Matemática I AULA 1 Profª Karine R. de Souza ..

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Advertisements

Classificação.
CONJUNTOS Colégio CCI SÊNIOR Professor: David Lima Série: EM 1º ano
Professor Alisson de Souza
Teoria de conjuntos – Conceitos Iniciais
REVISÃO– CONJUNTOS E FUNÇÕES Fabrício Dias
Algumas classes especiais de grafo
Linguagens Formais e Autômatos
Teoria dos Conjuntos.
AULA DE MATEMÁTICA 1 Prof.: Fábio Barros CAPÍTULO 2 CONJUNTOS.
Dados dois números m e n naturais e não nulos, chama-se matriz m por n ( indica-se m x n) toda tabela M formada por números reais distribuídos em m linhas.
4. TEORIA DOS CONJUNTOS FUZZY - 1
CONJUNTOS.
TEORIA DOS CONJUNTOS.
Linguagem de 1ª ordem da teoria de conjuntos
CONJUNTOS Prof.Alexandre Mello.
Blog de Matemática do 1° ano do E.M C.A JOÃO XXIII
A Lógica das Sentenças Abertas Profa. Ana Florencia Aula 9
G R U P O S - II.
Noção de conjuntos, suas representações e conceitos fundamentais
ESTRUTURAS ALGÉBRICAS
OPERAÇÕES COM CONJUNTOS
CONJUNTOS E NÚMEROS MATEMÁTICA M.1 Slides DO EDITOR PALAVRA X SAIR
Conjuntos: Objetos: MATEMÁTICA MOD. 01 : TEORIA DOS CONJUNTOS
Conjuntos numéricos e os números reais
Dependência e Independência Linear e Produto Vetorial
MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
1º Período Fundamentos de Matemática Prof. Marco Marins
Matemática Discreta I BCC101
Colégio Adventista de Telemaco Borba
Operações com Acontecimentos
Conjuntos Zenão de Eléia (filósofo grego) , viveu entre 490 e 430 a. C., já estudava e se preocupava com o conceito de conjuntos e a sua imensidão. Em.
Matemática I AULA 2 Profª Ms. Karine R. de Souza .
Aula 3 - Teoria dos Conjuntos
Definição: Reunião de elementos.
GEOMETRIA AXIOMÁTICA, SEGMENTOS DE RETA
Vetores no Espaço Simbologia Segmento Orientado Definição
INTRODUÇÃO À TEORIA DOS CONJUNTOS
INTRODUÇÃO À TEORIA DOS CONJUNTOS
Teoria da Computação Aula 1 Prof. Fabiano Sabha.
CAPÍTULO 2 - CONJUNTOS.
TEORIA DOS CONJUNTOS.
Prof. Dirceu Rocha de Almeida
Matemática para Negócios
©Prof. Lineu MialaretAula 9 - 1/28Matemática Discreta 1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus de Caraguatatuba.
André Luiz da Costa Carvalho
CONJUNTOS.
CONJUNTO Um conjunto se pode entender como uma coleção ou agrupamento bem definido de objetos de qualquer classe. Os objetos que formam um conjunto são.
Matemática Discreta 2 – MD 2
Conjuntos: Objetos: MATEMÁTICA TEORIA DOS CONJUNTOS
CONJUNTOS.
Object Constraint Language Philip Stephen Medcraft.
Relações 1.
GEOMETRIA ESPACIAL GEOMETRIA DE POSIÇÃO.
Revisão de Matemática 2 Parte 2.
tópicostópicos itens 01. Terminologia 02. Operações básicas 03. Representação de linguagens 04. Formalização de gramáticas 05. Processo de derivação 06.
ESPAÇOS VETORIAIS PROPRIEDADES: Seja
Modelos Probabilísticos
Operações com conjuntos Informações importantes. Igualdade de conjuntos Dois conjuntos A e B são considerados iguais quando tem a mesma quantidade de.
Administração - UFMT Modalidade – Educação a Distância
CONJUNTOS NUMÉRICOS Projeto INFO
INTRODUÇÃO AO CÁLCULO CONJUNTOS NUMERICOS.
CONJUNTOS.
Conjuntos Prof. Dirceu Melo.
INTRODUÇÃO À TEORIA DOS CONJUNTOS
Operações entre conjuntos
Conjuntos Conjuntos Profª Juliana Schivani Intuitivamente, representados por letras maiúsculas, os conjuntos são agrupamentos de objetos denominados.
Matemática para Informática Professora Chaiene Minella chaiene.yolasite.com.
Teoria dos Conjuntos.
CONJUNTOS.
Transcrição da apresentação:

Matemática I AULA 1 Profª Karine R. de Souza .

 

  Conceitos Iniciais Conjunto – A noção de conjunto, em Matemática, é a mesma da linguagem corrente, ou seja, conjunto é sinônimo de agrupamento, coleção, classe etc. Elemento – Os objetos que constituem determinado conjunto são chamados de elementos do conjunto. Pertinência – Se um elemento é constituinte de um conjunto significa que ele pertence ao conjunto. Este fato é indicado pelo símbolo ∈. Por exemplo, chamando de P o conjunto dos números pares, escrevemos: 2 ∈ P ( 2 pertence a P) e 3 ∉ P ( 3 não pertence a P). Embora os elementos de um conjunto possam ser quaisquer objetos é costume representar os conjuntos com letras maiúsculas e os elementos com as letras minúsculas.

Representação dos Conjuntos   Por enumeração - Podemos representar um conjunto enumerando seus elementos. Exemplos: O conjunto dos números pares positivos menores que 10 é : { 2,4,6,8} O conjunto dos números ímpares positivos é: { 1,3,5,7....} Por propriedade – Quando todos os elementos de um conjunto A, e somente eles, satisfazem a uma certa propriedade, podemos descrever o conjunto A especificando essa propriedade. Para isso, usamos o símbolo | (lê-se: “ tal que”). A = { x I x é impar e 3< x < 11} é o conjunto { 5,7,9}. B = { x I x é par e 0< x< 8} é o conjunto { 2,4,6}

Representação dos Conjuntos Por diagrama - Para a visualização geométrica dos conjuntos usam-se os chamados Diagramas de Venn. O diagrama de Venn do conjunto A = {1,2,3} e está representado abaixo. A 1 2 3

Conjunto Vazio Chama-se vazio e indica-se por 0 o conjunto que não possui elemento algum. Exemplos: O conjunto dos meses do ano que começam pela letra c (na língua portuguesa). O conjunto dos números pares maiores que 4 e menores que 6. .

Subconjuntos: quando todos os elementos de um conjunto A qualquer pertencem a um outro conjunto B, diz-se, então, que A é um subconjunto de B, ou seja A B Observações: Todo o conjunto A é subconjunto dele próprio, ou seja ; A A; O conjunto vazio, por convenção, é subconjunto de qualquer conjunto, ou seja A União de dois conjuntos - A união de dois conjuntos A e B é um conjunto que contém todos os elementos de A, todos os elementos de B, e nada mais além disso. Ou então: Dado um universo U e dois conjuntos A e B, chama-se união de A com B ao conjunto cujos elementos pertencem pelo menos ao conjunto A ou ao conjunto B. Por exemplo: .

Dados dois conjuntos A e B, existe sempre um terceiro formado pelos elementos que pertencem a pelo menos um dos conjuntos a que chamamos conjunto união e representamos por: A U B. Formalmente temos que: A U B = {x / x i A ou x I B} A união de conjuntos obedece às seguintes propriedades: → Propriedade comutativa: A U B = B U A → Propriedade associativa: A U (B U C) = (A U B) U C → Elemento Neutro: A U Ø = A

A intersecção de dois conjuntos - é o conjunto de elementos que pertencem aos dois conjuntos. Ou então: Dados dois conjuntos e , pertencentes a um universo U, chama-se intersecção de A com B ao conjunto cujos elementos pertencem tanto a quanto a A quanto a B. .

A intersecção dos conjuntos A e B é o conjunto formado pelos elementos que são ao mesmo tempo de A e de B, e é representada por: A ∩ B Formalmente temos que: A ∩ B = {x| x I A e x I B} Formalmente temos que: A ∩ B = {x| x I A e x B} A intersecção de dois conjuntos obedece às seguintes propriedades: → Propriedade comutativa: A ∩ B = B ∩ A → Propriedade associativa: A ∩ (B∩C) = (A∩B) ∩ C → Propriedade de idem potência: A ∩ A = A → A ∩ Ø = Ø

Diferença - Dado um universo U ao qual pertencem dois conjuntos A e B, chama-se diferença de A menos B ao conjunto de elementos que pertencem a A e não pertencem a B; chama-se de diferença de B menos A ao conjunto de elementos que pertencem a B e não pertencem a A.

Complementar - Complementar de um conjunto. Essa operação é um caso particular de diferença entre conjuntos. Considere dois conjuntos, A e B, sendo que B está contido em A (B A) ou seja, B é um subconjunto de A. O complementar de B em relação a A, representado por CAB, é a diferença A – B. Exemplo: Sejam A = {2, 4, 6, 8, 10, 12, 14} e B = {4, 8, 12}, temos que: CAB = A – B = {2, 6, 10, 14} Complementar de B em relação a A

Exercício Considerando que A U B = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8}, A ∩ B = {4, 5} e A – B = {1, 2, 3}, determine o conjunto B. Resolveremos o exercício com o auxílio dos Diagramas de Venn. Observe: A U B = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8} A ∩ B = {4, 5} A – B = {1, 2, 3} O conjunto B é formado pelos seguintes elementos: {4, 5, 6, 7, 8}. .

Exercício Dados os conjuntos A = {0, 1}, B = {0, 1, 2} e C = {2, 3}, determine (A U B) ∩ (B U C). A = {0, 1} B = {0, 1, 2} C = {2, 3} A U B = {0, 1, 2} B U C = {0, 1, 2, 3} (A U B) ∩ (B U C) = {0, 1, 2} .