Secundária/3 Aurélia de Sousa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCURSO DE PROTÓTIPOS
Advertisements

Eco Team Ricardo Maurício / Ana João Leal Martins
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO MEGA SOL Alunos: JOÃO ANTUNES MARCO MACEIRAS PEDRO SOUSA Professor: JOSÉ BARATA ESCOLA.
Escola secundária Martins Sarmento
Laurinda da R. B. Roque INSTITUTO DE S. TIAGO – Cooperativa De Ensino C.R.l. Sobreira Formosa – Castelo Branco 6º ano – Educação Visual e Tecnológica Fornalhas.
Pedro Jorge Nogueira Correia Agrupamento de Escolas de Freixo Freixo (Ponte de Lima) – Viana do Castelo 6.º Ano de escolaridade (Educação Visual e Tecnológica,
DIVERSOL (DIVERSÃO) Margarida Teresa G A F Figueiredo
Alcinda Maria da Costa Anacleto Escola Secundária Morgado Mateus Vila-Real – Vila Real 8ºano Ciências Físico-químicas (extra aulas) Bronzeados
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
Solarengos Alcinda Maria da Costa Anacleto
As Engenhocas Carlos Valentim
Navegadores do Futuro Nélia Guerra Escola EBI de Colmeias
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Emissões zero 3+2.
Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1.
Professora Rute GuerraOs Ensolarados Escola EB 2,3 de Moura Moura, Beja 3+19º Ano, Área de Projecto.
Carlos Valentim Escola Secundária C/ 2º e 3º Ciclos de Carcavelos Carcavelos - Lisboa 7ºAno – C. Físico-Químicas Team Carcavelos 5+3.
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
António Jorge Melo Lopes Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Freiria Freiria – Torres Vedras - Lisboa 9º ano – Física e Química Carochas Solares
Escola EB 2,3/S Santos Simões
César Paulo Moreira Leite
H2COLOUR Paulo Guedes Instituto Duarte de Lemos
AGSG Jaime Rei Agrupamento de Escolas de São Gonçalo
Vera Lúcia Lopes Vergas Fidalgo Sardo Escola Básica da Gafanha da Encarnação Gafanha da Encarnação - Aveiro 9º ano de escolaridade: Área de Projecto; Ciências.
Projecto Escola da Energia PROTÓTIPOS COM ENERGIA RELATÓRIO DE PROJECTO
“Engenhocas” Agostinho Machado Escola Básica Integrada de São Bruno
Solar car – “Os Chocalhos”
Fornos & Luz Rosa Fernandes
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
TecnoVC4 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz
Escola Secundária André de Gouveia
TecnoVC1 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz - Amarante
Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz Amarante - Porto 9º ano (Educação Tecnológica) TecnoVC
Carlos Panoias marques 2,3 de S. Miguel Guarda Localidae – Guarda Distrito da Guarda 6º ano disciplina de E.V.T. Termolight 4 alunos e 1 professor.
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Futuro a Abrir Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
Pro-Solaris Paula Serrano EB2,3 D. Paio Peres Correia
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Sol Flutuante Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 47º ano – Clube dos Porquês e Ciências Físico - Químicas.
Embarca na onda Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
Luis Gameiro Altomar EBI de São Bruno Caxias, Lisboa 4+1
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO “ Os Voyagers” Tiago Miguel Chico Vaz, Pedro Ribeiro Catarino, Ana Vanessa Dias de Carvalho,
Victor Bairrada EB 2/3 DO TORTOSENDO TORTOSENDO – CASTELO BRANCO 5º ANO – ÁREA-PROJECTO, EVT, CN AUTOSOLARES DO TORTOSENDO 5.
Joaquim Diamantino Gonçalves Pereira Básica de São-Miguel Guarda Guarda 6º- EVT GuardaVolt 4.
Pico de Regalados Manuel Flores
Marta Oliveira, António André, Sónia Leonardo Escola Básica e Secundária da madalena Madalena-Pico-Açores 10ºano5 alunos + 2 professoras Cagarros.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Este protótipo possui a forma rectangular, e constitui-se como uma evolução do modelo apresentado.
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto Alfa Solar Alunos: João Luís Gonçalves da Silva; Filipe Casal Lourenço; Paulo Jorge Oliveira;
Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas Marinheiros 4.
Freixo Liberty Pedro Jorge Nogueira Correia
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Soltíscio 3+2.
Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias
António Gama Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de escolaridade – Ciências Físico-Químicas ZACATRAZ 3+1.
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO S2R – Sun To Rosario Alunos: Francisco Sousa; Miguel Monteiro; Nuno Neto; Rodrigo Ribeiro;
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Solar Mix Professores: Cristina Brinco (Físico-Química); Nuno Saraiva (Educação Tecnológica)
PEDRO NUNO GUAL ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE S. JOÃO DA MADEIRA – AVEIRO 10º ano – Física e Química, Desenho Técnico, Práticas Oficinais
Projecto Escola da Energia CONCURSO DE PROTÓTIPOS RELATÓRIO FINAL
Sandra Carmo Escola EB2,3 Engº Manuel Rafael Amaro da Costa São Teotónio, Beja 7º ano Ciências Físico – Químicas TonioSol 3 alunos e 2 professores.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Tu_Barões do Sol PROFESSORES: Maria Cláudia Pereira (Ciências da Natureza e Matemática),
Victor Bairrada EB 2/3 DO TORTOSENDO TORTOSENDO – CASTELO BRANCO 5º ANO – ÁREA-PROJECTO, EVT, CN, MAT OS SOLARES 20.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Os Traquinas 5 +1.
Pedro Silva Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 11º ano; Práticas Oficinais; Física e Química; Tecnologias e Processos; Desenho Técnico.
Maria Amélia Oliveira da Fonseca Peters Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Freiria Freiria – Torres Vedras – Lisboa 9º ano – Cidadania e Mundo Actual.
Paulo Monteiro Secundária de Amares Amares – Braga 8º ano – Ciências Físico - Químicas Os faíscas 3+1.
Pedro Viegas Escola Secundária D. Manuel Martins Setúbal 10º ano do Cursso Prof. Ener. Reno. Disciplina, Tecnologia e Processos Avatar 5+2.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Vento solar 2 +1.
Colégio Vizela Santa Eulália, Braga 7º ano, clube x Helio-x cv alunos + 2 professores Gil Campelos.
João Giga, António Surrécio, Paulo Mendes Escola Secundária André de Gouveia Évora; Évora 1.º + Física e Química, Electrónica Fundamental, IMEI ESAG 4.
Transcrição da apresentação:

Secundária/3 Aurélia de Sousa Fornalhas Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 3 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas

O protótipo é um forno elaborado com materiais reutilizáveis O protótipo é um forno elaborado com materiais reutilizáveis. A estrutura base do forno é uma caixa de envio dos correios revestida com cortiça e esferovite para absorção do calor. Para isolamento foi utilizado papel de alumínio. Em termos de estética, foram usadas cartolinas coloridas.

Planificação: Leitura do regulamento geral do concurso e do regulamento supersol; Selecção da modalidade a concorrer – Forno Solar (C2); Formação de grupos para desenvolvimento de projectos; Identificação das características do barco a construir; Listagem de materiais a utilizar; Testagem de alguns materiais a usar no protótipo; Construção dos Protótipos; Testagem dos protótipos construídos; Selecção do melhor protótipo.

Envolvimento dos alunos nas decisões: Feita a divulgação do projecto pela professora de CFQ, os alunos da turma D do 9ºano decidiram participar neste concurso. Selecionaram as modalidades e as actividades em que pretendiam concorrer. Foram feitos vários protótipos nas aulas de ET; os protótipos apresentados a concurso serão seleccionados pelos alunos envolvidos. Fontes de informação consultadas: -Regulamento geral do concurso; -Regulamento Supersol; -Videos e outras informações apresentadas no site de divulagação do concurso forno solar Tempo aproximado de execução de projecto: 9 aulas de 135 min cada

Aprendizagens / Conceitos adquiridos: Fontes renováveis e não renováveis de energia; Aproveitamento de energia solar; Transformação da energia solar em energia eléctrica e calor. Efeito de estufa Integração do projecto no currículo do ensino básico: Faz parte integrante do currículo da área de Ciências Físicas e Naturais a abordagem de temas transversais às diversas áreas disciplinares, nomeadamente, no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável. Os temas transversais devem ser trabalhados no desenvolvimento de projectos de natureza interdisciplinar, através de aprendizagens específicas situadas no âmbito das várias disciplinas. Constituem, também, áreas do currículo, as novas áreas de natureza transversal e integradora como, por exemplo, a Área de Projecto, Estudo Acompanhado e Formação Cívica.