PROJECTO CONVERGÊNCIAS – COMUNICAR PARA VALORIZAR Data início – 14/09/2002 Data fim – 31/12/2004.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DC&D II Rede Nacional Portuguesa
Advertisements

S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
PROJECTO IGUALITAS Plano para a Igualdade na rede Cáritas em Portugal
PLANO DE ACTIVIDADES.
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
A Sustentabilidade da Vida: Novos e Velhos Riscos
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha
Acção 2 / Prioridade 03-Adaptabilidade Medida – Fomentar a capacidade de adaptação das empresas e trabalhadores às transformações económicas estruturais.
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
1. Identificação do Produto Global Nós
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Soc iedade da Informação: Estatísticas e Políticas Públicas N uno de Almeida Alves 2 de Março de 2007
Apresentação do Projeto
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
GPPAA/DPP1 Linhas de Orientação Estratégica Comunitária Desenvolvimento Rural Programação
Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
Casa do Povo de Vila Franca do Campo
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher

Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Projecto EMMA Projet cofinancé par les Fonds Européen de Developpement Régional Project cofinanced by the European Regional Development Fund.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
1 J UDIT T ÖRÖKNÉ R ÓZSA DG R EGIONAL AND U RBAN P OLICY.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu. PO ASSISTÊNCIA TÉCNICA/FSE REGULAMENTO (CE) N.º 1083/2006, 11 de Julho, DO CONSELHO | Artigo 46.º 1. Por iniciativa.
TERRAS ALTAS DE PORTUGAL Estratégia Conjunta para a Internacionalização das Empresas 09| Abril| 2014 | 14H30 NERBA-Associação Empresarial.
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
A Dessegregação Profissional no Combate à Pobreza.
Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil
Planos de Comunicação Realçar o papel dos Fundos Dar a conhecer ao grande público as oportunidades dos Fundos Aumentar o grau de utilização e a transparência.
ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
Contratos Locais de Desenvolvimento Social
TCP CPLP/FAO Formulação do Programa de Cooperação Sul-Sul e Norte-Sul para a implementação da UNCCD INSTALAÇÃO DO COMITÉ NACIONAL DO TCP CPLP/FAO.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
OBSERVATÓRIO DO CIDADÃO Portal de Cidadania CFCUL CÂMARA MUNICIPAL DO MONTIJO Gabinete de Desenvolvimento Associativo e Cidadania Faculdade de Ciências.
SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal.
Rede para a empregabilidade Vale da Amoreira
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Seminário “Igualdade é Desenvolvimento”, 24 outubro 2013 Entidades Organizadoras:
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
Num contexto particular...
Casa da juventude O Protagonismo Juvenil e a Igualdade de Oportunidades TURIM - ITÁLIA – 2, 3 e 4 de Maio de 2007.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Estudo de Caso: EAPN Portugal no distrito de Vila Real Docentes: Artur Cristóvão e José Portela Discentes:
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
ESTRATÉGIA 2020 Seminário Internacional As empresas sociais de inserção pelo trabalho - velhos desafios, novos caminhos As empresas sociais de inserção.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
CAF: Melhorar as organizações públicas através da auto-avaliação
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Missão Visão Valores Organizacionais A Missão da Cáritas Diocesana de Lisboa, tendo por linhas de orientação fundamentais, a doutrina social da Igreja.
Transcrição da apresentação:

PROJECTO CONVERGÊNCIAS – COMUNICAR PARA VALORIZAR Data início – 14/09/2002 Data fim – 31/12/2004

Porquê do projecto Qualificar os agentes e as entidades de Desenvolvimento Local e Inserção Social para a intervenção; Qualificar os agentes e as entidades de Desenvolvimento Local e Inserção Social para a intervenção; Estimular o trabalho em rede e em parceria, através do cruzamento de duas redes de génese distinta, mas que poderão intervir de forma complementar no território; Estimular o trabalho em rede e em parceria, através do cruzamento de duas redes de génese distinta, mas que poderão intervir de forma complementar no território;

Objectivos do Projecto Intervir em todo o território nacional através das cáritas diocesanas, associações, grupos e iniciativas locais que se inscrevem no quadro da economia social, no sentido de: Intervir em todo o território nacional através das cáritas diocesanas, associações, grupos e iniciativas locais que se inscrevem no quadro da economia social, no sentido de: –Dinamizar os procedimentos de comunicação, troca de experiências e avaliação entre as entidades e agentes de Desenvolvimento Local, criando redes de comunicação regionais, nacionais e internacionais;

Objectivos do Projecto –Valorizar competências e recursos através da qualificação e formação dos técnicos e práticas nas áreas do planeamento, gestão, acompanhamento e avaliação das acções dirigidas às pessoas com dificuldade de inserção económica e social; –Dar visibilidade ao trabalho em prol da inclusão social, tornando-o conhecido do grande público;

Objectivos do Projecto –Acompanhar, em processo de auto- avaliação contínua, o trabalho de combate à exclusão social e económica, e de aquisição e acumulação de saber e experiência, dinamizando o Observatório da Intervenção Social e Desenvolvimento Local (OISDL –

Quem somos? A PD – Parceria de Desenvolvimento é constituída por 4 parceiros nacionais: Animar; Cáritas Portuguesa, Espaço e Desenvolvimento e Duvídeo; e 10 parceiros regionais, 5 ADL e 5 Cáritas Diocesanas: Terramar, ADE, Ideia Alentejo, ADER SOUSA, ADRL, Cáritas Arquidiocesana de Braga, Cáritas Diocesana de Lamego, Cáritas Diocesana de Portalegre/Castelo Branco, Cáritas Diocesana de Santarém e Cáritas de Viseu

Quem são os parceiros transnacionais? ATC 1: Coopères (França), Provincia Di Sondrio e Assozione Lavoro e Integrazione (Itália); ATC 1: Coopères (França), Provincia Di Sondrio e Assozione Lavoro e Integrazione (Itália); ATC 2: Garapen (Espanha), Centro Servizi,srl (Itália) e Eskan (Holanda) ATC 2: Garapen (Espanha), Centro Servizi,srl (Itália) e Eskan (Holanda)

Dinamização, Coordenação e Acompanhamento Dinamizado por uma equipe permanente e concretizado territorialmente por 10 pólos, a 3 níveis: - diagnóstico dos problemas/recursos e das entidades que trabalham no seu território de intervenção - reflexão com os agentes locais; - Sensibilização da comunidade (metodologia: oficinas e iniciativas locais)

Dinamização, Coordenação e Acompanhamento A coordenação é participada por todas as organizações da PD, em sede de Comissão Directiva Alargada; O Projecto é acompanhado por uma Comissão de Acompanhamento: ANAFRE, ANDC, APSS, Associação Nacional de Municípios, CEARTE, CIDM, Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, Federação Portuguesa de Artes e Ofícios, Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, Instituto das Comunidades Educativas, ISS, IEFP, INATEL, ISCTE/PROACT, Universidade Lusófona/Departamento Geografia e União das Mutualidades Portuguesas;

Actividades – Conhecer e Intervir Levantamento e difusão de micro- práticas descritas no Observatório e boletim do projecto; Levantamento e difusão de micro- práticas descritas no Observatório e boletim do projecto; Levantamento de necessidades e recursos (diagnóstico); Levantamento de necessidades e recursos (diagnóstico); Visitas de estudo (nacionais e transnacionais); Visitas de estudo (nacionais e transnacionais);

Formar, Apoiar e Qualificar Oficinas temáticas: Oficinas temáticas: - Participação social na 3ª idade: um encontro de cidadania; - Que política agrícola convém à Europa? - Participação e Desenvolvimento Local; - Diagnóstico social da freguesia de Vialonga (workshop); - Igualdade de oportunidades; - Redes Supramunicipais; - Toxicodependência; - Imigrantes e jovens em situação de risco; - Desenvolvimento social e economia social – desafios de uma intervenção eficaz; - Acção pastoral da arquidioceses – reorganização da pastoral sócio-caritativa;

Formar, Apoiar e Qualificar Oficinas temáticas: Oficinas temáticas: - Entre o fogo e a água (incêndios); - Sair da Lama; - Construir pontes para os problemas sociais; - Novas perspectivas sobre o voluntariado social; - Novos projectos e novas dinâmicas de intervenção social; - Desenvolvimento Local e parcerias; - Constituição da diocesana e apresentação do diagnóstico; - Vantagens e sucessos da inclusão social; - A comunicação interpessoal nas instituições;

Formar, Apoiar e Qualificar Acções de Formação: Acções de Formação: - Estratégia Europeia de Emprego e IC EQUAL; - Pobreza, exclusão social e inclusão: a economia social e o desenvolvimento local; - Avaliação, Balanço de Competências e Auto-Avaliação; - Planeamento estratégico e metodologia participativa; - Diagnósticos: o que são, como se podem fazer, para que servem? - Espaço Net; - Observatório da Intervenção Social e Desenvolvimento Local; - Disseminação de produtos; - Relação interpessoal, gestão de projectos e liderança na perspectiva EQUAL;

Formar, Apoiar e Qualificar Acções de Formação: Acções de Formação: -Validação de produtos: experimentação e avaliação do modelo; - Monitoragem da Rede / Espaço Net; - Comunicação: relação com os media, programas TV, espaço net e boletim convergências; - Qualificação das organizações do 3º sector da economia e as transformações do trabalho; - Qualificação dos trabalhadores das organizações do 3º sector; - Gestão de parcerias – metodologias de projecto e sistematização de aprendizagens;

Formar, Apoiar e Qualificar Iniciativas Locais: Iniciativas Locais: -Fórum social de Braga; - Formação em informática; - Jovens de origem africana no concelho de Vila Franca de Xira; - Encontros dos projectos EQUAL do Alentejo; - Observatório da Acção Social da Arquidiocese de Braga; - Festa, festival e feira da imigração; - Encontro Diocesano para discussão das temáticas do DL e dos novos domínios de intervenção da Cáritas; - Stand e fórum de debate EQUAL na MANIFesta 2003 em Serpa;

Comunicar, Disseminar e Sensibilizar Programas TV: Programas TV: - IC EQUAL; - Integração sócio-económica de grupos desfavorecidos; - Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens; - Empregabilidade; - Adaptabilidade; - Dinâmicas pró-activas de desenvolvimento local; - Apoio à inclusão social de imigrantes e requerentes de asilo; - Novas tecnologias da informação e comunicação (TIC); Boletim temático Convergências Boletim temático Convergências

Estudo e Investigação Observatório da Intervenção Social e Desenvolvimento Local Observatório da Intervenção Social e Desenvolvimento Local - Centro de documentação; - Banco de estágios; - Diagnósticos; - Bolsa de consultores; - Links de interesse; - Base de dados bibliográfica - Base de associações e instituições; - Documentos de orientação estratégica; - Práticas bem sucedidas / práticas mal sucedidas; - Recursos técnico-pedagógicos; - Metodologias;

Produtos

Produtos Nacionais Observatório da Intervenção Social e Desenvolvimento Local (OISDL) Observatório da Intervenção Social e Desenvolvimento Local (OISDL) Série de Programas de TV que passará no canal 2 onde serão apresentadas filmagens de temáticas ligadas com o desenvolvimento local e a inclusão social, seguidas de debate. Série de Programas de TV que passará no canal 2 onde serão apresentadas filmagens de temáticas ligadas com o desenvolvimento local e a inclusão social, seguidas de debate.

Produtos Transnacionais Parceria Local Hallmark Network – Entrepreneurship, financing and sustainability (Espanha, Portugal, Itália e Holanda) Parceria Local Hallmark Network – Entrepreneurship, financing and sustainability (Espanha, Portugal, Itália e Holanda) - Guia Metodológico Empresas e o Terceiro Sistema – boas práticas em quatro países europeus (Espanha, Portugal, Holanda e Itália); - Vídeo sobre Igualdade de Oportunidades para a criação e desenvolvimento de empresas e organizações que respondam aos problemas locais e sociais na Europa (Espanha, Portugal, Holanda e Itália) - Para além dos produtos da responsabilidade portuguesa já referenciados (CD e vídeo), foram realizadas as seguintes actividades: base de dados e estudo de agências de desenvolvimento na Europa, manual de utilização da base de dados CORDIS; workshops para treinar a utilização da base de dados (um dos quais em Portugal), estudo de identificação de redes de agências de desenvolvimento na Europa. - Foram ainda desenvolvidos um guia sobre novas formas de financiamento e um seminário sobre o mesmo tema e um seminário sobre Mulheres e mercado de trabalho.

Produtos Transnacionais Parceria Economie Sociale et Développement Local (Itália (2 parceiros), França e Portugal) - Vídeo sobre Promoção e Igualdade de Oportunidades na Europa através das Iniciativas - Vídeo sobre Promoção e Igualdade de Oportunidades na Europa através das Iniciativas - Vídeo sobre Promoção e Igualdade de Oportunidades na Europa através das Iniciativas - Vídeo sobre Promoção e Igualdade de Oportunidades na Europa através das Iniciativas Desenvolveu-se no contexto desta parceria para além do vídeo atrás referenciado, um Guia de Boas práticas de Integração da Economia Social e Políticas de Desenvolvimento Local; um guia de Boas Práticas de Desenvolvimento da iniciativa empresarial em zona de montanha; um guia de Boas Práticas de Participação Cívica e um guia de boas práticas relativo à temática da Conciliação do Tempo. Desenvolveu-se no contexto desta parceria para além do vídeo atrás referenciado, um Guia de Boas práticas de Integração da Economia Social e Políticas de Desenvolvimento Local; um guia de Boas Práticas de Desenvolvimento da iniciativa empresarial em zona de montanha; um guia de Boas Práticas de Participação Cívica e um guia de boas práticas relativo à temática da Conciliação do Tempo. Estabeleceu-se uma parceria da Animar com a Junta de Freguesia de Alcobertas e a Cooperativa Terra Chã, tendo sido possível no contexto do projecto realizar um intercâmbio de experiências das mulheres que trabalham na cooperativa e as instituições que compõe esta parceria. Esta actividade não estava prevista e foi criada a partir do grupo de trabalho relativo às questões do desenvolvimento local, sendo um dos muito exemplos claros de empowerment das pessoas, técnicos e organizações. Estabeleceu-se uma parceria da Animar com a Junta de Freguesia de Alcobertas e a Cooperativa Terra Chã, tendo sido possível no contexto do projecto realizar um intercâmbio de experiências das mulheres que trabalham na cooperativa e as instituições que compõe esta parceria. Esta actividade não estava prevista e foi criada a partir do grupo de trabalho relativo às questões do desenvolvimento local, sendo um dos muito exemplos claros de empowerment das pessoas, técnicos e organizações. Relativamente a esta parceria já foram finalizados os trabalhos, estando apenas pendentes algumas questões avaliativas e a apresentação final do vídeo. Relativamente a esta parceria já foram finalizados os trabalhos, estando apenas pendentes algumas questões avaliativas e a apresentação final do vídeo.