Cultivo de morango Biodinâmico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Grandes Biomas Terrestres
Advertisements

GERALDO MAGELA GONTIJO EMATER-DF
DECLÍNIO DOS FRUTOS EM PRÉ- E PÓS-COLHEITA
Alternaria em Alho e Cebola
Cultivo de plantas medicinais
Romério José de Andrade
Interpretação da análise de solo
Elementos nutrientes essenciais
Calagem, Adubação e Nutrição da Cultura da Goiabeira William Natale Professor Adjunto Departamento de Solos e Adubos UNIVERSIDADE.
Compostagem.
Manejo ecológico do solo - ii
Funções dos Macro e Micro Nutrientes
Brassicas.
Ervilheiras.
Cultivo Biodinâmico de Brassicáceas.
1. Escolha do Local Solo profundo e bem drenado. Proximidade, quantidade e qualidade de uma fonte de água. Topografia com ligeiro declive. Menor.
Cultivo Biodinâmico de Asteraceae
Cultivo de maracujá Biodinâmico
Mandioca.
Estado do Mato Grosso do Sul Universidade Católica “Dom Bosco” P rojeto Biodiesel Prof. Dr. Engº Agrº Antonio Renan Berchol da Silva Junho/2005.
Principais Doenças do Feijoeiro
ESTRATÉGIAS DE CONTROLE - controle químico órgãos aéreos -
Cultivo de Feijão Vagem biodinâmico
Projeto de paisagismo cobertura
Produtor Pedro Natal Saraceni Hortolândia SP
Cultivo de cucurbitáceas biodinâmicas
Compostagem Agricultura familiar.
PLANTIO.
A DENTIÇÃO HUMANA No decorrer da sua vida, o ser humano possui duas dentições: a 1º conhecida como dentes de leite, é a decídua; ela é formada até 3.
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura
Cultivo de Tomate Biodinâmica
CURSO DE PLANTIO FLORESTAL
Copo de leite & Bastão do Imperador
BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais.
CERCOSPORIOSE DO CAFEEIRO
Cultivo de cenoura Biodinâmica
ESTATICE Gênero Limonium.
Oficina de Compostagem
COLHEITA Para mesa : primeiro ciclo. Melhor época Menor produção
Missão Desenvolver projetos socioambientais, envolvendo pessoas e empresas que tenham por finalidade a restauração florestal. Visão Ser centro de referência.
Classificação Dicotiledôneas – possuem 2 cotilédones  armazenam substâncias de reserva para germinação. Tegumento = casca da semente.
Formação do perfil do solo
FISIOLOGIA DE PRODUÇÃO
Características importantes para uma boa integração das árvores com o meio ambiente urbano.
JACARANDÁ Jacaranda mimosaefolia Família: BIGNONIACEAE
GRÃO-DE-BICO Docente: Paulo Vília Discentes: Ana Rita Costa Nº 4264
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
Cercosporioses do Amendoim (Arachis hypogaea)
MANEJO DE DOENÇAS NA CULTURA DA CEBOLA
Amostras de solos para análises
ANTRACNOSES (Colletotrichum sp.)
OLERICULTURA – I COMO FAZER UMA HORTA MÓDULO – II (VESPERTINO)
2-DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS INDUSTRIAS BÁSICOS E CARACTERIZAÇÃO DOS POLUENTES SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS 2.4-INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE AÇAI.
LEGUMINOSAS ANUAIS DE INVERNO
Projeto Zoneamento de Riscos Climáticos: Abordagem Familiar, Bioenergia e Pastagens PC2 e PC3 Teresina, 3 e 4 de maio de 2006 José Americo Bordini do Amaral.
Luciane Costa de Oliveira
Cultivo de Solanáceas Biodinâmicas
Calendário de Sementeiras
A VITICULTURA DA METADE SUL
Cancro Bacteriano Em Tomateiro
Colheita, Classificação e Armazenamento
Luciane Costa de Oliveira
Raleio de Frutos.
Mancha da folha da uva ou Mancha de Isariopsis
CULTURA DA MANDIOCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
Tomate Cultura Cultura Tomate Cultura Tomate Cultura Cultura Cultura
Cultura do Abacaxi Universidade Federal do Estado do Acre
Cultura da Abóbora Universidade Federal do Acre
Os tipos de solo A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo - Circulação de água no solo.
Cultivo de morango Biodinâmico
Transcrição da apresentação:

Cultivo de morango Biodinâmico

O morango é originário das regiões temperadas da Europa Origem O morango é originário das regiões temperadas da Europa

Clima e cultivares O morangueiro é uma planta bastante sensível ao fotoperíodo, sendo que, para a produção de mudas a planta precisa ter o crescimento vegetativo estimulado por dias longos e temperaturas elevadas. Para a produção de frutos, a planta precisa de dias curtos e temperaturas amenas para estimular a florada.

Campinas IAC 2712: frutos graúdos, cõnicos alongados, suculentos, coloração externa vermelha e interna rosada e sabor adocicado. Plantas vigorosas, produtivas e precoce Produtividade média: 30 a 40 toneladas Toyonoka: frutos grandes, cõnicos, regularmente suculentos e de excepcional doçura. As plantas são vigorosas com melhor desempenho em regiões frias tardia. Produtividade média: 20 a 40 toneladas

Dover: frutos grandes, cônico-alongado, polpa firme, pouco suculento, resistente ao trasporte e comercialização e sabor fraco e ácido. São plantas moderadamente vigorosas, produtivas e precoces. Produtividade média: 40 toneladas Guarani IAC 5074: essa variedade é mais usada para industrialização e congelamento. Os frutos tem o tamanha médio a grande, formato cõnico com pescoço e sabor ácido. Produtividade média: 30 a 40 toneladas Resistente a mancha de Mycosphaerella

Formação de mudas Após o término da colheita ( setembro), deve ser feito o plantio das matrizes do campo de produção para uma nova área. O espaçamento deve ser de 1,0m x 1,0m para permitir ramificações laterais, onde serão formadas novas mudas para o plantio seguinte, nos meses de fevereiro a maio. A média de produção de mudas, varia de 75 a 200 mudas por metro quadrado.

Preparo do solo e adubação de plantio Construção dos canteiros: pode ser mecânica ou manual com aproximadamente 20cm de altura, com 1,20 m de largura, de forma a permitir que a lona cubra-o adequadamente. Adubaçao de plantio: o adubo deve ser aplicado de forma localizada nas covas preparadas sobre o canteiro. Aplicar em media 200 a 300 g de composto por cova.

Plantio e espaçamento Plantio: posiciona-se a muda na cova, de forma que, a coroa da muda receba terra somente até a região do colo ( onde acaba o caule e começa as raízes), tomando-se o cuidado de não aprofundar muito a muda, nem deixá-la muito rasa. Espaçamento: o mais recomendado e de 30cm entrelinhas e 30cm entre covas na linha.

Tratos culturais Replantio: deve ser realizado 15 dias após o plantio das mudas e, se necessário repetir a operação 25 dias após o plantio. Capina: eliminar a vegetação sobre o canteiro e deixar apenas entre os mesmos, evitando competição com a cultura. Após colocar a lona sobre o canteiro, eliminar o mato que nasce junto às mudas, nos furos da lona.

Irrigação: pode ser usado aspresão e gotejo, num turno de rega diário na primeira semana. Após o pegamento das mudas, irrigar de 2 em 2 dias, dependendo do regime de chuvas e da umidade do solo Adubação de cobertura: parcelar 4 a 6 aplicações de nitrogenio e potássio com intervalo de aproximadamente 1 mês. Trabalhar com torta de mamona e cinzas. Outra alternativa e trabalhar com biofertilizantes ricos em nitrogênio e potássio. ( aplicar a cada 15 dias)

Principais pragas e doenças Antracnose

Mycosphaerella Botrytis ( mofo cinzento)

Mancha angular ( bacteriose)

Pragas: Ácaros, broca dos frutos, pulgões e formigas lava-pés.

Sintomas de deficiência nutricional Nitrogênio: desenvolvimento de coloração vermelha a partir das margens internas dos folíolos .Fósforo: desenvolve-se uma coloração azulada em pequenas nervuras e, posteriormente, atinge toda a superfície da folha

Potássio: coloração púrpuro-avermelhada a partir das margens externas dos folíolos. Evolui envolvendo a metade da superfície do folíolo, formando um triângulo esverdeado, que tem como centro a nervura central. Cálcio: os ápices das folhas em início de desenvolvimento apresentam uma coloração castanha e, com o desenvolvimento da folha, tornam-se necróticos, originando folíolos de tamanho menor que o normal.

Enxofre: há cloroses e tamanhos desiguais em folíolos de mesma folha, aparecendo uma coloração escura nas margens externas deles. Boro: sintomas progressivos aparecem nas folhas em início de desenvolvimento, como necrose nas pontas, retorcimento e clorose nos folíolos

Colheita: As colheitas se iniciam quando os frutos apresentam de 30 a 50% de coloração avermelhada. Normalmente e necessário a colheita de 2 em 2 dias. A vida pós colheita do fruto é de aproximadamente 7 dias em cãmara fria. Media de produção: 2 a 2,5kg por metro quadrado ou 20000 a 25000 kg por hectare.