Uma experiência de sucesso Márcia Matos
Em seis anos Atendimento do SEBRAE via rádio: –11 séries de programas –460 programas –5.716 Minutos produzidos –600 emissoras veiculam os programas –5.204 municípios atingidos pelo sinal das emissoras: 94% do total de municípios no país. –20 milhões de ouvintes por ano –20 mil ligações de ouvintes para o call center
Limitações Unisenssorialidade Cansaço Desconcentração Distração Recursos Comunicação Afetiva Estímula à imaginação Imagens Auditivas Poder de Sugestão
Limitações Unirecionalidade Ausência do interlocutor Desconhecimento da reação do ouvinte Recursos Empatia Estética da Voz Emoção / humor Diálogo com o ouvinte Abordagem intimista
Limitações Receptor Condicionado Atenção Superficial Inconstância Limitada capacidade de apreensão Recursos Elementos de Identificação Vínculo com o cotidiano Referências na cultura local
Limitações Fugacidade da Mensagem Limitada capacidade de informação Monotonia Recursos Técnicas Criativas Diversidade de recursos de linguagem - Dramatização - Quadros especiais - Entrevista - Reportagem
O que você aprendeu com o programa e pode colocar em prática no seu negócio? A GENTE SABE, A GENTE FAZ - VENDAS A GENTE SABE, A GENTE FAZ – RURAL
Temas dos programas MOTIVAÇÃO 457 COMPRA DE MERCADORIAS158 ESCOLHA DO PONTO78 FORMAÇÃO DO PREÇO250 ATENDIMENTO DE CLIENTES772 FORMAÇÃO DE EQUIPE104 DIVULGAÇÃO206 CONTROLE FINANCEIRO189 INDEFINIDAS390 Categorias de Análise – Vendas no Varejo Número de mensagens analisadas – 2567 Satisfação, aprendizado, mudança, etc.
Programa “A gente sabe, a gente faz – Vendas” Destaque da análise MANIFESTAÇÕES POSITIVAS1453 (56,5%) USO DA EXPRESÃO “EU APRENDI”2105 (82%)
Temas dos programas PLANEJAR PARA CRESCER867 CONHECENDO O MERCADO346 COMO ESTOU PRODUZINDO226 AGRICULTOR É EMPREENDEDOR169 COOPERAÇÃO COMO SOBREVIVÊNCIA 224 PRODUZIR EM COOPERAÇÃO177 COMERCIALIZAR EM COOPERAÇÃO135 TRANSF. A PROPRIEDADE NUM AGRONEGÓCIO 13 Categorias de Análise – Programa Rural Número de mensagens analisadas – 2358 Satisfação, aprendizado, mudança, etc.
Programa “A gente sabe, a gente faz – Rural” Destaque da análise MANIFESTAÇÕES POSITIVAS1305 (55,34%) PROGRAMAS CLASSIFICADOS COMO: “UTEIS”,“NECESSÁRIOS”, “INSTRUTIVOS”, “APROVEITÁVEIS”, “PROVEITOSOS”, “PRODUTIVOS”, “ESCLARECEDORES” E “IMPORTANTES 1223 (51,86%)
Marcia Matos Clarice Veras