Ferramentas Indispensáveis ao Professor PROCESSADOR DE TEXTO
Formador Rui Hilário rh@mail.pt Tm: 969649370
Objectivos Gerais Facilitar a introdução de novas tecnologias de informação e comunicação na sala de aula. Desenvolver a capacidades na utilização dos programas Discutir a utilização do computador na sala de aula
Objectivos Específicos Familiarizar os professores com conceitos e ferramentas fundamentais das Tecnologias da Informação e Comunicação. Desenvolver a autonomia na produção de documentos com o computador. Motivar para a utilização do computados na sala de aula.
Competências Criar, abrir e gravar documentos Editar e formatar documentos Criar e editar modelos de documentos Criar e manipular tabelas em documentos Inserir e manipular objectos e grafismos em documentos Personalizar o ambiente de trabalho da aplicação Imprimir documentos
Conteúdos da Acção Processamento de texto – conceito e potencialidades Janelas da aplicação e do documento Elementos que as constituem Utilização do menu “Ajuda” Abrir e fechar documentos Gravar documentos
Conteúdos da Acção Gestão, edição e manipulação de documentos Criar um documento e digitar texto Seleccionar texto (letra, palavra, linha, período, parágrafo, documento) Apagar, mover e copiar texto Tipos de letra e seus atributos Alinhamento do texto Tabelas, grafismos, tabelas, ...
Conteúdos da Acção Formatação de documentos Configuração da página Formatação de parágrafos Cabeçalhos e rodapés Notas de fim de página e de fim de documento Texto em colunas Paginação
Conteúdos da Acção Personalização do ambiente de trabalho da aplicação “Vista” da página. Adaptação das barras de ferramentas ao trabalho individual Elaboração de um trabalho individual e sua impressão
Avaliação Avaliação contínua individual Elaboração individual de trabalho de aplicação
Metodologias Princípios orientadores das actividades: Acção eminentemente prática. A aprendizagem das ferramentas como resultado da necessidade de "resolver" situações propostas
Calendarização 2ª, 4ª, 6ª feiras 3, 5, 8, 10, 12, 15, 17*, 19* de Novembro 15h-18h (*15h-18h30m) Total 25 horas
Porquê? O advento da Sociedade da Informação faz parte do nosso quotidiano. A massificação do uso do computador nos diversos ramos de actividade. Exigem-se resultados optimizados, procedimentos rápidos e eficazes. As novas tecnologias têm vindo progressivamente a ser introduzidas nas escolas, não só na pratica lectiva, mas também no funcionamento de bibliotecas, laboratórios, mediatecas ou centros de recursos.
Porquê? A circulação da informação em tempo útil exige recursos e conhecimentos novos ao pessoal docente. São instrumentos úteis para as comunicações pessoais e de trabalho, para o processamento de textos e de informação sistematizada. Para habilitar o professor a assumir este novo papel, é indispensável que a formação inicial e a formação contínua lhes confira um verdadeiro domínio destes novos instrumentos pedagógicos
Por isso será necessário: Familiarizar os docentes com a utilização do processador de Texto Word. Adquirir ou actualizar conhecimentos sobre processamento de texto. Compreender a importância de um processador de texto. Executar tarefas num processador de texto. Conhecer as potencialidades e limitações de correctores ortográficos.
Por isso será necessário: Utilizar o processador de texto em opções de automatização de tarefas. Utilizar o processador de texto na produção de documentos especiais: documentos modelos, documentos estruturados. Produzir documentos com interesse prático para o trabalho do pessoal docente.
As tecnologias de informação e comunicação oferecem potencialidades imprescindíveis à educação e formação, permitindo um enriquecimento contínuo dos saberes, o que leva a que o sistema educativo e a formação ao longo da vida sejam reequacionados à luz do desenvolvimento destas tecnologias. In " Livro Verde para a Sociedade da Informação"
PROCESSADOR DE TEXTO WORD