Equilíbrio no mercado monetário:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exportações e Importações
Advertisements

A Moeda e a Preços no Longo prazo
3. A Moeda e a Inflação no Longo prazo
A Moeda e a Preços no Longo prazo Apresentação do papel do sistema monetário no comportamento do nível de preços, da taxa de inflação e de outras variáveis.
4. Flutuações Económicas
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Sumário, aula 8 Alterações da procura
Preços variáveis: o modelo AS-AD
Moeda e mercado cambial
Moeda e mercado cambial
Mercados Financeiros e o Caso Especial da Moeda
Oferta Agregada e Procura Agregada
Política Macroeconómica com câmbios flexíveis
Preços e produto numa economia aberta
Fundamentos de Economia
DEMANDA AGREGADA: CURVAS DE CURTO E LONGO PRAZO
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Economia e Mercado 11ª AULA.
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
POLÍTICA MONETÁRIA promover o desenvolvimento econômico
UNIDADE 5 Parte 1 INFLAÇÃO DESEMPREGO.
SISTEMA MONETÁRIO.
Demanda e Oferta Agregadas
Inflação: Causas e Custos
Políticas para o Crescimento Prof. Jorge Mendes de Sousa
CURVA IS EQUILÍBRIO NO MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
A Influência das Políticas Monetária e Fiscal Sobre a Demanda Agregada
1 TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 4 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Dionísio Dias Carneiro 10/03/2005.
Economia Monetária Carvalho et al (2007)
TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 2 – 1/03/2006 Professores: Márcio Garcia Márcio Janot.
Flutuações Económicas
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 3 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Dionísio Dias Carneiro 08/03/2004.
Fundamentos de Economia
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 25 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Fernanda Feitosa Nechio 17/06/04.
Introdução às Políticas Fiscal e Monetária Equilíbrio real e monetário Situações de desequilíbrio Demanda agregada da economia Política fiscal Política.
Introdução Análise IS-LM: Visão geral
Aula Teórica nº 4 Medição dos preços e da inflação.
Macroeconomia.  Macroeconomia É o estudo dos agregados econômicos. Estudamos o comportamento de variáveis como produto, inflação, desemprego, consumo,
Introdução à Macroeconomia Pedro Telhado Pereira António Almeida 6/5/2003.
Introdução à Macroeconomia
Macroeconomia ..
Ciclos Económicos.
FLUTUAÇÕES ECONÔMICAS NO CURTO PRAZO
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Demanda por moeda 4.1 Conceitos:
O Modelo OA - DA 7.1 Este modelo agrega todos os mercados, isto é, usa as condições de equilíbrio dos mercados de bens, financeiro e de trabalho para derivar.
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
POLÍTICAS ECONÔMICAS Cézar Augusto Pereira dos Santos 1.
Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos Capítulo 31.
Produto, desemprego e inflação
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
POLÍTICA MONETÁRIA. Política monetária é o conjunto de atos do BANCEN para controlar:  a quantidade de dinheiro;  as condições de crédito.  a taxa.
Políticas de controle da demanda
Macroeconomia Política Monetária Aula 2 Rafael de la Vega GESTÃO
Moeda e política monetária Efeitos das medidas do Banco Central na economia.
Moeda e política monetária Procura e oferta de moeda.
Consumo privado e poupança das famílias
Aula Teórica nº 18 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 26 Sumário: 9. Moeda e Política Monetária 9.1. Procura de moeda 9.2. Oferta.
Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 4 Bibliografia: Obrigatória:Amaral et al.
Aula Teórica nº 20 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 27 Sumário: 10. Procura e Oferta Agregadas Curva da procura agregada.
Economia II 2006/07 – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 1 Sumário: Apresentação 1. O que.
Prepared by: Fernando Quijano and Yvonn Quijano 7 C A P Í T U L O © 2004 by Pearson EducationMacroeconomia, 3ª ediçãoOlivier Blanchard Agregando Todos.
Sistema Monetário. O Significado da Moeda Dinheiro é um ativo da economia utilizado pelos indivíduos na aquisição de bens e serviços de outros indivíduos.
Transcrição da apresentação:

Aula Teórica nº 10 Emissão Monetária e Inflação Oferta e procura de moeda Equilíbrio no mercado monetário Nível de preços e valor da moeda Teoria quantitativa da moeda Custos da inflação

Equilíbrio no mercado monetário: Oferta de moeda: Variável de política económica da responsabilidade do Banco Central O Banco Central emite moeda através de, por exemplo, operações em mercado aberto Procura de moeda: Depende de vários factores, nomeadamente do nível de preços e da taxa de juro Equilíbrio no mercado monetário: No longo prazo, o nível de preços ajusta-se para equilibrar a oferta e procura de moeda.

A teoria quantitativa da moeda explica os determinantes de longo prazo da nível de preços e da taxa de inflação. Inflação é um fenómeno macroeconómico que está relacionado com o valor da moeda. Quando o nível de preços agregado aumenta, o valor da moeda diminui.

Teoria quantitativa da moeda: A quantidade de moeda disponível determina o seu valor (nível de preços). A causa primária da inflação é a emissão monetária. Dicotomia clássica: As variáveis reais e nominais são determinadas de forma separável. Alterações na oferta de moeda afectam as variáveis nominais mas não as variáveis reais (neutralidade da moeda). A moeda pode ser neutra no longo prazo e não o ser no curto prazo.

Equação quantitativa: M.V = P.Y M, moeda V, velocidade de circulação (V= P.Y/M) P, nível de preços Y, rendimento real P.Y, rendimento nominal Se M aumenta: V diminui, ou P aumenta, ou Y aumenta.

Equação quantitativa e teoria quantitativa: M.V = P.Y Se M aumenta: e V permanece constante, e Y permanece constante (neutralidade da moeda), então, P aumenta na mesma proporção (a inflação é um fenómeno monetário).

Efeito de Fisher na taxa de juro: Aumentos da inflação repercutem-se em aumentos compensatórios da taxa de juro nominal. A taxa de juro real permanece constante.

Quais os custos da inflação: Custos de “sola do sapato” Custos de ementa Variação dos preços relativos Distorções fiscais Confusão e inconveniência Redestribuição arbitrária da riqueza