Quem Governa o mundo? Que Desafios tem de Enfrentar?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
Advertisements

Guerra Fria Geografia.
PIB- Produto Interno Bruto
Uma mundialização plural Edgar Morin
São Paulo Bárbara Galvão-3 Jéssica Teles-14 Patrick Almeida-32
Por uma outra globalização!
GLOBALIZAÇÃO: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
GLOBALIZAÇÃO Profa. Zélia Halicki.
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Organizações mundiais e Blocos econômicos cap. 4- p.62
Tópicos Avançados II Elizabete Nunes
Regionalização do Espaço Geográfico Mundial
Capítulo 02 – A Regionalização do Mundo
O ESTADO E A ORDEM INTERNACIONAL
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
CRÍTICAS a ECONOMIA GLOBALIZADA.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
MANIFESTAÇÕES da ECONOMIA GLOBALIZADA.
GLOBALIZAÇÃO – Financeira
O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais
Ativ.urban.
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
Globalização: Boa ou ruim?.
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Globalização.
A Nova Ordem Mundial Ordem ou Desordem?.
Globalização – Prós e contras Selma Hosni Abril 2011
Quanto vale a paz de espírito?
MANIFESTAÇÕESda ECONOMIA ECONOMIAGLOBALIZADA. Fase atual do Capitalismo é denominada de MONOPOLISTA – FINANCEIRO pois a posse e a geração de riqueza estão.
subdesenvolvidos e IDH
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Capítulo 23 – O espaço urbano do mundo contemporâneo
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2003.
GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERALISMO
CRÍTICAS a ECONOMIA GLOBALIZADA.
CAPÍTULO 24: CHINA.
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2002.
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
Revisão para o Teste I Geografia – 2º Ano.
Globalização e avanço tecnológico
CURSO DEFESA NACIONAL 1998 GLOBALIZAÇÃO, CRISES FINANCEIRAS E REFORMA DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS INTERNACIONAIS Abel M. Mateus Professor Universidade.
Produção Econômica da América Latina – parte II
ÍNDIA.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Aspectos positivos Aspectos Negativos
Origens e bases do mundo global.
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
O mundo dividido na era da Globalização
Rede Urbana.
Globalização Um fenômeno social que ocorre em escala global. Consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes.
A nova regionalização do mundo
Professor Hudson de Paula.  Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes.  Decorreram-se mais de 1600 anos.
Urbanização.
CAPITULO :12 DESIGUALDADE E GLOBALIZAÇÃO
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
O poder do cidadão, o poder de cada um de nós, limita-se, na esfera política, a tirar um governo de que não gosta e a pôr outro de que talvez venha a se.
UNIDADE LECTIVA 6 – Processos de reprodução e mudança nas sociedades actuais 6.1. Fenómeno da globalização GLOBALIZAÇÃO Estreitamento das relações e das.
População mundial: cidades e consumo
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Quem Governa o mundo? Que Desafios tem de Enfrentar? A Governação Global Quem Governa o mundo? Que Desafios tem de Enfrentar?

A Superpotência O mundo actual é dominado por uma única superpotência, os USA, com ascendente indiscutível nas esferas política, económica, militar, tecnológica e cultural. Neste quadro, qual o papel da ONU, G7, OCDE, OMC, FMI e Banco Mundial? E o papel dos média, dos lobbies, das ONG e das ETN? E o papel dos Estados nacionais, cujo poder está a enfraquecer?

O Mundo Actual A globalização afirma-se; As uniões económicas regionais multiplicam-se; O nacionalismo, os movimentos de origem étnica ou religiosa reaparecem; Voltou a surgir a guerra em solo europeu e em territórios da antiga União Soviética; O crime organizado reafirma-se como uma realidade internacional; Etc,.

O Progresso Predador O modelo de desenvolvimento económico adoptado com a Revolução Industril, se trouxe inegáveis e valiosíssimos benefícios para a Humanidade é responsável, também, pela inacreditável depradação do meio ambiente que coloca a Humanidade ante uma crise ecológica de consequências apocalíticas. No concreto, e actualmente, podem apontar-se como causas da degradação do meio ambiente, a produção em excesso, a explosão demogáfica e a poluição urbana.

O Crescimento das Desigualdades e das Descriminações. Cerca de 20% da população mundial, dos países do norte, apodera-se de mais de 80% da riqueza mundial. Nos países do norte as desigualdades são também gritantes: na UE há dezenas de milhões de pobres e desempregados; Os USA são o mais desigual dos países ricos: (Se me perguntar se eu aprovo que 1% da população americana seja dona de quase toda a riqueza, que 19% estejam a dar-se bem porque trabalham para os proprietários e que 80% se encontrem numa situação ruim, é claro que a minha visão é negativa." Gore Vidal, Visão, 2 a 8 de Novembro  2000.) Ressurge o nacionalismo e a xenefobia.

Gore Vidal

A Urbanização Excessiva. Os Guetos A urbanização, particularmente no Sul, cresce a ritmos acelerados, de forma desordenada e incontrolada, dando origem a megacidades, onde se concentram problemas gravíssimos, de muito díficil resolução. No Norte, nos subúrbios das grandes cidades, surgem as cidades-guetos, com populações, geralmente de minorias étnicas sem perspectivas de futuro…

As Comunicações Globais Vivemos hoje a revolução das comunicações, o telemóvel, a internet, com profundo impacto em toda a sociedade, a sociedade da informação. No entanto, o acesso aos computadores e à internet é extremamente desigual, em desfavor dos países pobres, podendo criar-se uma nova divisão: os info-ricos e os info-pobres. A indústria espacial é uma das mais promissoras e das maiores alavancas ao desencolvimento tecnológico. No entanto, apenas um grupo restrito de países é capaz de dominar a tecnologia necessária…

A Mundialização da Economia A mundialização das economias coloca as economias dependentes umas das outras. A mundialização é particularmente visível na área financeira, com os mercados bolsistas, abertos 24 horas por dia em todo o mundo. Ao informática e a “política de liberdade do movimento de capitais” tornou possível que, em questão de segundos, somas fabulosas se desloquem duma ponta à outra do planeta, saltando de bolsa em bolsa à procura da aplicação mais rentável, sem qualquer conexão com a economia real. O que podem fazer os Estados? O que vai acontecer à democracia, quando decisões tão importantes podem ser tomadas por pessoas e entidades sem a legitimação do voto popular? As transnacionais mandam no mundo. Estão intimamente ligadas aos organismos de coordenação económia a nível internacional e procuram criar regras que permitam o alargamento do seu domínio, visando a obtenção de lucros fabulosos e cada vez maiores.