Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Matemática e Estatística do Tamanho do Brasil
NUCLEO artes plásticas | | BARREIRO | 18 Dezembro2011 Painel 2 Maria Fernanda C. Martins.
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
“Direitos humanos são aqueles direitos fundamentais...
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
Economia da Informação
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação A Patente na Universidade: Contexto e Perspectivas de uma Política de Geração de Patentes na Universidade.
TEORIAS E ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
dos professores e funcionários do Ensino Fundamental II do Preve
A SOCIOLOGIA NO BRASIL.
II Seminário Internacional
2º Encontro Associados 2012 (Restaunte Sal &Brasa – 25/06/2012)
António Torrado 1.
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
Curso de Docência Universitária
CRIAÇÃO E GESTÃO DAS ASSESSORIAS INTERNACIONAIS
Semana da Arte Moderna Semana de 22.
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
LEILÃO DE JARDIM.
Dossiê de Lançamento PROEP 20 Anos
Almeida Negreiros.
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
Fórum Universidade em Debate 19 de março de h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina.
MESA REDONDA 2 – REUNI & o Acesso ao Ensino Superior MESA REDONDA 2 Influência do REUNI nas Condições de Acesso ao Ensino Superior das Universidades Públicas.
Especialização em Educação e Diversidade Cultural
Diretoria de Currículos e Educação Integral
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
Eixo 1. Democratização do acesso Edição de literatura indígena O projeto consiste na edição e publicação, com recursos do FNDE (convênio SECAD-MEC/FALE-UFMG),
O Artigo Científico Cultura, Língua e Comunicação
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Seminário sobre a vida, teoria e prática de Herbert Read
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-graduação em Engenharia Elétrica Centro: Centro.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
Como elaborar Memorial e
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras Centro: Centro.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa:Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Centro:
A INFLUÊNCIA DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
RUMO A NOVAS CONQUISTAS GESTÃO
Guia de Dicionários de Música: coleção de obras da Biblioteca do IEB-USP impressas em idioma português CBD 0200 – Recursos Informacionais I –diurno CBD.
IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB E
15 ANOS C URSO D IREITO PUC M INAS A RCOS 16/09/ :00 h Mesa de abertura Prof. Dr. Guilherme Coelho Colen – Diretor da Faculdade Mineira de Direito.
BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS
Agrupamento de Escolas
Concepções em Educação Matemática
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
1. UNESP e a Sociedade 2 Formação de Recursos Humanos e Produção de Conhecimento ≈ Professores (94% RDIDP) 179 Cursos de Graduação (65 diferentes.
BASE LEGAL + Prevista no Art.210 da Constituição Federal: "Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Programa Fulbright - Bolsas e Oportunidades - Dezembro de 2015.
ESTUDOS SOBRE A CONTEMPORANEIDADE I Profa. Sônia Sampaio, Dra. Rosângela da Luz Matos, Dra./bolsista CAPES Posdoc Letícia Vasconcelos, Mestranda Psicologia.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
JORNALISMO RECEPÇÃO AOS ALUNOS DO 1º ANO INSTITUTO DE ESTUDOS JORNALÍSTICOS FLUC 22 DE SETEMBRO DE 2008 INSTITUTO DE ESTUDOS JORNALÍSTICOS FLUC 22 DE SETEMBRO.
Mário Pedrosa ( ): Entre arte e política.
Painel 8 – Inclusão digital e uso de informação Moderador – Cecília Leite – IBICT Painelista 1 – César Santos Alvarez - Presidência da República Painelista.
Normatização ABNT.
Transcrição da apresentação:

Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras Grupo de Trabalho 4 Artes e Humanidades

Coordenação Membros UFG UFMG UFAL UNESP Prof. Dr. Nilson Ghirardello Profa. Dra. Ofir Bergemann de Aguiar UFMG Profa. Dra. Eliana R. de Freitas Dutra UFAL Prof. Dr. José Niraldo de Farias

Propostas de Atuação 1) Realização de Seminário ou 2) Publicação de Livro/Livros

Realização de Seminário TEMA: Lusitanismo em um Mundo Globalizado? OBJETIVOS: -Discussão conceitual sobre as relações luso-brasileiras em tempos globalizados, ou pós-globalizados; -Identificar parâmetros e possíveis sinergias acadêmicas, sociais e culturais para a rede luso brasileira de universidades.

JUSTIFICATIVA: -Encontrar princípios para definição de ações do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. -Rediscutir conceitos como lusitanismo, lusitanidade, lusotropicalismo e revisitar, historicamente, projetos e ações nele ancoradas no passado e no presente. DATA: Por ocasião do próximo encontro do GCUB. LOCAL: A definir.

Possíveis palestrantes: Boaventura Souza Santos, (Prof. Sociologia/Univ. Coimbra) Mini currículo: Doutor em sociologia do direito pela Universidade de Yale e professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Diretor dos Centro de Estudos Sociais e do Centro de Documentação 25 de Abril dessa mesma universidade. É atualmente, um dos principais intelectuais da área de ciências sociais, com mérito internacionalmente reconhecido. Seus escritos dedicam-se ao desenvolvimento de uma Sociologia das Emergências, que segundo ele procuraria valorizar as mais variadas gamas de experiências humanas, contrapondo-se a uma "Sociologia das Ausências“. Evaldo Cabral de Mello, (Historiador e escritor Pernambucano) Mini currículo: Autor de dez livros, é considerado um dos mais importantes pesquisadores da história do nordeste brasileiro, em particular sobre o período da dominação holandesa em Pernambuco, no século XVII, e do ciclo da cana de açúcar. Foi também diplomata, até se aposentar. Em 1992, obteve o título de doutor em história por notório saber pela USP. Alvaro Siza, (arquiteto português); Mini currículo: É o arquiteto contemporâneo português de maior prestigio internacional, ganhador do Prêmio Pritzker, realizou obras emblemáticas como o Pavilhão de Portugal na Expo’98 e recentemente o Prédio da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre. Almeida Faria, (escritor português); Mini currículo: Freqüentou, em Lisboa, as Faculdades de Direito e de Letras, é atualmente professor de Estética na Universidade Nova de Lisboa. Viveu como escritor residente nos EUA e em Berlim. Tem colaborado em diversas publicações coletivas, alemãs, brasileiras, francesas, holandesas, italianas, suecas e norte-americanas. Seus romances foram objeto de várias teses universitárias.

Fernando Catroga, (Prof. História/Univ. Coimbra) Mini currículo: Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Membro do Instituto de História e Teoria das Idéias; Diretor da Revista de História das Idéias; membro do Centro de História da Sociedade e da Cultura; membro do Conselho Científico e Presidente da Comissão Científica do Grupo de História da FLUC; autor de diversos livros. Maria Lúcia Pallares Burke, (Profa. Educação/USP) Mini currículo: Historiadora brasileira, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo com pós doutorado pela Universidade de Cambridge (1989). Recentemente publicou o livro Gilberto Freire: um vitoriano dos trópicos. Manuel Ferro, (Prof. Literatura/Univ. Coimbra) Mini Currículo: Doutor em Letras pela Universidade de Coimbra, com destaque para a  Área de Línguas e Literaturas Modernas, especialidade de Literatura Comparada. É Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Membro da Direção do Instituto de Estudos Italianos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, do Centro Inter-universitário de Estudos Camonianos, bem como do Conselho Consultivo do Centro de Línguas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Julio Pomar, (artista plástico português); Mini currículo: Freqüentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e do Porto. Realizou exposições principalmente em Lisboa e em Paris, tendo feito a sua primeira exposição individual em 1947 na cidade do Porto. Da pintura à escultura, passando pelas ilustrações, Júlio Pomar foi consagrado há muito como um dos nomes maiores da arte contemporânea européia. Almeida Faria, (escritor português); Mini currículo: Freqüentou, em Lisboa, as Faculdades de Direito e de Letras, é atualmente professor de Estética na Universidade Nova de Lisboa. Viveu como escritor residente nos EUA e em Berlim. Tem colaborado em diversas publicações coletivas, alemãs, brasileiras, francesas, holandesas, italianas, suecas e norte-americanas. Seus romances foram objeto de várias teses universitárias. Alvaro Siza, (arquiteto português); Mini currículo: É o arquiteto contemporâneo português de maior prestigio internacional, ganhador do Prêmio Pritzker, realizou obras emblemáticas como o Pavilhão de Portugal na Expo’98 e recentemente o Prédio da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre.

Tarefas: Definição dos membros da Comissão Acadêmica Elaboração do projeto do evento (fundamentação, definição dos palestrantes e contato com os mesmos). Assessoria acadêmica à comissão organizadora do II Seminário do GCUB

2) Publicação de Livro ou Livros:  Encaminhamento, às Editoras da UFMG/UNESP, de proposta de publicação de obras literárias do mundo Atlântico, com autores da África, Brasil e Portugal.

Tarefas: Contato com os Editores para definição de autores, temas e cronograma de publicações.

Necessidades básicas do GT Artes e Humanidades: Definição pelo GCUB por uma das propostas apresentadas Apoio efetivo e concreto do GCUB, com definições relativas ao fomento destinado às propostas apresentadas Ampliação, urgente, do número de participantes do GT

GT Artes e Humanidades Adesões nghir@faac.unesp.br