TURISMO – Novas Soluções de Financiamento às Empresas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Luís Andrade dos Santos Gestor de Projectos
Advertisements

Contratação Pública Internacional
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Santana 13/04/2009.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional CTOC Madeira Tecnopólo 17/06/2009.
Índice ENQUADRAMENTO SI FUNCIONAMENTO. Índice ENQUADRAMENTO SI FUNCIONAMENTO.
DE FINANCIAMENTO EMPRESARIAL
NEW ORDER MADEIRA Os Instrumentos de Apoio no Setor do Turismo.
SISTEMA DE INCENTIVOS AO FUNCIONAMENTO 24 DE JUNHO DE 2010.
Índice INTRODUÇÃO NOVA LINHA DE CRÉDITO BONIFICADA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA MADEIRA II 2.
SITUAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
FORUM EMPREGABILIDADE
NOVO PERÍODO PROGRAMAÇÃO
FORMAS ALTERNATIVAS DE FINANCIAMENTO Madeira Tecnopólo 30/09/2009.
A Internacionalização como Oportunidade de Crescimento para as Indústrias Criativas Que incentivos regionais estão disponíveis para as Indústrias Criativas.
Financiamento de Iniciativas de Valor Empresarial INDEG 16 de Fevereiro de
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
COMPETE Apoios ao Empreendedorismo Franquelim Alves Gestor do COMPETE 14 de Maio de 2012.
RECESSÃO ECONÓMICA PIB - 1,6%- 3,4%0,0% , ,9 Boletim Económico Primavera 2012 Banco de Portugal.
Apresentação do Projeto
Desenvolvimento Local e Sustentabilidade Gilson Domingues Cardoso Gerente de Desenvolvimento e Planejamento Vitória 19 de novembro de ª Gestão das.
Desenvolvimento Econômico Local e Regional
Movimento Brasil Competitivo
GPPAA/DPP1 Linhas de Orientação Estratégica Comunitária Desenvolvimento Rural Programação
O Novo PRIME Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Janeiro de 2006.
Projecto EMMA Projet cofinancé par les Fonds Européen de Developpement Régional Project cofinanced by the European Regional Development Fund.
Germano Martins Vigo, 7 de Novembro de 2008
Estratégia 2020 e a sua implementação a nível regional: Inovação e Emprego Faro, 12 de outubro de 2012.
Abril  2014 Acordo de Parceria A Investigação e Inovação no Domínio da Competitividade e Internacionalização: oportunidades mobilizadoras Diretora.
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
TERRAS DO PRIOLO Uma oportunidade de desenvolvimento turístico sustentável baseada numa ave.
SISTEMA DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia SISTEMA DE INCENTIVOS À INTERNACIONALIZAÇÃO.
Um Banco da Amazônia.
26 Outubro 2012.
Congresso Internacional de Investigação Científica em Enfermagem IV Terceira, 5, 6 dez
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
Os fatores de competitividade regional
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO APOIOS AO TECIDO EMPRESARIAL
Conferência ‘As Empresas e a Regeneração Urbana’
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
A POIO AO E MPREENDEDORISMO Marília Soares 6 de Julho de 2012.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento CERIMÓNIA DE LANÇAMENTO DO MADEIRA DE FEVEREIRO DE 2015.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
A RIS3 do Centro de Portugal
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS de outubro de 2011 “Diretrizes para o Turismo Sustentável/LN”
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
Financiamento às Empresas SINERCLIMA Batalha, 25 de Fevereiro de 2010.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA O Impacto das Ajudas de Estado no Desenvolvimento das Regiões Ultraperiféricas da União.
INSERÇÃO REGIONAL, COOPERAÇÃO E INSTRUMENTOS FINANCEIROS Las Palmas de Gran Canaria 2 de Outubro de 2009.
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Porto Santo 11/12/2009.
I ENCONTRO MUNICIPAL DA JUVENTUDE.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento INSTRUMENTOS DE APOIO AO TECIDO EMPRESARIAL
SIPIE NOVO PRIME SIPIE Sistema de Incentivos às Pequenas Iniciativas Empresariais Unidade de Incentivo às Empresas.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento PROCiência 2020 Sistema de Incentivos à Produção de.
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010.
SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO PROGRAMA INTERREG V - A MADEIRA-AÇORES-CANÁRIAS Angra do Heroísmo, 29 janeiro 2016.
REUNIÃO BILATERAL PROCONVERGENCIA Programa Operacional dos Açores para a Convergência 12 de dezembro de 2013 REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Direção Regional.
José Santos Soeiro Presidente Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional O IFDR no POVT Um contributo para a segurança do sistema.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento INOVAR 2020 Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial.
Transcrição da apresentação:

TURISMO – Novas Soluções de Financiamento às Empresas SESSÃO INFORMATIVA 13-11-2012 TURISMO – Novas Soluções de Financiamento às Empresas

Ação Integrada do IDE-RAM 2007-2013 Através do DLR 22/2007/M, de 7 de Dezembro, o IDE-RAM definiu as linhas orientadoras para a sua atuação no período de 2007-2013, numa gestão integrada dos diferentes instrumentos de apoio ao tecido empresarial: Investimento Funcionamento Financiamento Sistemas Incentivos SI Funcionamento Linhas de Crédito

Coordenação integrada de intervenção nas empresas IDR CEIM AREAM UMA Empresas IDE-RAM DRCIE SRTT DRI DRA SDM M-ITI

E ASSUMINDO COMO COMPROMISSO: MAIS QUALIFICAÇÃO = MAIS CONHECIMENTO MAIS CONHECIMENTO = MAIS INOVAÇÃO MAIS INOVAÇÃO = MAIS DIFERENCIAÇÃO MAIS DIFERENCIAÇÃO = MAIS GANHOS PRODUTIVIDADE MAIS GANHOS PRODUTIVIDADE= MAIS CRESCIMENTO

INSTRUMENTOS DE APOIO 2007-2013 Instrumentos de apoio ao Investimento EMPREENDINOV II - Portaria n.º 146/2009. SIRE II - Portaria n.º 147/2009 QUALIFICAR + III - Portaria n.º 58/2010. SI TURISMO II - Portaria n.º 149/2009 + CONHECIMENTO II - Portaria n.º 82/2011 Instrumentos de apoio ao Financiamento Linha de crédito às Micro e Pequenas empresa Linha de apoio à Recuperação Empresarial Linha de crédito PRO-INVEST Instrumentos de apoio ao Funcionamento SI FUNCIONAMENTO III – Portaria n.º 128/2012

SI TURISMO II Objectivo O Sistema de Incentivos SI-TURISMO, tem por objetivo apoiar as empresas (PME e Não PME) do sector do turismo que desenvolvam projetos de investimento integrados e inovadores, que: Incidam, preferencialmente, em fatores dinâmicos da competitividade e Potenciem a desconcentração, diversificação e requalificação da oferta turística.

Direcção Regional do Turismo O SI-TURISMO centra a sua intervenção num modelo integrado, promovendo o desenvolvimento dos seguintes produtos turísticos estratégicos : Turismo de Natureza Sol e Mar Saúde e Bem-Estar Touring Cultural e Paisagístico Turismo Náutico Golfe Turismo de Negócios Direcção Regional do Turismo

Taxa e Natureza do Incentivo Taxa base de 40% + Majorações (5% Maj. Regional + 5% Maj. Património classificado / Distintivo turístico da qualidade ambiental). Incentivo Não Reembolsável – Investimento Elegível em Fatores Dinâmicos da Competitividade Incentivo Reembolsável – Investimentos Essenciais à Atividade Co Intervenção Garantia Mútua Linha de Crédito PRO INVEST

Organismos Coordenador Instituto de Desenvolvimento Empresarial da RAM Organismos Especializado Direção Regional do Turismo Organismos Técnicos Direção Regional de Informática Direção Regional do Comércio, Industria e Energia Agência Regional da Energia e Ambiente da RAM Direção Regional do Ambiente Direção Regional do Turismo

Aprovações Aprovações até 31/10/2012 N.º Proj. Investimento Elegível (euros) Total de Incentivo (euros) FEDER (euros) Criação de Emprego Instrumentos de Apoio ao Investimento 269 102.756.374,28 46.232.201,65 38.998.611,46 1031   SI-Turismo 39 31.198.785,06 10.710.548,26 9.041.320,52 183 % 14,5% 30,4% 23,2% 17,7% Nota: Inv. em promoção, divulgação e marketing, tecnologias de informação, eficiência energética, certificação de sistemas de gestão da qualidade e promoção internacional.

FINANCIAMENTO COMPLEMENTAR GESTÃO INTEGRADA DOS INSTRUMENTOS DE APOIO Emissão de Garantias para efeitos de pedidos de pagamento Financiamento Bancário – Linha de crédito SI TURISMO II Assegurar a cobertura financeira do projeto de investimento Viabilizar os pedidos de pagamento FINANCIAMENTO COMPLEMENTAR

LINHA DE CRÉDITO PRO INVEST Objetivos Financiar projetos aprovados no âmbito dos sistemas de incentivos do PO INTERVIR+ , promovendo a complementaridade entre os instrumentos de apoio ao investimento e ao financiamento. IDE-RAM – Entidade Gestora; Banca e SGM – Entidades que manifestarem interesse em subscrever o Aditamento ao Protocolo.

Prospetiva para 2014 - 2020 Reforçar a cooperação inter-regional e internacional: Protocolo com Instituições Nacionais e Internacionais; Salto qualitativo e aconselhamento das empresas Fomentar o investimento em f.d.c. e sua maior especialização; Estimular uma cultura regional para a qualidade; Apostar na requalificação do Turismo;

Madeira mais competitiva – que oportunidades Hospitalidade; Clima; Segurança; Gastronomia; Produtos tradicionais; Vinho Madeira; Levadas / Turismo natureza / Floresta Laurissilva; Património cultural; Porto Santo – eleita uma das sete maravilhas de Portugal.

Conservar e acrescentar valor ao património natural e cultural TURISMO Ferramenta no desenvolvimento sustentável global Diferenciação da oferta e Qualidade do serviço Reduzir a sazonalidade Identificar áreas prioritárias de actuação Reorganização e modernização do conceito tradicional do turismo Oferecendo experiências únicas e autênticas, que aproximem o turista da natureza, da nossa cultura e da nossa Gente .

OBRIGADO PELA VOSSA PRESENÇA José Jorge dos Santos F. Faria Presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial da Região Autónoma da Madeira Avenida Arriaga, Edifício Golden Gate, nº 21, 3º andar 9004-528 Funchal Telefone: +351291202170 Data: 13/11/2012 Fax: +351291202190 E-mail: ideram@netmadeira.com Web:http://www.ideram.pt