Paulo Roberto Ferst Diretor Geral paulorferst@terra.com.br www.ferstrepresentacoes.com.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mecânica dos solos Profa Rosane Vargas.
Advertisements

Acústica Urbana 6º período UFAL / ARAPIRACA.
Prof. Dr. Alcebíades Negrão Macêdo
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
CONDENSADOR O condensador (ou o capacitor) é um elemento importante no circuito elétrico. Um condensador consiste em dois condutores de qualquer formato,
Proteção Respiratória
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DOS MATERIAIS
Prof. Dr. Flávio Renato de Góes Padula
AGREGADOS PARA CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND
Avaliação de Tecnologias para Incorporação de equipamentos na área de Saúde Prof. Dr. Saide Jorge Calil Centro de Eng Biomédica Departamento de Eng. Biomédica.
CAPÍTULO 2 1. Introdução 2. Sistemas mecânicos passivos
Aspectos Construtivos das Lagoas de Estabilização
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
COMPÓSITOS Formados por dois materiais a nível macroscópico
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
Pavimento Natural com Brita
Meios físicos de Transmissão de Dados
Meios físicos de transmissão
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Fenômenos de Transporte I Aula teórica 05
ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS
A ESTRE, maior grupo de serviços ambientais do Brasil, disponibiliza soluções ambientais sob medida para os municípios, possuindo visão global de todo.
Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo.
Gestão de resíduos perigosos
Sistemas Estruturais II
Mecânica dos Solos Tensões nos Solos.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Gerência de Manutenção Prof
Mecânica dos Solos I Prof. Francisco Leite.
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
TIPOS COBERTURAS Estacas Indiretas ou Profundas Pegões Poços
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
Profª. Andréia 9º Ano Química.
Centro Universitário Candido Rondon
Acústica Urbana 6º período UFAL / ARAPIRACA.
EXATA ENGENHARIA E ASSESSORIA SS LTDA
CONTENTOR PARA QUÍMICOS E CORROSIVOS
Matérias primas: pós metálicos.
Impermeabilização como Forma de Proteção das Estruturas
FUNDIÇÃO.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA
Propriedades dos materiais
Processos de Estabilização de Solos para Estradas
Propriedades Físicas dos Solos
Lixo Nuclear.
Grupo: Emanuele, Ismael, Breno, Luana, Vitor e Valdir.
RESFRIAMENTO E AQUECIMENTO GEOTÉRMICO
Disciplina Vias de Comunicacao II
Estabilização Mecânica de Solo
UNDB – Engenharia Civil Disciplina: Mecânica dos Solos II Prof
Proteção de Taludes.
1 - Vegetação árborea.
COLETORES GRAVITACIONAIS E CICLONES Prof. Marcelo José Raiol Souza
ADSORVEDORES Prof. Marcelo José Raiol Souza
CENTRO DE ESTUDOS TÉCNICOS E PROFISSIONALIZANTES LTDA
CONTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - III
Mecânica dos solos Profa Rosane Vargas.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Projeto CASA DO FUTURO “A sua contribuição para um mundo melhor”
OPERAÇÕES DE ALMOXARIFADO
Dragagem de Sedimentos Contaminados
SOLUÇÕES EM ENGENHARIA, SANEAMENO E MEIO AMBIENTE A LUSCHI é líder nacional de mercado em dragagem, destaca-se pela sua expertise técnica.
Questão ambiental Industria do Pneus Gerenciamento de Resíduos.
Barragem de Enroncamento
Capítulo 7 – Resíduos Sólidos
ESCOAMENTO EM MEIOS POROSOS
Processos de tratamento da água
ASC - AULA 3 -SOLUÇÕES EM GEOSSINTÉTICOS
Filtração Tipos de filtros de pressão: Filtro prensa
Jean de Macedo Deivid Faria Cleyton Koslowski
Polímeros MATERIAIS I PROF. ENG. O CLAUDIO SCHAEFFER EVERTON NEZI PEREIRA JEAN OLIVEIRA JULIANA MARTINS WESLEY TAFAREL DE SOUZA.
Transcrição da apresentação:

Paulo Roberto Ferst Diretor Geral paulorferst@terra.com.br www.ferstrepresentacoes.com.br

Os Geossintéticos São produtos industrializados com pelo menos um de seus componentes fabricado com polímero sintético ou natural. Apresentam-se na forma de manta, tira, ou estrutura tridimensional, e são utilizados em contato com o solo ou com outros materiais em aplicações da engenharia civil, geotécnica e ambiental. Por sua versatilidade, os geossintéticos permitem aos fabricantes disponibilizar continuamente novos produtos, com propriedades específicas que melhor atendam as necessidades de cada projeto. É uma das tecnologias mais avançadas mundialmente, uma vez que há um processo contínuo de melhora do desempenho dos produtos existentes, baseado em pesquisas e na observação do comportamento do geossintético na obra.

A confiabilidade de produtos com controle de qualidade industrial e a disponibilidade de produtos com propriedades mecânicas e hidráulicas capazes de suportar solicitações extremas, permitem aos projetistas não apenas realizar obras com menor custo, mas também realizar obras com muito maior segurança, tanto em termos da proteção do meio ambiente, quanto em termos de carregamentos aplicados como, por exemplo, o confinamento de resíduos com risco de contaminação ou aterros de paredes quase verticais de mais de 80 metros de altura. No caso do confinamento de resíduos em aterros sanitários e industriais, a utilização dos geossintéticos, devido à sua pouca espessura aumenta a capacidade das valas, resultando também em maior volume de resíduos armazenados. Outras vantagens dos geossintéticos são o menor tempo de execução das obras, devido à facilidade de instalação em relação aos agregados naturais, que exigem equipamentos de terraplenagem de grande porte, e consequentemente maior poluição ambiental, e a preservação dos recursos naturais, por serem produtos alternativos aos materiais naturais, como solos e materiais granulares, tornando-se uma aplicação inteligente para preservação do meio ambiente.

Classificação dos Geossintéticos Os geossintéticos podem ser classificados genericamente em categorias dependendo do processo de fabricação. As denominações usuais e breves descrições dos geossintéticos estão apresentadas a seguir.

Geotêxteis -> São mantas contínuas de fibras ou filamentos, tecidos, não tecidos, tricotados ou costurados. As mantas são flexíveis e permeáveis. Geotêxteis são usados para aplicações de separação, proteção, filtração, drenagem, reforço e controle de erosões.

Geogrelhas -> São materiais geossintéticos com forma de grelha. A principal aplicação das geogrelhas é em reforço de solos.

Georredes -> São materiais com aparência semelhante à das grelhas formados por duas séries de membros extrudados paralelos, que se interceptam em ângulo constante. Possui alta porosidade ao longo do plano, sendo usada para conduzir elevadas vazões de fluidos ou gases.

Geomembranas -> São mantas contínuas e flexíveis constituídas de um ou mais materiais sintéticos. Elas possuem baixíssima permeabilidade e são usadas como barreiras para fluidos, gases ou vapores.

Geocompostos -> são geossintéticos formados pela associação de dois ou mais tipos de geossintéticos como, por exemplo: geotêxtil-georrede; geotêxtil-geogrelha; georrede-geomembrana ou geocomposto argiloso (GCL). Geocompostos drenantes pré-fabricados ou geodrenos são constituídos por um núcleo plástico drenante envolto por um filtro geotêxtil.

Geocompostos argilosos (GCL’s) -> São geocompostos fabricados com uma camada de bentonita geralmente incorporada entre geotêxteis de topo e base ou ligadas à uma geomembrana ou à uma única manta de geotêxtil. Os geotêxteis que compõem os GCLs geralmente são costurados ou agulhados através do núcleo argiloso para aumentar a resistência interna do produto ao cisalhamento. Quando hidratados eles atuam efetivamente como barreira para líquido ou gás e são comumente usados em aterros sanitários em conjunto com geomembranas.

Geotubos -> São tubos poliméricos perfurados ou não usados para drenagem de líquidos ou gases (incluindo coleta de chorume ou gases em aplicações de aterros sanitários). Em alguns casos o tubo perfurado é envolvido por um filtro geotêxtil.

Geocélulas -> São arranjos tridimensionais relativamente espessos, constituídos por tiras poliméricas. As tiras são soldadas para formar células interconectadas que são preenchidas com solo e, às vezes, concreto. Em alguns casos, faixas de 0,5 a 1m de largura de geogrelhas podem ser ligadas por hastes oliméricas verticais para se formar geocélulas mais espessas, também denominadas “geocolchão”.

Obrigado!!! Paulo Roberto Ferst Diretor Geral (65) 9982-2489 paulorferst@terra.com.br