Desenvolvido pelo Secretariado CITES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Palestras, oficinas e outras atividades
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
14/10/09 Uma animação possui: Início; Passo; Fim; 1.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Copyright (c) 2003 by Valery Sklyarov and Iouliia Skliarova: DETUA, IEETA, Aveiro University, Portugal.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Sumário Bem ou serviço compósito = dinheiro Exercícios 2 Exercícios 3.
Sumário, aula 9 Elasticidade Elasticidade arco Elasticidade no ponto
Ludwig Krippahl, 2007 Programação para as Ciências Experimentais 2006/7 Teórica 5.
Nome Data Matemática 1 Observa alguns frutos do Outono. Efectua as operações. 2 Observa Quantas patas temos nós ? R : _________________________. 3 Observa.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Relações Adriano Joaquim de O Cruz ©2002 NCE/UFRJ
PERSPECTIVA CONCEITUAL
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
FUNÇÃO MODULAR.
Aula 4 Nomes, Vinculações, Tipos e Escopos
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Provas de Concursos Anteriores
Utilização dos Anexos e da Lista de Referência de Espécies CITES
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
Bolsas Vera Crevelin OBS: Nos slides disponíveis clique sobre o ícone de informação para visualizar mais fotos das bolsas.
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Regulamento FMTKD adaptado para Categorias Não-Oficiais
Bolha Posição de máx. W2 Ponto de Estagnação
Equilíbrio de uma Partícula Diagramas de Corpo Livre Cap. 3
Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 11.
Veículos e Sustentabilidade Ambiental
Lemas (Sudkamp)  .
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 08.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
Expressões Idiomáticas
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Modelagem Estatística
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
1 Copyright © 2010 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Title of Presentation Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary.
VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
Projeto Medindo minha escola.
C ORROPIOS, C ARDINCHAS E C ÃES G RANDES O LIVRO de José Paixão em imagens – com pistas de leitura propostas por por www.joraga.net.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Atuação do Terceiro Setor: Relações Sustentáveis? Sustentabilidade da Sociedade Civil & Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil Mário Aquino.
Máquina de Turing Universal
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
AM020C A interface entre Meio Ambiente, Sociedade e Economia Indicadores de produtividade e empregabilidade da agricultura do Brasil. Aluna Andressa Santos.
GINÁSTICA LABORAL UM NOVO CAMINHO.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvido pelo Secretariado CITES GreenCustoms Knowledge Series No. 16 Introdução à identificação de camaleões Baseado nas fichas do Manual de identificação CITES apresentado pela Autoridade Cientifica da Alemanha Desenvolvido pelo Secretariado CITES

Questões a responder O que são camaleões? Os camaleões são populares no comércio? Como se podem identificar os camaleões? Quão variáveis são em forma e cor? Que recursos de identificação estão disponiveis?

Camaleões A família Chamaeleonidae é um grupo diferenciado e altamente especializado de lagartos, que se distingue pelos seus pés em forma de braçadeiras, movimento separado dos olhos e línguas compridas Muitos têm uma cauda preênsil, e alguns são capazes de mudar sua cor Cerca de 160 espécies de África, incluindo Madagáscar, de Espanha e Portugal, do sul da Ásia e Sri Lanka, ocorrendo desde habitats quentes da floresta tropical às condições do deserto

Camaleões Algumas (mas não todas) espécies de camaleões são capazes de mudar de cor da pele, que pode ser rosa, azul, vermelho, laranja, verde, preto, castanho, amarelo e turquesa Camaleões utilizam a sua capacidade de mudar de cor para se misturarem com o ambiente que os rodeiam, para expressar a sua condição fisiológica e como um indicador social para os outros camaleões Chamaeleo wiedersheimi Chamaeleo johnstoni

Camaleões O camaleão espinhoso pequeno Brookesia perarmata está incluído no anexo I da CITES

Camaleões Outras espécies de Brookesia, e todas as espécies do género Bradypodion spp., Calumma spp., Chamaeleo spp. e Furcifer spp. estão incluídas no anexo II Camaleões variam muito em tamanho e na estrutura do corpo, com um comprimento máximo que varia entre os 3,4 cm a 68,5 cm Alguns possuem ornamentação da cabeça ou na face e os machos são tipicamente mais ornamentados que as fêmeas Furcifer labordi

Camaleões no Comércio Camaleões são animais de estimação muito populares e muito procurados por coleccionadores; números do comércio de 2007-2008 sugerem as seguintes espécies como as mais frequentemente negociadas: Bradypodion fischeri e B. tavetanum (Tanzania) Furcifer lateralis, F. pardalis e F. verrucosus (Madagascar) Chamaeleo calyptratus, C. chamaeleon (Jordania) Chamaeleo bitaeniatus, C. deremensis, C. dilepis, C. fuelleborni, C. hoehnelli, C. jacksonii, C. melleri, C. rudis, e C. werneri (da África Oriental) Chamaeleo gracilis (África Oriental e Ocidental) Chamaeleo senegalensis (África Ocidental)

Camaleões no Comércio Para além disso, as quotas de exportação voluntárias de 2009, incluem números significativos de Chamaeleo affinis, C. africanus, C. calcaricarens, C. ellioti e Furcifer oustaleti Nem todo o comércio é de espécimes retirados do meio natural e as quotas de 2009 indicam que uma parte do comércio é de espécimes criados em “rancho” e de espécimes da primeira geração criada em cativeiro

Identificação de camaleões Mesmo para especialistas, muitas espécies de camaleões não são fáceis de identificar Há sempre diferenças sexuais impressionantes na morfologia e na coloração das espécies Características externas de diagnóstico entre espécies podem estar quase ausentes Em algumas espécies, existe uma variação geográfica significante na morfologia e na cor A capacidade dos indivíduos para mudarem de cor rapidamente torna difícil a utilização da cor padrão para identificação O conhecimento cientifico sobre camaleões ainda é um pouco pobre

Identificação de camaleões Para se identificar camaleões, deve-se ser capaz de distinguir as principais características morfológicas Não pode depender da cor! Chamaeleo tempeli

Principais características distintivas dos camaleões (1) Crista do rosto Crista lateral Crista temporal Lóbulo occipital Crista gular Crista ventral Crista dorsal composta de escamas simples, cones ou tubérculos Linhas de escamas aumentadas dos tubérculos ao longo dos flancos Esporão do tarso

Principais características distintivas dos camaleões(2) Par de apêndices de rosto Crista dorsal tipo barbatana, vela ondulada Cauda tipo barbatana, com vela ondulada

Exemplos de características distintivas dos camaleões Corno rostral anelar e longo Corno pré-orbital anelar e longo Crista lateral Crista parietal Lóbulos occipitais pequenos, divididos por uma depressão Crista temporal Crista gular ausente Chamaeleo oweni

Exemplos de características distintivas dos camaleões Crista parietal Crista lateral Crista rostral Grandes lobos occipitais Crista gular composta por tubérculos baixos cónicos Furcifer lateralis, fêmea Chamaeleo dilepis

Exemplos de características distintivas dos camaleões Crista parietal Lóbulos occipitais pequenos e alongados Lobúlos gulares grandes e escamados Chamaeleo calyptratus calcarifer Chamaeleo eisentrauti

Exemplos de características distintivas dos camaleões Apêndice rostral escamoso e único (vista dorsal) Apêndices rostrais pares e escamosos (vista dorsal) Crista rostral Calumma nasuta (macho) Furcifer minor (macho)

Exemplos de camaleões mais frequentes no comércio Furcifer lateralis (fêmea) Furcifer lateralis (macho)

Exemplos de camaleões mais frequentes no comércio Furcifer pardalis (fêmea) Furcifer pardalis (macho)

Exemplos de camaleões mais frequentes no comércio Furcifer verrucosus (macho) Furcifer verrucosus (fêmea)

Exemplos de camaleões mais frequentes no comércio Chamaeleo ellioti Furcifer oustaleti (macho)

Exemplos de camaleões mais frequentes no comércio Chamaeleo calyptratus (macho) Chamaeleo chamaeleon

Exemplos de camaleões mais frequentes no comércio Chamaeleo deremensis (fêmea) Chamaeleo bitaeniatus

Exemplos de camaleões mais frequentes no comércio Chamaeleo dilepis Chamaeleo fuelleborni (macho)

Exemplos de camaleões mais frequentes no comércio Chamaeleo melleri Chamaeleo rudis

Exemplos de camaleões mais frequentes no comércio Chamaeleo werneri (macho) Chamaeleo werneri (fêmea)

Exemplos de camaleões mais frequentes no comércio Chamaeleo gracilis Chamaeleo senegalensis

Exemplos de camaleões mais frequentes no comércio Chamaeleo affinis Chamaeleo africanus (macho)

Exemplo das variações morfológicas dentro do género - Bradypodion spp. Camaleões anões sulafricanos (Bradypodion spp.) são nativos de localizações isoladas da África Oriental e do Sul (Repare na diferença das características morfológicas dentro do mesmo género...) Bradypodion dracomontanum Bradypodion nemorale Bradypodion oxyrhinum Bradypodion setaroi Bradypodion thamnobates Bradypodion adolfifriderici Bradypodion carpenteri Bradypodion fischeri Bradypodion tavetanum Bradypodion uthmoelleri Bradypodion mlanjensis Bradypodion pumilum Bradypodion spinosum Bradypodion tenue Bradypodion xenorhinum

Bradypodion spp. Bradypodion dracomontanum (macho)

Bradypodion spp. Bradypodion nemorale

Bradypodion spp. Bradypodion setaroi (macho)

Bradypodion spp. Bradypodion thamnobates (fêmea)

Bradypodion spp. Bradypodion carpenteri (macho)

Bradypodion spp. Bradypodion carpenteri (fêmea)

Bradypodion spp. Bradypodion adolfifriderici (macho)

Bradypodion spp. Bradypodion fischeri fischeri (macho) B. fischeri é popular no comércio

Bradypodion spp. Bradypodion fischeri multituberculatum (macho)

Bradypodion spp. Bradypodion fischeri excubitor (fêmea)

Bradypodion spp. Bradypodion tavetanum (male) B. tavetanum é popular no comércio

Bradypodion spp. Bradypodion mlanjensis

Bradypodion spp. Bradypodion pumilum pumilum (fêmea)

Bradypodion spp. Bradypodion pumilum karrooicum (fêmea)

Bradypodion spp. Bradypodion pumilum gutturale (macho)

Bradypodion spp. Bradypodion pumilum damaranum

Bradypodion spp. Bradypodion pumilum transvaalense

Bradypodion spp. Bradypodion spinosum (fêmea)

Bradypodion spp. Bradypodion tenue

Bradypodion spp. Bradypodion xenorhinum (macho)

Bradypodion spp. Bradypodion xenorhinum (fêmea)

Recursos de Identificação O manual de identificação CITES online é uma boa fonte de materiais de identificação de camaleões Nomes Características Distribuição Espécies semelhantes www.cites.org Furcifer minor

Recursos de Identificação Contudo, para se utilizar qualquer recurso de identificação (como o Manual de Identificação CITES ou outros guias), deve utilizar as características morfológicas (tamanho, forma da cabeça, presença de cristas, lóbulos, cornos etc.) Furcifer rhinoceratus Chamaeleo oweni

Resumo As espécies de camaleões não são fáceis de identificar Entre sexos pode haver grandes diferenças na morfologia e coloração Dentro de um género pode haver grandes variações morfológicas e de coloração Dentro de uma espécie pode haver variações geográficas significativas, morfológicas e de coloração Os padrões de cor não ajudam à identificação, e devem ser usadas características morfológicas Uma boa referencia é o Guia de identificação CITES online

Secretariado CITES Genbra www.cites.org