Cadastro Empresa Pró-Ética

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com Profª Simony
Advertisements

Ecossistema Programa de Parcerias da Assespro-RJ ASSESPRO-RJ.
Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno - SFC Seminário sobre o Marco Legal das Organizações da Sociedade Civil (PLS 649/2011)
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Assessor Jurídico da Controladoria-Geral da União – Brasil
GESTÃO DE RISCOS Trata-se de limitar os danos à marca e da linha de fundo que podem ser causados por uma má imprensa e boicotes dos consumidores, bem.
Responsabilidade Profissional
EQUIPE CGE – Controle Social 2007 A 2009 DESENVOLVIMENTO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA 2010 (até julho) PALESTRAS E DIVULGAÇÃO DO PORTAL 2010 (a partir de.
PACTO EMPRESARIAL PELA INTEGRIDADE E CONTRA A CORRUPÇÃO
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Rede de Controle da Gestão Pública O papel dos diversos atores
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Apresentação pública JULHO DE Roteiro 1.Contextualização 2.Catálogo Navipeças 3.Funcionalidades 4.Comitê Gestor 5.Vantagens 6.Resultados 7.Próximos.
Controle de Recursos Públicos
Como o terceiro setor pode participar no controle do recurso público
Projeto Transparência Oficina de Mobilização 22 e 23/04/2009 Apoios:
PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E CONTROLES INTERNOS
COMITÊS 2011 / 2012
Fórum QPC 12/06/2008. CONSTRUÇÃO DO SONHO Governança Mobilização Capacitação Reconhecimento.
PRINCÍPIOS ÉTICOS NA RELAÇÃO CHESF X FORNECEDORES
CGU CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Março/2013.
Paulo Silva Tracker Segurança da Informação
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
CRITÉRIOS DE COMPROMETIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL
Controladoria-Geral da União
Palestra Administradores de Segurança – Módulo Órgãos e Entidades –
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
CONCEITUAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
DIÁLOGOS SOBRE PRÁTICAS DE ÉTICA E INTEGRIDADE EMPRESARIAIS
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Professor Nelson Guerra Ano 2012 / 2013 – Aulas 100% presenciais CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: Autorregulação Bancária Londrina(PR) –
GOVERNANÇA CORPORATIVA
NORMA BS 8800 E OHSAS Prof Marco Antônio Vezzani
IDÉIAS PARA O SITE.
GEO-OBRAS Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo
Abordagem das Questões Anticorrupção na Perspectiva do PNUD.
A Política Anticorrupção no Brasil
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
Brasília, 28 de agosto de Pacto Global das Nações Unidas Lançado em 2000 Maior iniciativa de cidadania corporativa do mundo Mais de 12 mil signatários,
LEI /2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Sérgio Nogueira Seabra Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria.
Oded Grajew Fundador do Movimento Nossa São Paulo.
Prevenção à Corrupção no Setor da Saúde Parceria PNUD e CGA-SP
Organizações Sociais de Cultura. As Organizações Sociais Como surgiu: Surgiu no mandato do ministro Bresser Pereira em 1997, como estratégia central do.
AUDIT COMMITTEE INSTITUTE
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Segurança e Auditoria de Sistemas
Sistema de Governança de TIC Benefícios: Aumentar o controle sobre as aquisições de TIC; Ter subsídios para elaboração dos PDTIC futuros; Concentrar as.
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
COMPLIANCE 30/03/2010.
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
MATRIZ DE COMPLIANCE Dionísio Silva.
GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO -CONSIDERAÇÕES PARA O EXECUTIVO DA ORGANIZAÇÃO: -NÃO É ASSUNTO SOMENTE DE TECNOLOGIA -É UMA DECISÃO EMPRESARIAL -NÃO.
CONFORMIDADE PELA AUTO-REGULAÇÃO Interação entre empresa e sociedade; O grupo participante se une e cria os critérios; Há subsunção aos ditames eleitos.
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SÉRGIO NOGUEIRA SEABRA Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Setembro/2013 IX Encontro Nacional do CONACI Parceria.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Potencializar futuros, subtraindo riscos. EPB 24/10/2013 Roberta Spadafora Carvalho.
1 18/04/12 Programa de Cidades – Pacto Global. 2 PROGRAMA DO PACTO GLOBAL VOLTADO PARA INCENTIVAR AS CIDADES DO MUNDO A SE ENGAJAREM AO GLOBAL COMPACT.
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
Análise das Metas Estratégicas do TRT19. OBJETIVO Apresentar o resultado das metas estratégicas do TRT19 de Janeiro a Setembro de 2015.
Estado e OSC Marco Regulatório Fundos Patrimoniaias Converj.
Proposta de organização da Associação de Trabalhadores da Fundação Seade Março/2014.
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI.
1 CERTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL: PRÓ-GESTÃO RPPS Por Otoni Gonçalves Guimarães Goiânia – GO, 29 de setembro de 2015.
Promoção da integridade nas cooperativas UNIMED Felipe Saboya – Instituto Ethos.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Transcrição da apresentação:

Cadastro Empresa Pró-Ética Comitê Gestor

Cadastro Empresa Pró-Ética Avalia e divulga as empresas voluntariamente engajadas na construção de um ambiente de integridade e confiança nas relações comerciais Compromisso público e voluntário de que adota medidas para prevenir e combater a corrupção dentro de sua instituição, em favor da ética nos negócios Dá visibilidade às empresas que compartilham a ideia de que a corrupção é um problema que deve ser prevenido e combatido não só pelo governo, mas também pelo setor privado e pela sociedade, e se comprometem com a adoção de medidas de ética e integridade

Cadastro online www.cgu.gov.br/empresaproetica

Cadastro Empresa Pró-Ética Requisitos Mínimos Adotar todas as 29 medidas obrigatórias Adotar 50% das 36 medidas não-obrigatórias (desejáveis) Estar em situação fiscal regular Não constar no Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas – CEIS Ser signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção Assinar Termo de Compromisso

Cadastro Empresa Pró-Ética Processo de Adesão Solicitação de acesso à plataforma Recebimento de login e senha Resposta ao questionário/ upload de documentos/informações comprobatórios e submissão Análise de Conformidade pela Secretaria-Executiva / Relatório Preliminar Aprovação/Validação pelo Comitê Gestor

Cadastro Empresa Pró-Ética Áreas em que as empresas devem apresentar medidas de ética e integridade Ética e conduta Controle interno Relacionamento com setor público Capacitação e treinamento Transparência Ações coletivas

Avaliação de empresas estatais As questões que tratam do relacionamento com o setor público serão avaliadas em relação ao relacionamento da empresa com o setor privado.

Medidas de ética e integridade Compromisso institucional A empresa torna público o seu comprometimento com a ética e a integridade e de não compactuar com a corrupção? (obrigatório) Participação da alta direção A alta direção da empresa está comprometida com a ética e a integridade e se envolve nas ações da empresa relacionadas ao tema? (obrigatório) Código de conduta/ética A empresa possui código de ética/conduta ou documento equivalente que estabeleça valores e condutas esperados de seus funcionários e colaboradores? (obrigatório) Comitê de Ética A empresa possui comitê de ética ou setor responsável por tratar do tema da ética? (obrigatório)

Controle Interno Auditoria A empresa possui unidade de auditoria interna ou área responsável(eis) por realizar essa atividade? (obrigatório) Auditoria externa A empresa submete-se a auditoria externa independente? (obrigatório) Canais de denúncia A empresa possui canais para recebimento de denúncias de seus funcionários, colaboradores e público externo? (obrigatório) Gestão de risco A empresa possui política de prevenção e gerenciamento de riscos de fraude e corrupção? (desejável) Doações filantrópicas e patrocínios A empresa possui regras claras e transparentes? (desejável)

Relação com setor público * * Para empresas estatais avalia-se em relação ao relacionamento da empresa com o setor privado Relacionamento Existem, na empresa, áreas/pessoas responsáveis pelo relacionamento com o setor público? (desejável) Regras de conduta A empresa tem regras claras de conduta para o relacionamento com o setor público de modo a prevenir atos de corrupção? (obrigatório) Prevenção ao conflito de interesse A empresa dispõe de política e normas de prevenção de conflitos de interesses entre o público e o privado? (obrigatório) Financiamento de campanha Existe uma postura clara e pública em relação ao financiamento político? (obrigatório)

Capacitação e treinamento Política de treinamento A empresa oferece capacitação a seus funcionários sobre os temas relacionados a ética e integridade nos negócios? (obrigatório) Participação incentivada É incentivada a participação dos funcionários em treinamentos sobre ética, integridade e combate à corrupção? (desejável) Cargos de direção A empresa oferece capacitação específica em ética e integridade para ocupantes de cargos diretivos? (desejável)

Transparência Identificação da diretoria O nome dos principais executivos e dirigentes – inclusive dos responsáveis pela relacionamento com setor público – são divulgados no site? (desejável) Informes financeiros publica seus balanços financeiros? (obrigatória) Licitações e contratos Existe previsão na política de transparência para publicar informações sobre participação em licitações e contratos com governo?(desejável) Sustentabilidade A empresa divulga relatório de sustentabilidade? (desejável)

Ações coletivas Assinatura do Pacto pela Integridade e contra a Corrupção A empresa é signatária do Pacto pela Integridade e contra a Corrupção? (obrigatório) PACI A empresa está associada à Iniciativa de Parceria contra a corrupção - PACI? (desejável) Pacto Global A empresa está associada ao Pacto Global da ONU?(desejável) Outras ações A empresa faz parte de outras ações coletivas voltadas à prevenção e ao combate à corrupção por meio de associação com outras empresas/entidades? (desejável)

Cadastro Empresa Pró-Ética Johnson Controls Building Efficiency Lista de empresas cadastradas: Cadastro Empresa Pró-Ética CNPJ Adesão Aprovada AES Eletropaulo 61.695.227/0001-93 01/12/2011 AES Sul 02.016.440/0001-62 11/08/2011 AES Tietê 02.998.609/0001-27 CPFL Energia 02.429.144/0001-93 EDP Energias do Brasil 03.983.431/0001-03 Infraero 00.352.294/0001-10 Johnson Controls Building Efficiency 01.092.686/0001-50 Siemens 44.013.159/0001-16

Obrigada Izabela Correa www.cgu.gov.br @cguonline /cguonline izabela.correa@cgu.gov.br www.cgu.gov.br @cguonline /cguonline