Ferramentas Indispensáveis ao Professor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Diogo Souza.
Advertisements

Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
Unidade 4 – Processamento de Texto
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
Educação Digital.
Imprimir apresentações em diversos formatos
Processador de Texto TIC André Coutinho.
POWER POINT 2007 Introdução Colégio Conde Domingos
PowerPoint 6ª série.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 04
Folha de Cálculo TIC 10.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Internet e Informação Electrónica INTERNET EXPLORER
Flash Fernanda Barroso Maio,2006.
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Web: criação de páginas
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Programa e Plano de Ensino
Tecnologias de Informação e Comunicação
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
UNIDADE 4: PROCESSAMENTO DE TEXTO
Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM)
Capacitação dos professores
Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Avaliação Microsoft Word
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
Introdução à Utilização do Computador FOCO Docente: Rafael Gomes Machado
TIC 10º ano de escolaridade
Santarém Março a Julho de 2007
antecedentes na FCUL… Projecto MINERVA ( ) Programa Nónio ( ) Programa EduTIC (2005) Programa CRIE ( ) Plano Tecnológico da.
O Microsoft Publisher 2010 Criar publicações com aspecto profissional de forma fácil e rápida Formador: António Tavares 28 de Março 2011.
Estudo Acompanhado/Informática
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Biblioteca Central Centro de Processamento de Dados Comissão de Automação Emissão de Relatório de Produção Intelectual.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Tecnologias de Informação e Comunicação
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Ambiente de trabalho Barra de ferramentas padrão Barras de rolamentos
Estratégias de actuação: Articulação curricular
1 Limites e Preenchimentos da Tabela Limites e preenchimento {Borders and Shading}, do menu Tabela {Table}, na barra de Ferramentas Tabelas e limites.
MICROSOFT WORD AULA DO DIA 16/10/2009
Microsoft Office Excel Fórmulas complexas  Se  Soma.Se  Contar.Se  Contar.Val  Contar.Vazio.
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE VILA VELHA Carga Horária: 40 horas Professor: Bassini
Introdução ao Microsoft Word 2007
Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Informática Básica – Unidade 2
Introdução à Informática Conceitos Básicos de Editores de Texto
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
UNIDADE 4: Processamento de texto
Folha de Cálculo Professores: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
Escrita e Organização de Documentos em Computador Unidade 3 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 2º Periodo.
MENU ARQUIVO Comando Imprimir Imprimi o documento atual # Impressora
Microsoft Word. Word Iniciando a formatação do documento - Configurando as páginas.
Unidade de Aprendizagem 1 Módulo 1 MICROSOFT WORD XP MICROSOFT WORD XP FCSH – Universidade Nova de Lisboa.
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
Coordenação Regional de Tecnologia na Educação
Folha de cálculo – Microsoft Excel
Folha de Cálculo Professores: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
Sistemas de Gestão de Bases de Dados Educação e Formação de Adultos (EFA) Operador de Informática Arcozelo 2009/2010 Curso Co-Financiado por:
Folha de Cálculo Excel.
1 Universidade Federal da Bahia Instituto de Ciência da Informação ICI 021 Tecnologia da Informação.
Transcrição da apresentação:

Ferramentas Indispensáveis ao Professor PROCESSADOR DE TEXTO

Formador Rui Hilário rh@mail.pt Tm: 969649370

Objectivos Gerais Facilitar a introdução de novas tecnologias de informação e comunicação na sala de aula. Desenvolver a capacidades na utilização dos programas Discutir a utilização do computador na sala de aula

Objectivos Específicos Familiarizar os professores com conceitos e ferramentas fundamentais das Tecnologias da Informação e Comunicação. Desenvolver a autonomia na produção de documentos com o computador. Motivar para a utilização do computados na sala de aula.

Competências Criar, abrir e gravar documentos Editar e formatar documentos Criar e editar modelos de documentos Criar e manipular tabelas em documentos Inserir e manipular objectos e grafismos em documentos Personalizar o ambiente de trabalho da aplicação Imprimir documentos

Conteúdos da Acção Processamento de texto – conceito e potencialidades Janelas da aplicação e do documento Elementos que as constituem Utilização do menu “Ajuda” Abrir e fechar documentos Gravar documentos

Conteúdos da Acção Gestão, edição e manipulação de documentos Criar um documento e digitar texto Seleccionar texto (letra, palavra, linha, período, parágrafo, documento) Apagar, mover e copiar texto Tipos de letra e seus atributos Alinhamento do texto Tabelas, grafismos, tabelas, ...

Conteúdos da Acção Formatação de documentos Configuração da página Formatação de parágrafos Cabeçalhos e rodapés Notas de fim de página e de fim de documento Texto em colunas Paginação

Conteúdos da Acção Personalização do ambiente de trabalho da aplicação “Vista” da página. Adaptação das barras de ferramentas ao trabalho individual Elaboração de um trabalho individual e sua impressão

Avaliação Avaliação contínua individual Elaboração individual de trabalho de aplicação

Metodologias Princípios orientadores das actividades: Acção eminentemente prática. A aprendizagem das ferramentas como resultado da necessidade de "resolver" situações propostas

Calendarização 2ª, 4ª, 6ª feiras 3, 5, 8, 10, 12, 15, 17*, 19* de Novembro 15h-18h (*15h-18h30m) Total 25 horas

Porquê? O advento da Sociedade da Informação faz parte do nosso quotidiano. A massificação do uso do computador nos diversos ramos de actividade. Exigem-se resultados optimizados, procedimentos rápidos e eficazes. As novas tecnologias têm vindo progressivamente a ser introduzidas nas escolas, não só na pratica lectiva, mas também no funcionamento de bibliotecas, laboratórios, mediatecas ou centros de recursos.

Porquê? A circulação da informação em tempo útil exige recursos e conhecimentos novos ao pessoal docente. São instrumentos úteis para as comunicações pessoais e de trabalho, para o processamento de textos e de informação sistematizada. Para habilitar o professor a assumir este novo papel, é indispensável que a formação inicial e a formação contínua lhes confira um verdadeiro domínio destes novos instrumentos pedagógicos

Por isso será necessário: Familiarizar os docentes com a utilização do processador de Texto Word. Adquirir ou actualizar conhecimentos sobre processamento de texto. Compreender a importância de um processador de texto. Executar tarefas num processador de texto. Conhecer as potencialidades e limitações de correctores ortográficos.

Por isso será necessário: Utilizar o processador de texto em opções de automatização de tarefas. Utilizar o processador de texto na produção de documentos especiais: documentos modelos, documentos estruturados. Produzir documentos com interesse prático para o trabalho do pessoal docente.

As tecnologias de informação e comunicação oferecem potencialidades imprescindíveis à educação e formação, permitindo um enriquecimento contínuo dos saberes, o que leva a que o sistema educativo e a formação ao longo da vida sejam reequacionados à luz do desenvolvimento destas tecnologias.   In " Livro Verde para a Sociedade da Informação"

PROCESSADOR DE TEXTO WORD