LOGO Rafaela Cota Silva Portugal Once upon a time they wrote, now we (sign) write! July 23th.

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Transcrição da apresentação:

LOGO Rafaela Cota Silva Portugal Once upon a time they wrote, now we (sign) write! July 23th

 Contrariar a ideia de língua ágrafa;  Conceder um novo patamar à língua;  Preservar o registo evolutivo;  Facultar às crianças surdas um instrumento para a aprendizagem da LP. SignWriting – Gosto pelo tema 2/16

Desenvolvimento da criança  Ambiente linguisticamente rico;  Estruturação do pensamento;  Desenvolvimento da linguagem; Alavanca fundamental: Literatura Infantil 3/16

Literatura infantil  Ler histórias a crianças: Ouvintes – oralmente + escrita da LP Surdas – LGP + ?  Exposição precoce a imagens/conceitos associados à escrita da língua natural; 4/16

Escrita da LG – Vantagens  Fomentar a aquisição da linguagem;  Apropriação do sistema de escrita da sua língua natural;  Alavanca fundamental para a aprendizagem da escrita de uma segunda língua; Desenvolvimento linguístico igualitário ao par ouvinte 5/16

 Concretização de um sonho – tornar o SW uma realidade em PT;  Colmatar a lacuna existente em PT no que toca a literatura infantil para crianças surdas;  Disponibilizar uma ferramenta que possa servir de modelo e referência a outras; SignWriting – o porquê de um livro? 6/16

 Perceber se seria exequível e profícua a adaptação do SW à LGP;  Aferir se este sistema de escrita poderá assumir potencialidades práticas e em última instância, didáticas; SignWriting – o porquê de um livro? 7/16

Literatura infantil  Material disponível no entrangeiro: livros infantis com SW 8/16

Literatura infantil  Em Portugal: literatura com DVD em LGP;  Necessidade de tornar o SW uma realidade. 9/16

Escrita – Processo de adaptação 10/16

Escrita – Processo de adaptação 11/16

 Palavra escrita enquanto ferramente importante para a literacia da criança;  Escrita de uma língua – valoriza-a, dignifica o estatuto linguístico, preserva-a no tempo, regista a evolução, contribuiu para a convencionalidade;  SW – contacto e aprendizagem precoce em concordância com a predisposição da criança; Conclusões 12/16

Conclusões 13/16

 Por as crianças em contacto com o livro e perceber através de observação directa se o mesmo será profícuo, produtivo e útil;  Edição de mais livros de histórias infantis com SW. SignWriting – Desejo para o futuro 14/16

Em PT existe algum receio em relação ao SW, mas escrever LGP não é contrariar a natureza da Língua, é contribuir para que ela se mantenha viva. SW: dignificar e preservar a LGP 15/16

Obrigada pela atenção!