Fisiologia do Exercício

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resposta Metabólica ao Trauma
Advertisements

Fisiologia endócrina Resposta ao estresse.
Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino.
SISTEMA EXCRETOR.
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO
SISTEMA ENDÓCRINO Conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente.
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDOCRINO.
O que é Sistema Endócrino?
SISTEMA EXCRETOR.
SISTEMA ENDOCRINO.
Metabolismo: O papel da glicose
METABOLISMO CARBOIDRATOS
A Glândula Supra-Renal
Fármacos antiinflamatórios ESTERÓIDES.
Respostas Endócrinas ao Exercício
FISIOLOGIA HUMANA Eduardo Silva..
SISTEMA ENDOCRINO E EF Victor B Soraggi R1 Medicina Esportiva HCFMUSP
O Metabolismo Energético
SISTEMA ENDÓCRINO Os hormônios, secreções produzidas pelas glândulas endócrinas (não apresentam dutos), sendo suas secreções eliminadas diretamente no.
Sistema endócrino (glândulas e hormônios)
Resposta do organismo ao jejum e ao trauma
HORMÔNIOS NÃO-ESTERÓIDES
Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP)
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Capítulo 23 – Sistema Endócrino
Sistema Endócrino.
Pré-vestibular Frei Seráfico
Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino I.
Pâncreas Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Sistema Endócrino II Rosana Moraes.
SISTEMA ENDÓCRINO GLÂNDULAS ENDÓCRINAS.
Fisiologia Homeostase.
Lipodistrofia Localizada
Glucagon Principais funções:
Diante da ingestão de uma dieta hipoglicídica, o seguinte processo é ativado: Glicólise Lipogênese Gliconeogênese Glicogênese Glicogenólise muscular.
EQUILÍBRIO METABÓLICO
Fisiologia do Exercício
Coordenação do organismo Sistema neuro - hormonal
Sistema Endócrino.
Estados Especiais do Metabolismo
Controle Hormonal do Metabolismo Energético
Prof. Esp. João Henrique Nogueira
4/23/2017 SISTEMA ENDÓCRINO Professor Marcello.
Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Profa Ms Camila Bosquiero Papini ASSER
Colégio São José Biologia -Professora Vanesca 2º ano- 2015
Sistema Endócrino As glândulas dependendo do local em que eliminam suas secreções classificam-se em: Exócrinas : glândulas que eliminam seus produtos para.
Função, Constituintes, Mecanismo de ação
GLICOGÊNESE E GLICOGENÓLISE
Disciplina de Fisiologia
Sistema Endócrino e Exercício
FISIOLOGIA HUMANA.
Sistema Endócrino e Exercício
CONTROLE HORMONAL E EXERCÍCIO FÍSICO
Sistema Renal.
PÂNCREAS ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas e Hormônios Controle químico 1 Prof. Lívia Pola.
Sistema Endócrino Glândulas exócrinas e endócrinas.
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDÓCRINO Coordena diversas funções do organismo – vida de relação; metabolismo, crescimento, reprodução, respostas a situações de perigo, etc.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Transcrição da apresentação:

Fisiologia do Exercício REGULAÇÃO HORMONAL DO EXERCÍCIO

Sistema Nervoso Central HOMEOSTASIA Sistema Endócrino

INTRODUÇÃO Durante o Exercício Aumenta a taxa de utilização de energia; Acúmulo de subprodutos metabólicos que devem ser eliminados; Perda hídrica pela transpiração e osmolaridade sanguínea;

ANTERIOR (GH) GLÂNDULAS ENDÓCRINAS HIPÓFISE POSTERIOR (ADH) Medula supra-renal (Catecolaminas) SUPRA-RENAIS Córtex supra-renal ( Cortisol) Insulina PÂNCREAS Glucagon

Hormônio do Crescimento (GH) FUNÇÕES: Aumenta o crescimento; Mobilização dos ácidos graxos livres; Diminui a captação de glicose. ESTÍMULO: Exercício (estresse); Hipoglicemia.

Hormônio antidiurético (ADH) AÇÃO: Diminui a perda de água pelos rins; ESTÍMULO: Volume plasmático; Osmolalidade plasmática

CATECOLAMINAS (adrenalina e noradrenalina) AÇÃO: Aumenta a glicogenólise; Mobilização de ácidos graxos livres; FC, Vol. sistólico e resistência periférica; ESTÍMULO: Pressão arterial e glicemias baixas; Estresse exagerado; Emoção.

CORTISOL AÇÃO: Aumenta a gliconeogênese; Aumenta a utilização de ácidos graxos livres; Diminui a utilização de glicose. ESTÍMULO Exercícios intensos

INSULINA AÇÃO: Aumenta a captação de glicose, ácidos graxos e aminoácidos nos tecidos. ESTÍMULO: Concentrações plasmáticas de glicose e de aminoácidos elevados; Diminuição de catecolaminas.

GLUCAGON AÇÃO: Aumenta a mobilização de glicose de ácidos graxos livres; Gliconeogênese. ESTÍMULO: Concentrações plasmáticas de glicose e de aminoácidos baixas; Adrenalina e noradrenalina elevadas.

EFEITO DOS EXERCÍCIOS GH ADH CATECOLAMINAS INSULINA GLUCAGON

ATIVIDADE MUSCULAR Exige uma Interação coordenada entre os sistemas fisiológicos e bioquímicos.

SISTEMA ENDÓCRINO Intercomunicação entre os vários tecidos do corpo; Glândulas endócrinas. Ação dos HORMÔNIOS nas células alvo (receptores específicos) transporte.

RESPOSTA ENDÓCRINA AO EXERCÍCIO Efeitos Hormonais sobre o Metabolismo e a Energia.IÕES IMPORTANTES: Metabolismo de Carboidratos e Gorduras para manutenção dos Níveis de ATP. Vários hormônios atuam para assegurar a disponibilidade de glicose e de Ác. Graxos livres para o metabolismo energético.

RESPOSTA ENDÓCRINA AO EXERCÍCIO Regulação do Metabolismo da Glicose durante o Exercício: GLICOGENÓLISE E GLICONEOGÊNESE; Ação Hormonal (4 hormônios): Glucagon; Adrenalina; Noradrenalina; Cortisol.

GLICOSE PLASMÁTICA E ÁCIDOS GRAXOS METABOLISMO NORADRENALINA C O R T I S L G L U C A O N GLICOGENÓLISE GLICONEOGÊNESE ADRENALINA GLICOSE PLASMÁTICA E ÁCIDOS GRAXOS

OBS: A quantidade de glicose liberada pelo fígado depende da intensidade e da duração do exercício. A medida que a intensidade aumenta, a taxa de liberação de catecolamina também aumenta.

RESPOSTA ENDÓCRINA AO EXERCÍCIO Captação da Glicose pelos Músculos. AÇÃO DA INSULINA RECEPTORES CELULARES

RESPOSTA ENDÓCRINA AO EXERCÍCIO Por indução das ações musculares, ocorre um aumento no nº de receptores celulares responsáveis pela entrada de glicose para o interior das células. Conseqüentemente, ocorre uma redução da necessidade de concentrações elevadas de insulina.

RESPOSTA ENDÓCRINA AO EXERCÍCIO Regulação do Metabolismo de Gordura durante o Exercício. Nas atividades de Endurance ocorre uma maior mobilização de Ac. Graxos livres em função da depleção das reservas de carboidratos. (baixas concentrações de glicose plasmática)

RESPOSTA ENDÓCRINA AO EXERCÍCIO HORMONIOS QUE ATUAM NA LIBERAÇÃO DA LIPASE (enzima responsável pela redução do triglicérides em ác. Graxo livre) CORTISOL; ADRENALINA; NORADRENALINA; HORMÔNIO DO CRESCIMENTO (GH)

RESPOSTA ENDÓCRINA AO EXERCÍCIO Efeito Hormonal sobre o Equilíbrio Hidroeletrolitico durante o Exercício. O aumento da atividade muscular eleva a pressão arterial, a qual impulsiona a água para fora do sangue; A transpiração aumenta durante o exercício; O sistema Endócrino tem um papel importante na monitoração dos desequilíbrios.

RESPOSTA ENDÓCRINA AO EXERCÍCIO AÇÃO HORMÔNAL: Aldosterona – promove a reabsorção renal de sódio. (retêm água) ADH (Hormônio Antidiurético) – liberado pela hipófise posterior. Ação em resposta a maior concentração (menos água no sangue)