2º Encontro Ibero Latinoamericano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Ética e Direito Aula 4.
II CONeGOV 2005 – 11 e 12/08/05 O Serviço Fale com o Governador como Instrumento de Participação da Sociedade.
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1 S e r v i ç o P ú b l i c o F e d e r a l Protegendo Quem Investe no Futuro do Brasil S e r v i ç o P ú b l i c o F e d e r a l Protegendo Quem Investe.
2º Encontro Ibero Latinoamericano de Governo Eletrônico e
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
Inclusão digital inclusão social
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Selo de Qualidade da Informação
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Curso de ADMINISTRAÇÃO
OS IMPACTOS ECONÔMICOS DA GRIPE AVIÁRIA
CTBC Companhia de Telecomunicações do Brasil Central Audiência Pública
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
Governo Eletrônico para Todos
Prefeitura de São Paulo Secretário de Comunicação
Acessa São Paulo: Programa de Inclusão Digital do Governo do Estado de São Paulo.
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
V CONFERÊNCIA SUL-AMERICANA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA APLICADA AO GOVERNO ELETRÔNICO - CONEGOV Política Pública de Inclusão Digital: Ampliando os Horizontes.
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO
Faculdade de Medicina de Marília Disciplina de Informática em Saúde 1/20 O papel do Bibliotecário Frente às Tendências Tecnológicas e sua Relação com a.
Projeto: cooperação internacional sob coordenação de Barcelona Activa.
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Sessão Fechada para Comitês 4 de abril de PE-06/2004 Elevar a profissionalização e o desempenho dos Comitês e estabelecer um sistema de reconhecimento.
Meio Rural Catarinense 293 Municípios 20% da pop. reside meio rural (1.2 milhões). Número Estabelecimentos Agropecuários: – total. – em.
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Instituto de Geociências Universidade Federal de Minas Gerais
Internet Bem Público Delimitação das fronteiras entre público e privado deve ser observado, especialmente no que tange à própria definição do termo público.
Fabiano André Vergani
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
Surgimento Mobilização dos diversos segmentos da sociedade: cidadãos, gestores públicos e organizações Todos por uma causa: tornar Florianópolis uma.
SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA - SINICON
EDIÇÃO 2013.
EDITAL DE CONVITE Nº 003/2013 Audiência Pública
TemaComunicações e Informática. Pesquisa os 645 municípios do Estado de São Paulo, tendo como fonte primária de informações: Prefeituras Municipais -
Bolha Posição de máx. W2 Ponto de Estagnação
Universidade Federal de Santa Catarina
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Julho de 2007.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 7.
Sistema Unificado de Planejamento e Orçamento - UNI 1 Palmas, 21 de outubro de 2011.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
AMMB Associação de Marketing Móvel do Brasil
Concurso Banco do Brasil Prof. Guilherme Soares Beltrami Anos 2012 / 2013 Londrina(PR) - Maringá(PR)
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Como desenvolver minha capacidade leitora diante.
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)
Quiz de Geografia – prof. Padovani – 7ºs anos
Empreendedorismo Feminino no Brasil
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
Programa de Inclusão Digital

BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Inclusão Digital dos Povos da Floresta Thais Luzia Colaço Universidadade Federal de Santa Catarina, Brasil 2º Encontro Ibero Latinoamericano de Governo.
Transcrição da apresentação:

2º Encontro Ibero Latinoamericano de Governo Eletrônico e Inclusão Digital Universidad de Zaragoza Universidade Federal de Santa Catarina Zaragoza - Jaca, Espanha 26-27 de julho de 2007 Desenvolvimento e Inclusão Digital Marcos Wachowicz Universidadade Federal de Santa Catarina, Brasil

Sumário Desenvolvimento e inclusão digital Mapa da Exclusão Digital Programa de Inclusão Digital – GEREL-Brasil Programa GEREL - Florianópolis Programa BEIJA - FLOR Telecentros Comunitários TC – princípios básicos Iniciativas de Projetos de Inclusão Digital Conclusões

Desenvolvimento e inclusão digital Desenvolvimento sem a Internet seria o equivalente á industrialização sem eletricidade na era industrial. É por isso que a declaração frequentemente ouvida sobre a necessidade de se começar com os problemas reais do Terceiro Mundo, designado com isso: saude, educação, á água, eletricidade, dentre outros, antes de chegar à INTERNET, revela uma profunda incompreensão das questões relativas ao desenvolvimento. Porque, sem uma economia e um sistema de administração baseados na INTERNET, qualquer país tem pouca chance de gerar os recursos necessários para cobrir suas necessidades de desenvolvimetno, num terreno sustentável. CASTELLS

Mapa da Exclusão Digital No mundo a comunidade de Internautas chega a 1,11 billhões de pessoas, representando 16,9% da população mundial. (Internet World Stats-2007‏) O percentual de penetração da INTERNET na população por região: 69,7% na America do Norte 53,5% na Oceania 38,9% na Europa 17,3% na América Latina e Caribe 10,7% na Ásia 10,0% no Oriente Médio 3,6% na África

Mapa da Exclusão Digital Na América do Sul, segundo dados do Internet World Stas, o ranking de percentual de população conectada à INTERNET por país é: 42,4% Chile 34,0% Argentina 21,1% Peru 20,5% Guiana Francesa 20,4% Uruguai 18,1% Guiana 17,2% Brasil 15,8% Colombia 12,8% Venezuela

Mapa da Exclusão Digital Questões importantes a serem observadas relativamente a posição brasileira no ranking da América do Sul: o Brasil possui 47,4% dos usuários de INTERNET na América Latina. De 2002 à 2007 houve um incremento de 542% de usuários brasileiros na INTENET.

Mapa da Exclusão Digital no Brasil No Brasil os maiores percentuais de acesso digital estão localizados na região Sul da cidade do Rio de Janeiro que atinge 60% e na Região Metropolitana da cidade de São Paulo o percentual atinge 31%. Em outros Estados brasileiros como Maranhão, Piauí e Tocantins o percentual fica abaixo de 3%. Da população brasileira com acesso a INTERNET 43% tem menos de 25 anos e quase 40% deles tem mais do que oito anos de estudo.(www.edi.org.br)‏

Mapa da Exclusão Digital no Brasil Em 2007 as desigualdades regionais no Brasil foram objeto de estudo pela Internacional Telecommunication Union, que classificou o Brasil em 65º lugar, conforme o Digital Access Index (DAI), que leva em conta a infra- estrutura instalada, o uso da INTERNET, o poder aquisitivo e o nível educacional do usuário. (www.itu.int)‏ Principais barreiras de acesso à internet nas residências brasileiras: 46,37% falta de computador 25,9% alto custo do equipamento 16,19 alto curso do acesso 8,88% sem interesse pela internet 8,65% sem habilidade para uso

Programa de Inclusão Digital – GEREL- Brasil Em 2004 o Banco do Brasil começou o projeto de modernização tecnológica que previa a substituição de 58 mil terminais de multiplas funções (TMF) na rede de agencias. Com a substituição dos equipamentos (Pentium de 75 a 350MHz) o Banco do Brasil lançou o maior Programa de Inclusão Digital do país com a criação de Telecentros Comunitários (TC) e salas de Informática. Até 2007 foram inaugurados 1.641 espaços em mais de 570 municipios brasileiros, com a utilização de mais de 15.000 computadores. Foram criadas Gerencias Regionais de Logistica (GEREL) que operacionalizaram a execução das normas e planos traçados pela Coordenação Nacional do Programa de Inclusão Digital, da Diretoriade Tecnlogia, localizada em Brasilia-DF.

Programa de Inclusão Digital GEREL-Florianópolis-SC Em 2006, no Estado de Santa Catarina, a GEREL-Florianópolis proporcionou a criação de 46 espaços de inclusão digital, por meio de Telecentros (TC)‏ TC são postos de serviços disponibilizados para as comunidades rurais, que oferecem acesso à internet possibilitando cursos à distancias, comunicação por e-mail, inscrição para vestibular e concursos públicos, além de treinamento básico em informática e outras aplicações de acesso a informações e serviços do Governo Eletronico.

Programa de Inclusão Digital GEREL-Florianópolis-SC A grande maioria dos TC estão localizados em pequenos municipios do interior do Estado de Santa Catarina, localidades em que inexistem posto ou agência do Banco do Brasil. Foi criado em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rual ações de inclusão digital no ambito do Programa de inclusão Digital BEIJA- FLOR cuja meta para 2007-08 é criar um Telecentro (TC) em cada município. O Projeto BEIJA-FLOR tem como meta a inclusão digital das pequenas comunidades agricolas ou pesqueiras do Estado de Santa Catarina.

Programa de Inclusão Digital GEREL-Florianópolis-SC http://www.beijaflor.agricultura.sc.gov.br

Telecentros Comunitários – princípios básicos Participação da Comunidade Consolidação de uma Visão Social Gestão e Utilização de Tecnologias Apropriadas Formação e capacitação Permanentes

Iniciativas de Projetos de Inclusão Digital Comitê para Democratização da Informática – CDI. Rede Rits Grupo Gemas da Terra Projeto Piraí Digital Projeto dos Centros Rurais de Inclusão Digital da UFCE Sampa.org Paranavegar Observatório Nacional de Inclusão Digital Instituto Intercidadania Programas da Prefeitura de São Paulo e de Porto Alegre Empresas: Rede Globo, Eletrosul, Tractebel, Telefonica, Brasil Telecom, HP, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Companhia Vale do Rio Doce,etc

Marcos Wachowicz Universidadade Federal de Santa Catarina, Brasil E-mail marcosw@ccj.ufsc.br