ESCOLA SECUNDÁRIA EMÍDIO NAVARRO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Jovens Investigadores: que Futuro?
O Projeto.
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
ÉVORA 15 Propostas de acção para a Freguesia S. MAMEDE 18.
Portfólio da turma 1 (1º ano)
Criação de Programas de Museus de Ciências e Matemática
Noções de Arquitetura e Urbanismo
Visão Global do Projecto
Reflexão sobre o 1º Projecto do PRA A feira foi o 1º projecto que nos foi proposto a 30 de Janeiro de 2009 e que teria de ser realizado até ao dia 30 de.
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
A História de José José é um aluno de 14 anos, que mudou da capital para viver com sua família no norte do Paraná. Na nova cidade, ingressou na 8ª serie.
EE PROF ANA RITA GODINHO POUSA
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
Tecnologia Espacial na Educação
Patrocínio da Direcção Regional da Ciência e Tecnologia
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
ESCOLA EB 2/3 DE CANIDELO PROJECTO MIL ESCOLAS.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
EDUMAR EDUCAÇÃO MARINHA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA NA CIDADE
SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DO CLUBE EUROPEU ZOOM EUROPA Escola Secundária de Arouca 26 de Setembro de 2008.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Quantos são? Onde fica? Rua Irmãos Oliveira Lopes OVAR Tel Fax Alunos 79 Professores 33 Funcionários.
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Departamento do Ensino Secundário
O Centro de Referencia do Professor, localizado no prédio centenário da antiga Secretaria de Educação, à Praça da Liberdade, é reconhecido por historiadores,
EM HOMENAGEM AOS 55 ANOS DO COLÉGIO SANTA DOROTÉIA
A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade.
Escola Secundária Morgado de Mateus
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
Projeto BIERGARTEN Instituto Cultural Grünenwald Arq
Seminário de Integração Profissional IV
RAÍZES NACIONAIS E ASAS EUROPEIAS. PARCEIROS POLÓNIA (Wroclaw) – coordenadora ITÁLIA (Roma) PORTUGAL (Chamusca) TURQUIA (Kocaeli)
Projeto: “Somos Agua” Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal 2012/ º2.
ESCOLA SECUNDÁRIA ALBERTO SAMPAIO TRABALHO ELABORADO PELAS ALUNAS:  Andreia Gonçalves  Francisca Costa  Inês Reigoto  Lídia Viana  Mariana Prata Uma.
Requalificação do espaço da antiga Federação dos Vinicultores do Dão Escola Secundária Emídio Navarro – 11ºJ Alunos - Andreia Sofia, nº6; Bruno Santos,
Escola Secundária com 3ºCiclo Dr. Jaime Magalhães Lima
Projecto promovido pelo Serviço Educativo da Fundação de Serralves – Porto. 2º projecto de “Jardins portáteis”. Com o objectivo de favorecer uma aproximação.
LOCALIDADE E DISTRITO Nogueira – Lousada PORTO TEMA(S) Qualidade do ar; Qualidade da água; Resíduos urbanos NOME DA ESCOLA Agrupamento de Escolas.
Ciências Naturais 8º ano. Iniciativa que tem como objectivo levar os estudantes dos ensinos básico e secundário a conhecer ecossistemas florestais da.
Introdução ao Moodle Escola Secundária Emídio Navarro Viseu
Escola Secundária Emídio Navarro - Viseu Trabalho Realizado por: - Jimmy Silva nº9; - Mafalda Costa nº12; - Pedro Formoso nº18; - Rafael Ramos nº20.
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
Escola Secundária Fernão Mendes Pinto Trabalho realizado por: Eva Firme 15471, Joana Alves 16071, Núria Costa 11791, Raquel Machado Análise e Gestão.
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
Renovação do Espaço do Antigo Matadouro em Viseu
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: Reabilitação do centro histórico.
Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SERRA DAS MINAS Projecto Ambiental
Inserir Logótipo da Escola Inserir Logótipo da Autarquia Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação em Educação Geográfica – 2014/2015 Centro Comercial.
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
Anáforas Revisão da aula passada. ANÁFORAS ASSOCIATIVAS A associação se dá – pelo autor e/ou – pelo leior.
Serviço de Psicologia e Orientação 2007/2008 OFERTA FORMATIVA Ensino Secundário Ano Lectivo 2007/2008 Serviço de Psicologia e Orientação Escola Secundária.
ESCOLA INTERATIVA Interagindo com seu filho.. ESCOLA INTERATIVA A Melhor Alimentação O Melhor Ambiente O Melhor grupo de Professores da região Os Melhores.
Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2015/2016.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Educação e Sensibilização Ambiental Plano de Actividades LIPOR 2006/2007 Gabinete de Informação Lipor.
Tipo de actividades Passeios pedestres. Provas de orientação. Recolha de contos e histórias regionais. Descrição da paisagem (observação das características.
Novos e Seminovos Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas São Brás de Alportel Novos e Seminov os Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas São Brás.
EU CUIDO, EU LIMPO! CAMPANHA AMBIENTE E CIDADANIA.
ESCOLA SECUNDÁRIA DR. MANUEL CANDEIAS GONÇALVES ODEMIRA Oferta formativa.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA SECUNDÁRIA EMÍDIO NAVARRO FUNDADA EM 1898 VISEU – PORTUGAL

“I E S Pompeu Fabra” de Martorell ESCOLA COORDENADORA ESCOLAS PARCEIRAS ESPANHA “I E S Pompeu Fabra” de Martorell ESCOLA COORDENADORA Instituto de Instrução Superior Liceu Científico “Eugenio Balzan” de Rovigo Instituto Técnico “Pier Luigi Nervi” de Barletta ITÁLIA POLÓNIA “Gimnazjum 7, de Kielce

Escola Secundária de Emídio Navarro Imagens de uma Escola...

FACHADA PRINCIPAL DA ESCOLA ANTIGA ENTRADA DA ESCOLA

A entrada faz-se por aqui...

...ou pelo elevador exterior.

Museu – espaço de leitura, trabalho, descanso...

Espaços desportivos e de recreio.

Espaços desportivos e de recreio.

Centro de apoio de Línguas, onde se aprende com gosto.

A nossa Biblioteca

Projecto Marte 2004 – Apoio a Matemática, Física, Química e Geometria Descritiva.

Serviços de apoio: O Bar dos Alunos e a Sala de Convívio...

A Associação de Estudantes

Uma Escola centenária, instalada na Casa do Arco, onde viveu Tadeu de Albuquerque, pai de Teresa, a malograda heroína de “Amor de Perdição”...

... ligada a um trecho da muralha medieval, sobre a Porta dos Cavaleiros.

Por aqui se acede aos Ginásios...

Ginásios

Balneários

Mas o desporto também se pratica nos espaços exteriores...

Mas o desporto também se pratica nos espaços exteriores...

Os Laboratórios

As Salas de Informática

As Oficinas

A Carreira...

... e os pombos.

                                                              DISTRITO DE VISEU EM PORTUGAL Porto Viseu Lisboa

LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA NA CIDADE DE VISEU ESCOLA EMÍDIO NAVARRO

Viseu - Um longo passado -

Viseu - Um longo passado -

Viseu - Um longo passado -

Viseu - Um longo passado -

Viseu - Um longo passado -

DADOS DA ESCOLA NÍVEL DA ESCOLA: SECUNDÁRIO TÍTULO DO PROJECTO: ESTUDO COMPARATIVO DO MEIO AMBIENTE ENTRE 5 CIDADES EUROPEIAS LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA: CIDADE DE VISEU, REGIÃO DA BEIRA ALTA, CENTRO NORTE DE PORTUGAL PROFESSORES: 177 PSICÓLOGOS: 2 PESSOAL ADMINISTRATIVO: 14 PESSOAL AUXILIAR: 39 ALUNOS DIURNOS : 1077 ALUNOS NOCTURNOS: 347

OBJECTIVOS DO PROJECTO SENSIBILIZAR A COMUNIDADE EDUCATIVA PARA OS PROBLEMAS AMBIENTAIS, MUDANDO ATITUDES E ENCONTRANDO SOLUÇÕES PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. TRABALHAR NUM PROJECTO, DESDE A PLANIFICAÇÃO ATÉ AO PRODUTO FINAL, ADQUIRINDO CAPACIDADE DE AUTO-AVALIAÇÃO DESENVOLVER E REFORÇAR A IDENTIDADE EUROPEIA, PROMOVENDO A COMUNICAÇÃO ENTRE CULTURAS E LÍNGUAS DIFERENTES

ACTIVIDADES DO PROJECTO VISITAS DE ESTUDO AO PLANALTO BEIRÃO ( CENTRO DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS), ATERRO SANITÁRIO DO CONCELHO DE VISEU E E.T.A.R. DE VISEU INQUÉRITOS SOBRE OS SEGUINTES TEMAS: SOLOS, AR, ÁGUA, SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, RESÍDUOS, MEIO AMBIENTE URBANO,EDUCAÇÃO AMBIENTAL E QUALIDADE AMBIENTAL ESTUDO DO RIO PAVIA: ÁGUA, SOLO ENVOLVENTE E PLANTAS DAS MARGENS PERCURSO VERDE URBANO: ESTUDO DO PARQUE NATURAL DO FONTELO

HISTÓRIAS DIVERTIDAS Durante a Reunião de Projecto em Portugal, em Novembro de 2003, todo o grupo foi jantar a um restaurante. O prato pedido chamava-se “Terra e Mar”, do qual constavam, entre outros alimentos, camarões. Os colegas polacos não conheciam , e nunca tinham comido camarões. Um deles, Tomeck, foi comendo tudo o resto que tinha no prato, até que uma colega lhe perguntou porque não comia os camarões que eram muito bons. A resposta foi que não podia comer uma coisa que estava a olhar para ele com aqueles pequeninos olhos pretos. ASPECTOS IMPORTANTES Neste tipo de projectos, o aspecto mais importante é, sem dúvida, a aproximação das pessoas à realidade europeia, o intercâmbio entre culturas e línguas.

ESCOLA SECUNDÁRIA EMÍDIO NAVARRO http://www.esenviseu.net/