Desafios e oportunidades para remuneração de populações indígenas e tradicionais Conferencia Internacional sobre Pagamento por Serviços Ambientais Sao.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Articulação da Pan-Amazônia Mesa A crise e os planos do capital para a Amazônia Belém (Pa), de julho de 2009.
Advertisements

REDD – CAMINHOS E PROPOSTAS Thomas Fatheuer
Compensação de Reserva Legal como possibilidade de PSA para comunidades tradicionais do Vale do Ribeira Fórum de Desenvolvimento Agroflorestal e Serviços.
As conseqüências do avanço da cana
“Simpósio Nacional sobre Reflorestamento Ambiental”
IMPORTÂNCIA DAS FLORESTAS NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
”Mudança Climática, Desenvolvimento Sustentável e Pobreza"
A distribuição do desmatamento na Amazônia: vetores, áreas críticas e mapeamento de fronteiras Ane Alencar Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.
Sujeitos da EJA 1. Diante do quadro diagnóstico, muitos desafios devem ser enfrentados Formular políticas públicas de Estado.
entre os Povos Indígenas Warã Instituto Indígena Brasileiro
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Conservação e desenvolvimento sustentável
O complexo geoeconômico da Amazônia corresponde a cerca de 60% do território nacional, onde vivem apenas 7% de toda a população nacional, figura como.
Articulação de Políticas para o Desenvolvimento do Brasil Rural
Aluna Keila Amorim da Silva Orientador Prof. Ricardo Balistiero 2009
Projeto de Inclusão produtiva e social
Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande
AGROEX Cuiabá - MT 30 de outubro de Fundado em 20 de junho de 1952; Empresa pública de propriedade integral da União Federal; Principal fonte de.
Desafios da Gestão Florestal na Amazônia
Adalberto Veríssimo. 5 milhões km2 (3,4 milhões km2 Florestas) 24 milhões de habitantes 8% PIB Nacional > 60 emissões de GEE Grande diversidade étnica.
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
A importância da Biodiversidade
PLANETA AMAZÔNIA.
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica
ESTATUTO JURÍDICO QUILOMBOLA E LEGISLAÇÃO PROTETIVA
Fundação Estadual dos Povos Indígenas
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
Dimensões da Globalização
Destruição de fontes de alimentos selvagens
SERVIÇOS AMBIENTAIS DAS TERRAS INDÍGENAS – MEIOS DE COMPENSAÇÃO
OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS
Programa de Mudança Climática do IPAM
Instituto de Economia – UFRJ
Tendências de Comportamento
Capítulo 7 A contrastante natureza do Nordeste
Sistema Piloto de Incentivos Positivos para a Redução das Emissões resultantes do Desmatamento e da Degradação (REDD) A Proposta de uma Parceria para um.
Programa de Iniciativa Comunitária Leader + Associação Terras do Baixo Guadiana Avaliação Externa Intercalar Fernanda Silva, Maio 2006.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
Potencial econômico das unidades de conservação na Amazônia brasileira como redutoras de emissões de carbono por desmatamento Julia Queiroz Carlos.
Demandas do Setor produtivo MATOGROSSENSE
SERVIÇOS AMBIENTAIS : DESAFIOS E OPORTUNIDADES CEMAER Eder Zanetti 2010.
COMPLEXOS REGIONAIS.
Florestas Plantadas - Oportunidades de Crescimento no Brasil
Segurança alimentar e mercados institucionais
No primeiro mapa, é possível observar as maiores aglomerações populacionais no Brasil, neste caso, traduz-se como as áreas mais urbanizadas, já que a maior.
Regiões geoeconômica ou complexos regionais
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Legenda 1 • Amazônia, 2 • Centro-Sul, 3 • Nordeste
Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012
Compartilhamento da Agenda Nacional com o Plano de Ação de Durban Leão Alves Coordenador do Fórum Mestiço de Políticas Públicas “A mestiçagem unifica os.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
A origem das línguas indígenas
Movimento pela Saúde dos Povos - Círculo Brasil Dezembro de 2009.
Desafios econômicos e institucionais para a implementação dos pagamentos por serviços ambientais: uma abordagem sobre os programas de redução de emissões.
BIOPIRATARIA.
Etapa 1 – A Amazônia em perigo
Escola: Coopen Série: 4º ano A Aluno: André. Em cada Cultura, há uma enorme riqueza histórica, que deve ser preservada e valorizada. O “outro” deve ser.
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
Zoneamento da Cana-de-açúcar e o Estado de Mato Grosso Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária Cuiabá – 06 de outubro de 2009.
PROJETO NOVA CARTOGRAFIA SOCIAL DA AMAZÔNIA – PNCSA
Regulamentação da Lei 12651/12: pontos e problemas Audiência Pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Câmara dos Deputados.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE ASSESSORIA DE POVOS TRADICIONAIS GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO.
Os grandes projetos PCN (1985) - Programa Calha Norte - Calha Norte é a faixa de fronteira no extremo norte do Brasil. Com quase seis mil quilômetros.
Viabilidade Econômica e Social das Áreas de Livre Comércio. Brasília, dezembro de 2009.
Trabalho de Geografia Regiões geoeconômicas
RAÇA E ETNIA: Quem é o povo brasileiro?
Mineração e Aproveitamento de Recursos Hídricos em Terras Indígenas Apontamentos para a construção de uma legislação regulamentadora Raul Silva Telles.
OBJETIVO DA PROPOSTA Promover, no Amapá, o Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista, a partir da consolidação de um Sistema Integrado de Unidades.
Transcrição da apresentação:

Desafios e oportunidades para remuneração de populações indígenas e tradicionais Conferencia Internacional sobre Pagamento por Serviços Ambientais Sao Paulo, 04 de outubro de 2006 Raul Silva Telles do Valle

Quilombo de Ivaporunduva

Unidades de Conservação e Quilombos no médio Ribeira Unidades Conservação Quilombos Área total ha ha Remanescente florestal ha (87,1%) (85,4%) dominialidadepúblicaPrivado- Coletiva

A bacia do Rio Negro Área total: ,66 Km2 ( Km2 no Brasil) Terras Indígenas (Colômbia e Brasil): 44,74% da bacia Mais de 30 povos indígenas 18 línguas diferentes 0,5% de desmatamento nas TIs do lado brasileiro

Razoes pelas quais vale a pena remunerar por serviços ambientais Populações com vocação florestal: economia e cosmologia associadas a floresta Detentoras de áreas com rica biodiversidade e altamente preservadas Possuidoras de mais de 20% da Amazonia brasileira Crescente pressao exercida pela fronteira agricola

Questões a serem levadas em consideração Mercado ou Estado: pagamento ou recompensa (direitos territoriais, serviços públicos com qualidade etc)? Baixa capacidade organizativa - altos custos de transação (?) - pagamento direto ou indireto (fundos) Diferenças sociais, culturais e econômicas marcantes entre povos indígenas e populações tradicionais Como incluir todos?

Socioambiental é uma palavra só Socioambiental se escreve junto Equilíbrio socioambiental. Pense bem antes de mexer.

Há onze anos lutando para que o desenvolvimento valorize a diversidade de nossos povos e nossos ambientes