Números Negativos 7ºAno Escola EBI de INSUA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias da Informação e Comunicação
Advertisements



AVALIAÇÃO DE RISCOS 29 de Setembro de 2009 José Carlos Sá, Eng.
EBSCOhost Acesso móvel.
Dynamed Tutorial de uso.
Funções 1. Interpretação de Gráficos
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Ensino médio e Educação Profissional Chico Anysio Óleo sobre tela 60x40 cm.
Energia Potencial e Conservação da Energia
Capítulo 2 - Derivadas No final do capítulo 1, já definimos o coeficiente angular de uma curva y = f(x) no ponto onde x = x0. Chamamos esse limite, quando.
Derivadas Já definimos o coeficiente angular de uma curva y = f(x) no ponto onde x = x0. Chamamos esse limite, quando ele existia, de derivada de f em.
Unidade 4.1 – Estudo das Funções
Nice Maria Americano da Costa
Então, vamos lá! Qual é esse conteúdo?
INEQUAÇÃO → Para aprendermos inequação, deveremos conhecer os símbolos das desigualdades. Uma sentença matemática em que usa o símbolo ≠ (diferente de)
Professora Camila C. Souza – Matemática – 21/03/09
PRINCIPAIS MOVIMENTOS ARTICULARES E AMPLITUDES FISIOLÓGICAS
O QUE SABER - FLEXIBILIDADE
BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO
MAS COMO POSSO SABER AS REFERÊNCIAS DE NORMALIDADE?
PARÂMETROS PARA PRESCRIÇÃO
Polinômios Prof. Marlon.
Trabalho de Conclusão de Curso Moisés Alves Carneiro Filho
Números inteiros.
Formulário de Matemática
Formulário de matemática
Formulário de Matemática
Conjunto Dos Números Racionais
PIBID – SUBPROJETO DE MATEMÁTICA CERES CAICÓ EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
Escola Secundária D. Afonso Sanches
Entendo os números inteiros
CONJUNTOS NUMÉRICOS.
Conjuntos Numéricos.
CONJUNTOS e CONJUNTOS NUMÉRICOS
Uma empresa de máquinas de calcular fez estudos de mercado e concluiu que: - A um custo de 100 euros cada máquina venderia 200 máquinas de calcular. Se.
Fundamentos de Matemática Ciências Biológicas Prof. Marco Marins
O QUE FOI ESTUDADO NESTA AULA:
Funções e suas propriedades
C) O que é Ética A palavra Ética é originada do grego ethos, (modo de ser, caráter) através do latim mos (ou no plural mores) (costumes, de onde se derivou.
Antropologia Filosófica
Impressionismo 02/04/2017
Apresentação ao público
ARTE E ESTÉTICA Prof. Nilson Faria 02/04/2017
FILOSOFIA 02/04/2017
Professor Mário Dantas
O que é ciência 2/7/20141www.nilson.pro.br Metodologia de Pesquisa 2/7/20142www.nilson.pro.br.
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
Conhecimento e ciência: homem como gerador de conhecimento
A Importância da Contabilidade
As principais tendências da gestão de pessoas na organização
Deliberação Prof. Nilson 02/04/2017
MATEMÁTICA APLICADA REVISÃO BÁSICA.
Expansão marítimo e comercial européia
Ernande Ferreira de Melo
1. Noção de Função Considere os seguintes conjuntos A e B f C
POTENCIAÇÃO E FUNÇÃO EXPONENCIAL
Tecnologias da Informação e Comunicação
Funções Caderno de Exercícios 2ª aula Nome
Utilidade. A reta numérica. Valor absoluto. Números simétricos.
ProfªMárcia Regina Berbetz Conte
CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS
Física Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Explorando a ideia de número positivo e número negativo
Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 7º ano
Tipos de Dados Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações contidas em sua memória. Estas informações podem.
Física Experimental I – Turma J [FEX1001/J ] Aula 04: Gráficos Prof
Números inteiros. Alex Coi Digital. VOCÊ JÁ OBSERVOU OS NÚMEROS QUE APARECEM NOS PAINÉIS DE ALGUNS ELEVADORES? EM TERMÔMETROS COMO ESTE?
Física I Aula02 – Movimento Unidimensional 2009/2010.
PROFESSOR: GLAYDSON ERBERTH
Noção de números inteiros
Transcrição da apresentação:

Números Negativos 7ºAno Escola EBI de INSUA

Operações com números inteiros relativos Os Números Negativos Operações com números inteiros relativos

Origem e Evolução dos Números Os números nasceram da necessidade de contar coisas, sendo os símbolos numéricos usados para registar resultados de contagens. Podemos imaginar o homem primitivo a contar as cabras do seu rebanho e a registá-las através de marcações em ossos ou em troncos de árvores. Desta forma se controlavam pequenas quantidades. 25 de março de 2017

Origem e Evolução dos Números (cont.) Com a evolução das sociedades, tornou-se necessário representar números maiores. Por exemplo: Significava 1 Significava 5 Significava 20 (20 dedos de uma pessoa) 25 de março de 2017

Origem e Evolução dos Números (cont.) No sistema de numeração actual, usamos apenas 10 símbolos: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Estes símbolos (algarismos) ocupam as posições adequadas para formar os diferentes números. Com apenas 10 símbolos pode escrever-se qualquer número, por maior que seja, e mesmo os grandes números se escrevem com poucos algarismos. 25 de março de 2017

Os Números Negativos os negativos. Quando andas de elevador utilizas os números para subir e descer indicando o andar a que pretendes chegar. Apartamento 4 Escritórios 3 Cabeleireiro 2 Restaurante 1 Boutique Ginásio ? Garagem Lavagem Automática Aperceber-te-ás, então, que os números naturais (1,2,...) não são suficientes para representar os movimentos do elevador, sendo necessário recorrer a outros números - os negativos. 25 de março de 2017

Os Números Negativos (cont.) Apartamento 4 Escritórios 3 A senhora que vai ao cabeleireiro carrega no botão ... Cabeleireiro ? 2 Restaurante 1 Boutique Ginásio ? Garagem ? Lavagem Automática ? 25 de março de 2017

Os Números Negativos (cont.) Apartamento 4 Escritórios 3 Cabeleireiro 2 Qual te parece ser o andar do ginásio? Restaurante 1 Boutique Ginásio ? -1 Garagem ? Lavagem Automática ? 25 de março de 2017

Os Números Negativos (cont.) Apartamento 4 Escritórios 3 Cabeleireiro 2 E o andar da garagem? Restaurante 1 Boutique Ginásio -1 Garagem -2 ? Lavagem Automática ? 25 de março de 2017

Os Números Negativos (cont.) Apartamento 4 Escritórios 3 Cabeleireiro 2 E o da estação das lavagens automáticas? Restaurante 1 Boutique Ginásio -1 Garagem -2 Lavagem Automática -3 ? 25 de março de 2017

Os Números Negativos (cont.) Serão os números naturais os mais adequados para os andares subterrâneos? Apartamento 4 Escritórios 3 Algumas situações não se podem exprimir somente com os números naturais. A partir de agora utilizaremos uns novos números que nos resolvem o problema: Cabeleireiro 2 Restaurante 1 Boutique Ginásio -1 -1 os números negativos Garagem -2 -2 Lavagem Automática -3 -3 25 de março de 2017

Os Números Negativos (cont.) Chamamos números negativos a todos os que estão abaixo de zero. Os números negativos escrevem-se com o símbolo menos antes. Assim os diferenciamos dos positivos. ..., -5, -4, -3, -2, -1 Quando um número não leva sinal nenhum antes, entendemos que é positivo: 5=+5 +16=16 25 de março de 2017

Os Números Negativos (cont.) Quando se efectuam operações com números negativos, estes escrevem-se entre parêntesis: 8 + (-3) O número positivo 8 a somar com o número negativo –3. (-5) x (-2) O número negativo –5 a multiplicar com o número negativo –2. Mais adiante aprenderás a obter o resultado destas operações. 25 de março de 2017

Os Números Negativos (cont.) NOTA Os números que se escrevem com o sinal + são os números positivos. Exemplos: +3; +2; +1,99; ... Os números que se escrevem com o sinal - são os números negativos. Exemplos: - 2; - 4; - 3; - 6; ... É costume chamar números relativos aos números positivos, aos números negativos e ainda ao zero. Representa-se por Z o conjunto dos números inteiros relativos. 25 de março de 2017

A Utilidade dos Números Positivos e Negativos 1. Do andar em que se encontra o elevador do edifício, posso subir a pisos superiores ou descer a outros pisos inferiores: Subo cinco andares: +5 Desço quatro andares: - 4 25 de março de 2017

A Utilidade dos Números Positivos e Negativos 2. O saldo de uma conta do banco aumenta (+) com os depósitos e diminui (-) com os levantamentos. A Carminho tem vinte euros: + € 20 O Ernesto deve três euros: - € 3 25 de março de 2017

A Utilidade dos Números Positivos e Negativos 3. O termómetro pode marcar uma temperatura acima de zero (+8) ou abaixo de zero (-5). 25 de março de 2017

A Utilidade dos Números Positivos e Negativos 4. O número de pessoas que viajam num autocarro varia em cada paragem: Sobem 10 pessoas: + 10 pessoas Descem 14 pessoas: - 14 pessoas 25 de março de 2017

Representação na Recta Os números relativos – positivos, negativos ou o zero – podem ser representados numa recta por meio de pontos. e marquemos sobre ela um ponto O, a que chamamos origem. Consideremos uma recta r Escolhemos uma unidade de medida e um sentido positivo (por exemplo da esquerda para a direita). Desta maneira obtemos um eixo. - O 1 + r 25 de março de 2017

Representação na Recta Se quisermos marcar o ponto A correspondente ao número +5, contamos 5 unidades para a direita de O. +5 A + - O +1 Se quisermos marcar o ponto B correspondente ao número -3, contamos 3 unidades para a esquerda de O. -3 B + - O +1 25 de março de 2017

Representação na Recta O número que corresponde a um ponto do eixo chamamos abcissa desse ponto. +5 A + - O +1 -3 B A abcissa de B é -3 A abcissa de A é +5 A origem tem abcissa zero. Nota: O Eixo é uma recta orientada . 25 de março de 2017

Ordenação Quando dispostos sobre um eixo, os números relativos encontram-se ordenados. Se o eixo é horizontal e orientado da esquerda para a direita, um número é tanto maior quanto mais para a direita se encontrar. 2 3 4 5 1 -1 -2 -3 Cada vez maior 25 de março de 2017

Ordenação Vemos, por exemplo, que +5 é maior que +2 e para indicar este facto escrevemos: + 5 > + 2 Também se pode dizer que + 2 é menor que + 5 e escrever: + 2 < + 5 Isto é, a > b é o mesmo que b < a 2 3 4 5 1 -1 -2 -3 25 de março de 2017

Ordenação Da observação da posição relativa de dois números num eixo resultam algumas regras para comparar dois números diferentes: Qualquer número positivo é maior do que zero. + 0,012 > 0 Zero é maior que qualquer número negativo. 0 > - 35 Qualquer número positivo é maior do que qualquer negativo. +1 > - 35 + 0,5 > - 100 ; 25 de março de 2017

Valor Absoluto (ou Módulo) Consideremos agora os pontos A e B, sendo que A tem abcissa + 3 e B tem abcissa – 2. 2 3 A 4 5 1 -1 -2 B -3 2 3 A distância do ponto A à origem é 3. A distância do ponto B à origem é 2. A essa distância chamamos valor absoluto ou módulo. 25 de março de 2017

Valor Absoluto (ou Módulo) Assim dizemos que o valor absoluto (ou módulo) de +3 é igual a 3 e escrevemos: +3 = 3 Portanto, temos ainda que -2 = 2 Valor absoluto (ou módulo) de um número é a distância à origem do ponto que representa esse número. Naturalmente, temos que o valor absoluto de zero é igual a zero: 0 = 0 25 de março de 2017

Valor Absoluto (ou Módulo) NOTA O valor absoluto de um número é: O próprio número, se ele for positivo ou zero. +3 = 3 0 = 0 O seu simétrico, se ele for negativo. -2 = 2 25 de março de 2017

Dizemos então que – 4 e 4 são Números Simétricos Relativamente à origem da recta, é sempre possível encontrar dois pontos que se encontram à mesma distância. -4 -3 -2 -1 1 2 3 4 Por exemplo, os pontos de abcissas – 4 e 4 têm a mesma distância à origem, ou seja, - 4 = 4 Dizemos então que – 4 e 4 são números simétricos. 25 de março de 2017

Números Simétricos Dois números dizem-se simétricos se tiverem sinais contrários e o mesmo valor absoluto. Exemplos de números simétricos: - 0,3 = 0,3 - 0,3 e 0,3 porque 1 e - 1 porque 1 = -1 Nota que o simétrico do número zero é o próprio número zero: 0 = 0 25 de março de 2017

Números Simétricos Observação 1. De dois números positivos o maior é o que tem maior valor absoluto (está mais longe da origem). Exemplos: + 0,5 > + 0,1 + 100 > + 40 2. De dois números negativos o maior é o que tem menor valor absoluto (está mais perto da origem). Exemplos: - 3 > - 50 - 0,01 > - 10 25 de março de 2017

Números Simétricos Propriedade O simétrico do simétrico de um número é o próprio número. Exemplos: - (- 3) = + 3 - (- a) = + a = a Esta propriedade permite simplificar expressões como: - (- 8) = + 8 , o simétrico de – 8 é + 8 - (+ 8) = - 8 , o simétrico de + 8 é - 8 25 de março de 2017

Não é obrigatório escrever o sinal + Números Simétricos Simplificação da escrita Na recta também se escreve 1,2,3,..., em vez de +1,+2,+3,... 1 2 3 4 -1 -2 -3 -4 Também: + (+ 8) = + 8 + (- 8) = - 8 Não é obrigatório escrever o sinal + 25 de março de 2017

Números Simétricos Concluindo Valor absoluto da abcissa de um ponto é a distância à origem. Dois números que têm o mesmo valor absoluto e sinais contrários são números simétricos. - (- a) = + a = a ; - (+a) = - a + (- a) = - a ; + (+a) = + a = a 25 de março de 2017

Números Simétricos Nota Na recta numérica o maior dos números encontra-se à direita do menor. 1 2 3 4 -1 -2 -3 -4 -2 é maior que - 4 - 2 > - 4 2 é maior que - 1 ou - 1 é menor que 2 2 > - 1 - 1 < 2 > maior < menor 25 de março de 2017

Números Inteiros Relativos Na Natureza encontramos 1 árvore, 2 árvores, 3 árvores, ... Os números 1,2,3,... são os números naturais. O conjunto dos números naturais representa-se pela letra maiúscula N com um traço, para distinguir da letra normal. IN = {números naturais} = {1,2,3,4,5,...} INo = {0,1,2,3,4,5,...} = IN U {0} é o conjunto dos números inteiros não negativos. 25 de março de 2017

Números Inteiros Relativos Como já sabes, existem números negativos, simétricos dos números naturais. Os números naturais, os seus simétricos e o zero, formam um novo conjunto: Z = {..., -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, ...} é o conjunto dos números inteiros relativos. IN C INo C Z IN INo Z INo C Z Significa “está contido” Significa “contém” 25 de março de 2017

Significa não pertence - 4 Z 1.Exemplo -1 IN O símbolo Significa não pertence O símbolo Significa pertence 2.Os símbolos (intersecção) e (reunião) INo Z IN = IN ={+1,+2,+3,...}={números inteiros positivos} onde, ; ={...,-3,-2,-1}={números inteiros negativos} 25 de março de 2017

Números Inteiros Relativos Exercícios: Usando os símbolos ou completa: c) 4 Z; e) 0 INo ; a) -1 IN ; b) -3 Z ; f) 0 Z. d) -3 IN ; C 2.2 Complete usando os símbolos C ou : a) ; Z C b) ; C 25 de março de 2017