– « Os catequistas em território de missão»,(245)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

Catequese e Iniciação Cristã
Evangelização Espírita Infanto-juvenil
Impulso renovador da Catequese e de toda a Igreja INICIAÇÃO
Natureza da Iniciação Cristã
COMO ESTÁ A NOSSA CAMINHADA?
Proposta Pastoral 2006.
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
Esta dividido em cinco partes:
UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL.
Acreditar na Família é Acreditar no Futuro!.
( Catechesi Tradendae n° 20)
5 urgências: Cap. IV – 5 Diretrizes: cap. V n. 73 e 74 Estrutura fundamental do Doc. 94 Igreja em estado permanente de missão Igreja: casa da iniciação.
PLANEJAMENTO PASTORAL 2013
O catequista da iniciação cristã
Constituição de Equipas de
Pastoral Familiar Setor Casos Especiais.
PREPARAR A CATEQUESE.
Missão 2010 Catequese e Missão Edições Salesianas.
CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL
Capítulo VIII Itinerários educativos Os itinerários educativos são interdependentes e complementares; levando em conta as características próprias dos.
Um novo olhar para uma nova prática
Um novo olhar para uma nova prática
2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +
º Catecismo º Catecismo
"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista.
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÔNIO E A VIDA FAMILIAR.
Congregação para a Doutrina da Fé
Departamento Arquidiocesano da Catequese
A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
A PRIMEIRA ETAPA – INSERÇÃO NA COMUNIDADE
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
Presbíteros e catequese
INTERLOCUTORES Conhecer bem OS DIVERSOS ROSTOS AS DIVERSAS MOTIVAÇÕES.
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
FAMÍLIA, UM DOS EIXOS DA AÇÃO EVANGELIZADORA
O catecumenato Paróquia Nossa Senhora do Cabo
A INICIAÇÃO CRISTÃ NA PARÓQUIA
Mudança de época Atinge os critérios de compreender a vida, inclusive a maneira de entender Deus. Exige que o anúncio de JC não seja mais pressuposto,
Igreja: comunidade de comunidades
Oração Banhados em Cristo, somos uma nova criatura; as coisas antigas já se passaram, somos nascidos de novo...
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS XXXVII PENTECOSTES
A alegria de ... SER Catequista.
Sínodo sobre nova evangelização
Algumas idéias do plano de evangelização diocesano
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ
do Sagrado Coração de Jesus
Pastoral familiar possibilidades
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
Um novo olhar para uma nova prática
Comunicação na catequese
SETOR PÓS-MATRIMONIAL INDICAÇÕES PASTORAIS
ENCONTROS DE CATEQUESE COM ADULTOS Itinerário de vida cristã
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
CNBB – Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética
10. Conclusão “Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas,e fazê-lo.
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
Projeto Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
ATRIBUIÇÕES DO MINISTRO(A) EXTRAORDINÁRIO(A)
*** C ONCLUSÕES DOS GRUPOS *** 1ª URGÊNCIA IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO Ministério da Visitação; COMIPA (Comissão Missionária Paroquial) e COMIDI.
A Teologia pastoral é a parte da Teologia cristã que cuida da aplicação prática dos ensinamentos teológicos à ação ou pastoral da Igreja (quer ela seja.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
O 4.º Domingo da Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10.º de São João,
Transcrição da apresentação:

– « Os catequistas em território de missão»,(245) Diversos tipos de catequista hoje particularmente necessários (Directório cat) 232. O tipo ou figura do catequista na Igreja apresenta diversas modalidades, já que as necessidades da catequese são várias. – « Os catequistas em território de missão»,(245) – Nas situações dos países de tradição cristã que requerem uma « nova evangelização », (250) a figura do catequista dos jovens e a do catequista dos adultos tornam-se imprescindíveis para animar a catequese de iniciação. Estes catequistas devem fornecer também a catequese permanente. Em tais tarefas, o papel do sacerdote será igualmente fundamental.

– Continua a ser basilar a figura do catequista das crianças e dos adolescentes, ao qual cabe a delicada missão de oferecer « as primeiras noções do catecismo e a preparação para o sacramento da reconciliação, para a primeira comunhão e para a confirmação ». (251) Esta tarefa, actualmente, é ainda mais urgente, quando as crianças e os adolescentes « não recebem uma conveniente formação religiosa no seio de suas famílias ». (252)

– Um tipo de catequista que é preciso formar, é o do catequista para os encontros pré-sacramentais, (253) destinado ao mundo dos adultos, por ocasião do Baptismo ou da Primeira Comunhão dos filhos, ou por ocasião do sacramento do Matrimónio. É uma tarefa que tem em si uma originalidade própria, na qual confluem o acolhimento, o primeiro anúncio e a oportunidade de tornar-se companheiro de viagem na busca da fé.

– Outros tipos de catequistas são urgentemente exigidos por sectores humanos de especial sensibilidade: as pessoas da terceira idade, (254) que necessitam de uma apresentação do Evangelho, adaptada à suas condições; as pessoas desadaptadas e excepcionais, que necessitam de uma especial pedagogia catequética, (255) além da sua plena integração na comunidade; os migrantes e as pessoas marginalizadas pela evolução moderna. (256)

– Podem ser aconselháveis outros tipos de catequistas – Podem ser aconselháveis outros tipos de catequistas. Cada Igreja particular, analisando a própria situação cultural e religiosa, suprirá as próprias necessidades e traçará o perfil, com realismo, dos tipos de catequista de que necessita. É uma tarefa fundamental a orientação e a organização da formação dos catequistas