Fluid Museums: visitas guiadas para todos Casos: MNAz e SCP

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Transcrição da apresentação:

Fluid Museums: visitas guiadas para todos Casos: MNAz e SCP ID 142 e ID 143 Fluid Museums: visitas guiadas para todos Casos: MNAz e SCP ID 140 Interpretação Inclusiva da Paisagem Caso: Parque Sensorial da Pia do Urso (CM Batalha) Patrícia Valinho Leiria, 2 de Abril de 2007

Agenda ID 142 e 143: Problemas identificados A resposta: Fluid Museums Caso: Mundo Sporting Caso: Museu Nacional do Azulejo ID 140: Problemas identificados A resposta: miradouro virtual inclusivo Conclusões

Problemas Identificados A) Os museus nacionais não conseguem disponibilizar informação a TODOS os visitantes: os visitantes estrangeiros não têm informação em inglês/outras línguas; os visitantes portugueses não têm acesso a informação contextual sobre todas as obras; os visitantes com necessidades especiais (cegos, surdos e mobilidade reduzida) são excluídos de quase todas as visitas. B) A mobilidade das pessoas com necessidades especiais nestes espaços culturais é praticamente nula.

A Resposta: Fluid Museums Tendo por base os problemas identificados, a YDreams desenvolveu um guia áudio sem fios para exploração destes espaços. O sistema localiza o visitante e acciona conteúdos relacionados com uma peça, sala ou objectos específicos, de acordo com o perfil de utilização. Dispositivos: Leitor de MP3 / PDA Funcionalidades . Descrições áudio em função da localização . Escolher perfil e idioma . Descrições vídeo/áudio para pessoas com necessidades especiais (cegos, surdos, mobilidade reduzida) . Sistema de gestão de conteúdos

Fluid Museums: exemplos de casing

Fluid Museums: exemplos de casing

Fluid Museums: a componente de orientação

Caso: Mundo Sporting 10 PDA (Personal Digital Assistant) A implementar até Junho

Caso: Museu Nacional do Azulejo . 10 PDA (Personal Digital Assistant): - todos os visitantes . 3 Quiosques Multimédia - acesso a pessoas com mobilidade reduzida . Impressora Braille e Máquina Relevo - apoio às actividades dos serviços educativos . A implementar até Junho Exemplo áudio

Caso: Museu Nacional do Azulejo

Caso: Museu Nacional do Azulejo

Caso: Museu Nacional do Azulejo

Caso: Museu Nacional do Azulejo

ID 140: Problemas Identificados A) Os cegos e surdos são frequentemente postos de parte no acesso à informação em locais de interpretação; B) Espaços exteriores como o Parque Sensorial da Pia do Urso raramente estão preparados para dar informação a TODOS os visitantes.

A Resposta: Miradouro Virtual Inclusivo Este produto vem revolucionar a exploração e interpretação de paisagens e locais de interesse por TODOS. Permite aceder a informação multimédia, geo-referenciada, sobreposta a uma imagem de vídeo capturada em tempo real. A implementar até Junho. DEMO 3D FUNCIONALIDADES INTERFACE LÍNGUA GESTUAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Conclusões - Trabalhar SEMPRE com uma equipa pluridisciplinar; - Implementar sistemas integrados, com: . aplicações facilitadoras do acesso à informação . sistemas que apelam aos vários sentidos, criando experiências marcantes . interfaces transparentes, intuitivas e acessíveis; Cooperar com unidades de investigação nacionais e internacionais, na área da acessibilidade; Envolver as associações e entidades públicas das áreas de inclusão em questão.

Conclusões É elementar: - ter excelente capacidade de coordenação/comunicação: equipas multidisciplinares = problemas de comunicação variados - avaliar correctamente os prazos de entrega de hardware quando falamos de tecnologias inovadoras; - Averiguar antecipadamente a capacidade/disponibilidade dos parceiros para o desenvolvimento de cada projecto; Validar todas as etapas de desenvolvimento com todos os intervenientes; Revalidar a informação para que se adeque aos perfis e necessidades de utilização.

Questões/Dúvidas? w w w . y d r e a m s . c o m / c u l t u r e Patrícia Valinho Patricia.valinho@ydreams.com YDreams Education & Culture Alcântara Rio – Rua Fradesso da Silveira, nº8 - Bloco D, 2 A 1300-609 Lisboa, Portugal Tel.: + 351 21 031 40 00 Fax: + 351 21 031 40 01

Interface

Língua gestual

Áudio Descrição

3D Demo

Geral Brasil Pinhel Vídeos

Funcionalidades Base Extras Funcionalidades Identificação e acesso a informação dos pontos de interesse Procura por pontos de interesse Selecção de Perfil Galeria de Imagens Mapas Extras Adaptável a pessoas com necessidades especiais (cegos, surdos) Tirar fotografias (possibilidade de enviar via e-mail/MMS ou imprimir). Jogos Educativos Vídeos Panorâmicos 360º Simulações em 3D Acesso a webcams remotas Funcionalidades

Especificações Hardware Ecrã táctil de Alta-Resolução PC Multimédia com placa gráfica 3D Camâra de vídeo digital de alta qualidade Características À prova de água 160 X 50 X 52 cm Rotação 360º Garantia: 2 anos Opções Configuráveis Cor da estrutura Conteúdos Interface inclusiva Moedeiro/controlo de tempo de visualização Especificações

Pinhel, Portugal. Sep 05 Rio de Janeiro, Brasil. Nov 06 A primeira unidade do Virtual Sightseeing foi instalada no Castelo de Pinhel, no Distrito da Guarda. O Virtual Sightseeing esteve durante 3 meses, no morro do Pão de Açúcar, um dos locais turísticos mais procurados no Brasil. Os visitantes puderam explorar a paisagem envolvente e aceder a informação multimédia sobre pontos como o Cristo Redentor ou a Praia de Copacabana. Casos