Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing

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Continuação Entrega do Paper  A importância da informação contábil no controle financeiro das organizações.  A importância da contabilidade.
Transcrição da apresentação:

Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade Fonterra Renova aposta na China Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing Adriana Resende Fábio Carlucci Guilherme Duarte Nayara Borges Pedro Barros Rafael Peretti

Agenda Fonterra Atuação Sanlu China Concorrência

Fonterra Cooperativa neo-zelandês formada em 2001 Em números: Controlada por 10,5 mil fazendeiros 14 bilhões de litros de leite ao ano 15.600 funcionários Responsável por 7% PIB da Nova Zelândia Maior exportadora de laticínios do mundo Exporta para 140 países 95% da produção é exportada Estimativa de vendas em 2010: US$ 11,24 bilhões

Atuação Fornecedora de commodities para empresas alimentícias internacionais (ex: Nestlé, Danone e Kraft) Marcas próprias de laticínios voltada para o consumidor Maior margem de lucro: Ásia-Pacífico, África, Oriente Médio e América Latina

Sanlu Empresa chinesa 43% pertencia a Fronterra Venda de leite em pó contaminado Morte de pelo menos 6 pessoas e 300 mil bebês doentes Conseqüências: Sanlu fechada em dezembro de 2008 Fonterra multa de 200 milhões de dólares neo-zelandeses por abandonar investimento na Sanlu Imagem prejudicada

China Maior mercado mundial de leite Presença de marca baixa Crescimento na compra de importados Aposta de crescimento no consumo das marcas próprias com alta margem de lucro

Concorrência Preço do leite integral US$ 3,3 mil por tonelada contra US$ 1,85 mil em fevereiro 2009 Natural Dairy Holdings – Hong Kong Compra de fazendas na Nova Zelândia Posição de monopólio – fornecimento de leite a preço de custo

Obrigado!