Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comparação entre Plataformas
Advertisements

INSTRUMENTOS PARA A TRANSPARÊNCIA DAS QUALIFICAÇÕES
Common Assessment Framework CAF Estrutura Comum de Avaliação
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Aberta a participação pública Estudantes, pais, educadores...
e-seguro Oficina de Formação Dirigido a Direção de Escola/Agrupamento / Conselho Geral / Pais/Encarregados de Educação.
IGM - Centro de Dados Geológico-Mineiros Lisboa - 29 nov Helena Abecasis ACESSO/MCT A Acessibilidade a sítios da Web da AP - Design Web Universal.
IGM - Centro de Dados Geológico-Mineiros Lisboa - 29 novembro 2000 Helena Abecasis ACESSO/MCT Os Cidadãos com necessidades especiais e a Sociedade de Informação.
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
PROJECTO SITUS – Sítio de Utilização Simplificada Nº de Origem 276/4.2/C/REG.
A Disciplina do Mercado Electrónico na Comunidade Europeia Manuel David Masseno Porto Alegre, 13 de Junho de 2006.
PRA INÍCIO DE CONVERSA... MÁRIO QUINTANA SE AS COISAS SÃO INATINGÍVEIS
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Soc iedade da Informação: Estatísticas e Políticas Públicas N uno de Almeida Alves 2 de Março de 2007
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Apresentação do Projeto
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Formato de arquivo de Vídeo
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
A Sociedade da Informação tem que ser uma sociedade para todos. Os cidadãos devem, sem discriminações, ter oportunidade de nela participar e, desse modo,
Estratégia Nacional para a Deficiência - ENDEF
Buenos Aires, de Setembro de 1999 Sociedad de la Información en el Mercosur y América Latina 1 Sociedade da Informação: Prioridades para Portugal.
Educação para a Cidadania. Áreas Temáticas InicialInicial > Áreas TemáticasÁreas Temáticas eas Temáticas.
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet
-Resolução do Conselho de Ministros 155/2007, de 2 de Outubro de 2007 Aluno: Antony Nelson Amaral da Silva Matrícula: Matéria: IHC Professor(a):
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
PLANO DE ACTIVIDADES Linhas de Acção I.Apoiar os Doentes ELA e Familiares II.Divulgar a ELA e a APELA III.Acompanhar e Promover a Investigação e Evolução.
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Biblioteca Municipal José Saramago/Feijó 20 de Maio de 2011
“ “Europa para Todos” Supported by the EC Com o apoio da Comissão Europeia.
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
1 ESCOLA MUNICIPAL PEDRO NAVA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS APRESENTA.
Rede RSO PT - Atitudes Futuras I - Como considera ser mais adequado o financiamento das actividades da RSO PT? 1 (*) 2 (*) 3 (*) 4 (*) Observações: 1.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
Secretaria da Educação
Santarém Março a Julho de 2007
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Salas de Matemática.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
Lei de bases da actividade física e desportiva
2012 / Julho – Raul Costa Alves
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 2: 20 de Maio 10
Planejamento e 7 de março de 2014.
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
1 CLUBE DE PAIS DE GRIJÓ A EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA EM FAMÍLIA Jorge Bica Dez/2004.
TV DIGITAL e Cidadãos com Necessidades Especiais Promovido pelo ICP Hotel Alfa, 29 de Maio de 2001 Helena Abecasis Ministério da Ciência e da Tecnologia.
Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Vitor Gonçalves Abril, 2002 Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança Projecto.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Implementação de Água, Saneamento e Higiene (SWASH) nas Escolas do Continente da Tanzânia Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo,
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Transcrição da apresentação:

Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001 A Comunidade Surda e a Sociedade de Informação Seminário da Associação Cultural de Surdos da Amadora Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001

A Pessoa Surda e o Acesso às Novas Tecnologias de Informação Helena Abecasis Unidade ACESSO - MCT

Ministério da Ciência e da Tecnologia

INFORMAR PROMOVER DINAMIZAR a Acessibilidade na Sociedade da Informação para Cidadãos com Necessidades Especiais

A política do Ministério da Ciência e da Tecnologia para os CNE O que é a Unidade ACESSO A política do Ministério da Ciência e da Tecnologia para os CNE Instrumentos facilitadores da inclusão dos Surdos na sociedade através das TICs

Âmbito de actuação Informar, promover e dinamizar a acessibilidade de CNE à SI. Política do Governo, via MCT, para a SI Tem seguimento no programa (POSI) A actuação não substitui a actuação de nenhum organismo já existente

A Sociedade da Informação EDUCAÇÃO GOVERNO em Linha CULTURA E LAZER I & D FORMAÇÃO EMPREGO SAÚDE COMÉRCIO e SERVIÇOS

Permite inter-actividade. A informação digital não tem fronteiras. É suportada por equipamentos. É transmitida por redes telemáticas A mesma informação pode ser partilhada por diversas instituições. Permite inter-actividade.

Acessibilidade na SI Governo em linha Informação acessível Educação e Formação Equipamento+conteúdos+ Tecnologias de apoio Cultura e lazer Conteúdos (legislação direitos de autor) Emprego Ambiente de trabalho (Equip.+Tecnologias de apoio) e-Comércio Serviços e conteúdos acessíveis

Prevenir as BARREIRAS Acessibilidade à UMTS Acessibilidade à Web segundo o Desenho Universal Acessibilidade à UMTS Acessibilidade à TV Digital

Adopção do conceito do Desenho Universal .

Acessibilidade à Web Resolução Conselho de Ministros 97/99. Adopção das Directrizes da WAI pelos 15 Estados Membros, em junho 2000.

Representação de Portugal no e- Accessibility Expert Group na Comissão Europeia. Inclusão das mesmas regras no Manual de Construção de páginas Web da Administração Pública (julho 2001).

Divulgação pública do plano implementação das Directrizes da WAI pelo Comissário Europe Liikanen (setembro 2001) com alargamento a outros sectores da Sociedade.

Política e meios na área das tecnologias de informação para CNE no âmbito do MCT Iniciativa Internet (www.cisi.mct.pt) Diploma de competências básicas em TI (ao nível das escolas) Diploma de competências avançadas em TI (formação profissional)

Requisitos para pessoas surdas Definir curriculum e exame alternativo Preparar materiais alternativos (conteúdos) Definir sistema de credenciação

Programas do MCT Conteúdos.pt : POSI - Programa Operacional para a Sociedade de Informação (www.posi.mct.pt) Conteúdos.pt : produção de conteúdos em formato digital produção ou disponibilização de conteúdos de aprendizagem com recursos às TICs

As Potencialidades da Sociedade da Informação As redes A rapidez e a partilha de informação A partilha de recursos O exercer da cidadania

Emprego Governo em linha Educação Cultura Investigação Serviços Saúde

A ACESSIBILIDADE É UM DIREITO HUMANO