Transparência de Qualificações no Espaço Europeu

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oferta Formativa para Ano lectivo 2009/2010
Advertisements

The International Association for the Exchange
INSTRUMENTOS PARA A TRANSPARÊNCIA DAS QUALIFICAÇÕES
Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida
O Ensino Superior e a Profissão M. Luísa Anacoreta Correia
Escola Superior de Educação
Introdução aos Estudos Linguísticos
CURRICULUM VITAE CARTAS DE APRESENTAÇÃO
CURRICULUM VITAE CARTAS DE APRESENTAÇÃO
UNIÃO EUROPÉIA COMISSÃO EUROPÉIA DELEGAÇÃO DA COMISSÃO EUROPÉIA NO BRASIL XX FAUBAI BONITO ABRIL DE 2008 Programa de Mobilidade Acadêmica - (Janela Brasil.
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
GFEC Sector de Inserção Profissional Apresentado por Marta Craveiro
Estratégia Nacional para a Deficiência - ENDEF
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
MT1-LEO YES! Employability – Jovens Europeus, Competências para a Empregabilidade no Turismo O PROJETO.
O que é o ? Rede de Voluntariado Social do Politécnico de Coimbra.
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÉMICA INTERCONTINENTAL.
Quantos são? Onde fica? Rua Irmãos Oliveira Lopes OVAR Tel Fax Alunos 79 Professores 33 Funcionários.
ESTE ANO VOU FALAR OUTRA LÍNGUA
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
AGÊNCIA NACIONAL PROALV Programa Aprendizagem ao Longa da Vida Novas Competências para Novos Empregos 15 de Dezembro de 2011 Marco Gomes
Sistema ECTS - European Credit Transfer System Universidade do Minho, 2003.
Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego
Mercados de trabalho e competências profissionais
Emanuel Pires Nº4 Cef oi. A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) é uma entidade administrativa independente com poderes de autoridade, que funciona.
Lisboa, 16 Maio 2013 Ana Rita Bule, Joana Bernardo e Vânia Matos Seminário de Integração Profissional V Docente Ana Carvalho 3.ºAno – 2.ºSemestre 2012/2013.
Novos Públicos e Novas Oportunidades de Certificação: Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Debate Nacional.
Curriculum Vitae e outros documentos
Ensino a Distância Ensino a Distância | Seminário ‘Criança na Arte e no Espetáculo Direito vs. Proteção’ Azambuja, 4 de junho de 2014.
Ecdc.europa.eu Rede RE.FORM.E Liège 5 de Outubro 2007 Perspectivas Europass Carlo Scatoli – Comissão Europeia
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
Programas de Mobilidade ERASMUS +.
Coimbra 20 e 21 de junho. A comunidade de escolas da Europa.
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
A formação de professores e o Processo de Bolonha
…ESTRANHA FORMA DE VIDA… O Programa ERASMUS MUNDUS visto por uma estudante europeia Universidade de Lisboa, 26 Outubro 2009 Alessandra Gallerano Erasmus.
O que mudou no eTwinning?. O espírito de comunidade. O trabalho colaborativo. O trabalho de equipa. A disponibilidade. O espírito de partilha. A vontade.
Universidade de Coimbra PROGRAMAS DE MOBILIDADE ERASMUS E OUTROS
E RASMUS M UNDUS II Ana Mateus DGES Reitoria da Universidade de Lisboa, 26 de Outubro de 2009.
Helena Martins :: ESTSP-IPP À Bolonhesa Uma Receita de Ensino Superior.
GPPQ – Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro de I&DT 7º Programa-Quadro de I&DT – GPPQ – Plataforma da ConstruçãoCoimbra | 13 Dezembro º Programa-Quadro.
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
Política Educacional Brasileira
O projeto Key for Schools PORTUGAL. O teste Key for Schools O teste Key for Schools é concebido para aplicação em contexto escolar e está de acordo com.
Oportunidades de Cooperação no âmbito do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida Azambuja, 11 de Janeiro de 2012.
P ROGRAMAS DE MOBILIDADE E BOLSAS DE FINANCIAMENTO DE PROJECTOS EM EDUCAÇÃO Carina Maia Carolina Ourique.
Os CET no Instituto Politécnico de Santarém Conferência Internacional “O Ensino Superior de Curta Duração: Os CET e o Futuro” Leiria, 17 de Junho de 2011.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
D ECLARAÇÃO DE B OLONHA … A Mudança no Ensino Superior Europeu 1.
Universidade Federal de Itajubá
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
A Reforma da Formação Profissional
8 anos depois Eduardo Pereira Membro do Conselho Directivo – 2003 a 2007 Presidente do Conselho Pedagógico – 2008 a março 2014Instituto Superior.
Paço de Arcos, 9 de Julho de 2010 Certificação de Nível Secundário na Educação de Adultos.
Departamento de Ciências da Educação Ciências da Educação 1ºciclo Educação Comparada Docente Nuno Fraga.
FICHA DE CANDIDATURA. Projeto / Empresa Nome do projeto / empresa Descrição da ideia.
Comemoração do Dia Internacional do Voluntariado; Permite mostrar uma perspetiva solidária; Mostra-se consciente da sua responsabilidade social na promoção.
Uma opportunidade de estudar na Europa. O que é o programa Erasmus Mundus? O Programa Erasmus Mundus é um programa de cooperação e mobilidade.
Let's Learn Leonardo da Vinci A Associação Mais Cidadania tem o prazer de divulgar a abertura das candidaturas para o II ROUND do Leonardo Da Vinci!! Vem.
Âmbito da Regulamenta ç ão da Actividade de Media ç ão de Seguros Vicente Mendes Godinho 31 de Janeiro de 2007.
Mobilidade DETI 2012/2013 Carlos Bastos 16/02/2012.
COMBATER O DESEMPREGO Eurodeputada Sofia Ribeiro EURODEPUTADA SOFIA RIBEIRO.
Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago Setúbal (Bela Vista) -TEIP- Seminário “A avaliação do aprender e do ensinar " 20/02/ UCP.
Transcrição da apresentação:

Transparência de Qualificações no Espaço Europeu EUROPASS Transparência de Qualificações no Espaço Europeu

Centro Nacional Europass - CNE Reunião Cluster - Aprendizagem ao Longo da Vida CEARTE – Centro de Formação Profissional do Artesanato Coimbra, 13 de Julho de 2010 Muito boa tarde. O meu nome é Catarina Oliveira e é na qualidade de responsável pelo Centro Nacional Europass que hoje me dirijo a todos vós. A minha apresentação vai ser composta por uma breve apresentação dos documentos que compõem este novo Quadro Comunitário, o Europass em que gostaria de ficassem a conhecer estes 5 documentos que já ouviram falar

Apresentação de números relativos ao uso de alguns documentos Objectivos Divulgação do Europass 2. Apresentação dos 5 documentos Apresentação de números relativos ao uso de alguns documentos Tornar os documentos acessíveis e conhecidos do público em geral promovendo o seu uso e a divulgação do Quadro Europass; Aumentar o impacto dos documentos e a efectividade na sua utilização salvaguardando a sua correcta utilização; Contribuir para o desenvolvimento de novos instrumentos de reconhecimento de competências e qualificações Contribuir para o aumento da informação sobre mobilidade e reconhecimento de qualificações e competências quer junto de quem concorre a um emprego ou a uma oportunidade de aprendizagem, quer junto de entidades empregadoras e de recrutamento.

O que é o Europass? O Europass é um quadro comunitário criado para alcançar a transparência de qualificações e competências, promovendo a mobilidade na educação, formação e no mercado de trabalho. O Europass é reconhecido em toda a Europa! Estes documentos são oficiais e estão disponíveis em todas as línguas e países da União Europeia.

Centro Nacional Europass - CNE Entidade que, ao nível nacional, é responsável pela coordenação do EUROPASS e por garantir a correcta aplicação da Decisão (Nº 2241/2004) que o constitui. Permitam-me iniciar esta minha exposição sobre o que é o Europass: enquadramento, a quem se destina, os países elegíveis e o conceito de cada documento. Qualquer cidadão ou entidade que pretenda obter qualquer tipo de esclarecimento sobre o Europass deve recorrer ao CNE. Muitas vezes o CNE não compete esclarecer questões específicas, quando estas são do domínio de outras entidades competentes, mas sim reencaminha-las para estes serviços.

A quem se destina… Beneficiários Os cidadãos europeus e os residentes nos Estados Membros. Países participantes Estados Membros Países do Espaço Económico Europeu Países em fase de adesão Países candidatos à adesão Islândia, Liechtenstein e Noruega

Europass Suplemento ao Certificado Instrumentos para o Reconhecimento de Qualificações e Competências Europass Curriculum Vitae Europass Passaporte de Línguas Europass Mobilidade Europass Suplemento ao Diploma Europass Suplemento ao Certificado

Europass Curriculum Vitae Permite registar detalhes sobre: percurso no mercado de trabalho educação e formação competências linguísticas capacidades e competências pessoais informação adicional É um documento que permite ao titular uma apresentação das suas qualificações e competências. É um documento que permite ao titular uma apresentação sistemática, cronológica e flexível das suas qualificações e competências. É um documento de acesso livre e preenchimento pessoal. informação adicional (actividades paralelas e hobbies).

Europass Passaporte de Línguas É um documento que permite ao titular registar os seus conhecimentos linguísticos e as suas experiências e competências culturais. Tem uma dupla função: - Pedagógica - Informativa É um documento de acesso livre e preenchimento pessoal. Valoriza todas as experiências, mesmo aquelas que são realizadas em contextos não formais de educação. Função P: na medida em que pretende incentivar os aprendentes de línguas a melhorarem as suas capacidades de comunicar em diferentes línguas e prosseguirem novas aprendizagens e experiências interculturais; Função I: na medida em que pretende documentar as capacidades linguísticas dos titulares de maneira exaustiva, transparente e fiável, e comunicar a terceiros essas mesmas capacidades de forma comparável a nível internacional.

Documentos ECV e EPL A titulo de curiosidade, os dados estatísticos da CE relativamente ao uso dos ECV e ELP Fonte: http://europass.cedefop.europa.eu/europass/home/hornav/statistics.csp

Europass Mobilidade É um documento pessoal que permite ao titular registar : - o seu percurso de aprendizagem noutro país O Europass Mobilidade é preenchido pela sua organização de envio e assinado pela organização de acolhimento - o seu percurso de aprendizagem: o seu estágio, a sua formação profissional ou os seus estudos na Europa num modelo comum europeu, - o Europass - Mobilidade é preenchido pela sua organização de envio e assinado pela organização de acolhimento envolvidas no projecto de mobilidade, numa língua acordada entre si e as duas organizações valoriza todas as experiências, mesmo aquelas que são realizadas em contextos não formais de educação.

Europass Mobilidade Princípios de funcionamento O Europass Mobilidade não pode ser solicitado a título individual. Objectivos - Promover a mobilidade - Aumentar a transparência - Incentivar o reconhecimento P.func: Todas as entidades que organizam percursos de mobilidade nos países mencionados podem apresentar o pedido de emissão do documento para os seus beneficiários Obj: -Promover a mobilidade com vista à aprendizagem, dando maior visibilidade aos seus resultados; Aumentar a transparência dos percursos europeu através da valorização dos conhecimentos e competências adquiridos; Incentivar o reconhecimento das experiências vividas no estrangeiro.

Parceiro no país de acolhimento Europass – Mobilidade Parceiro no país de envio ↓ CNE ↓↑ Beneficiário Parceiro no país de acolhimento

Europass – Mobilidade

Dados Estatísticos a nível nacional Europass Mobilidade: Dados Estatísticos a nível nacional 2005 2006 2007 2008 2009 2010 (Junho) Feminino 161 393 314 385 504 420 Masculino 145 395 250 340 401 262 Total 306 788 564 725 905 682 Fonte: http://www.europass.proalv.pt

Europass Suplemento ao Certificado É um documento que é anexado a um certificado de Formação Profissional, que dá uma descrição geral do curso e dos créditos do seu diploma de formação profissional. Destina-se a facilitar a compreensão por terceiros, sobretudo noutro país. É útil quando está à procura de um estágio, de uma mobilidade para estudos ou de um emprego no estrangeiro. A sua emissão é da responsabilidade da instituição de formação. Destina-se a facilitar a compreensão por terceiros, sobretudo noutro país, do significado do certificado, em termos de competências adquiridas, pelo seu titular.

Europass Suplemento ao Diploma É um documento que é anexado a um diploma do Ensino Superior, que dá uma descrição geral do curso e dos créditos do seu diploma académico. Destina-se a facilitar a compreensão por terceiros. Este suplemento oferece aos empregadores no estrangeiro uma noção do mérito do seu diploma. É útil quando está à procura de um estágio, de uma mobilidade para estudos ou de um emprego no estrangeiro. 1.A sua emissão é da responsabilidade da instituição de ensino superior que atribui o diploma. 2.Destina-se a facilitar a compreensão por terceiros, sobretudo noutro país, do significado do diploma, em termos de conhecimentos e competências adquiridas, pelo seu titular.

Website do Centro Nacional Europass http://www.europass.proalv.pt/

Contactos Todos os documentos e restante informação estão disponíveis em: http://www.europass.proalv.pt http://www.europass.cedefop.eu.int Contactos: Centro Nacional Europass – Catarina Oliveira Av. Infante Santo 1 – Piso 4 1350-178 Lisboa Tel.: (+ 351) 213 944 733 Fax: (+ 351) 213 944 737 E-mail: europass@proalv.pt