidades Quant. Custo ANESTESISTA 4 48.000,00 OBSTETRA/GINECOLOGIA 10 48.800,00 INTENSIVISTA UTI ADULTA 7 75.400,00 INTENSIVISTA UTI NEO 8 62.202,00 UROLOGIA 2 24.800,00 VASCULAR 24.000,00 CLÍNICO GERAL 3 66.400,00 CIRURGIA GERAL 5 NEUROCLINICA/CIRURGIA ORTOPEDIA 12 52.802,00 TOTAL 57 498.404,00
Metragem total com ampliação 12.556,09 m2 ÁREA CONSTRUÍDA Metragem atual 8.340,00 m2 Ampliação 4.216,09 m2 Maternidade 2.754,94 m2 Pronto Socorro 906,04 m2 Particular 555,11 m2 Metragem total com ampliação 12.556,09 m2
CRONOGRAMA FÍSICO/FINANCEIRO Maternidade Convênio 62/2009 + aditivo 3.903.726,77 Aditivo em andamento 52.000,00 Recurso total 3.955.726,77 Gastos 2009 a 2013 3.099.029,96 Recurso a aplicar 856.696,81
CRONOGRAMA FÍSICO/FINANCEIRO Maternidade Recurso a aplicar 856.696,81 Obra (piso) 177.620,78 Equipamentos 679.076,03 Laudo SEOP de conclusão da obra 94,00% Prazo estimado de conclusão da obra dez/13
CRONOGRAMA FÍSICO/FINANCEIRO Pronto Socorro Convênio 61/2009 + aditivo 1.582.591,70 Gastos 2009 a 2013 1.229.538,24 Recurso a aplicar 353.053,46
CRONOGRAMA FÍSICO/FINANCEIRO Pronto Socorro Recurso a aplicar 353.053,46 Obra 29.459,58 Equipamentos 323.593,88 Laudo SEOP de conclusão da obra 89,00% Prazo estimado de conclusão da obra dez/13
CRONOGRAMA FÍSICO/FINANCEIRO Resumo Convênios + aditivos 5.538.318,47 Gastos 2009 a 2013 4.328.568,20 Recurso a aplicar 1.209.750,27 Obra 207.080,36 Equipamentos 1.002.669,91
CRONOGRAMA FÍSICO/FINANCEIRO Observações Pronto Socorro: Obra com irregularidades segundo a Vigilância Sanitária. Aguardando orçamento para regularização da construção.
CRONOGRAMA FÍSICO/FINANCEIRO Particular Recurso financiado BRDE 1.621.359,91 Gastos 2011 a 2013 1.088.006,60 Recurso a aplicar 533.353,31
CRONOGRAMA FÍSICO/FINANCEIRO Particular Recurso a aplicar 533.353,31 Obra 50.000,00 Equipamentos 200.000,00 Capital de giro 283.353,31 Vistoria fiscal BRDE 95,00% Prazo estimado de conclusão da obra set/13
CRONOGRAMA FÍSICO/FINANCEIRO Observações Particular: Capital de giro – Recurso a ser liberado após conclusão da obra.
CRONOGRAMA FÍSICO/FINANCEIRO Projeto Complementar + Passarelas de ligação entre os prédios + Pavimentações + Adequação da recepção + Instalação hidráulica e elétrica
CRONOGRAMA FÍSICO/FINANCEIRO Projeto Complementar + Galerias de águas pluviais e esgoto + Iluminação + Grupo gerador de energia + Ajardinamento + Cercamento e guarita
CRONOGRAMA FÍSICO/FINANCEIRO Projeto Complementar Processo em andamento para obtenção do recurso 3.500.000,00 Após liberação do recurso: 8 meses para execução da obra.
CRONOGRAMA FÍSICO/FINANCEIRO Observações Projeto Complementar: Sem a aprovação deste recurso, as obras da Maternidade e Pronto Socorro ficam impossibilitadas para atendimento.
CAPACIDADE INSTALADA Setor Leitos atuais Ampliação Total c/ampliação Ambulatório (PA) 6 29 35 Clínica médica 13 Clínica médica – cirúrgica 11 Clínica oncológica 15 Clínica oncológica – cirúrgica Pediatria 12 UTI adulto (10 SUS + 3 contrat.) UTI neonatal 5 UTI pediátrica 3 Maternidade 25 40 Unidades cuidados intermed. 4 Particulares e convênios 24 14 38 Total (115 SUS + 27 outros) 142 58 200
CAPACIDADE INSTALADA
CAPACIDADE INSTALADA
INDICADORES DE DESEMPENHO Base abril a junho de 2013 Quant. de atendimentos realizados no PA: 14.427 (exames, consultas...) Média mensal 4.809 Quant. de internamentos realizados: 2.620 Média mensal 873
INDICADORES DE DESEMPENHO Taxa ocupação dos leitos Base abril a junho de 2013 Setor Média paciente dia Média permanência Taxa ocupação dos leitos Ambulatório (PA) 6,92 1,32 115,38% Subtotal Clínica médica 11,00 2,19 84,62% Clínica médica – cirúrgica 9,75 2,62 88,61% Clínica oncológica 11,12 2,14 74,14% Clínica oncológica – cirúrgica 3,65 2,05 33,17% Pediatria 8,62 2,55 71,79% UTI adulto 15,99 3,46 122,99% UTI neonatal 5,78 10,96 115,60% UTI pediátrica 1,24 8,07 41,39% Maternidade 20,86 2,31 83,43% UCI 2,68 8,41 67,03% Particulares e convênios 16,74 1,19 69,73% 107,42 2,25 78,98%
INDICADORES DE DESEMPENHO Base abril a junho de 2013 Setor Óbitos Taxa mortal. Ambulatório (PA) 13 2,73% Subtotal Clínica médica 9 1,97% Clínica médica – cirúrgica 3 0,89% Clínica oncológica 24 5,08% Clínica oncológica – cirúrgica 1 0,62% Pediatria 0,00% UTI adulto 56 13,30% UTI neonatal 5 10,42% UTI pediátrica 7,14% Maternidade 2 0,24% Unidades cuidados intermed. Particulares e convênios 0,23% 104 2,39%
INDICADORES DE DESEMPENHO Particular/Convênios Base abril a junho de 2013 Procedimentos SUS Particular/Convênios Mamografia 770 2 Tomografia 735 157 Ultrassonografia 631 40 Raio X 3.359 187 Laboratório 19.252
INDICADORES DE DESEMPENHO Base abril a junho de 2013
INDICADORES DE DESEMPENHO Base abril a junho de 2013
DÍVIDAS Fornecedores 2012 13.301,82 1º trimestre 2013 59.122,13 2º trimestre 2013 609.732,50 01/07 a 15/07 240.617,67 Total 922.774,12
DÍVIDAS Médicos – Pessoa física 2012 1.311,78 1º trimestre 2013 0,00 2º trimestre 2013 30.385,51 01/07 a 15/07 2.412,47 Total 34.109,76
DÍVIDAS Médicos – Pessoa Jurídica 2012 0,00 1º trimestre 2013 702,52 2º trimestre 2013 640.259,00 01/07 a 15/07 141.065,12 Total 782.026,64
DÍVIDAS Médicos – RPA 2012 1.965,24 1º trimestre 2013 21.666,00 2º trimestre 2013 165.198,08 01/07 a 15/07 19.935,63 Total 208.764,95
DÍVIDAS Outros Convênios 41.330,68 Compensação 39.582,73 Laboratório 117.851,84 Total 198.765,25 Total geral 2.146.440,72
PLANO DE AÇÃO REALIZADAS Ações de conclusão dos projetos de obras. Readequação das verbas salariais pagas aos funcionários, gerando redução de 11%. Retomada de relacionamento com sindicato. Solicitação de comprovação de pendências de fornecedores. Levantamento de dívidas com fornecedores e prestadores de serviços.
PLANO DE AÇÃO REALIZADAS Revisamos e renegociamos as condições contratuais com prestadores de serviços. Profissionalizamos a gestão hospitalar com a contratação de uma Administradora Hospitalar com mais de trinta anos de experiência. Instituímos um conselho médicos para apoio nas decisões na área médica.
PLANO DE AÇÃO REALIZADAS Reorganizamos processos visando economia e melhores controles. Realizamos visitas de levantamento melhores práticas em outros hospitais filantrópicos em Maringá, Londrina e Cascavel. Terceirizamos a Cantina, com o objetivo único de viabilizar economicamente, uma vez que esta não é uma atividade fim da entidade.
PLANO DE AÇÃO REALIZADAS Abrimos o diálogo com as entidades publicas municipais, estaduais e federais. Também com associações diretamente envolvidas com o Hospital. Contratação de um Engenheiro para acompanhamento das obras e elaboração dos projetos complementares para conclusão das obras e consequentemente disponibilidade de uso.
PLANO DE AÇÃO A REALIZAR Reimplantação de software. Readequação e manualização das rotinas administrativas, financeiras, recursos humanos e operacionais. Alocação de despesas por centro de custo. Alocação de receitas por tipo de entrada. Treinamento e desenvolvimento do quadro funcional da empresa (comportamental e técnica).