Literatura Terceira Aula 19/Abril/2013
Renascimento O movimento Renascentista teve início na Itália, no século XIV. O desenvolvimento do comércio e das cidades fez nascer um espírito de otimismo, de confiança no homem e no futuro. Influência do Humanismo: O século XV traz o ser humano para o centro dos acontecimentos, relegando para segundo plano o Deus todo-poderoso do período medieval. “O homem é a medida de todas as coisas” (Protágoras) Antropocentrismo X Teocentrismo: o homem adquire consciência de sua capacidade realizadora: conquista, inventa, cria, descobre, produz. A principal tendência do Renascimento é o Classicismo.
Contexto de Surgimento Urbanização – mudança nos modos de vida – surgimento nas cidades italianas (Veneza, Piza, etc.) Caráter elitista – acesso às obras restrito aos ricos ou financiados por eles – estudo do grego e latim. Mecenato – “patrocínio” 1450 - Invenção da imprensa por Joahannes Gutemberg (Alemanha)
Características do classicismo - Imitação dos clássicos - O homem do Renascimento identifica na cultura greco-latina os valores da época e passa a cultuá-la. Integra seu universo artístico os deuses da mitologia grega. - Obediência às regras Ideal de perfeição formal –Busca do rigor e da perfeição formal e decassílabo. - Racionalismo - Equilíbrio - Impessoalidade - Universalismo - Valores ideais - Separação rigorosa dos gêneros literários (lírico, épico e dramático).
Os artistas e suas obras Sandro Botticelli (1444-1510 , Florença) – Nascimento de Vênus e Primavera Michelangelo Buonarroti (1475-1564, Roma) - escultor (Pietà, Moisés e David) e pintor ( A criação de Adão e pinturas do teto da Capela Sistina) Raffaello Sanzio – Rafael – (1483-1520) - Escola de Atenas.
Botticelli (data provável 1485) – O nascimento de Vênus
Michelangelo (1475-1564) – A criação de Adão
Michelangelo - Davi Michelangelo - Pietá
Rafael (1509-1510) – Escola de Atenas
Renascimento científico Ciência Renascimento científico Leonardo da Vinci (1452-1519) – Anatomia Humana, Física, Botânica, Astronomia. Nicolau Copérnico (1473-1543) – Teoria heliocêntrica – terra gira em torno do sol.
Literatura Dante Alighieri (1265-1321) – italiano, pré- renascentista “Divina Comédia” Giovanni Boccaccio (1313-1375) – italiano, “O Decameron”. François Rebelais (1494-1553) – francês “Gargantua” e “ Potagruel”. Luís de Camões (1524-1580) – português, “Os Lusíadas”. Miguel de Cervantes (1547-1616) – espanhol, “Dom Quixote”. William Shakespeare (1564-1616) – inglês, “Romeu e Julieta”, “Hamlet”, entre outros.
Início do Renascimento em Portugal Início Século XVI: quando Sá de Miranda volta da Itália (1527), divulga as ideias do Classicismo. Sentido amplo: Movimento cultural com grande diversidade de manifestações. Sentido restrito: Assimilação da cultura greco- latina, promovida pelos humanistas.
Contexto Histórico em Portugal Séc. XVI - época de grandes navegações e prosperidade econômica que se iniciou no séc. XV com o monopólio do comércio marítimo na rota de Vasco da Gama para as Índias. O modo de produção feudal declina desenvolve-se o mercantilismo e, posteriormente consolida-se o capitalismo. A burguesia necessitava de formação cultural para administrar a riqueza acumulada. Reforma protestante e contra-reforma – Portugal apóia a Igreja Católica
A Primavera, de Botticelli A mulher é vista como um ser superior, sublime, angelical, perfeita. Idealização amorosa, amor platônico (neoplatonismo). A Primavera, de Botticelli
Principais formas poéticas renascentistas Dolce stil nuovo Métrica Medida velha: redondilhos Medida nova: decassílabos Principais formas poéticas renascentistas Formas fixas Soneto: dois quartetos e dois tercetos Sextina: seis sextilhas e um tercetofinal Oitavas: estrofes de oito versos, com rimas ABABABCC
Formas livres Écloga: poema geralmente dialogado de tema pastoril e campestre Elegia: poema de tom triste, ou mesmo fúnebre, de caráter solene. Ode: Composição de cunho festivo triunfal
Camões – o cantor de uma época e de um povo É considerado o maior poeta da Língua Portuguesa. Escreveu obras: líricas (Rimas – em redondilhas); épicas (Os Lusíadas); teatro (comédias: Anfitriões entre outras)
Os Lusíadas Principal obra: Os Lusíadas: são 8.816 versos decassílabos. Narra a glória do povo português no período das grandes navegações. 3 Histórias: 2 Históricas (formação de povo Portugues e viajem de Vasco da Gama); Mitologica (A briga dos deuses)
Estrutura de Os Lusíadas I – Introdução Proposição Invocação Dedicatória II – Narração III - Epílogo
Os Lusíadas – Canto I e III As armas e os barões assinalados, Que da ocidental praia Lusitana, Por mares nunca de antes navegados, Passaram ainda além da Taprobana, Em perigos e guerras esforçados, Mais do que prometia a força humana, E entre gente remota edificaram Novo Reino, que tanto sublimaram; Cessem do sábio Grego e do Troiano As navegações grandes que fizeram; Cale-se de Alexandro e de Trajano A fama das vitórias que tiveram; Que eu canto o peito ilustre Lusitano, A quem Neptuno e Marte obedeceram: Cesse tudo o que a Musa antígua canta, Que outro valor mais alto se alevanta.
Um mover de olhos, brando e piedoso, sem ver de quê; um riso brando e honesto, quase forçado, um doce e humilde gesto, de qualquer alegria duvidoso; um despejo quieto e vergonhoso; um desejo gravíssimo e modesto; uma pura bondade manifesto indício da alma, limpo e gracioso; um encolhido ousar, uma brandura; um medo sem ter culpa, um ar sereno; um longo e obediente sofrimento: Esta foi a celeste formosura da minha Circe, e o mágico veneno que pôde transformar meu pensamento. Gênero Lírica em Camões
Quinhentismo Brasileiro Início 1500 – Com carta de Pero Vaz de Caminha Término: 1601 – Prosopopéia de Bento Teixeira e início do Barroco Manifestações literárias do período Literatura informativa Literatura catequética (Padre José de Anchieta) Fazem parte da literatura de viagens do Renascimento Português – Literatura Sobre o Brasil