Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAnasofia Paulos Alterado mais de 10 anos atrás
2
O Programa Irmão Mais Velho configura a percepção da ONG Aconchego sobre a necessidade de um trabalho com adolescentes do Ensino Médio de escolas privadas, com ações voltadas para um programa de responsabilidade social comunitária, direcionadas para crianças e adolescentes acolhidos em instituições no Distrito Federal. Conceito
3
Taguatinga Conceito O IMV caracteriza-se pela construção de atividades psicopedagógicas baseadas na interação social entre estudantes do ensino médio e crianças/adolescentes acolhidos em instituições visando o desenvolvimento mútuo do binômio autonomia – responsabilidade comunitária.
4
Quebra de Preconceitos Convivência comunitária
Objetivos Quebra de Preconceitos Redes Sociais Convivência comunitária Troca de experiências Responsabilidade Social
5
Etapas Palestra Inicial
Os estudantes são convidados a participar do Programa e os interessados se inscrevem com autorização dos pais.
6
Etapas Reunião de Estudos São apresentados temas como:
Convivência Familiar e Comunitária Medidas de Proteção; Acolhimento Institucional; Reintegração; Adoção; Etapas
7
Etapas Oficinas Contação de História
A contação de história é um instrumento muito importante no estímulo a leitura, desenvolve a linguagem, é um passaporte para escrita, pois desperta o senso crítico e principalmente faz a criança/adolescente sonhar.
8
Etapas Oficinas Confecção de Mandala
A mandala é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia. Significa círculo e serve como instrumento para o desenvolvimento pessoal, pois trabalha a criatividade, a concentração e a meditação. Foi escolhida para ser trabalhada terapeuticamente no desenvolvimento das atividades do programa.
9
Etapas Oficinas Atividades Circenses
O professor trabalhou vários movimentos; rolamento, paradas de mãos, estrela. Construiu com os estudantes objetos necessários à prática malabarística utilizando materiais de baixo custo e até mesmo recicláveis . Estas atividades revelam e estimulam o companheirismo, a criatividade e o engenhismo dos participantes neste processo.
10
Etapas Atividades de Interação Jogos Cooperativos
Os jogos Intensificam as situações de cooperação, altruísmo, cuidado com o próximo, zelo, planejamento em equipe, comunicação, liderança compartilhada, diálogo grupal, apoio mútuo, confiança, despertar a atenção, o tempo de reação, estimulam o raciocínio rápido, o lúdico, o elogio e a promoção de valores neles e nos participantes.
11
Etapas Atividades de Interação Musicalização
A música desenvolve a sensibilidade, a criatividade, o senso rítmico, a imaginação, a memória, a concentração, a atenção e o respeito ao próximo
12
Etapas Atividades de Interação Passeios Culturais
Essas atividades contribuem para o desenvolvimento da percepção criativa das crianças e dos adolescentes que, a partir dessas vivências, estimulam a imaginação, a sensibilidade e se sentem mais felizes.
13
Etapas Atividades de Interação
O afeto é sempre priorizado nos encontros do programa, pois é o elemento que motiva o interesse pelo conhecimento. Por meio do afeto, a criança e o adolescente adquirem as condições necessárias para sentirem seguros e protegidos. Etapas Afeto
14
“... e há que se cuidar do broto para que na vida dê flor e frutos”
Milton Nascimento Afeto
15
Opinião dos Estudantes sobre o Projeto
Com relação à capacitação para participar do projeto, quanto você sentiu-se preparado? Resultados
16
Opinião dos Estudantes sobre o Projeto
Com relação às atividades desenvolvidas esse ano, qual você demonstrou mais interesse? Resultados
17
Opinião dos Estudantes sobre o Projeto
Escreva uma palavra ou mais que represente o que o projeto significou para você? Resultados As palavras mais mencionadas foram: Aprendizado Amor Alegria Carinho
18
Resultados Opinião dos Estudantes sobre o Projeto
Você continuará participando do projeto em 2014? Resultados
19
Opinião dos Estudantes sobre o Projeto
Alguns depoimentos: Resultados “Momentos para esquecer dos problemas e transmitir e receber carinho.” Irmão Mais Velho “Oportunidade de ajudar a comunidade onde convivo.” Irmão Mais Velho “Satisfação, alegria e pura felicidade.” Irmão Mais Velho
20
Opinião da equipe Técnica e mães sociais
Dê uma nota de 0 a 5 para as mudanças de comportamento percebidas nas crianças/adolescentes após o início do projeto: Resultados
21
Vídeo Vídeo
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.