CORRESPONSÁVEIS NA MISSÃO Projeto Apostólico Comum 2011-2020.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESPIRITUALIDADE INACIANA
Advertisements

Assembleia Arquidiocesana de Pastoral
Convite para Fazer o   Compromisso CVX.
Proposta Pastoral 2006.
Encontro - 15 O RVA – ARTIGOS: 13 – 14 e 15 Subsídio PPT - 015
Conscientização Vocacional
A VOCAÇÃO.
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS
Encontro anual do Casais Responsáveis de Equipe (EACRE 2013)
ORIENTAÇÕES de fevereiro de 2011.
Espiritualidade Conjugal
DIZIMO PROCESSO EVOLUTIVO NA FÉ
Projeto de Capacitação entre as Alianças Bíblicas
Queridos irmãos jesuítas e colaboradores na missão: Por ocasião do décimo aniversário da criação da Conferência de Provinciais da América Latina (CPAL),
PLANO DE FORMAÇÃO INICIAL
Convidamos você a dedicar um espaço de seu dia e orar com: A primeira prioridade de trabalho de nosso Projeto Apostólico Comum como Províncias Jesuíticas.
Conselhos Missionários
CIS - Colaboração Intersalvatoriana
Apresentação ESTREIA 2014.
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
ORIENTAÇÕES 2008.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A MÍSTICA DO ANIMADOR E DA ANIMADORA VOCACIONAL
Congregação Irmãs Oblatas da Assunção Religiosas Missionárias
Convidamos vocês a dedicar um tempo à oração introdutória para a assimilação progressiva de nosso Projeto Apostólico Comum, como Províncias Jesuíticas.
CASAIS RESPONSÁVEIS DE EQUIPE
Convidamos vocês a dedicar um tempo à oração introdutória para a assimilação progressiva de nosso Projeto Apostólico Comum, como Províncias Jesuíticas.
ORDEM FRANCISCANA SECULAR DO BRASIL
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Conselho Missionário Diocesano
Documento de Aparecida
Convidamos a dedicar um espaço de seu dia e rezar com: A Prioridade #2 de trabalho de nosso Projeto Apostólico Comum como Províncias Jesuítas da América.
Finalidades, Categorias de Objetivos e Princípios Básicos
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
Os fiéis: hierarquia, leigos, vida consagrada
Palavra de Vida Fevereiro de 2009 Chiara Lubich.
2º Versão Aprovados pela Assembléia Mundial em Guadalajara no dia 7 de setembro de 1990.
VOCAÇÃO RELIGIOSA.
Parte 1 − A CVX Feita por Jovens Maduros Trimestre de Inverno-2009.
Minuto Aliança “ Milhares de discípulos procuram a Verdade e o Amor, através da Iniciação Espiritual, vivida nas Escolas de Aprendizes do Evangelho ”
Convidamos você a dedicar um espaço de seu dia e ore com: A prioridade 3 de nosso Projeto Apostólico Comum como Provincias Jesuíticas da América Latina.
Provincialado dos Jesuítas do Brasil Programa de Formação de Lideranças Apostólicas.
Oração da manhã Provincialado dos Jesuítas do Brasil
Provincialado dos Jesuítas do Brasil Programa de Formação de Lideranças Apostólicas.
"A ALEGRIA DO EVANGELHO ENCHE O CORAÇÃO E A VIDA INTEIRA DAQUELES QUE SE ENCONTRAM COM JESUS. “ EG Nr 1 1.
Aiguille, França. Em outubro do ano 2000, Irmãs de todo o mundo se reuniram no Puy para celebrar o 350º aniversário de nossa fundação. Foi então, que.
Como corpo em missão e unidos pelos laços da solidariedade, somos convidados, hoje, a aprofundar a quarta prioridade de trabalho de nosso Projeto Apostólico.
Oração da manhã Servidores da Missão de Cristo
QUEM TEM OUVIDOS OUÇA! 13 DE JULHO º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
Senhor é bom estarmos aqui!
Prof. jose PLANEJAMENTO.
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
Orientação Especial Abril/2011. Liderando pelo Exemplo.
VIII Assembleia Geral, II parte Haro, 2 – 20 de fevereiro de 2013.
A Mudança de Estruturas e a Espiritualidade Vicentina
CONFERÊNCIA NACIONAL RVA – Artigos: 16 – Subsídio PPT Encontro - 17.
«E vós, quem dizeis que Eu sou?».
ENCONTRO DE LIDERANÇAS JESUÍTAS DA BRA Brasília, 26 a 28 de novembro de 2013.
BOAS VINDAS!!! EACRE 2009.
APROFUNDANDO OS TEXTOS BÍBLICOS Is 66,10-14c Salmo 65 (66) Gal 6,14-18 Lc 10,
Na igreja primitiva... Todos os membros leigos participavam do cuidado pastoral e do evangelismo. Os pastores eram os apóstolos e evangelistas, que iam.
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
UM “CORPO” VIVO, A COMUNIDADE DE JESUS É COMO
O Movimento Estudantil Alfa e Ômega é um ministério internacional e interdenominacional, formado por estudantes universitários cristãos evangélicos comprometidos.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
PASTORAL LITÚRGICA A Missa renovada pelo Concílio Vaticano II é “ação de Cristo e do Povo de Deus hierarquicamente organizado” (IGMR 16), reunido em.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes.
Transcrição da apresentação:

CORRESPONSÁVEIS NA MISSÃO Projeto Apostólico Comum

Fortalecimento do corpo apostólico e Colaboração na missão Prioridade 6

1.A RENOVAÇÃO ESPIRITUAL PERMANENTE "Especialmente em nosso tempo, o apostolado adaptado às exigências atuais requer de nós um processo de formação permanente ou contínua, por isso o processo de formação nunca termina, e a primeira formação deve ser ordenada a esta formação contínua." (NC. 240)

"A formação permanente deve também desenvolver o sentido de universalidade da Companhia, proporcionando aos jesuítas a possibilidade de experimentar seu caráter internacional." (NC. 242 § 3) 1.A RENOVAÇÃO ESPIRITUAL PERMANENTE

É de se destacar a ênfase que se dá ao termo experiência no nosso PAC; quer dizer que nossas formas de formação permanente priorizem as experiências sobre o estudo de temas, e que ditas experiências favoreçam a união dos ânimos e o sentido de corpo.

Para viver o processo criador do Reino, sendo fiéis ao real, sem desintegrar-nos nem desvalorizar o sabor do sal, Tu, Senhor, nos ofereces a graça dos Exercícios Espirituais: Só teu abraço no amor e a esperança nos fará consistentes e inteiramente disponíveis para em tudo AMAR E SERVIR Oremos

Além da comunicação entre jovens de distintas Províncias e Regiões, que conduza ao autêntico sentido da universalidade da Companhia, os que estão em formação devem exercitar-se prudentemente em estabelecer oportunas relações com outros de sua idade, com clérigos, religiosos e com seculares da própria nação e de outras. 2. FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO INTERPROVINCIAL

Contatos deste tipo ajudam a romper os fechados horizontes de nacionalismos ou particularismos 2. FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO INTERPROVINCIAL e criam atitudes de espírito universalmente aberto a outras culturas, civilizações e formas de pensar, como o pede o espírito de nossa vocação apostólica.

"devemos aprofundar nosso espírito universalista e fortalecer estruturas tanto as mais formalmente constituídas como as de caráter mais flexível, que facilitarão uma cooperação global e regional. CG34 – decreto FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO INTERPROVINCIAL Entre as várias recomendações que faz a CG enumeramos as siguintes: Candidatos à Companhia, Formação inicial, Formação permanente, Conhecimento de idiomas, Enviados a outra cultura, Qualidades do Governo…

a.Como avaliamos em nossa Província ou Região a realização das recomendações da CG 34? b.Quê outras sugestões nós faríamos para promover o espírito universalista e fortalecer alguma estrutura ad hoc? 2. FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO INTERPROVINCIAL

3. SIGNIFICADO E MODOS DE COLABORAÇÃO CG 34 - decreto 13 a)Colaboração dos jesuítas na missão dos leigos. b)Colaboração dos leigos na missão dos jesuítas.

CG35 - Decreto 6 O que faz que uma obra seja jesuíta? Quais são os elementos necessários na formação para que os leigos e jesuítas cresçam na colaboração para a missão? Que vínculos podem fazer mais frutífero nosso trabalho? O Decreto 6, ao responder essas perguntas, faz uma série de Recomendações, que nós estamos convidados a repassar e concretizá-las para nossa Província ou Região

1.Nossas estruturas de governo e nossos modos de proceder devem fluir de uma perspectiva de uma maior universalidade SEGUIR AS INICIATIVAS UNIVERSAIS DA COMPANHIA A CG 35, em seu decreto 5, assinalou três princípios que deveriam orientar o Governo da Companhia no presente e no futuro:

4. SEGUIR AS INICIATIVAS UNIVERSAIS DA COMPANHIA 2. As estruturas de governo devem ser agilizadas, modernizadas e flexibilizadas onde isso for possível... em função de sua missão.

3. As circunstâncias mutáveis requerem uma melhor articulação dos valores inacianos e dos modos de proceder na nossa vida e no nosso trabalho contemporâneos... de maneira que as mudanças no governo não impeçam que o governo continue sendo genuinamente inaciano.. 4. SEGUIR AS INICIATIVAS UNIVERSAIS DA COMPANHIA

Quê sugestões fazemos, ao nível de nossa Província ou Região, para conseguir que nossas estruturas de governo e nossas formas de vida se modernizem sem perder seu espírito inaciano? 4. SEGUIR AS INICIATIVAS UNIVERSAIS DA COMPANHIA

Oremos Concede-nos, Senhor, levar no coração a graça de nossas últimas Congregações Gerais: Tu no-las concedeste e nós as assumimos com gratidão e esperança. Queremos… * viver o processo criador do Reino * sendo fiéis ao Evangelho, aos Exercícios de Inácio * e à realidade de nosso mundo DÁ-NOS TEU AMOR E TUA GRAÇA, QUE ISTO NOS BASTA.