Platão e o mundo das Ideias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O pensamento platônico
Advertisements

Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
DINÂMICA: Entrosamento de idéias
A Filosofia Política de Platão
ESTÉTICA 1.
O QUE É ÉTICA?.
UNIP FEP Prof: Msc. Carolina Brum Agosto de 2010
Aluno:Daniel Pires de Mello Tema:República de Platão
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Ética - Visão Histórica
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
Platão e a Teoria das Idéias
Conhecimento Verdade e validade Tipos de conhecimento
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Prof. Everton da silva correa
Filosofia.
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
Fenomenologia Edmund Husserl ( ).
A filosofia de Platão (pág. 50 a 68)
Platão ( a.C.) Família aristocrática ateniense
A INCLUSÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Marco Doutrinal e Marco Operativo
ESPIRITISMO & FILOSOFIA.
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
Platão e a alegoria da caverna
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Platão e o mundo das Ideias
AULA 06 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
Filosofia, retórica e democracia
Os pilares do conhecimento Ocidental Sócrates, Platão e Aristóteles
AULA 07 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
Platão: Teoria das Ideias
Immanuel Kant
A resposta de Sócrates e Platão ao impasse gerado por Parmênides
As possibilidades e os limites da razão
Profª. Taís Linassi Ruwer
ÉTICA GREGA ANTIGA FILOSOFIA Isabela de Fátima Corrêa
O QUE É FILOSOFIA ?.
O que é a Filosofia ? - Uma resposta inicial
FILOSOFIA.
Platão.
ESTÉTICA 1.
“Uma vida não questionada questionada não merece ser vivida.”
ARISTÓTELES (383 – 322) a.C Metafísica
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Prof. Ricardo Filosofia
Platão.
CORREÇÃO Dever de Casa - Platão (Respostas no livro, Capítulo V, pag )
A ética.
Estética: Introdução Conceitual
A filosofia de Platão (pág. 50 a 68)
Teoria do conhecimento: Aristóteles
aula da semana - 03 à 07 de Agosto
Sócrates “Só sei que nada sei”.
Alicerces da filosofia ocidental
PLATÃO.
Professor: Suderlan Tozo Binda
Platão e o Mito da Caverna
O conhecimento na antiguidade
PLATÃO Platão tinha 29 anos quando Sócrates foi condenado à morte, o que lhe deixou marcas para toda a vida, como também determinou o rumo de toda a sua.
PLATÃO.
Heidegger cita Novalis:
Professora luciana miranda
Clique 1 Foi um dos principais filósofos gregos da Antiguidade. Nasceu em Atenas, por volta de 427/28 a.C. e desencarnou em 347 a.C. Era de uma família.
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Aristóteles e o mundo sensível.
Aristóteles de Estagira
Das aparências ao mundo das idéias.
PLATÃO E A TEORIA DAS IDEIAS
A ideia da fenomenologia alguns apontamentos
Transcrição da apresentação:

Platão e o mundo das Ideias

O bom e velho Arístocles, mais conhecido como Platão. Introdução Falaremos agora sobre um sujeito de ombros largos que, entre tantas obras, veio a inspirar gente desde políticos a cineastas. O bom e velho Arístocles, mais conhecido como Platão. Atenas 428 aC – 348 aC Atenas

Sobre o homem Maior discípulo de Sócrates, o qual vem a ser personagens de suas obras. Funda a Academia em 388 a.C., primeira instituição de Ensino de Filosofia da história. Platão foi o primeiro filósofo cuja obra foi quase toda preservada. Também é dele o primeiro sistema filosófico escrito que se conhece.

Platão e a Teoria do Conhecimento Uma questão que ocupa os filósofos gregos é aquela sobre como se dá o conhecimento sobre as coisas. Para estes filósofos, perguntar sobre o conhecimento é querer responder à questão: como podemos saber o que algo é? De outro modo, os pensadores como Platão preocupam-se em saber como podemos definir de modo exato os objetos do mundo. Façamos um exercício: Pensemos numa caneta. O que define esta caneta? Será que o que define esta caneta pode definir o que toda caneta é? Como podemos definir todas as canetas do mundo?

A proposta A filosofia platônica pretende ser o reflexo dos ensinamentos do mestre Sócrates, já que Platão é conhecido por ser o discípulo mais “apaixonado” pela teoria socrática A prática da filosofia, para ele, pode se dar nas atitudes éticas e políticas Questões fundamentais: 1- O conhecimento: É possível conhecer a realidade? 2- O método: Como esse conhecimento é possível? 3- Os instrumentos: sentidos e razão 4- O objeto do conhecimento: a realidade ou a essência?

O que significa definir algo? Definir é buscar aquilo que algo tem de próprio (que o distingue de todas as outras coisas). Não se trata de apenas estabelecer nomes ou dispor exemplos, mas de encontrar aquilo que expressa de forma universal e de modo racional o que algo é. O conjunto de propriedades que define um objeto é sua essência (do grego eidos), que descreve a forma geral do que se pretende definir. Pense só: como definir um triângulo? Será que um desenho (uma representação) do triângulo basta?

A teoria das ideias de Platão Podemos então dizer que os interesses mais gerais da Teoria do Conhecimento de Platão são: (i) estabelecer uma compreensão unificada e racional dos fenômenos e (ii) buscar os fundamentos de uma definição. Para Platão a busca da definição exata de algo aproxima-se da tarefa de um matemático. O caminho para encontrar a definição das coisas está na busca pela IDEIA (ou FORMA) dessas coisas. Para compreender o que Platão quer dizer sobre o conhecimento precisamos olhar para o mundo das ideias. Uma boa história para começarmos é contada num livro do próprio Platão, A República: o conhecido mito da caverna. Acesse o mito em diferentes versões: http://phprof.wordpress.com/2012/05/06/filosofia-1o-ano-aula-4-platao-e-o-mundo-das-ideias/

O Mito da Caverna Mito traz um significado de ilustração, alegoria; uma maneira didática para compreensão da Teoria das Ideias. Acesse o mito em diferentes versões: http://phprof.wordpress.com/2012/05/06/filosofia-1o-ano-aula-4-platao-e-o-mundo-das-ideias/

Eidos/Idea: Forma pura, modelo perfeito da realidade material. Imaterialidade Independência Eternidade Divisão Ontológica entre dois mundos, duas realidades: O mundo sensível X O mundo das Ideias (A Materialidade) (A Inteligibilidade)

Interpretação Epistemológica O que Platão quis ilustrar com o mito?? Interior da Caverna: Sombras: Fogueira: Exterior da Caverna: Objetos do Ext. da Cav.: Sol: Volta à caverna: Assassinato do Fugitivo:

A Dialética: Método de ascender a razão ao mundo eidético(Ideal). Instrumento que o filósofo deve utilizar para alcançar a verdade, a ideia de bem.

Objetivo: Compreender por que a sociedade ateniense condena à morte “o mais sábio de todos os homens” Através da compreensão da cultura e da política, reflete sobre o modo de vida e governo da Grécia antiga, seus valores e ideais. Preocupação com: ciência, moral e política (enquanto formas de Poder e realização da condição humana) A morte de Sócrates, por Jacques-Louis David (1787).

Notas sobre a filosofia política de Platão Podemos levantar a seguinte questão com o mito da caverna: como influenciar aqueles que não veem? O sujeito que sai da caverna e torna-se filósofo pode ser aquele que pode assumir este papel, uma vez que é capaz de guiar a si mesmo pela razão. Este sujeito poderá ser o melhor e mais capaz de administrar os outros homens de maneira boa e justa; é o político por excelência. Este viés de interpretação do mito pode nos impulsionar para alguns aspectos breves da filosofia política de Platão.