Internet Introdução à Internet Navegação na WWW (Web)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como pesquisar na internet
Advertisements

O que é a Internet?.
Tecnologias da Informação e da Comunicação Ano Lectivo 2005_06
Introdução à Internet.
Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
União Europeia Fundo Social Europeu. Neste momento milhares de cidadãos de todo o mundo estão a utilizar a Internet para comunicar entre si, ou obter.
Pesquisar na Web e Avaliar a informação encontrada
Conceitos Relacionados a Internet
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Internet: conceitos básicos
INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil
A Internet.
WWW – word wide web A WWW (World Wide Web ou, simplesmente, Web) é a parte multimídia da Internet, portanto possiblita a exibição de páginas de hipertexto,
Internet e Intranet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite.
Oficina de Pesquisa na Rede
Sumário Aulas nº 13, 14 Introdução à Internet
INTRODUÇÃO À INTERNET.
Internet e Informação Electrónica INTERNET EXPLORER
Internet Principais conceitos.
O Professor Bibliotecário
A grande rede mundial de computadores
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET
Internet Conceitos elementares.
Informática Navegador – Browser
UNIDADE 3: Internet Navegação na Web utilizando um browser
INFORMÁTICA BÁSICA EXTRANET INTERNET
Internet Conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo.
Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele
História da Internet 1º A Internet foi idealizada na década de 60 nos Estados Unidos. O objectivo inicial, era o enorme potencial de partilha de informações.
Internet é definida como diversas redes de computadores conectadas umas as outras. É considerada, uma rede de redes, formada por redes universitárias,
Compreender a Internet
Tecnologias de Informação e Comunicação
Módulo III. Para iniciar este aplicativo, basta no Ambiente de Trabalho, dar dois cliques em: Uma vez a funcionar, aparece a máscara da página de abertura.
Electrónicas em Powerpoint Criação do Catálogo de Imagens
Histórico e conceitos básicos.
UNIDADE 3: Internet Utilização de uma aplicação para Correio Electrónico Navegação na Web utilizando um browser A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial.
Tecnologias de Informação e Comunicação
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
Prof. Luís Sérgio Carvalho. Attachment - Enviar um attachment significa anexar um arquivo a uma mensagem eletrônica e enviá-lo a alguém. Antivírus - Programa.
Escola Básica nº 2 de Rio Tinto
TIC 8º ANO (2013/2014) Analise e pesquisa de informação.
Criação de Páginas Web A Internet HTML Básico TIC 9º Ano
Comunicações e Redes de Dados Elisabete Cruz – FPCE – Tecnologias Educativas III – 10/2005 O que é a Internet Estrutura da Internet Informação na Internet.
O que é a Internet? É uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites.
Nelson Vieira Nº 12 Manutenção Industrial. Servidor: Em informática, um servidor é um sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma.
PROJETO S.A.C.I Autores: Cleverson C. Ferreira Deborah C. Granada
Serviços básicos da Internet
Redes de computadores Interligação de máquinas diferentes, através de conexões físicas (cabos metálicos, fibras óticas)
Profª Elaine Duarte Ano 2012 / 2013 – Aulas 100% presenciais INTERNET Londrina(PR) – Maringá(PR)
(c)AB, WEB: filosofia e origens Grupo de utilizadores Internet Ambiente académico dominado por sistemas UNIX Conjunto de serviços básicos: correio.
Redes de computadores: Aplicações Prof. Dr. Amine BERQIA
Trabalho realizado por: John Severino Nuno Fernandes Conceição Mimoso.
INTRODUÇÃO À INTERNET INTRODUÇÃO.
O que é Internet? É uma rede de longo alcance onde podemos nos comunicar com vários computadores em qualquer parte do mundo. Prof: Carlos Muniz
Internet. Alguns serviços baseados na Internet correio eletrônico; FTP transferência de arquivo; www World Wide Web.
Internet.
Projeto Alcatruz – Oficina de Informática – 20h Internet A Internet, ou apenas a Net, é uma rede mundial de computadores ligados entre si.
As Tecnologias no Ensino Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral Ano Lectivo 2005/2006 Escola Hélia Jacinto Rogério Rodrigues Victor Vieira.
INTERNET.
Internet Pesquisa de informação Internet Pesquisa de informação.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Rúben Nóbrega | 2012 ESCOLA B+S PROF. DR. FRANCISCO DE FREITAS BRANCO, PORTO SANTO.
INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Rúben Nóbrega | 2012.
NAVEGAÇÃO Internet. Internet-Navegação Pergunta: O que é a Internet?
Breve introdução. INTERNET A Internet é a rede das redes, um conglomerado de milhares de redes electrónicas conectadas criando um meio global de comunicação.
Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet A internet é uma rede de redes. A primeira.
Neste trabalho vou falar sobre como a internet foi evoluindo ao longo do tempo. Introdução Internet Service Providers World Wide Web (WWW) Protocolos Software.
Internet - Evolução Sofia Margarida Parreira Rodrigues HOME Última página Introdução Internet Service Providers Protocolos Software para Internet Génese.
Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.
Transcrição da apresentação:

Internet Introdução à Internet Navegação na WWW (Web) Utilização do correio electrónico

Introdução à Internet O que é a Internet? É uma rede mundial de computadores ligados entre si através de redes telefónicas, ligações por satélite e fibras ópticas.

Introdução à Internet Para que serve? Serve para procurar e trocar conteúdos (informação) com carácter profissional ou apenas lúdico.

Introdução à Internet De que necessitamos para estabelecer uma ligação à Internet? Computador Modem Linha telefónica normal, linha RDIS, ligação por cabo ou ADSL Conta de acesso a um fornecedor de serviços Internet – ISP (Telepac, Clix, Sapo, Via.Net.Works, Oninet, IOL, Netcabo) Software (que permite o reconhecimento do modem e da ligação do computador à Internet e outros, como um browser, etc.) Modem – aparelho que permite aos computadores comunicarem entre si através das linhas telefónicas. A velocidade de transmissão de um modem é medida em bits por segundo (bps). Um Fornecedor de serviços (ISP – Internet Service Provider) é uma entidade (empresa ou organização) que nos abre uma “porta” de entrada para a Internet. O nosso computador é ligado ao computador dessa entidade que, por sua vez, está ligada à Internet.

Introdução à Internet Como comunicam os computadores entre si? Para que a rede funcione os dispositivos dessa rede devem comunicar através da mesma linguagem, ou seja usar o mesmo protocolo. Os protocolos definem a forma através da qual os dados, enviados por programas, são transferidos através da rede. Na comunicação de dados e na interligação em rede, protocolo é um padrão que especifica o formato de dados e as regras a serem seguidas. Sem protocolos, uma rede não funciona. Um protocolo especifica como um programa deve preparar os dados para serem enviados para o estágio seguinte do processo de comunicação. Exemplo: Programas de correio eletrónico (e-mail) preparam as mensagens para estarem de acordo com os padrões de protocolo da internet, para serem aceitos pelos programas destinatários.

Introdução à Internet Como comunicam os computadores entre si? A família de protocolos utilizada na Internet denomina-se TCP/IP (Transmission Control Protocol/ Internet Protocol). Foi criada com o intuito de permitir que qualquer computador se possa ligar à rede.

Introdução à Internet Como comunicam os computadores entre si?

Introdução à Internet De que serviços básicos de que podemos usufruir? Correio electrónico ou e-mail; World Wide Web (WWW); Fóruns de discussão (Newsgroups); Transferência de ficheiros (FTP); Comunicação em tempo real (IRC); Videoconferência. Correio electrónico – possibilita o envio e a recepção de mensagens electrónicas por computador para qualquer utilizador da Internet, com endereço electrónico. É rápido e económico, permitindo o envio de texto e de todo o tipo de ficheiros. O endereço de e-mail tem a seguinte estrutura: Utilizador @ nome do subdomínio (identifica o ISP). domínio principal (tipo de organização ou país) WWW – o conjunto de informação que existe em todo o mundo, alojada em centenas de milhar de servidores.

Introdução à Internet Como configurar uma ligação à Internet? p. 62 Como ligar à Internet? p. 63

Navegação na WWW Browser: Netscape IE6 Opera 8 Firefox (www.mozilla.org) Correio electrónico – possibilita o envio e a recepção de mensagens electrónicas por computador para qualquer utilizador da Internet, com endereço electrónico. É rápido e económico, permitindo o envio de texto e de todo o tipo de ficheiros. O endereço de e-mail tem a seguinte estrutura: Utilizador @ nome do subdomínio (identifica o ISP). domínio principal (tipo de organização ou país) WWW – o conjunto de informação que existe em todo o mundo, alojada em centenas de milhar de servidores.

Navegação na WWW Janela do IE:

Navegação na WWW Janela do IE:

Navegação na WWW Janela do IE: Barra de menus: Menu Ficheiro Menu Editar Menu Ver Menu Favoritos (adicionar/organizar favoritos) Barra de Ferramentas-Padrão Barra de endereços Barra de Hiperligações Barra de estado Barra do explorer (configurar lista de Histórico)

Navegação na WWW Procurar informação na WWW Motores e meta-motores: Google – www.google.pt SAPO – www.sapo.pt YAHOO – www.yahoo.com CLIX – www. Clix.pt MSN SEARCH – http://search.msn.com ASKJEEVES – www.ask.com (em linguagem natural) LYCOS – www.lycos.com DOGPILE – www.dogpile.com (dos mais poderosos metamotores de pesquisa) KARTOO – www.kartoo.com (resultados sob mapas)

Navegação na WWW Procurar informação na WWW Regra de ouro: A eficácia dos resultados depende da objectividade com que a pesquisa é efectuada.

Navegação na WWW Procurar informação na WWW Funcionamento dos Motores: 1. Para pesquisas globais: Armazenamento da informação em bases de dados – ex. Google 2. Para pesquisa geral dentro de um tema, sem objectivo concreto: Armazenamento da informação em directórios temáticos 3. Para pesquisas mais vastas: Meta-motores: enviam o pedido para diversos motores em simultâneo

Navegação na WWW Dicas para pesquisar De um modo geral os motores não distinguem maiúsculas de minúsculas, nem os acentos. Os motores não consideram palavras com menos de 3 caracteres. Utilizar várias palavras chave, por ordem de relevância. Filtrar a informação utilizando os sinais +, - e “”. Procurar por famílias de palavras, através de *.

Navegação na WWW Dicas para pesquisar Pesquisar em português no Google e SAPO, ou escolher origem do site (palavra site:pt). Utilizar operadores boleanos: and, or, not (útil para pesquisa em línguas diferentes). Para pesquisar pelo formato: termo filetype:formato (.pdf, .mp3, .doc, .jpg, etc.).

Navegação na WWW Guardar páginas da Internet (p.75) Copiar e guardar texto. Copiar e guardar imagens Imprimir páginas da Internet Verifica os teus conhecimentos – p. 77

Navegação na WWW