ESCOLA SECUNDÁRIA EMÍDIO NAVARRO FUNDADA EM 1898 VISEU – PORTUGAL
“I E S Pompeu Fabra” de Martorell ESCOLA COORDENADORA ESCOLAS PARCEIRAS ESPANHA “I E S Pompeu Fabra” de Martorell ESCOLA COORDENADORA Instituto de Instrução Superior Liceu Científico “Eugenio Balzan” de Rovigo Instituto Técnico “Pier Luigi Nervi” de Barletta ITÁLIA POLÓNIA “Gimnazjum 7, de Kielce
Escola Secundária de Emídio Navarro Imagens de uma Escola...
FACHADA PRINCIPAL DA ESCOLA ANTIGA ENTRADA DA ESCOLA
A entrada faz-se por aqui...
...ou pelo elevador exterior.
Museu – espaço de leitura, trabalho, descanso...
Espaços desportivos e de recreio.
Espaços desportivos e de recreio.
Centro de apoio de Línguas, onde se aprende com gosto.
A nossa Biblioteca
Projecto Marte 2004 – Apoio a Matemática, Física, Química e Geometria Descritiva.
Serviços de apoio: O Bar dos Alunos e a Sala de Convívio...
A Associação de Estudantes
Uma Escola centenária, instalada na Casa do Arco, onde viveu Tadeu de Albuquerque, pai de Teresa, a malograda heroína de “Amor de Perdição”...
... ligada a um trecho da muralha medieval, sobre a Porta dos Cavaleiros.
Por aqui se acede aos Ginásios...
Ginásios
Balneários
Mas o desporto também se pratica nos espaços exteriores...
Mas o desporto também se pratica nos espaços exteriores...
Os Laboratórios
As Salas de Informática
As Oficinas
A Carreira...
... e os pombos.
DISTRITO DE VISEU EM PORTUGAL Porto Viseu Lisboa
LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA NA CIDADE DE VISEU ESCOLA EMÍDIO NAVARRO
Viseu - Um longo passado -
Viseu - Um longo passado -
Viseu - Um longo passado -
Viseu - Um longo passado -
Viseu - Um longo passado -
DADOS DA ESCOLA NÍVEL DA ESCOLA: SECUNDÁRIO TÍTULO DO PROJECTO: ESTUDO COMPARATIVO DO MEIO AMBIENTE ENTRE 5 CIDADES EUROPEIAS LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA: CIDADE DE VISEU, REGIÃO DA BEIRA ALTA, CENTRO NORTE DE PORTUGAL PROFESSORES: 177 PSICÓLOGOS: 2 PESSOAL ADMINISTRATIVO: 14 PESSOAL AUXILIAR: 39 ALUNOS DIURNOS : 1077 ALUNOS NOCTURNOS: 347
OBJECTIVOS DO PROJECTO SENSIBILIZAR A COMUNIDADE EDUCATIVA PARA OS PROBLEMAS AMBIENTAIS, MUDANDO ATITUDES E ENCONTRANDO SOLUÇÕES PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. TRABALHAR NUM PROJECTO, DESDE A PLANIFICAÇÃO ATÉ AO PRODUTO FINAL, ADQUIRINDO CAPACIDADE DE AUTO-AVALIAÇÃO DESENVOLVER E REFORÇAR A IDENTIDADE EUROPEIA, PROMOVENDO A COMUNICAÇÃO ENTRE CULTURAS E LÍNGUAS DIFERENTES
ACTIVIDADES DO PROJECTO VISITAS DE ESTUDO AO PLANALTO BEIRÃO ( CENTRO DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS), ATERRO SANITÁRIO DO CONCELHO DE VISEU E E.T.A.R. DE VISEU INQUÉRITOS SOBRE OS SEGUINTES TEMAS: SOLOS, AR, ÁGUA, SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, RESÍDUOS, MEIO AMBIENTE URBANO,EDUCAÇÃO AMBIENTAL E QUALIDADE AMBIENTAL ESTUDO DO RIO PAVIA: ÁGUA, SOLO ENVOLVENTE E PLANTAS DAS MARGENS PERCURSO VERDE URBANO: ESTUDO DO PARQUE NATURAL DO FONTELO
HISTÓRIAS DIVERTIDAS Durante a Reunião de Projecto em Portugal, em Novembro de 2003, todo o grupo foi jantar a um restaurante. O prato pedido chamava-se “Terra e Mar”, do qual constavam, entre outros alimentos, camarões. Os colegas polacos não conheciam , e nunca tinham comido camarões. Um deles, Tomeck, foi comendo tudo o resto que tinha no prato, até que uma colega lhe perguntou porque não comia os camarões que eram muito bons. A resposta foi que não podia comer uma coisa que estava a olhar para ele com aqueles pequeninos olhos pretos. ASPECTOS IMPORTANTES Neste tipo de projectos, o aspecto mais importante é, sem dúvida, a aproximação das pessoas à realidade europeia, o intercâmbio entre culturas e línguas.
ESCOLA SECUNDÁRIA EMÍDIO NAVARRO http://www.esenviseu.net/