MBA em Gestão de Projetos Módulo 1- Fundamentos Prof MBA em Gestão de Projetos Módulo 1- Fundamentos Prof. Acacio Callim Módulo 2-Estratégias Prof. Marcelo Brum Módulo 3-Viabilidades(R$) Prof. Antonio Gurgel Módulo 4-Integração Prof. Acacio Callim
MBA em Gestão de Projetos Módulo 1- Fundamentos 4 sábados dia 22 de novembro dia 29 de novembro dia 13 de dezembro recesso dia 10 de janeiro horário: primeiro tempo: 9:00/12:30 segundo tempo: 13:30/16:30
Módulo 1- Fundamentos programa: dia 22 de novembro ferramentas de 1 a 13 dia 29 de novembro ferramentas de 14 a 24 dia 13 de dezembro revisão das ferramentas dia 10 de janeiro apresentação de trabalhos/prova
Ferramentas de hoje: 1-Análise de mercado e público alvo 2-Meta/Capital inicial 3-Preço de custo de 1 produto 4-Densidade 5-árvore de risco 6-árvore de retorno/precificação 7-qualidade 8-JIT 9-Transportes 10-Propaganda 11-Lucro líquido 12-Ciclo de vida 13-CRM
Regras para o trabalho dia 10 de janeiro primeiro tempo: 9:00/12:30 o trabalho deve possuir as 24 ferramentas aplicadas em um mesmo raciocínio lógico. caso o trabalho seja dez: grupo liberado da prova com dez. grupo de 4 pessoas apresentação com 30 minutos
caso: trabalho com problemas grupo vai para segundo tempo: 13:30/16:30= prova. PONTUAÇÃO: TRABALHOS EM SALA DE AULA EM GRUPO: PRIMEIRA SEMANA=1 PONTO SEGUNDA SEMANA=1 PONTO TERCEIRA SEMANA= 1 PONTO QUARTA SEMANA:MANHÃ=3 PONTOS ou dez imediato QUARTA SEMANA : TARDE =PROVA=4 PONTOS
“O início” Você foi contratado para ser gestor de um projeto “O início” Você foi contratado para ser gestor de um projeto . O que fazer? Os procedimentos sempre implicarão na aplicação das 24 ferramentas de projeto.
A ideia do projeto Só tem sentido fazer um projeto se for alguma coisa inovadora. Caso exista no mercado não será um projeto, e sim, um processo a ser otimizado. Ex: Remédio para emagrecimento até 30 kg em um mês sem nenhum efeito colateral e o remédio também estica a pele e dispensa cirurgias futuras. Aparência de 18 anos. Projeto ou processo? ,.
Outro exemplo: Implantação de um negócio já existente em uma nova área (ampliação de mercado) . Projeto ou processo? A partir desse momento monte seu grupo de 4 pessoas e pense no seu projeto inovador (se quiser passar com dez e sair cedo no último sábado).
Ferramenta 1: “Análise do mercado e do público alvo” importantíssimo “Pesquisa” monte um questionário com 3 perguntas filtro e com 3 perguntas específicas sobre o seu projeto
Vamos citar alguns exemplos sobre análise de público alvo(primeiro passo do nosso projeto)e ver a postura dos senhores. Foco em: a)raciocínio lógico b) muito bom senso c)conhecimento do mercado exemplo 1 – Viagra exemplo 2- Boneca Barbie exemplo 3-Baile da terceira idade. As perguntas dos questionários são exclusividades do gestor do projeto=você.
Exemplo modelo Produto: Frango Assado na Brasa Público Alvo: Classe B Região : Campo Grande Rio de Janeiro Nota: Sei que não é inovador mas vai facilitar muito o entendimento das aulas
FRANGO ASSADO NA BRASA
Pesquisa de Mercado Campo Grande :320 mil Habitantes Classe B: 32 mil Habitantes Media por familia : 4 pesssoas (8mil familias) Consumo: 1x /mês - expectativa bem humilde. Fazer perguntas (questionário de pesquisa) Classe A 2% Classe B 10% Classe C 50% Classe D 30% Classe E 08%
Perguntas filtro: checar se a pessoa que vai responder a pergunta é público alvo. Me ajudem: 1- 2- 3-
Perguntas específicas sobre o negócio para as pessoas que passaram pelo filtro. Me ajudem: 1- 2- 3-
2-Meta Mensal capital inicial R$100 mil 8.000 frangos 3-Custo Unitário do Produto Frango 1,4 00Kg 6,24 Tempero Caseiro 0,33 Carvão 0,40 Custo de Fabricação 1,38 total 8,35 Adicional Saquinho de Farofa 0,31 Embalagem + sacola 0,40 total 9,06
4-Densidade D= 3 .Estou muito longe das 8 mil famílias?
5-ÁRVORE DE RISCO Concorrentes ------------- 40% (2) Perecibilidade------------ 20% (1) PVD único --------------30% (2) Preço -----------10% (1) _______________ 100% 40x2+20x1 +30x2+10x1 = 170/6 =28,3% Se der maior que 30% -descartar projeto
6-ÁRVORE DE RETORNO Feito na Brasa-------------50% Tempero caseiro------------25% Propaganda ---------------20% Carne Branca -------------10% Embalagem de Isopor----05% ___________ 110% Valor: R$18,90 -aqui ocorre a precificação do produto
7-Qualidade . B=primeira linha L=segunda linha C=lixo Frango B Tempero caseiro Carvão Farofa Empalagem Sacola
8-JIT(projeções) Produção : 8mil frangos Sobra e perdas: 160 frangos Vendidos: 7840 frangos . Impactou o projeto? ATÉ QUANTO O JIT TOLERA?
9-Transporte Veículo Refrigerado Automóveis (cliente) (Trasnporta o frango da Central para o PVD) R$1.000,00 por mês(terceirizado) Automóveis (cliente) O cliente vai até o ponto de venda NÃO TRABALHAMOS COM “DELIVERY” TIVE DESPESAS AQUI?
10-Propaganda/MÊS Boca-a-boca ------------ Zero Redes Sociais------------ Zero Carro de Som------------R$ 280,00 Panfletagem-------------R$ 230,00 Outdoor (10)-----------R$2500,00 Jornal Cospel-------------R$ 200,00 _________________ R$ 3210,00
11-Lucro líquido custos fixos: Aluguel Loja-------- 3.000,00 Aluguel do galpão 2.000,00 Água e Luz----------- 2.000,00 Transporte----------- 1.000,00 Folha de PG---------- 14.000,00 ______________ 22.000,00
11-Lucro Líquido Receita--------------- 148.176,00 Custo variável------- (72.480,00) Custo Fixo------------(22.000,00) Propaganda---------( 3.210,00) _________________ Lucro Líquido ------- 50.486,00 Capital inicial R$100mil Quase 50% de lucro. Gostou?
12-O projeto deve contemplar:Ciclo de Vida Estratégia para evitar o Declínio Inovação no produto: Frango Desossado
Cartão Fidelidade Na compra de 10 frangos ganha-se 1 frango 13-CRM Cartão Fidelidade Na compra de 10 frangos ganha-se 1 frango
atividade: Em grupo , deverão fazer uma análise crítica dos 3 projetos a seguir: Valor 1 ponto Entregar ao professor no final do tempo estabelecido
Produto: Esmalte de Unhas Projeto 1 Go MAGIC Produto: Esmalte de Unhas São esmaltes que mudam de cor conforme a luz e a temperatura do ambiente e promovem um crescimento das unhas mais eficaz
rosa escuro em rosa claro. As cores quatro cores em oito: azul claro em bege; roxo em azul escuro; vinho em vermelho e rosa escuro em rosa claro.
1 - Público alvo Classe: A, B e C. Preço ao consumidor: R$25,00 Atuação: Estado do Rio de Janeiro. Público: Feminino Idade: À partir de 12 anos Pop. Feminina (IBGE 2013): 8.300.000 (-) Crianças 0 a 11 anos: 3.300.000 (-) Classe D e E: 2.500.000 (-) Pessoas que não usariam o produto: 250.000 Pessoas habilitadas a usar o produto: 2.250.000
2 – Meta/capital inicial Meta – Produção mensal: 2.250.000 kits Cada kit=4 esmaltes 563.000 unidades frascos de cada cor. Capital inicial: R$ 53.595.500,00
3 - Árvore de Risco Poucas cores 40% - 3 Conservadorismo 30% - 3 Ser em kit 20% - 2 Emb externa 10% - 1 100% - 9 Risco: 120+90+40+10 / 9 = 260/9 = 28,9% Risco: Ok. (< 30%)
4 – retorno/Precificação Propaganda: 40% Crescimento das unhas 10% Modismo : 10% Resposta rápida da coloração: 40% 100%
5 -Qualidade dos ítens ÍTENS PMMA ESTERALCÔNIO DE HECTORITA NITROCELULOSE COPOLÍMERO DE ETILENO POLÍMERO DE ETILENO POLIURETANO RESINA SOLVENTE CORANTE AGENTE DE SUSPENÇÃO EMBALAGEM 1 (Papel) EMBALAGEM 2- VIDRO PINCEL TAMPA QUALID B L
6 - DENSIDADE *D = 4,5 KM *P = 100% Farmácias, Drogarias e Distribuidores de produtos cosméticos
7 – TRANSPORTE DISTRIBUIÇÃO PARA PDVS Rodoviário Frete Terceirizado. Transportadoras com frete compartilhado, para todo Rio de Janeiro. R$ 23.000,00 / Mês
8-Preço de Custo •Composição: •PMMA (polimetilmetacrilato): R$ 0,30ml •Esteralcônio de Hectorita: R$ 0,13ml •Nitrocelulose: R$ 0,15ml •Copolímero de Etileno: R$ 0,09ml •Poliuretano: R$ 0,05ml •Resina: R$ 0,03ml •Solvente: R$ 0,08ml •Corante / Pigmento R$ 0,33ml •Agente de suspensão R$ 0,07ml Total R$ 1,23 Frasco •Embalagem Vidro: R$ 0,15 unid Embalagem Papel: R$ 0,02 unid •Pincel: R$ 0,02 unid •Tampa: R$ 0,04 unid •Esmalte: R$ 12,30 10ml Total R$ 12,53
9-Lucro líquido Custo Unit: 12,53 x 2.250.000 = R$ 28.125.000,00 Venda: 25,00 x 2.250.000 = R$ 56.250.000,00 despesas com propaganda Propaganda: total Jornais: R$ 100.000,00 Revistas: R$ 100.000,00 Busdoor:R$ 50.000,00 Outdoor: R$ 100.000,00 TV: R$ 24.962.500,00 – total R$25.312,500,00 Internet: Sem custo (através das Redes sociais)
Lucro Líquido Telefone + Água + Luz + IPTU: R$ (10.000,00) Frete: R$ (23.000,00) Mão de Obra: R$ (25.000,00) Máquinas: R$ (100.000,00) Matéria Prima: R$ (28.125.000,00) Marketing (1 Mês): R$ (25.312.500,00) Total despesas: R$ 53.595.500,00 Receita Bruta: R$ 56.250.000,00 Lucro líquido: R$ 2.654.500,00 LUCRO LÍQUIDO EM 1 MÊS - OK
ANÁLISE DE LUCRO LÍQUIDO X CAPITAL INICIAL Capital inicial: R$ 53.595.500,00 Lucro Líquido: RS 2.654.500,00 Ok. Vale muito a pena.
10 - CICLO DE VIDA Novo público alvo: meninas menores de 12anos- público infantil. Serão produzidas novas cores para atender o novo público alvo. Garantia das pagamento das parcelas futuras
11 - JIT Estoque Inicial: 2.250.000 unid. Estoque Final: 0 unid –venda total da meta Obs. Houve o refugo de 113 peças.
Caso 2 Lapineta Caneta esferográfica na cor azul e lapiseira, juntas em um único produto
1-Público alvo: Estudantes de grau médio de classe social C que estudam: 648mil – Rj - hoje Preço aos PDVs R$1,00 Meta: 650 mil unidades mês Necessidade: R$500 mil
Preferência por outra marca 2 25% Só azul 3 10% 100 2-Árvore de risco Poucos Pdv´s 1 65% Preferência por outra marca 2 25% Só azul 3 10% 100 Risco total= 24,17% OK (< 30%)
3-árvore de retorno Propaganda 60 % Praticidade 40 % Embalagem 10 % Total 110 % precificação
D = 4 UnidadeKm P = 100 % 4-Densidade Papelarias e cantinas dentro de escola pública
5-qualidade Ítem Qualidade PVC B Pigmento azul L PVC Cristal Tinta azul Ponta esferográfica Grafite Mola 5-qualidade
6-Transporte Despesa com frete (Terceirizado): 28 6-Transporte Despesa com frete (Terceirizado): 28.000,00 / mês - rodoviário Distribuição para os Pdv´s
Impressos – R$ 900,00 (10mil/mês) Internet (Redes Sociais) – Sem custo 4 Outdoor s(R$ 3.000,00) total: R$3900,00 mês colocados ao longo da av.Brasil 7-Propaganda
8- lucro líquido Preço de Venda: R$ 1,00 Ítem Custo Embalagem 0,25 Embalagem 0,25 Tampa dianteira 0,03 Grafite 0,02 Tampa traseira Mola 0,01 Tinta 0,04 Ponta esferográfica 0,09 Tubo flexível Preço de Custo = 0,48 Preço de Venda: R$ 1,00 8- lucro líquido
Despesas Telefone / Água / Luz / Outros 4.000,00 Marketing 3.900,00 Embalagem 78.000,00 Frete 28.000,00 Salários 14.000,00 Matéria Prima 312.000,00 Máquinas 19.000,00 Total das despesas 458.900,00 Lucro Bruto 650.000,00 Lucro Líquido 191.100,00
9-análise:Capital Inicial X Lucro líquido Capital inicial = R$500.000,00 Lucro = 191.100,00 Ok, vale a pena acreditar em nós. 9-análise:Capital Inicial X Lucro líquido
10-ciclo de vida
Para que possamos nos manter sempre no mercado no estágio 2 ,a cada ano iremos criar novos desenhos (de acordo com a atualidade) estampados no produto. Ex: hoje – exemplos de estampas simpáticas-Natal 10-Ciclo de Vida
11-JIT Kaizen= 0,005%(33 canetas) Todo volume é descartado (lixo) Não dá para vender com lucro razoável e ninguém quer pegar o refugo na fábrica assumindo os custos de transporte. Assumimos todo o prejuízo do refugo. 11-JIT
Estoque Inicial = 650.000 Estoque Final = 0 (Zero) Vendemos tudo jit = sem sobras,sem defeitos
Projeto 3 FAST FOOD “POWER” Para suprir a necessidade de quem não tem tempo suficiente para preparar seu alimento Pacote = 1 refeição(qualquer sabor) = R$5,00
Sabores para o primeiro mês Feijoada Sopa Macarrão com Carne Macarrão com salsicha Galinha com Arroz e Feijão
Justificativa do produto O mundo globalizado exige mais tempo das pessoas . Por isso nosso alimento vem ao mercado para revolucionar os “sem tempos”, pois com água quente e a espera por 3 minutos sua refeição estará disponível para ser consumida(pode ser levado ao micro ondas).
1-Público Alvo Público alvo Local:RJ-Zona sul ,Solteiro(a)s ,Classe Social AB ,maiores de 18 anos P.A= 150 mil pessoas Meta:3 milhões de pacotes Necessidade: R$6 milhões
2-Árvore de Risco Árvore de Risco Poucos Pdvs 1 20 Preferência por outra marca Uso Incorreto 2 40 Por ser instantaneo Risco menor que 30% - ok
3-Árvore de Retorno Marketing 40% Praticidade 60% Preço 20% Eficácia 30% Total: 150% Preço de custo R$ 2,00 Preço ao consumidor R$ 5,00
4-Densidade Densidade=4,5 – unid=Km Locais: Mercearias e supermercados
5-Despesas Telefone / Água / Luz / Outros 600.000,00 Marketing 900.000,00 Embalagem 200.000,00 Frete 150.000,00 Salários 2.250.000,00 Matéria Prima 1.000.000,00 Máquinas Total das despesas 6.000.000,00 Lucro Bruto 15.000.000,00 Lucro Líquido 9.000.000,000
6-Logística de Transporte R$: 150 Mil ao Mês. Contratação de Serviço Terceirizado.
7-Propaganda 20 anúncio de 15 Segundos na Tv Globo Colocar Slides Fixos em 100 pontos de ônibus Colocar 5 anúncios num intervalo de 90 segundos na “TV Ônibus” (Tvs que ficam dentro do ônibus) Propaganda nas frentes e Laterais de ônibus das Rotas da região que será vendida o produto Internet: Sem custo( Sites que não cobram para fazer anúncios e Redes Sociais)
8-Ciclo de Vida Lançar novidades em 6 e 6 meses como: Novos sabores(light/diet) Embalagens com 7 Kg(para durar 1 semana). Cada pacote possuir 500gr Colher medidora para o auxílio na preparação
9-JIT Produção mensal 3 milhoes de pacotes mês Refugo mensal 1% de pacotes 30 mil pacotes por mês Perda financeira mensal: R$240 mil mês Não vendemos o refugo Doado como fertilizante
JIT Vendemos tudo mas temos refugo. Jit não cumprido
10-CRM Cadastro de telefones dos varejistas para fechamento de pedidos (semanalmente). Sempre com novidades:promoções, brindes,descontos, etc. Novos públicos alvo: Contatar a forças armadas para oferecer nosso produto para atividades de treinamento de guerra e outras situações que necessitem isolamento.