QUALIDADE da LEGISLAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOBILIDADE URBANA E ESTACIONAMENTO Enquadramento Jurídico
Advertisements

Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Plano de Liderança de Clube
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Ministério do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Histórico 10/10/2003 ABIH MANIFESTO-SE AO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS.
CONTRATAÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A DEFESA NACIONAL
Histórico da atuação do CFN Representante do FCFAS na Câmara de Saúde Suplementar CSS/ANS Julho/2007 a Dezembro/2008.
OGM: controvérsia, participação e regulação
1 AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE PLANOS E PROGRAMAS DE TRANSPORTES NO AMBIENTE Maria Isabel Guerra Ana Paula Rodrigues AUDITORIA AMBIENTAL MOPTH.
Organização da Assistência Farmacêutica no SUS Setembro/2007
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
22 de Outubro de Direito da Comunicação Orientações da Comissão Nacional de Protecção de Dados Parecer n.º 26/ 2001 Parecer n.º 2/03 Autorização.
LEGÍSTICA FORMAL Marta Tavares de Almeida Abril 2009.
METODOLOGIA LEGISLATIVA
LEGÍSTICA FORMAL Marta Tavares de Almeida Maio 2006.
LEGÍSTICA FORMAL Marta Tavares de Almeida Abril 2008.
O que é o SIMPLEX? Grande objectivo: tornar a Administração mais transparente e facilitar o acesso dos cidadãos e empresas aos serviços públicos 4 vertentes:
LEGÍSTICA MATERIAL HOLANDA / SUÉCIA POLÍTICA LEGISLATIVA
A Disciplina do Mercado Electrónico na Comunidade Europeia Manuel David Masseno Porto Alegre, 13 de Junho de 2006.
A Regulação Europeia do Mercado Electrónico Manuel David Masseno Seminário Comércio Electrónico Internacional: que enquadramento normativo Beja, 11 Maio.
Lopes Pereira 3 Novembro O Controlo da Qualidade Profissional.
SARGSUS SISTEMA DE APOIO À CONSTRUÇÃO DO RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO
1 MÓDULO: AS LEIS QUE NOS REGEM… Paredes, 29 de Junho de 2007 Carlos Sousa Pinto UNIVERSIDADE DO PODER LOCAL.
A ACÇÃO DO ICP EM ORGANISMOS INTERNACIONAIS REVISÃO DO QUADRO REGULAMENTAR.
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Patrícia Ferreira Abreu Sociedade Brasileira de Nefrologia
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
1 de fevereiro 2013 Reunião Entidades Beneficiárias Reunião Entidades Beneficiárias 1 O CUMPRIMENTO DAS REGRAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Plano de Cargos e Carreira no Setor Público
O Cadastro como ferramenta para o desenvolvimento em Portugal
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Sara Sousa de Macedo DICAE/ACRI A REVISÃO DA LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA COMUNITÁRIA 20 de Novembro de 2003.
Menos leis, mais acesso, melhor aplicação SIMPLEGIS: Resultados 2010.
1 Julho de 2012 Anexo. 2 3 Desempenho da Arrecadação das Receitas Federais Evolução Janeiro a Julho – 2012/2011.
1 Agosto de 2012 Anexo. 2 3 Desempenho da Arrecadação das Receitas Federais Evolução Janeiro a Agosto – 2012/2011.
Regulamentação da Política de Gestão de Tecnologia
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Brasília, 11 de Dezembro de 2008
A DIA e o RECAPE Júlio de Jesus, engº amb.
2012 / Julho – Raul Costa Alves
EXAMES NACIONAIS INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 2ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 26 DE JANEIRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
2-Setembro h:30m CLUBE LITERÁRIO DO PORTO Apresentação PROT-N Organização Campo Aberto.
Ética e informação geográfica
José Alberto Ribeiro Carvalho
Ciclo de Planejamento PPA.
Integração - Modernização - Descentralização
Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 1/16 Inovação em Sistemas de Monitorização Rui Taborda (FCUL/Universidade.
Biocombustíveis Enquadramento Legal BENTO DE MORAIS SARMENTO.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Avaliação de Custos para a Gestão da Qualidade do Gasto Público MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Claudiano Manoel de Albuquerque Brasília.
Carlos Loureiro Provedor de Ética da EDP Ética e Segurança na Empresa Lisboa, 26 de Março de 2009.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Atualização do Rol de Procedimentos Odontológicos Geraldo Almeida Lima – Junho de 2009 Workshop 04.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Formação: Higiene e Segurança Alimentar
Escola Secundária Ferreira Dias Vitrinismo Disciplina de Ai Trabalho sobre a construção Europeia. Os tratados da construção Europeia Anna karolyna, n 3.
CURSO DE GESTÃO DE CONVÊNIOS SEAGRI  Plano de trabalho  Atividade grupal Leyla Bianca Costa.
Lei de Parcerias - Lei nº /14
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Marta Tavares de Almeida 3 Março 2005 CIÊNCIA DA LEGISLAÇÃO AVALIAÇÃO LEGISLATIVA.
SIADAP – Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho da Administração Pública Caroline Silva.
PROCEDIMENTO DE ANÁLISE DE IMPACTO REGULATÓRIO PARA A AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS E ESTUDO DE CASO PARA INSPEÇÃO ESPECIAL EM SEGURANÇA DE BARRAGENS 9 ° Congresso.
Transcrição da apresentação:

QUALIDADE da LEGISLAÇÃO LEGÍSTICA MATERIAL QUALIDADE da LEGISLAÇÃO Marta Tavares de Almeida Janeiro 2009

QUALIDADE da LEGISLAÇÃO QUALIDADE da LEI a NÍVEL INTERNACIONAL OCDE - RECOMENDAÇÕES UE - RELATÓRIO MANDELKERN PROGRAMA BETTER REGULATION

- Actualização dos regimes regula- OBJECTIVOS POLÍTICOS - Actualização dos regimes regula- mentares - Melhoria da flexibilidade dos regimes regulamentares Outras formas de regulação social - Produção de regulamentação de qualidade - mais eficaz e menos onerosa - Melhoria do procedimento de regulamentação: - planificação legislativa - consultas públicas - avaliação legislativa - Redução da regulamentação - Simplificação dos procedimentos Modelo proposto pela OCDE   ORIENTAÇÕES - Orientada para um sistema - Orientação dos resultados em relação a objectivos políticos - Orientada para novas regulamentações - Centrada na qualidade da regulamentação - Orientada para as existentes - Centrada em deci- sões prévias GESTÃO da REGULAMENTAÇAO REFORMA da REGULAMENTAÇÃO DESREGULAMENTAÇÃO

QUALIDADE da LEGISLAÇÃO OCDE RECOMENDAÇÕES The 1995 Recommendation of the Council of the OECD on improving the Quality of Government Regulation The 1997 OECD Report to Ministers (Plan for Action on Regulatory Reform) The 2005 OECD Guiding Principles for Regulatory Quality and Performance www.oecd.org

QUALIDADE da LEGISLAÇÃO RELATÓRIO MANDELKERN MELHORIA DA QUALIDADE LEGISLATIVA PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS  SIMPLIFICAÇÃO  AVALIAÇÃO de IMPACTE  PARTICIPAÇÃO  ACESSO à INFORMAÇÃO  ESTRUTURAS de DINAMIZAÇÃO  APLICAÇÃO do DIREITO COMUNITÁRIO

QUALIDADE da LEGISLAÇÃO PROGRAMA BETTER REGULATION Legislar melhor para o crescimento e o emprego na UE - COM (2005) 97 Revisão das orientações para a avaliação de impacto - SEC (2005) 791 Quantificação dos custos administrativos derivados da legislação – COM (2005) 518 Construção de indicadores para controlar a qualidade do quadro legislativo

QUALIDADE da LEGISLAÇÃO QUALIDADE da LEI a NÍVEL NACIONAL COMISSÃO para a SIMPLIFICAÇÃO LEGISLATIVA (Resolução Conselho de Ministros nº 29/2001, 09.03) PROGRAMA ESTRATÉGICO para a QUALIDADE e EFICIÊNCIA dos ACTOS NORMATIVOS do GOVERNO (Despacho PCM nº 12 017/2003, 15.04 e Despacho PCM nº26 748 /2005 de 19.12 PROGRAMA LEGISLAR MELHOR (Resolução do Conselho de Ministros nº 63/2006, 04.03)

QUALIDADE da LEGISLAÇÃO COMISSÃO para a SIMPLIFICAÇÃO LEGISLATIVA POLÍTICA de REDUÇÃO da LEGISLAÇÃO e MELHORIA do ACESSO à LEGISLAÇÃO POLÍTICA de SIMPLIFICAÇÃO da LEGISLAÇÃO POLÍTICA VISANDO a EFICÁCIA e EFICIÊNCIA da LEGISLAÇÃO POLÍTICA de FORMAÇÃO na ÁREA da LEGÍSTICA

QUALIDADE da LEGISLAÇÃO PROGRAMA LEGISLAR MELHOR DESMATERIALIZAÇÃO do PROCEDIMENTO LEGISLATIVO (Dec-Leis nº 116-A/06, nº 116-B/06 e nº 116-C/06 de 16 Junho; art. 14.º do Reg. C.M.) APROVAÇÃO do GUIA PRÁTICO para a ELABORAÇÃO dos ACTOS NORMATIVOS do GOVERNO (art. 16.º do Reg. C. M.) APROVAÇÃO do CÓDIGO de CONDUTA das AUDIÇÕES (alínea b), ponto 12, Resolução do Conselho de Ministros nº 63/2006) continua

QUALIDADE da LEGISLAÇÃO PROGRAMA LEGISLAR MELHOR INTRODUÇÃO de PROCEDIMENTO de AVALIAÇÃO PRÉVIA de IMPACTO - (nos 1 e 3 art.17.º e art.18.º do Reg. C.M.) TESTE SIMPLEX – AVALIAÇÃO de CUSTOS ADMINISTRATIVOS (RCM nº196/2008 -Standard Cost Model e nº 2, art.17.º e Anexo III do Reg. C.M.) MONITORIZAÇÃO da REGULAMENTAÇÃO de ACTOS NORMATIVOS E TRANSPOSIÇÃO DE DIRECTIVAS ( RCM nº 197/2008- SCAN) LEI ORGÂNICA do CEJUR (Dec – Lei nº 162/2007 de 3 de Maio)

QUALIDADE da LEGISLAÇÃO PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS para uma POLÍTICA de QUALIDADE da LEGISLAÇÃO A NECESSIDADE DA LEI O RESPEITO DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO A RESPONSABILIDADE PELOS EFEITOS DA LEI A TRANSPARÊNCIA DO PROCEDIMENTO LEGISLATIVO A EXECUÇÃO DA LEI - A ACESSIBILIDADE DA LEI

QUALIDADE da LEGISLAÇÃO PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS para uma POLÍTICA de QUALIDADE da LEGISLAÇÃO A IDENTIFICAÇÃO DE ENTIDADES DINAMIZADORAS DA POLÍTICA DE LEGISLAÇÃO O DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM TEORIA DA LEGISLAÇÃO A PARTILHA DE SABER