Literatura Terceira Aula

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Renascimento cultural
Advertisements

Escola Secundária de Cantanhede 07/08 Português
Literatura Prof. Henrique
RENASCIMENTO CULTURAL SÉCULO XIV AO XVII
PRÉ - VESTIBULAR LITERATURA PORTUGUESA Era clássica Prof . Asp Gilmara
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Características Gerais
RENASCIMETO E HUMANISMO Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG.
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
Renascimento Cultural
RENASCIMENTO CULTURAL
O Renascimento Cultural. Professor: Adailton Figueiredo.
Classicismo.
Renascimento.
RENASCIMENTO O Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas no século XIV. Esse movimento de renovação.
Luís Vaz de Camões.
Humanismo e individualismo
Classicismo.
No século XVI, Portugal conquista a cidade de Ceuta.
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
Os Lusíadas Luís Vaz de Camões.
Aspectos do Renascimento cultural
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
O renascimento e a formação da mentalidade moderna
Classicismo (1527 – 1580).
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
Aula Multimídia.
Os Lusíadas A história de uma viagem....
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
Mudanças na mentalidade da Europa no século XVI
Classicismo.
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
Profa. Karen Neves Olivan
Renascimento Aulas 01 e 02.
CLASSICISMO.
Classicismo - Período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
Os Lusíadas Luís de Camões (material retirado da internet)
RENASCIMENTO CULTURAL
CLASSICISMO Renascimento.
Acreditavam que estavam fazendo renascer a cultura.
Renascimento Cultural
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
Renascimento Cultural
Módulo 02 Literatura : Gêneros Literários
Renascimento Cultural (sec XIV-XVI)
RENASCIMENTO Aula 15 Prof: Fernando Gondim.
CLASSICISMO Renascimento.
RENASCIMENTO CULTURAL – XIV e XVI
Renascimento Renascimento é o nome que se dá a um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as cidades da Europa Ocidental entre os séculos XIV.
RENASCIMENTO CULTURAL
Esquemas-síntese da Proposição — Canto I, estâncias 1-3
Esquemas-síntese do poema «Um mover d’olhos, brando e piadoso»
Cultura Renascentista
Renascimento Cultural
OS LUSÍADAS ANÁLISE DA PROPOSIÇÃO (I, 1-3). CAMÕES PROPÕE-SE CANTAR porque Os guerreiros e os homens ilustres («As armas e os barões assinalados») Saíram.
Professor Marcel Matias
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão.
Transcrição da apresentação:

Literatura Terceira Aula 19/Abril/2013

Renascimento O movimento Renascentista teve início na Itália, no século XIV. O desenvolvimento do comércio e das cidades fez nascer um espírito de otimismo, de confiança no homem e no futuro. Influência do Humanismo: O século XV traz o ser humano para o centro dos acontecimentos, relegando para segundo plano o Deus todo-poderoso do período medieval. “O homem é a medida de todas as coisas” (Protágoras) Antropocentrismo X Teocentrismo: o homem adquire consciência de sua capacidade realizadora: conquista, inventa, cria, descobre, produz. A principal tendência do Renascimento é o Classicismo.

Contexto de Surgimento Urbanização – mudança nos modos de vida – surgimento nas cidades italianas (Veneza, Piza, etc.) Caráter elitista – acesso às obras restrito aos ricos ou financiados por eles – estudo do grego e latim. Mecenato – “patrocínio” 1450 - Invenção da imprensa por Joahannes Gutemberg (Alemanha)

Características do classicismo - Imitação dos clássicos - O homem do Renascimento identifica na cultura greco-latina os valores da época e passa a cultuá-la. Integra seu universo artístico os deuses da mitologia grega. - Obediência às regras Ideal de perfeição formal –Busca do rigor e da perfeição formal e decassílabo. - Racionalismo - Equilíbrio - Impessoalidade - Universalismo - Valores ideais - Separação rigorosa dos gêneros literários (lírico, épico e dramático).

Os artistas e suas obras Sandro Botticelli (1444-1510 , Florença) – Nascimento de Vênus e Primavera Michelangelo Buonarroti (1475-1564, Roma) - escultor (Pietà, Moisés e David) e pintor ( A criação de Adão e pinturas do teto da Capela Sistina) Raffaello Sanzio – Rafael – (1483-1520) - Escola de Atenas.

Botticelli (data provável 1485) – O nascimento de Vênus

Michelangelo (1475-1564) – A criação de Adão

Michelangelo - Davi Michelangelo - Pietá

Rafael (1509-1510) – Escola de Atenas

Renascimento científico Ciência Renascimento científico Leonardo da Vinci (1452-1519) – Anatomia Humana, Física, Botânica, Astronomia. Nicolau Copérnico (1473-1543) – Teoria heliocêntrica – terra gira em torno do sol.

Literatura Dante Alighieri (1265-1321) – italiano, pré- renascentista “Divina Comédia” Giovanni Boccaccio (1313-1375) – italiano, “O Decameron”. François Rebelais (1494-1553) – francês “Gargantua” e “ Potagruel”. Luís de Camões (1524-1580) – português, “Os Lusíadas”. Miguel de Cervantes (1547-1616) – espanhol, “Dom Quixote”. William Shakespeare (1564-1616) – inglês, “Romeu e Julieta”, “Hamlet”, entre outros.

Início do Renascimento em Portugal Início Século XVI: quando Sá de Miranda volta da Itália (1527), divulga as ideias do Classicismo. Sentido amplo: Movimento cultural com grande diversidade de manifestações. Sentido restrito: Assimilação da cultura greco- latina, promovida pelos humanistas.

Contexto Histórico em Portugal Séc. XVI - época de grandes navegações e prosperidade econômica que se iniciou no séc. XV com o monopólio do comércio marítimo na rota de Vasco da Gama para as Índias. O modo de produção feudal declina desenvolve-se o mercantilismo e, posteriormente consolida-se o capitalismo. A burguesia necessitava de formação cultural para administrar a riqueza acumulada. Reforma protestante e contra-reforma – Portugal apóia a Igreja Católica

A Primavera, de Botticelli A mulher é vista como um ser superior, sublime, angelical, perfeita. Idealização amorosa, amor platônico (neoplatonismo). A Primavera, de Botticelli

Principais formas poéticas renascentistas Dolce stil nuovo Métrica Medida velha: redondilhos Medida nova: decassílabos Principais formas poéticas renascentistas Formas fixas Soneto: dois quartetos e dois tercetos Sextina: seis sextilhas e um tercetofinal Oitavas: estrofes de oito versos, com rimas ABABABCC

Formas livres Écloga: poema geralmente dialogado de tema pastoril e campestre Elegia: poema de tom triste, ou mesmo fúnebre, de caráter solene. Ode: Composição de cunho festivo triunfal

Camões – o cantor de uma época e de um povo É considerado o maior poeta da Língua Portuguesa. Escreveu obras: líricas (Rimas – em redondilhas); épicas (Os Lusíadas); teatro (comédias: Anfitriões entre outras)

Os Lusíadas Principal obra: Os Lusíadas: são 8.816 versos decassílabos. Narra a glória do povo português no período das grandes navegações. 3 Histórias: 2 Históricas (formação de povo Portugues e viajem de Vasco da Gama); Mitologica (A briga dos deuses)

Estrutura de Os Lusíadas I – Introdução Proposição Invocação Dedicatória II – Narração III - Epílogo

Os Lusíadas – Canto I e III As armas e os barões assinalados, Que da ocidental praia Lusitana, Por mares nunca de antes navegados, Passaram ainda além da Taprobana, Em perigos e guerras esforçados, Mais do que prometia a força humana, E entre gente remota edificaram Novo Reino, que tanto sublimaram; Cessem do sábio Grego e do Troiano As navegações grandes que fizeram; Cale-se de Alexandro e de Trajano A fama das vitórias que tiveram; Que eu canto o peito ilustre Lusitano, A quem Neptuno e Marte obedeceram: Cesse tudo o que a Musa antígua canta, Que outro valor mais alto se alevanta.

Um mover de olhos, brando e piedoso, sem ver de quê; um riso brando e honesto, quase forçado, um doce e humilde gesto, de qualquer alegria duvidoso; um despejo quieto e vergonhoso; um desejo gravíssimo e modesto; uma pura bondade manifesto indício da alma, limpo e gracioso; um encolhido ousar, uma brandura; um medo sem ter culpa, um ar sereno; um longo e obediente sofrimento: Esta foi a celeste formosura da minha Circe, e o mágico veneno que pôde transformar meu pensamento. Gênero Lírica em Camões

Quinhentismo Brasileiro Início 1500 – Com carta de Pero Vaz de Caminha Término: 1601 – Prosopopéia de Bento Teixeira e início do Barroco Manifestações literárias do período Literatura informativa Literatura catequética (Padre José de Anchieta) Fazem parte da literatura de viagens do Renascimento Português – Literatura Sobre o Brasil