INICIO O que são os Sismos? Tipos de Sismos… o.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sismos.
Advertisements

ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO DOS CONTINENTES
A Dinâmica da Crosta Terrestre
Trabalho realizado por:
Os Vulcões.
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Vamos recuar no tempo ... Lisboa … 1 de Novembro de 1755 …
Placas Tectonicas.
Colégio Marista Patos de Minas
Evidências da Dinâmica interna da Terra Sismos.
Sismos.
S i s m o s.
O que é um sismo? fenómeno natural, resultante de uma vibração mais ou menos violenta da crosta terrestre.
Recuperação Trimestral de Geografia
DOBRAS E FALHAS.
TEMA 1 DA TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES À TEORIA DA TECTÓNICA DE PLACAS. A DINÂMICA DA LITOSFERA
As Eras Geológicas A Evolução da Terra.
Teoria da Tectónica de Placas
CONHECER PARA PREVENIR
Nota Final = 60% (Média das Provas) + 40% SF
Sismologia Prof. Ana Rita Rainho.
no Brasil e em Montes Claros
SISMICIDADE E ESTRUTURA INTERNA DA TERRA
Professora Fernanda Landim
Movimento das Placas litosféricas
A Dinâmica da Litosfera:
Estrutura Interna da Terra
Tremores em Montes Claros
Da superfície ao centro da Terra
Estrutura da crusta terrestre
Ensino Médio 1ª Série. Geografia..
SISMOS Saiba como actuar.
Durante um sismo pode ocorrer:
ENERGIA.
Placas Tectônicas.
O PLANETA AZUL Nas entranhas da Terra.
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes "escapam" para a superfície terrestre.
Catástrofes naturais Tiago Santos Nº15 T-IOSI.
Catástrofes Naturais Adriana Vieira 8ºB.
“É cruel e humilhante verificar que construções, que tantos anos e esforços custaram ao Homem, se destruam num minuto.” Charles Darwin, 1835.
Prova de 7º Ano
Professora: Alexsandra Ribeiro
Geografia.
Afonso E. V. Lopes Sismicidade Mundial Outubro de 2011.
CADEIAS DE SUBDUCÇÃO.
Biologia/Geologia I Tema III Vulcanologia
ESTRUTURA GEOLÓGICA: Escudos Cristalinos ou maciços antigos
no Brasil e em Bebedouro
Nathaly Barboza Almeida de Castro.
O que é a tectónica de placas? Quais as evidencias que provam a teoria da tectónica? Como interpretar essas evidências?
Grandes Estruturas Geológicas
ROCHAS METAMÓRFICAS.
Dinâmicas interna e externa do Planeta Terra
João Francisco Galera Monico FCT/Unesp
Sismos O que é? Quais as causas? Como se detectam e registam?
Escola Secundária Seomara da Costa Primo
RELEVO: DINÂMICAS INTERNA E EXTERNA
Dinâmica interna VideoVersion=290
Terremotos e criticalidade auto-organizada Gisele Vieira Rocha 3 de Julho de 2009.
Dobras e de Falhas.
Teoria da Deriva dos Continentes
Terra – Planeta Activo A actividade sísmica constitui uma prova evidente de que a Terra é um planeta activo. Um sismo ou um tremor de terra é caracterizado.
SISMOLOGIA. 2 Sismologia  Quando a tensão ultrapassa a capacidade de resistência / deformação das rochas, elas fracturam libertando, por ressalto elástico,
SISMOLOGIA. 2 Sismologia  Quando a tensão ultrapassa a capacidade de resistência / deformação das rochas, elas fracturam libertando, por ressalto elástico,
Teoria da Tectónica de Placas A litosfera está fragmentada em cerca de oito grandes blocos, placas litosféricas, que se movimentam lentamente entre si.
Consequências da dinâmica interna da Terra SISMOS
Um planeta muito especial.  Tudo o que existe e existirá na Terra e fora dela.  O conjunto de todos os corpos celestes e toda a matéria.
GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA
Transcrição da apresentação:

INICIO O que são os Sismos? Tipos de Sismos… o

O que são os Sismos? INICIO Um sismo, também chamado de terramoto, é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas. A maior parte dos terramotos ocorrem nas fronteiras entre placas tectônicas, ou em falhas entre dois blocos rochosos. O comprimento de uma falha pode variar de alguns centímetros até milhares de quilómetros, como é o caso da falha de San Andreas na Califórnia, Estados Unidos.

INICIO Os sismos surgem quando duas placas tectónicas chocam entre si formando um abalo denominado de abalo sísmico.

INICIO        Se ocorrer um sismo, como nos podemos defender? Em caso de sismo, o respeito por algumas normas muito simples pode constituir um factor determinante na diminuição de acidentes pessoais e danos materiais. - Informa-te sobre as causas e efeitos possíveis de um sismo na tua zona. - Fala sobre o assunto, de uma forma tranquila e serena, com os teus familiares e amigos. - Em conjunto com a tua família, elabora um plano de emergência.

INICIO Continuação. - Identifica os locais mais seguros: vãos de portas interiores, cantos de paredes mestras, debaixo de mesas e de camas. - Mantém uma distância de segurança em relação a objectos que possam cair ou estilhaçar. - Aprende a desligar a electricidade e a cortar a água e o gás. - Afixa em local bem visível os números de telefone dos serviços de emergência. - Colabora e prepara a tua casa por forma a facilitar os movimentos, libertando os corredores e passagens, arrumando móveis e brinquedos.

INICIO As regiões sísmicas encontram-se sobretudo nas fronteiras das placas litosféricas. Existe uma sismicidade (termo que traduz a frequência dos sismos numa dada região) difusa fora daqueles limites denominada sismicidade intraplacas. Já dissemos que a maioria dos sismos observam-se nas fronteiras das placas, bem como a maior parte da actividade vulcânica. Estes sismos são denominados sismos tectónicos. Podemos dizer, sem cometer um erro grosseiro, que os alinhamentos dos sismos indicam os limites das placas tectónicas.                                                                                                                                                                                 

INICIO Tipos de Sismos Sismos de origem natural Sismos induzidos

Sismos de origem natural INICIO Sismos de origem natural As placas podem afastar-se (tensão), colidir (compressão) ou simplesmente deslizar uma pela outra (torsão). Com a aplicação destas forças, a rocha vai-se alterando até atingir o seu ponto de elasticidade, após o qual a matéria entra em ruptura e sofre uma libertação brusca de toda a energia acumulada durante a deformação elástica. A energia é libertada através de ondas sísmicas que se propagam pela superfície e interior da Terra. As rochas profundas flúem plasticamente (têm um comportamento dúctil – astenosfera) em vez de entrar em ruptura (que seria um comportamento sólido – litosfera).

INICIO Sismos induzidos Estes são sismos associados à acção humana quer directa ou indirectamente. Podem-se dever à extracção de minerais, água dos aquíferos ou de combustíveis fósseis, devido à pressão da água das albufeiras das barragens, grandes explosões ou a queda de grandes edifícios. Apesar de causarem vibrações na Terra, estes não podem ser considerados sismos no sentido lato, uma vez que geralmente dão origem a registros ou sismogramas diferentes dos terramotos de origem natural.

Trabalho realizado por: João Patrão Nº11 9ºA Thierry Santos Nº16 9ºA