METODOLOGIAS 1. SONDAGEM NACIONAL 2.205 entrevistas 2. QUESTIONÁRIOS 12 escolas básicas integradas da Grande Lisboa 3. GRUPOS DE FOCO 12 grupos.

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Transcrição da apresentação:

METODOLOGIAS 1. SONDAGEM NACIONAL entrevistas 2. QUESTIONÁRIOS 12 escolas básicas integradas da Grande Lisboa 3. GRUPOS DE FOCO 12 grupos

Uma visão panorâmica dos Media em Portugal

Até 30 anos anos anos> 64 anos 99,399,8 99,9 99,1 Televisão 79,9 78,7 65,9 55,2 Rádio 61,4 68,4 59,9 32,9 Jornais 52,5 49,3 40,6 17,6 Revistas 58,9 41,8 35,1 16,4 Livros 71,8 41,0 26,1 6,0 Cinema 70,4 42,2 21,0 2,4 Computador Utilização dos média por faixa etária (%)

DUAS GERAÇÕES EM CONFRONTO (até aos 30 anos / mais de 64 anos) OS JOVENS: 1. Lêem mais 2. Vão mais ao cinema 3. navegam mais na Internet

Até 4 anos5 - 9 anos anos> 12 anos 99,6 97,6 99,8 Televisão 58,1 78,4 81,6 80,8 Rádio 39,2 63,8 69,4 79,6 Jornais 22,7 44,6 59,8 66,9 Revistas 17,3 39,9 59,9 80,1 Livros 11,4 44,2 67,5 70,2 Cinema 4,2 37,0 73,5 86,4 Computador Consumo dos media, por anos de escolaridade (%)

CONSUMO DOS MEDIA E ESCOLARIDADE COMPARANDO: MENOS DE 4 E MAIS DE 12 ANOS DE ESCOLARIDADE AS IDAS AO CINEMA MULTIPLICAM-SE POR 6 A LEITURA DE LIVROS MULTIPLICA-SE POR 5 A NAVEGAÇÃO NA INTERNET MULTIPLICA-SE POR 20

Qual é o grau de credibilidade da informação que a transmite? ,3 34,7 Televisão (canais generalistas de sinal aberto: RTP1+RTP2+SIC+TVI) 18,5 77,1 Rádio (canais nacionais com noticiários regulares: Antena1+RCP+RR+TSF) 61,9 34,9 Jornais diários nacionais (24 horas+CM+DN+Público+JN+Primeiro de Janeiro) 25,0 71,2 Jornais/Revistas semanários nacionais (Expresso+Sol+Sábado+Visão+Focus) Acredita em parteAcredita Credibilidade - mais de 12 anos de escolaridade (%)

OS USOS DOS MEDIA 50% DOS INQUIRIDOS LIGA A TV AO CHEGAR A CASA HÁBITO MAIS FREQUENTE: 1.NAS MULHERES 2.NOS MAIORES DE 50 ANOS 3.NOS QUE TÊM MENOS ESTUDOS

Até 4 anos5 - 9 anos anos > 12 anosAté 30 anos anos anos > 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero 19,0 16,6 16,3 19,8 18,4 13,7 19,5 22,6 18,3 17,5 Costuma desligar a TV quando acaba o programa que está a ver 12,9 14,0 12,4 7,8 10,7 12,112,2 16,9 12,2 12,7 Costuma desligar a Rádio quando acaba o programa que está a ouvir 55,0 50,2 45,0 48,9 57,0 45,1 47,4 62,7 50,3 49,7 Costuma dirigir-se imediatamente para a secção do Jornal que lhe agrada Com que frequência acontecem consigo as seguintes situações? Uso dos media

A TV E A RÁDIO INSCREVEM-SE NO AMBIENTE FAMILIAR

Até 4 anos5 - 9 anos anos > 12 anosAté 30 anos anos anos > 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero 46,9 60,1 54,0 65,3 54,6 59,1 54,5 47,0 61,7 48,3 Informação televisiva 29,7 38,1 31,8 44,7 36,1 33,3 35,5 36,8 39,6 30,2 Informação radiofónica 35,4 49,5 36,2 48,2 41,541,2 43,8 49,3 41,7 43,6 Conteúdo dos jornais Os governos interferem…

A VULNERABILIDADE DA TELEVISÃO À INFLUÊNCIA DO PODER POLÍTICO

Até 4 anos5 - 9 anos anos > 12 anosAté 30 anos anos anos > 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero 59,1 64,3 62,6 72,5 59,9 65,8 64,1 63,8 66,0 60,5 Justifica-se a existência de canais publicos de Televisão 52,4 54,7 55,6 66,0 50,5 60,9 56,5 54,4 57,7 53,6 Justifica-se a existência de estações publicas de Rádio A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO PÚBLICO

POR UM SERVIÇO PÚBLICO DE TV E DE RADIODIFUSÃO

Televisão

Canais preferidos (%) 22,7 4,1 31,6 37, RTP 1RTP 2SICTVI

O públicos da RTP1 48,3 25,5 16,7 9,5 12,9 29,1 27,9 30,1 61,7 38, Até 4 anos5 - 9 anos anos > 12 anosAté 30 anos anos anos > 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero

O público da SIC 29,8 34,4 21,8 13,9 34,9 39,9 13,8 11,4 43,3 56, Até 4 anos5 - 9 anos anos > 12 anosAté 30 anos anos anos > 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero

O público da TVI 42,3 31,5 17,5 8,7 32,833,1 16,8 17,3 37,7 62, Até 4 anos5 - 9 anos anos > 12 anosAté 30 anos anos anos > 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero

O PÚBLICO DA RTP 1 MENOS ESCOLARIZADO MAIS VELHO MAIS MASCULINO

O PÚBLICO DA SIC MAIS ESCOLARIZADO MAIS JOVEM MAIS EQUILIBRADO (repartição por géneros)

O PÚBLICO DA TVI MAIS FEMININO MAIS INTERGERACIONAL MENOR PROPORÇÃO DE INDIVÍDUOS COM FORMAÇÃO SUPERIOR

PREFERÊNCIAS (para além da informação) RTP1 Futebol, Concursos e Telenovelas SIC E TVI Telenovelas, Filmes e Séries (maior importância relativa das telenovelas na TVI)

O uso do Cabo 13,5 23,7 31,2 31,6 28,7 45,9 18,7 6,7 67,0 33, Até 4 anos5 - 9 anos anos > 12 anosAté 30 anos anos anos > 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero

Níveis de insatisfação com a programação em horário nobre 9,7 15,4 20,5 27,7 15,4 19,2 19,4 6,8 19,1 12, Até 4 anos5 - 9 anos anos > 12 anosAté 30 anos anos anos > 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero

Discute frequentemente programas de TV com familiares, amigos ou colegas 14,5 36,4 30,1 19,0 41,9 41,0 14,1 3,0 51,8 48, Até 4 anos5 - 9 anos anos> 12 anosAté 30 anos anos anos> 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero

Incomoda-me a difusão de programas pornográficos na TV 27,0 22,1 17,5 18,6 16,6 17,2 27,8 37,5 14,5 29, Até 4 anos5 - 9 anos anos > 12 anosAté 30 anos anos anos > 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero

COMO MELHORAR A TV? PROPOSTAS A CONTRA-CORRENTE

Em sua opinião, o que seria preciso para melhorar a TV? (resposta aberta e espontânea) ,3 Mais programas para públicos específicos(idosos, crianças, jovens,etc) 3,3 Cumprir os horários 5,3 Menos violência nos programas/filmes/séries 7,1 Reduzir repetições (filmes, séries, etc.) 8,0 Mais produção portuguesa 9,2 Mais programas de qualidade em horário nobre 9,3 Mais e/ou melhor informação e/ou mais isenta 19,3 Reduzir/acabar Telenovelas 28,3 Reduzir a publicidade/menos intervalos/ Intervalos mais curtos 30,8 Melhor programação: programas educativos e culturais, documentários, filmes/séries de qualidade

Imprensa

NUNCA LÊEM JORNAIS 40% DOS INQUIRIDOS COM MAIS DE 30 ANOS 70% COM MAIS DE 64 ANOS 20% COM FORMAÇÃO SUPERIOR

Com que frequência acontecem consigo as seguintes situações? Até 4 anos5 - 9 anos anos > 12 anosAté 30 anos anos anos > 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero 16,1 25,4 22,5 21,8 32,5 19,9 14,1 13,7 21,3 22,2 Lêem/vêem apenas a primeira página 21,5 36,2 32,4 25,6 44,1 26,6 19,1 23,9 28,1 31,6 Lêem apenas os títulos Jornais diários de Informação Geral

- Nos últimos 30 dias leu ou folheou algum Jornal Diário nacional de informação geral ,4Diários Regionais4,1Publico6,9 Diário de Noticias 21,6Jornal de Noticias32,0Correio da Manhã

Revistas especializadas Nos últimos 30 dias leu ou folheou alguma Revista nacional especializada ,2Lux/Lux Woman 6,8 TV Mais6,9Ana 11,6 Telenovelas14,6Gente/Nova Gente 15,5Caras 15,5TV 7 Dias 19,6TV Guia 28,8Maria

Revistas especializadas 17,8 17,4 26,0 11,4 3,0 14,3 23,4 88,2 82,2 82,6 74,0 88,6 97,0 85,7 76,6 11, AnaCarasGente / Nova Gente Lux / Lux Woman MariaTelenovelasTV 7 DiasTV GuiaTV Mais MasculinoFeminino

Nos últimos 30 dias leu ou folheou um jornal desportivo nacional 21,8 38,0 27,2 13,1 35,3 35,6 20,5 8,5 83,5 16, Até 4 anos5 - 9 anos anos > 12 anosAté 30 anos anos anos > 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero

Internet

Internet 2,2 21,3 34,8 41,8 52,4 39,5 7,2 0,9 54,1 45, Até 4 anos5 - 9 anos anos > 12 anosAté 30 anos anos anos > 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero

Internet ,3 Casa 26,5 Trabalho 14,1 Escola/ Universidade 31,1 Outro local

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

IMIGRANTES ACOMODAÇÃO OU DENÚNCIA?

CRIANÇAS E PAIS: OLHARES CRUZADOS SOBRE O USO DA INTERNET

O QUARTO DA CRIANÇA UM INVESTIMENTO INVERSAMENTE PROPORCIONAL AO ESTATUTO SOCIAL E ECONÓMICO DA FAMÍLIA

UMA BASE DE DADOS À DISPOSIÇÃO DE TODOS