PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Advertisements

PROJECTO CONVERGÊNCIAS – COMUNICAR PARA VALORIZAR Data início – 14/09/2002 Data fim – 31/12/2004.
EMPREGABILIDADE na agricultura – novas actividades na agricultura e formas de produção com vista à qualidade.
1. Identificação do Produto Global Nós
Projecto Itineris Comunicação escola/família/comunidade - Perfil do professor tutor Sesimbra, Janeiro de 2007.
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
A Escola e as Mudanças Sociais
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
- TRABALHO … processo de reabilitação profissional na Inclusão Social
Práticas Desenvolvidas pelo Gabinete de
Casa do Povo de Vila Franca do Campo
1 O Ensino Superior e as Perspectivas Empresariais Afonso Fernandes Instituto Superior de Engenharia Politécnico do Porto.
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Estratégia 2020 e a sua implementação a nível regional: Inovação e Emprego Faro, 12 de outubro de 2012.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
Desenvolvimento Curricular
Organizações não governamentais e Sociedades transnacionais
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
1. 2 Objectivo Geral Promover a pedagogia, a formação e a certificação dos Formadores de formação a distância.
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
IV Congresso Internacional das AVAPES de Reabilitação e Inclusão
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
A Dessegregação Profissional no Combate à Pobreza.
Programa de Iniciativa Comunitária Leader + Associação Terras do Baixo Guadiana Avaliação Externa Intercalar Fernanda Silva, Maio 2006.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
Contratos Locais de Desenvolvimento Social
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
OBSERVATÓRIO DO CIDADÃO Portal de Cidadania CFCUL CÂMARA MUNICIPAL DO MONTIJO Gabinete de Desenvolvimento Associativo e Cidadania Faculdade de Ciências.
SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal.
Rede para a empregabilidade Vale da Amoreira
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
Seminário “Igualdade é Desenvolvimento”, 24 outubro 2013 Entidades Organizadoras:
RECCRIA PROMOVERESISTE Observatório do Cidadão OC1 OC2 OC3 OC4 OC5 OC6 OC7 OC8.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
Projecto de Estágio Mestrado em Educação de natureza profissionalizante Área de Especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação Sara Amaral.
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
Evolução das profissões na área da Cultura no pós- 25 de Abril.
Docente: Ana Carvalho Discentes: Abneyla costa Clemilde ventura
P ROGRAMAS DE MOBILIDADE E BOLSAS DE FINANCIAMENTO DE PROJECTOS EM EDUCAÇÃO Carina Maia Carolina Ourique.
PROGRAMAS SOCIAIS PUCRS. Pró-Reitora de Assuntos Comunitários Coordenadores de Assuntos Comunitários nas Unidades Dimensão Acadêmica Dimensão Ambiental.
ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO Relatório Nacional Lisboa, Março de 2009.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
Medidas Ativas de Emprego
ESTRATÉGIA 2020 Seminário Internacional As empresas sociais de inserção pelo trabalho - velhos desafios, novos caminhos As empresas sociais de inserção.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Grupos étnicos e culturais minoritários
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
A Reforma da Formação Profissional
Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa EQUIPA AEAN - Gabinete.
CÂMARA MUNICIPAL DE GONDOMAR MAIS IGUALDADE (S) II: Plano Municipal para a Igualdade Dimensão Externa Vieira, C. 1; Sousa Santos, F1; Loureiro, H 1 1 –
(CON)VIVER NA ESCOLA Projeto de formação / intervenção da responsabilidade das docentes: Graça Carneiro Maria do Céu Leitão Maria da Conceição Sousa.
O QUE DE POSITIVO PODEMOS DESTACAR NA EDUCAÇÃO DE NOSSA CIDADE? -PRONATEC: PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO QUE FACILITA O ACESSO.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Avaliação de Operacionalização Cursos Especialização Tecnológica - CET Rede Avaliação QREN 3 Novembro 2011.
1 empresas locais orientação global. 2 Parceria de Desenvolvimento GLOCAL GLOCAL – Parceria de Desenvolvimento Superação SPA Consultoria NERVIR CCVM ALTO.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação - Inserção. REGIÃO: Lisboa e Vale do Tejo

Como e porque surgiu o Projecto? Dificuldade de inserção laboral dos jovens que concluem a escolaridade básica, nomeadamente através de percursos profissionalizantes ou de cariz alternativo e que não tencionam prosseguir os estudos; Insuficiente conhecimento e domínio, por parte destes jovens, das oportunidades e diversidade de oferta profissional a nível local bem como da cultura profissional e das competências necessárias para integrar com sucesso o mercado de trabalho;

Dupla discriminação sofrida por jovens quando está associada aos mesmos a dimensão étnica; Desajustamento entre os percursos formativos e as necessidades do tecido empresarial local; Necessidade de formalizar, alargar e reconhecer uma rede de empresas que têm vindo a integrar jovens preparados pelas entidades de formação/educação existentes localmente; Como e porque surgiu o Projecto?

Insuficiente articulação entre a comunidade escolar, o tecido empresarial, as instituições públicas e do terceiro sector, ao nível local; Falta de incentivo à inserção de trabalhadores de grupos vulneráveis junto de entidades ainda não sensibilizadas para as vantagens da mesma; Como e porque surgiu o Projecto?

Permanência de estereótipos sobre a relação de certas profissões com o género; Inserção numa zona com fortes problemas sociais, onde se localiza o maior bairro social do Concelho de VFX; Invisibilidade interna e externa da inserção pelo trabalho já realizada pelo tecido empresarial local junto de jovens; Como e porque surgiu o Projecto?

AERLIS - Associação Empresarial da Região de Lisboa A.D.E. - Associação para o Desenvolvimento e Emprego no Concelho de Vila Franca de Xira. Entidade interlocutora. Associação dos Africanos do Concelho de Vila Franca de Xira Parceria de Desenvolvimento:

Agrupamento de Escolas de Vialonga Associação Nacional de Desenvolvimento Local Parceria de Desenvolvimento:

EGOR Management e Formação, Lda Município de Vila Franca de Xira Parceria de Desenvolvimento:

DESTINATÁRIOS: Jovens a finalizar a escolaridade obrigatória em vias alternativas/profissionais; Empresários locais e demais empregadores; Chefias intermédias e outros técnicos;

Técnicos e agentes das entidades envolvidas; Famílias dos jovens destinatários; Imigrantes com dificuldades de integração; DESTINATÁRIOS:

OBJECTIVOS: Criar uma rede local estruturada de orientação, acompanhamento e inserção laboral; Criar uma rede local de empresas, promovendo a responsabilidade social das empresas, e articular suas necessidades com entidades de educação/formação; Criar um sistema de reconhecimento de competências profissionais adquiridas em contexto não formal e informal;

Valorizar e promover competências dos grupos vulneráveis junto dos empresários; Promover a igualdade de oportunidades entre géneros e entre imigrantes e população de acolhimento; OBJECTIVOS:

Actividades a desenvolver Vamos encontrar o nosso emprego - preparação para o mundo do trabalho; Competitividade com Solidariedade - empresas com responsabilidade social; Adequação de perfis;

Estágios e acompanhamento; Imagem e Informação; Comissão de Acompanhamento; Cooperação Transnacional Actividades a desenvolver

>>| fim da apresentação