MÚSICA COMO RECURSO PARA TRABALHAR O EIXO CORPO E MOVIMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Grupo Social Escolar Os espaços físicos da Escola
Advertisements

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 6 ANOS
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
A gota de água que precisava de tomar banho
Como se avalia a condição física?
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
EDUCAÇÃO MOTORA E SUAS INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Plano de estudo 2006 Conhecimento Lingüístico;
INTRODUÇÃO À NATAÇÃO.
ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A DIMENSÃO MOTORA.
Tente ler sem chorar!!!.
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 2 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Mini Grupo e G1 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
Exercícios e Alongamentos
OS TRÊS PORQUINHOS.
ACOLHA-ME.
Acolha-me Cosmo Palásio Acolha-me! Deixe que eu deite em seu colo e tenha sonhos de criança! Permita-me ter medo e confessá-lo... Deixe que eu solte.
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS
Planejamento de música para a Educação Infantil
Curso de Teoria Musical
FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
ÀS VEZES, NO SILÊNCIO DA NOITE...
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
Oficina de Oratória Falar e Falar.
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Quando se encontra amigos
Avaliação do desenvolvimento motor
Movimentos de Ataque.
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
MOVIMENTO ONDULATÓRIO -
1 a 2 anos Como se comunica Reconhece o próprio nome. A partir dos 18 meses  começa a criar frases curtas. A criança começa a formar frases com uma palavra.
Entendendo a linguagem corporal
Apostila de Ordem Unida Básica
TEORIA MUSICAL Iniciante
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m)
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
SISTEMA DE AVALIAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE
Brincadeiras infantis
Educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo do.
CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Movimento
Dia do Idoso 2 de Novembro de 2011.
A Importância da musicalização
Basquetebol.
“O Aquário de Clarissa” Uma adaptação baseada no livro “Clarissa” de Érico Veríssimo.
HABILIDADES DE LOCOMOÇÃO
Profª. Maria Helena Carvalho
É BOM SER CRIANÇA   Ser criança é respeitar as pessoas, a mãe e o pai. É comer tudo para crescer saudável. Cristiano Ser criança é muito importante porque.
COLACIO. J SLIDES APRESENTA LIGUE O SOM... Click para mudar de slide Colacio.j 001.
TRABALHANDO COM O CORPO
As Técnicas Básicas do Volley
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Ginástica Artística = Atividades no solo
Conhecendo o aparelho Vocal
Escutar Em música é algo fundamental Escutar não é ouvir.
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
As sensações através da música
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
Segunda Infância 3 aos 6 anos (pré escolar).
Fundamentos do Voleibol
Ensino Fundamental, 7º ano
RITMO E EXPRESSIVIDADE
Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 6º Ano Dança e Luta: Sequências coreográficas.
João e os ditongos.
Transcrição da apresentação:

MÚSICA COMO RECURSO PARA TRABALHAR O EIXO CORPO E MOVIMENTO DALINE BORTOLOTO FERRARI educacao.daline@toledo.pr.gov.br musicalizacaodaline@gmail.com Senha: musicalizacao

SOPA SUPIMPA GRUPO TRIII HISTÓRIA SONORIZADA

DIVIDIR EM DOIS GRUPOS DIFERENTES E FAZER A BRINCADEIRA . BRINCAR DE LA LA LA BRINCAR COM UM CÍRCULO. DIVIDIR EM DOIS GRUPOS DIFERENTES E FAZER A BRINCADEIRA . CURIOSIDADE: PARA QUE SERVE A PERCUSSÃO CORPORAL? ALÉM DE PROPORCIONAR UMA FORTE SENSAÇÃO TÁTIL NA CRIANÇA, A PC É UMA ÓTIMA ESTRATÉGIA PARA FAVORECER O CONHECIMENTO DO SEU CORPO, DESENVOLVENDO APTIDÕES MUSICAIS COMO A NOÇÃO DO RITMO E DO PULSO. ALÉM DISSO, É IMPORTANTE LEMBRAR QUE O CORPO É O NOSSO PRIMEIRO INSTRUMENTO E QUE ESTÁ SEMPRE CONOSCO FAZENDO MÚSICA!

Movimentos fundamentais: EIXO CORPO E MOVIMENTO CONTEÚDOS Movimentos fundamentais: Engatinhar, sentar, quadrupedar, levantar, andar, rolar, arrastar-se, deitar-se em diferentes posições .   Galopar saltar, pular, saltitar, lançar/apanhar/receber/levantar/transportar objetos, subir, correr, descer e passar por dentro. Percepção corporal Imagem corporal Esquema corporal Percepção espacial Relação com o próprio corpo Relação com o corpo do outro Relação do corpo no espaço

Reprodução do movimento   Percepção temporal Velocidade Sucessão Duração Ritmo Percepção direcional Lateralidade: conceitos de esquerda e direita Direcionalidade: para cima/para baixo, dentro/fora, frente/atrás Coordenação óculo-manual Coordenação óculo-pedal Postura corporal Equilíbrio estático Equilíbrio dinâmico Freio inibitório Reprodução do movimento Estímulos visuais Estímulos auditivos

Jogos de corrida variada Jogos Jogos em linha Jogos em círculo   Reprodução e criação do movimento Brinquedos cantados Cantigas de roda Movimentos corporais em relação Ao gênero musical Aos elementos que compõem o som Ao espaço físico Dança  

Elementos que compõem o som LINGUAGEM MUSICAL CONTEÚDOS Fontes sonoras Natural Cultural Gêneros musicais Músicas Infantis   Música Popular, regional, folclórica, de raízes, clássica, entre outras. Elementos que compõem o som Altura (grave, médio e agudo) Timbre (da natureza e produzido) Intensidade (forte/fraco, suave) Densidade (um som, muitos sons) Duração (longo/curto, pausa)

As crianças gostam de acompanhar as músicas com movimentos do corpo, tais como palmas, sapateados, danças, volteios de cabeça, mas, inicialmente, é esse movimento bilateral que ela irá realizar. E é a partir dessa relação entre o gesto e o som que a criança – ouvindo, cantando, imitando, dançando – constrói seu conhecimento sobre música, percorrendo o mesmo caminho do homem primitivo na exploração e na descoberta dos sons. ( JEANDOT, 1990, P.19 )

HISTÓRIA SONS DO CORPO – ELVIRA DRUMMOND APRECIAÇÃO MUSICAL: BARBATUQUES CD – CORPO DO SOM SAMBALELÊ – VÍDEO Vídeo Barbatuques – Trabalho com as crianças

NOME CORPORAL CRÉDITOS: UIRÁ KUHLMANN CRIAÇÃO DE UM MOTIVO RÍTMICO COM SÍLABAS DO NOME COM A PERCUSSÃO CORPORAL.

Ciranda dos Bichos Pauleco e Sandreco (vídeos) OUVIR IDENTIFICAR OS SONS APRESENTAR ENTREVISTA SOBRE O INSTRUMENTO BRINCAR DE RODA

  YAPO (PALAVRA CANTADA)   YAPO (BATIDAS DE MÃOS NAS COXAS) YA YA (BATIDAS DE MÃOS CRUZADAS NO PEITO) EEO O (ESTALOS DE DEDOS)   YAPO (BATIDAS DE MÃOS NAS COXAS) YA YA (BATIDAS DE MÃOS CRUZADAS NO PEITO) E (ESTALOS DE DEDOS) O YAPO (BATIDAS DE MÃOS NAS COXAS) YA YA (BATIDAS DE MÃOS CRUZADAS NO PEITO) YAPO (BATIDAS DE MÃOS CRUZADAS NO PEITO) ITUQUI ITUQUI (BATIDAS PONTA DOS DEDOS NA CABEÇA) YAPO(BATIDAS DE MÃOS NAS COXAS ITUQUI (BATIDAS PONTA DOS DEDOS NA CABEÇA) IÊ. (ESTALOS DE DEDOS) PALAVRA CANTADA

PARLENDAS NÃO PAGA ALUGUEL ESSE BICHO DE PÉ POR ISSO SE HOSPEDA NA SOLA DO PÉ. LÉ COM LÉ, CRÉ COM CRÉ, UM SAPATO EM CADA PÉ. LÉ COM LÉ, CRÉ COM CRÉ, TEM CHEIRINHO DE CHULÉ. DESFILE DA BICHARADA – ELVIRA DRUMMOND

ALEWANDER IDENTIFICAR OS INSTRUMENTOS ANDAMENTO QUANTAS PARTES(FORMA)? APRECIAÇÃO MUSICAL: ALEWANDER IDENTIFICAR OS INSTRUMENTOS ANDAMENTO QUANTAS PARTES(FORMA)?

ALEWANDER PARTE A – ANDAR EM CÍRCULO; PARTE B – QUATRO PASSOS PARA FRENTE E RETORNA. QUATRO PASSOS PARA TRÁS E RETORNA. (2X) PARTE A PARTE C - DANÇAR EM DUPLAS PARTE B

Os fatos musicais devem induzir ações, comportamentos motores e gestuais (ritmos marcados caminhando, batidas com a mãos, e até mesmo falados). A música e o movimento é um amplo complemento no desenvolvimento das potencialidades infantis, já que, a música induz e facilita o processo de construção da psicomotricidade.

PRO PÉ - THELMA CHAN Meu pé tem dedos, meu pé tem sola com o peito do meu pé, chuto bola. (2x) Mexe os dedos, bate na sola. Faz carinho no pé! Pé pra baixo, pé pra cima. Bate um no outro!

PANTURRILHA A perna tem barriga que nem eu (2x) Batata, panturrilha sura. Mexe nela pra não ficar dura.

VIVO - joelho Eu agacho eu levanto, agacho outra vez! Fiquei! Para cima e para baixo, vou subindo outra vez. É o joelho que se dobra, abaixe, levante. Sou formiga, sou gigante, joelho amigo, vamos brincar! Vivo, morto, vivo, morto. Morto, vivo, vivo, vivo!

MEXE, MEXE, MEXE – QUADRIL Todo mundo tem quadril, mexe, mexe, mexe, mexe. Bem gordinho ou esguio, tem que mexer.(2x) Pra frente pra trás, pro lado, pro outro, mexe pra ficar mais solto. Se não mexe enferruja e aí endurece, já pensou se cresce assim. Vai ser tão ruim!

PIPÓ – PALAVRA CANTADA Tocar no colega com diferentes partes do corpo; Primeiro ouvir a música para saber em qual momento as partes do corpo se tocarão. MÃO – JOELHO – PÉ – TORNOZELO - BUMBUM – COTOVELO – DEDINHO – DEDÃO – CABEÇA – PANTURRILHA – OMBRO – COSTAS – SOLA DO PÉ – COXA

DIVERTIMENTOS CORPO E VOZ THELMA CHAN – FAIXA 10 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 8 – 7 – 6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 7 – 6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1 1 – 2 – 3 – 4 – 5 5 – 4 – 3 – 2 – 1 1 – 2 – 3 – 4 4 – 3 – 2 – 1 1 – 2 – 3 3 – 2 – 1 1 – 2 2 – 1 1

DIVERTIMENTOS CORPO E VOZ THELMA CHAN 1 – 2 – 3 - 4 (PÉS) 1 – 2 - 3 – 4 (PALMAS) 1 – 2 – 3 1 – 2 1

QUEM SABE FAZER COMIGO ASSIM!? ELVIRA DRUMMOND PULO DENTRO E FORA PULO DENTRO, PULO FORA E TAMBÉM NO MESMO LUGAR. PULO DENTRO, PULO MAIS UM PULO PRA ACABAR. QUEM SABE FAZER COMIGO ASSIM!? QUEM SABE FAZER COMIGO ASSIM X-X (2X) ASSIM X-X (2X) QUEM QUISER APRENDER OLHE PRA MIM X-X.

JUNTA SEPARA Olhem só pra mim, eu agora vou brincar, pois as minhas mãos vou juntar e separar. Junta, separa, junta separa, vem que vou mostrar. Junta, separa, não vou me enganar. Dedinhos. Cotovelos. Joelhos. Pernas. Pezinhos.

EU VOU ME LEVANTAR, EU VOU ME ABAIXAR Eu vou me levantar, eu vou me abaixar, agora vou pular, sentado vou ficar. Agora sem a palavra levantar. Sem levantar e abaixar. Sem levantar, abaixar e pular. Sem levantar, abaixar, pular, sentar. Agora vou cantar a Deus meu criador, pois sempre me lembrou do seu tão grande amor.

Coça, Coça Macaquinho Macaquinho coça, coça. Ele gosta de coçar. Macaquinho coça a perna Até mandar parar. PAROU! O professor deverá mencionar, previamente, a parte do corpo a ser citada na canção (pernas, braços, coxas, pés...) As crianças acompanham o ritmo da frase musical, realizando a “coceira” na parte do corpo estabelecida, e deverão interromper, bruscamente, o movimento, ao ouvirem a ordem “parou!”

O MACACO Muita gente se admira Do macaco andar em pé. O macaco já foi gente Pode andar como quiser. As crianças são estimuladas a caminhar, seguindo o pulso da canção. Pode-se solicitar que caminhem: marchando, na ponta dos pés, pulando, etc.

Uma pulga impaciente Uma pulga impaciente, que não tomou café, Saltou na minha frente e picou o meu pé. Uma pulga impaciente, que não comeu feijão, Saltou na minha frente e picou minha mão. Uma pulga impaciente, que não comeu atum, Saltou na minha frente e picou o meu bumbum. Uma pulga impaciente, que não tomou a sopa, Saltou na minha frente e picou a minha boca.

ATIVIDADES COM BAMBOLÊS   SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES BASEADAS EM VIVÊNCIAS NOS RESPECTIVOS CRÉDITOS ABAIXO: IRAMAR RODRIGUES: (IV E VI CURSO RÍTMICA DALCROZE, FAC.ANHEMBI MORUMBI, 2006 E 2008) SOFIA LOPEZ ÍBOR (CURSO INTERNACIONAL DE VERANO “MÚSICA E MOVIMENTO EN LA EDUCACIÓN” MADRID, 2009)   PULSO E CÉLULAS RÍTMICAS REGULARES ZÉ – (EX.: BAMBOLÊ VERMELHO) ANA – (EX.: BAMBOLÊ AMARELO) ÂNGELA – (EX.: BAMBOLÊ PRATA) CAROLINA – (EX.: BAMBOLÊ AZUL) SILÊNCIO – (EX.: BAMBOLÊ ROSA)

BAMBOLÊS COLETIVOS – ENCERRAR A BRINCADEIRA COM 26 BAMBOLÊS

TABULEIRO DO ALFABETO Adaptações e desdobramentos Uirá Kuhlmann CADA BAMBOLÊ RECEBERÁ UMA LETRA DO ALFABETO. COLOCAR UM INSTRUMENTO DENTRO DE CADA BAMBOLÊ. ESCREVER LETRAS NO QUADRO, O RESPONSÁVEL PELO BAMBOLÊ DEVERÁ TOCAR O INSTRUMENTO CORRESPONDENTE. ESCREVER PALAVRAS

A D J S N B X K C Y

Apreciação Musical Música: Break mixer   Identificar os instrumentos que tocam Música rápida ou lenta. Salientar que a música é feita de silêncio, e que para sermos bons músicos precisamos saber ouvir e silenciar. “Os melhores músicos são aqueles que sabem ouvir”. A música tem três partes – Forma A B Parte A – andar pela sala sozinho. Parte B – dançar em duplas. Nos momentos de silêncio ficar em estátua.

Elementos que compõem o som ALTURA DURAÇÃO INTENSIDADE TIMBRE Brincadeira do Eco Brincadeira do Elo Texto fundamentação

OUVIR E DRAMATIZAR A HISTÓRIA EI, EI, EI VANDERLEI OUVIR E DRAMATIZAR A HISTÓRIA

SAI, PREGUIÇA PALAVRA CANTADA